Five Nights at Freddy’s – Tudo sobre a série de jogos FNAF


Five Nights at Freddy’s é uma série de jogos que conta a história por trás de uma rede de restaurantes fictícia.

Aqui você tem acesso aos diversos artigos que publiquei aqui no blog, tudo sobre os jogos de Five Nights at Freddy’s e um grande resumo sobre sua história.

Dicas para os jogos Five Nights at Freddy’s

Se você procura dicas para passar as noites ou enfrentar os mais desafiantes dos desafios dos jogos de Five Nights at Freddy’s, acesse abaixo uma série de guias.

Dicas para o Five Nights at Freddy’s

Dicas para o Five Nights at Freddy’s 2

Dicas para o Five Nights at Freddy’s 3

Dicas para o Five Nights at Freddy’s 4

Dicas para o Five Nights at Freddy’s 5

Dicas para o FNAF World

Dicas para o Five Nights at Freddy’s 6

Dicas para a Ultimate Custom Night

Alguns Fnaf Fan Games

Com o lançamento dos jogos do Five Nights at Freddy’s original, vários fãs fizeram os conhecidos fan games de FNAF.

Confira algumas matérias de alguns deles:

Five Nights At Candy’s: História, Dicas e truques

The Joy of Creation – Como baixar e jogar

Five Nights at Krusty Krab – Como zerar o FNAF do Bob Sponja

One Night At Flumpty’s – Dicas

Outras matérias de Five Nights at Freddy’s

Abaixo você confere matérias diversas sobre os jogos de Five Nights at Freddy’s:

Resumo do capítulo 1 do livro The Silver Eyes

Sobre a caixa misteriosa de Five Nights at Freddy’s 4

Anúncio do filme de Five Nights at Freddy’s

Curiosidades sobre Five Nights at Freddy’s

Respostas do Quiz de FNAF (App do Android)

Five Nights at Freddy’s 4 Halloween Edition


História do FNAF 1 até o FNAF 4

A história abaixo conta com a minha interpretação dos fatos entre os jogos Five Nights at Freddy’s do 1 ao 4 com spoilers, sempre tentando descrever os fatos em uma ordem cronológica.

Ela foi escrita na época do lançamento de Five Nights at Freddy’s 4, portanto ainda não tinha os jogos subsequentes e por isso não tem todos detalhes ainda.

Fredbear’s Family Diner

FreddyFazbear carregando um bolo
Freddy Fazbear de Five Nights at Freddy’s 2.

No ano de 1973 foi lançada uma rede de restaurantes chamada Fredbear’s Family Diner, a franquia contava com seu mascote principal Freddy Fazbear para animar principalmente as crianças.

O mascote é um animatrônico, uma espécie de robô revestido com uma fantasia programado para se mover sozinho.

O cenário do restaurante também contém a presença de outros acessórios como o Puppet que é um fantoche que sai daquelas caixas de presentes.

Uns anos se passaram, Fredbear estava como de costume distribuindo bolos para as crianças dentro do restaurante, porém desta vez havia uma criança sozinha em frente a porta pelo lado de fora, ela estava chorando enquanto olhava fixamente para o restaurante.

Pouco tempo se passou e um funcionário do restaurante com o uniforme roxo se aproxima da criança e o ataca, Fredbear viu a criança em apuros, mas não conseguiu fazer nada já que ele é programado para não sair do restaurante, por fim a criança morre e o homem ,apelidado de Purple Guy, vai embora em seu carro também roxo.

Purple Guy atacando criança fora do Fredbear's Family Diner - Five Nights at Freddy's 2
Purple Guy atacando a criança fora do Fredbear’s Family Diner – Five Nights at Freddy’s 2.

O espírito da criança morta passou a possuir o boneco de fantoche The Puppet.

Um tempo se passou e o restaurante Fredbear’s Family Diner foi fechado definitivamente por “circunstâncias misteriosas”.

