Home Artigos Especiais Os mais famosos jogos banidos no Brasil

Os mais famosos jogos banidos no Brasil

Compartilhe

Nesta lista você irá conferir os mais famosos jogos banidos no Brasil, saiba os motivos e quanto tempo eles foram impedidos de serem vendidos no solo brasileiro.

GTA

GTA que foi proibido

O primeiro Grand Theft Auto não foi muito bem visto pelas autoridades brasileiras, o jogo foi banido por conter excesso de violência, ele foi lançado em 1997, mas atualmente ele não está mais proibido.

O mesmo não pode ser dito de Grand Theft Auto: Episodes From Liberty City, ainda hoje esse jogo está banido aqui no Brasil. Esse jogo pode ser jogado separadamente do GTA IV e reúne alguns dos conteúdos extras, entre eles a expansão The Ballad of Gay Tony.

A corte brasileira alega que foi usada sem autorização a música “Conga Kid” que na trilha do jogo foi de autoria do MC Miltinho, mas o que acontece é que a música seria na verdade uma amostra da música “Bota o Dedinho pro Alto” criada pelo pai do MC Miltinho, Hamilton Lourenço da Silva.

Mortal Kombat

Mortal Kombat quando foi banido

O primeiro Mortal Kombat foi lançado em 1992, mas uma tragédia em 1999 provocada por um estudante de medicina em um cinema de São Paulo, resultou na proibição de alguns jogos com conteúdo violento.

Mateus da Costa Meira entrou em um cinema durante a transmissão do filme Clube da Luta e atirou em várias pessoas, matando 3, durante a investigação foi constatado que o atirador jogava games violentos como Duke Nukem 3D.

Os jogos Postal e Carmageddon são um dos outros títulos banidos na época por conta do ocorrido. Felizmente a proibição de Mortal Kombat não é permanente para a série, a venda dos jogos não é mais proibida no Brasil.

Counter-strike

CS quando foi banido

Em 2008 a corte brasileira baniu o jogo Counter-Strike no Brasil, você poderia jogar, mas não poderia comprar ele em solo brasileiro. Neste mesmo ano outro jogo também foi banido, o EverQuest, ambos pelo mesmo motivo, por ser violento e possivelmente ser uma má influência.

Um dos argumentos para a proibição seria também o mapa criado por fãs que retratava as favelas do Rio de Janeiro no jogo. Em 2009 a proibição da venda de Counter-Strike no Brasil foi retirada.

Bully

Bully sobre o banimento no Brasil

Em 2006 a Rockstar Games lançou o jogo Bully, em 2008 o jogo foi banido no Brasil, não era permitida a sua comercialização e importação. A decisão foi feita no Rio Grande do Sul através do juiz Flávio Mendes Rabelo, a justificação foi o potencial dano que o jogo poderia causar em adolescentes e adultos por mostrar violência dentro de uma escola.

No dia 23 de junho de 2016, a proibição do jogo Bully no Brasil foi desfeita, a venda está liberada na loja Steam e quem vender o jogo, não será mais punido com a multa de mil reais.

Outros jogos proibidos

Jogos que já foram banidos

Além dos jogos mencionados acima, outros bem conhecidos foram proibidos no Brasil por tempo limitado por conterem conteúdo muito violento, entre eles Doom, Postal 2Requiem: Avenging Angel, Blood e Carmageddon II: Carpocalypse Now. Um outro exemplo de proibição de jogo no Brasil é o Cat In The Hat: The Game, ele não foi proibido por ser violento, mas sim por ter problemas de direitos autorais para com o filme Cat In The Hat.

Curiosamente, alguns jogos considerados extremamente violentos e banidos em outros países, aparentemente não foram proibidos no Brasil, ao menos carece qualquer informação a respeito, um exemplo é o Manhunt 1 e 2.

Em alguns países a proibição de títulos classificados como impróprios é, em muitos casos, permanente, a Austrália, por exemplo, tem um longo histórico de restrição de jogos.

O que você acha das proibições?

Qual sua opinião com relação a proibições de jogos? Deixe um comentário a respeito na seção logo abaixo.

Não se esqueça também de curtir a página e compartilha-la.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here