Como saber se o ps4 é recondicionado


Já ouviu falar de PS4 recondicionado? Talvez você achou um anúncio de um PS4 Pro mais barato que é recondicionado ou você desconfie que alguém vendeu para você um console assim dizendo que é novo.

Então, como eu descubro se o PS4 é ou não recondicionado?

Para saber se o PS4 é recondicionado, verifique se o número de série na caixa é o mesmo número do PS4, se for diferente há uma chance de ele ser, para ter certeza de que o aparelho é realmente recondicionado, somente abrindo ele e comparando com o interior de um novo. Se a loja que você comprou o PS4 é honesta, ela tem que te avisar que ele é recondicionado ou não. A seguir vou explicar melhor o que é um PS4 recondicionado e mais detalhes de como identificar um.

O que é um PS4 recondicionado?

Um PS4 recondicionado, conhecido também como Refurbished é todo aparelho que foi devolvido para a fábrica da Sony e de lá eles embalaram novamente para venda.

São vários motivos para um PS4 retornar para a fábrica:

  • Um PS4 que fica à mostra em uma loja que foi retornado
  • Um PS4 onde foi constatado um defeito de fábrica
  • Alguém comprou o PS4, abriu a caixa, desistiu da compra e devolveu
  • Durante o transporte o PS4 sofreu um arranhão ou quebrou uma parte externa

Antes de comprar um PS4 ou PS4 Pro recondicionado, não dá para saber ao certo por qual dos motivos ele retornou para a fábrica.

Um PS4 recondicionado é pior que o novo?

Já que não dá para saber o motivo do PS4 ter retornado para fábrica sem abrir ele, você não pode dizer com certeza que um PS4 recondicionado é pior do que um novo antes de comprar.

E se for o caso do comprador que somente abriu a caixa, nem ligou o PS4 e retornou a compra? Então esse PS4 estaria intacto como novo e não seria pior.

Caso o PS4 teve um defeito de fábrica e a Sony teve que reparar o defeito, ele estará funcionando perfeitamente, até porque foi a própria fabricante que o reparou, então ela tem que dar garantia.

Os perigos de comprar um PS4 com qualquer um

Antes de comprar um PS4 recondicionado ou até mesmo um novo, verifique a confiabilidade da loja.

Alguns espertinhos vendem um PS4 recondicionado como se fosse um novo e você acaba pagando um preço maior do que se fosse comprar um recondicionado, algo nada justo já que você sempre tem um risco de que ele possa dar outro problema no caso de ele ter retornado para fábrica anteriormente por defeitos.

Mas tudo bem se for um PS4 recondicionado em condições normais, o grande perigo mesmo é quando um vendedor te passar um PS4 que ele diz ser recondicionado de fábrica, mas que na verdade é um PS4 que foi reparado pela loja.

O PS4 comprado pode até funcionar, mas talvez ele tenha uma vida útil menor, isso porque muitos técnicos não tomam muito cuidado ao repara-lo e esse desleixo você pode perceber só de abrir ele.

Uma pessoa que entende de reparos em PS4 consegue perceber se o conserto foi feito por profissionais cuidadosos ou não.

Diferenças visuais de um PS4 reparado e recondicionado

Steve Porter do canal TronicsFix comprou um PS4 Pro recondicionado de uma loja famosa nos EUA, assim que recebeu ele o desmontou para saber como está suas condições e o resultado não foi agradável.

Dentro já se nota várias manchas e sujeira, no vídeo ele diz que o PS4 Pro tinha um cheiro forte de cigarro, provavelmente o aparelho foi usado enquanto estava em uma casa de um fumante.

O PS4 Pro em questão tinha alguns parafusos faltando, isso não é algo crítico, o problema foi o desleixo com uma peças que ficaram pregadas na placa e que poderiam esquentar com o tempo e danificar o videogame.

A pasta térmica do processador também não estava boa.

A impressão que deu é que esse PS4 Pro não foi reparado pela fábrica e que ele era um aparelho usado.

Ele então devolveu o console para a loja e comprou um PS4 Pro recondicionado de outra, por isso é bom comprar de uma loja que faz trocas e tem garantia, pode ser que foi azar ele ter pego esse console que estava assim.

O PS4 Pro que ele comprou em outra loja estava bem embalado assim como são os novos e ele tinha um selo de certificação chamado “Factory Recertified”, ou seja, um novo certificado de fábrica.

Esse segundo estava bem limpo, com todos parafusos e o reparo feito não deixou marcas muito nítidas.

Para esse segundo console tudo parecia novo, como se ninguém tivesse usado por muito tempo e só tivesse ligado para constatar o defeito e retornado para reparo da peça.

Quais cuidados tomar antes de comprar um PS4 recondicionado?

Mesmo que você esteja comprando de uma loja de renome, você ainda corre o risco de comprar um PS4 que foi reparado por algum técnico e não pela fábrica.

Mas você pode tomar alguns cuidados antes para garantir uma compra mais segura:

  • Compre de uma loja que forneça uma boa garantia
  • Dê preferência para a loja que aceita troca em alguns dias (normalmente em 7 dias)
  • Confira os comentários de clientes no site da loja
  • Use o site Reclame Aqui para identificar se a loja tem um bom atendimento pós venda

Ah e só compensa comprar um recondicionado que é mais barato que o novo, não vale o risco se ele for o mesmo preço.

A verificação do número de série do PS4 que recomendei no início deste post não faz muito sentido se você sabe que está comprando um console recondicionado, só se você estiver comprando um novo e desconfia que estão te enganando.

Se mesmo assim você achar que não está seguro em comprar um PS4 recondicionado, não compre, talvez economizar agora pode custar caro no futuro.

Publicações Recentes