Freddy Fazbear’s Pizza

Comercial FredBear's and Friends 1983
Freddy e seus amigos – Five Nights at Freddy’s 4.

Em 1983 o dono do Fredbear’s Family Diner vendeu a franquia de restaurantes que passou a se chamar Freddy Fazbear’s Pizza.

Assim como na primeira rede de restaurantes, Freddy Fazbear’s Pizza é um local para a toda a família principalmente para as crianças, a pizzaria conta com os animatrônicos mascotes e diversos brinquedos.

Freddy Fazbear está de volta juntamente com uma versão sua dourada conhecida como Golden Freddy, também há o coelho azul Bonnie, a galinha Chica e a raposa Foxy.

Em cada filial do Freddy Fazbear’s Pizza há uma sala segura chamada Safe Room, esta sala não é monitorada pelos sistema de câmeras, não está no mapa de nenhuma das filiais, nenhum dos animatrônicos conseguem acessá-la e nenhum cliente tem conhecimento dela.

Além dos animatrônicos funcionarem em um modo automático, os mascotes podem ser usados como uma vestimenta, a sua utilização como roupa é bastante delicada.

Se a roupa for vestida de forma incorreta, sérios problemas serão provocados como mutilações e até mesmo morte de quem a usa, as instruções dos funcionários do restaurante em momentos de emergência é a de se dirigir até a Safe Room de modo que não cause nenhum problema à imagem da franquia.

Local da Safe Room em uma das filiais de Freddy Fazbear's Pizza
Em vermelho o lugar onde está uma Safe Room de uma das filiais do restaurante – Five Nights at Freddy’s.

O desaparecimento de 5 crianças

Mais um crime envolvendo os animatrônicos ocorre, as autoridades chegaram a prender um suspeito que havia vestido uma das roupas dos animatrônicos, ele teria atraído as crianças para a Safe Room do restaurante e tirado suas vidas.

Esse caso ficou marcado pelo desaparecimento dos corpos das 5 crianças, o que a polícia não ficou sabendo é que este criminoso escondeu os corpos dessas crianças dentro dos animatrônicos.

Purple Guy desmontando os animatrônicos
Purple Guy desmontando os animatrônicos – Five Nights at Freddy’s 2.

Purple Guy usou uma fantasia roxa de Freddy para atrair cada um dos animatrônicos perto da Safe Room, como os mascotes não estão programados para reconhecer a entrada como algo que existe, eles acabam entrando em pane e é aí que o Purple Guy ataca e desmonta o animatrônico para mais tarde inserir dentro dele o corpo da criança.

O restaurante chegou a receber muitas denúncias dos seus clientes que notaram o mal cheiro e substâncias como sangue saindo pelos animatrônicos. Com isso muitas pessoas nunca mais voltaram a frequentar o lugar.

Após um bom tempo tentando reconquistar a clientela, a pizzaria resolve fechar as portas.

O fantoche The Puppet, já possuído por um espírito, deu vida aos animatrônicos Freddy Fazbear, Bonnie, Chica e Foxy inserindo a alma das 4 crianças nas fantasias, já a alma da quinta criança desaparecida ficou alojada no Golden Freddy.

The Puppet dando vida aos animatrônicos
The Puppet dando vida aos animatrônicos – Five Nights at Freddy’s 2.

O novo Freddy Fazbear’s Pizza

Um tempo se passou após o fechamento do Freddy Fazbear’s Pizza, agora o restaurante reabrirá com melhorias na estrutura e receberá novos animatrônicos.

O dono da franquia resolveu deixar de lado os antigos animatrônicos e passar a usar uma versão mais amigável e infantil deles para dessa forma reconquistar o público.

Os novos robôs são: Toy Freddy, Toy Bonnie, Toy Chica e a versão renovada de Foxy que passou a se chamar Mangle (desmantelada) depois de ser desmontada pelas crianças que visitavam o restaurante.

Novos e amigáveis animatronicos do Freddy Fazbear's Pizza
Mangle, Toy Freddy, Toy Bonnie e Toy Chica – Five Nights at Freddy’s.

Além da versão nova dos antigos animatrônicos o restaurante conta com o fantoche The Puppet e o Ballon Boy que é um boneco de um menino segurando um balão.

Por um motivo desconhecido, a empresa resolveu não fazer uma versão atualizada do Golden Freddy.

Ballon Boy e The Puppet de Five Nights at Freddy's 2
Ballon Boy e The Puppet de Five Nights at Freddy’s 2.

Fazbear Entertainment passou a investir mais em segurança e instalou nos novos animatrônicos um sistema avançado de reconhecimento facial usado para identificar bandidos, além disso, os mascotes agora estão mais rápidos.

O guarda vigia

No ano de 1987 um segurança foi contratado para vigiar o turno da noite do restaurante, ele não ficou muito tempo na posição e mudou para o turno do dia, suas reclamações eram relacionadas ao comportamento perigoso que os animatrônicos apresentavam durante o turno quando o restaurante estava fechado.

Os robôs precisam ficar sempre ligados e nunca podem ser limpados para evitar um futuro mau funcionamento, eles não foram programados para reagir bem quando não há crianças por perto.

Durante a parte da noite os animatrônicos não conseguem reconhecer as pessoas, ao ver um adulto eles acreditam que seja um endoesqueleto metálico sem a fantasia do personagem, isso é considerado proibido no restaurante.

Os animatrônicos ao verem um endoesqueleto, irá tentar inserir a pessoa dentro da fantasia, como dentro do traje há diversos circuitos, ela será esmagada até a morte.

Endoesqueleto metálico Five Nights at Freddy's
Endoesqueleto metálico – Five Nights at Freddy’s.

Uma vaga para o turno da noite foi aberta e preenchida por Jeremy Fitzgerald.

Na primeira noite de vigilância no dia 8 de novembro, Jeremy recebeu algumas instruções de um funcionário conhecido como Phone Guy, um rapaz que deixa mensagens pelo telefone com as regras da empresa e dicas.

Mapa pizzaria do jogo Five Nights at Freddy’s.

Durante sua primeira noite como vigia, Jeremy encontrou diversos problemas com os animatrônicos ativos, os modelos do antigo restaurante também estão funcionando e parecem ter vida própria.

Os mascotes não gostam de adultos, principalmente daqueles que trabalham na pizzaria.

O guarda precisou usar alguns truques para evitar de ser terrivelmente assassinado, mesmo assim ele ainda compareceu para a segunda noite de trabalho.

Acidentes com as vestes dos animatrônicos

Em uma das filiais do restaurante foi encontrado um mau funcionamento na trava de segurança que permite que uma pessoa possa usar os animatrônicos como fantasia.

Desde então, o uso dessas roupas antigas estão proibidas pelos funcionários e elas foram transferidas ou guardadas para um local seguro como a Safe Room, enquanto novas não chegam, os funcionários deverão usar fantasias temporárias.

O aniversariante

No mesmo dia que Jeremy iniciou seus serviços como vigia, um garotinho estava triste e chorando em um quarto, esta criança iria fazer aniversário daqui a 6 dias, a festa será nessa mesma filial do Freddy Fazbear’s Pizza.

O irmão mais velho do garoto o atormenta constantemente, ele atualmente o trancou em seu quarto, no dia seguinte ele o assustou ao usar uma máscara do Foxy.

O menino só pode contar com a companhia de seus bichinhos de pelúcia do Freddy Fazbear’s Pizza já que ele tem muito medo dos originais.

O garotinho assustado com a máscara do Foxy em seu quarto
O irmão do garotinho usando a máscara do Foxy – Five Nights at Freddy’s 4.

No dia 10 de novembro o garotinho foi deixado sozinho durante o dia no Freddy Fazbear’s Pizza, ele bem que tentou sair, mas na porta havia um homem vestindo a fantasia do Golden Freddy, assustado ele desistiu de sair, mas acabou vendo um funcionário vestido de roxo (Purple Guy) ajudando um homem a vestir a fantasia do Spring Bonnie (Uma versão amarela do Bonnie).

Purple Guy vestindo alguém com a roupa do spring bonnie
Parte da história de Five Nights At Freddy’s onde o garoto encontra o Purple Guy.

No próximo dia a movimentação suspeita do Purple Guy chamou a atenção dos administradores da filial quando eles notaram a utilização do animatrônico Spring Bonnie.

Uma investigação está em andamento para apurar os fatos, de acordo com o Phone Guy o sistema de reconhecimento facial dos animatrônicos foi comprometido e eles estão agindo de forma mais agressiva com os adultos.

Confortando a alma de uma criança

Aproveitando o período de aniversário, os animatrônicos que estavam possuídos pela alma das 4 crianças desaparecidas anteriormente e a alma da primeira criança contida no fantoche The Puppet fizeram uma cerimônia simbólica de aniversário para a quinta criança desaparecida (aquela que havia possuído o animatrônico Golden Freddy).

Festa para a criança do Golden Freddy
Festa para a quinta criança desaparecida – Five Nights at Freddy’s 3.

A morte do Purple Guy

Em um determinado momento o fantasma da quinta criança, desaparecida uns anos atrás, conseguiu juntamente com as outras quatro crianças encurralar o Purple Guy na Safe Room, apurado com o fato, o funcionário tenta enganar os fantasmas ao entrar na fantasia do animatrônico Springtrap que é uma versão do coelho Bonnie, o Purple Guy acabou esmagado pela roupa do animatrônico e morreu.

A alma das cinco crianças partem com alívio.

Purple Guy sendo encurralado na Safe Room
Purple Guy sendo encurralado na Safe Room – Five Nights at Freddy’s 3.

Logo depois, a administração dos restaurantes resolveu selar de vez todas as Safe Rooms das unidades de Freddy Fazbear’s Pizza.

Durante a parte do dia uma equipe irá construir uma parede no lugar da entrada da Safe Room com tudo que estiver lá dentro.

A mordida de 1987

No dia 12 de novembro o restaurante já estava fechado devido ao que foi descoberto pela investigação, ninguém pode entrar ou sair do lugar, principalmente se for um antigo funcionário.

O garotinho aniversariante terá sua festa amanhã, mas ele ficou trancado sozinho na sala onde são guardadas as peças e partes dos animatrônicos.

Apesar do funcionamento do restaurante estar suspenso, o aniversário ainda ocorrerá como planejado.

O aniversariante ficou preso na sala de parte em Five Nights at Freddy's
O aniversariante ficou preso na sala de parte em Five Nights at Freddy’s.

De acordo com o Phone Guy, o guarda do dia não está mais trabalhando na empresa, na parte da noite ele avisa a Jeremy para assumir o turno do dia e que tentará encontrar alguém para ficar no turno da noite, ele também informa que irá procurar o dono do Fredbear’s Family Diner para esclarecimentos.

Na sexta-feira 13 de novembro iniciou-se a festa de aniversário do garoto, Jeremy está agora como segurança no turno do dia.

O irmão mais velho do aniversariante e sua turma de amigos começam a importunar o menino, eles chegam a carregar o garoto à força para perto dos animatrônicos, por fim eles acabam jogando o menino dentro da boca do Golden Freddy e o animatrônico tragicamente mordeu a cabeça do menino.

O menino precisou ser hospitalizado, todo o seu lobo frontal foi comprometido pela mordida, ele de certa forma sobreviveu.

Cena da mordida de 87 em Five nights at freddy's
Cena da mordida de 87 em Five Nights at Freddy’s.

Na noite seguinte um novo guarda vigia chamado Fritz Smith foi designado para a vigilância do turno da noite, de acordo com os documentos oficiais da empresa, o novo vigilante foi despedido logo na primeira noite devido ele ter reconfigurado a programação dos animatrônicos e também por cheirar mal.

Após o incidente da mordida no garotinho, os animatrônicos estão proibidos de ficarem no modo automático durante o dia, agora eles somente assumem este modo na parte da noite, eles não podem ficar totalmente desligados por muito tempo para não estragarem.

Pesadelos

Um tempo se passou, a criança vítima da mordida se encontra internada em estado grave no hospital, ela está com feridas que nem o tempo pode curar, feridas físicas e mentais.

Durante várias noites ele sofre com pesadelos onde os animatrônicos tentam entrar em seu quarto, para este garotinho os animatrônicos ficaram ainda mais assustadores, ele os via como se ainda estivesse em sua casa.

Todos os animatrônicos de Five Nights at Freddy's 4
Todos os animatrônicos de Five Nights at Freddy’s 4.

O irmão mais velho do garotinho pediu desculpas, depois de um tempo aguentando todos os pesadelos, o garoto se despede de seus amigos de pelúcia, por último o ursinho do Golden Freddy encerra dizendo: “Eu vou te arrumar”.

O garoto morre, mas parte de seu cérebro que o animatrônico havia engolido permaneceu dentro do robô formando um novo animatrônico: Nightmare (na figura acima ele é o segundo da direita para a esquerda).

Mike Schmidt

Alguns anos se passaram desde a tragédia de 1987, no mês de novembro em 1993 o Phone Guy está atuando em outra filial do restaurante Freddy Fazbear’s Pizza.

Desta vez somente alguns dos animatrônicos da filial antiga estão ativos, são eles Freddy Fazbear, Bonnie, Chica, Foxy e o Golden Freddy que durante o dia não é usado, mas na noite ele fica ativo algumas vezes.

Animatrônicos do primeiro jogo de Five nights at freddy's
Animatrônicos do primeiro jogo de Five Nights at Freddy’s.

Por conta das mortes de antigos guarda vigias durante o expediente, os novos empregados devem assinar um contrato que livra todas as responsabilidades da empresa Fazbear Entertainment em caso de morte, inclusive o contrato dá o direito da empresa de esconder o fato e avisar as autoridades somente 90 dias depois alegando desaparecimento.

Quem escolher aceitar estes termos deve estar realmente com necessidades já que o pagamento é bem baixo.

“Hello?! Hello, Hello?! Bom, se você está escutando isso, é bem possível que você fez uma péssima escolha de carreira.”
-Phone Guy, conversa durante o trailer do segundo jogo da série Five Nights at Freddy’s.

O Phone guy conseguiu contratar um guarda chamado Mike Schmidt para cuidar da vigilância de Freddy Fazbear’s Pizza durante a noite.

Diferente dos mais recentes guardas, Mike conseguiu sobreviver às 3 primeiras noites de vigilância, na quarta noite o Phone guy como de costume ligou para Mike, porém no meio da mensagem ele foi atacado por animatrônicos, Phone guy nunca mais ligou, percebe-se pela ligação que todos os animatrônicos ativos participaram de sua morte.

Em sua quinta noite de vigilância, Mike recebe no início do turno uma ligação, não do Phone guy, mas sim de algo que não soava humano, o som é bem parecido com o de animatrônicos antes de atacar.

Mike consegue ficar mais tempo, porém é demitido por ter modificado a programação de alguns animatrônicos durante a sua sétima noite de vigilância.

Freddy Fazbear’s Pizza é fechado por tempo indeterminado.

Fazbear’s Fright: The Horror Attraction

Em 2023 o que aconteceu no restaurante Freddy Fazbear’s Pizza acabou virando somente contos e lendas.

Um parque temático de terror dos mascotes animatrônicos está atualmente em construção.

Todo o ambiente do restaurante foi recriado de forma que as pessoas possam visita-lo como uma daquelas atrações de terror em parques.

Devido ter se passado 30 anos, foi difícil encontrar partes e peças usadas no restaurante, nenhum animatrônico completo foi encontrado, mas aos poucos mais materiais originais são descobertos.

bonecos e desenhos encontrados para o Fazbear's Fright The Horror Attraction
Desenhos e partes de bonecos recuperados dos antigos restaurantes – Five Nights at Freddy’s 3.

Com praticamente uma semana antes da atração de terror ser aberta ao público, um segurança foi contratado para vigiar o local para ter certeza de que nenhum imprevisto ocorra.

Para deixar mais realista possível, a estrutura e sistema do prédio foi fielmente baseada na época que o restaurante estava aberto, para evitar perigos como incêndios, alguém precisa vigiar o sistema do prédio e reiniciá-lo caso ele pare de funcionar.

Mapa do Five Nights At Freddy's 3 Fazbear's Fright The Horror Attraction
Mapa do Five Nights At Freddy’s 3 Fazbear’s Fright The Horror Attraction

No início do turno do guarda vigia, um homem conhecido como Phone Dude deixa uma conversa através do telefone com instruções e notícias sobre as buscas por mais materiais para a atração.

Quando o Fazbear’s Fright: The Horror Attraction abrir, o guarda vigilante também será uma atração do show já que os guardas fazem parte das histórias de horror do antigo restaurante.

Além de monitorar se tudo está em seu devido lugar, o guarda irá ser visitado pelo público em sua sala que será parte da atração.

No seu turno, o guarda encontra alguns momentos perturbadores, o local está assombrado por animatrônicos do antigo restaurante, felizmente ele não correu risco de vida já que não há animatrônicos no lugar, isso acaba mudando com a chegada de um dos animatrônicos originais, o Springtrap.

Todos os Animatrônicos fantasmas de Five Nights At Freddy's.
Os animatrônicos fantasmas.

O Phone Dude descobriu sobre as Safe Rooms e conseguiu localizar no prédio antigo de uma das filiais do restaurante o local, dentro ele achou várias coisas incluindo um legítimo animatrônico, o mesmo animatrônico que o Purple Guy vestiu antes de morrer.

O Springtrap parece ter vida própria como se estivesse possuído, quem sabe até mesmo pelo Purple Guy, porém, de certa forma ele ainda reage como um animatrônico que sempre procura onde as crianças estão.

Agora o guarda realmente está com uma ameaça real e as assombrações dos outros robôs acabam ajudando Springtrap em sua caçada.

Animatrônico Springtrap
Springtrap em Five Nights at Freddy’s.

O segurança, no entanto, acabou sobrevivendo aos 6 dias de vigilância, após isso o Fazbear’s Fright nunca foi inaugurado já que ele pegou fogo durante a noite.

A suspeita da causa do incêndio é de que um problema nos fios de energia tenha provocado as chamas, mas alguns imaginam que o incêndio tenha sido provocado por alguém.

O que sobrou dos objetos foi vendido através de um leilão público, o animatrônico Springtrap não foi destruído pelo fogo, perceba que a imagem dele aparece sutilmente no fundo de uma foto publicada em um jornal.

Springtrap aparece no jornal no final do jogo five nights at freddy's 3
Springtrap aparece no jornal no final do jogo Five Nights at Freddy’s 3.

FIM

História do Five Nights at Freddy’s – Conclusão

Gostou da história? Acesse outras no mesmo estilo para outros jogos aqui.

Deixei algo de importante de fora? Não fez sentido alguma coisa? Sinta-se livre de deixar nos comentários abaixo qualquer fato ou evidência que possa me ajudar a melhorar o texto e deixá-lo o mais próximo do que o autor do jogo poderia ter planejado para a história.

Eu também poderei esclarecer porque escrevi a história de Five Nights At Freddy’s desta forma, como por exemplo porque escolhi determinadas datas, para saber é só perguntar.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

Recent Content