Five Nights at Freddy’s 3 – O guia completo do FNAF 3


Esse é o guia que você precisa para zerar o jogo Five Nights at Freddy’s 3.

Se você já jogou os outros Five Nights at Freddy’s sabe que em cada um deles há um padrão para sobreviver cada noite, neste artigo você vai conhecer um pouco destes padrões que vão lhe ajudar a zerar ou passar pelas 5 noites do jogo.

Baixe o jogo pela Steam aqui ou então para iOS aqui e Android aqui.

Um pouco da história de Five Nights at Freddy’s 3

30 anos depois do fechamento do restaurante, todas as histórias sobre o que aconteceu no lugar são nada mais do que lendas, agora existe um parque temático de terror que revive um pouco do que era o Freddy Fazbear’s Pizza, chamado de Fazbear’s Fright: The Horror Attraction, o parque coletou ao longo dos anos todos itens e componentes possíveis do cenário e principalmente dos animatrônicos do Freddy Fazbear.

Durante todo o tempo, ainda desconhecido, que o parque de terror ficou aberto, não havia nenhum animatrônico completo, mas agora o parque finalmente conseguiu um animatrônico.

O cenário do escritório de Five Nights at Freddy’s 3
O cenário do escritório de Five Nights at Freddy’s 3

A noite mais fácil de todos Five Nights at Freddy’s

A primeira noite de Five Nights at Freddy’s 3 é a mais fácil de toda a série, nela você não vai encontrar o animatrônico que pode te matar e nenhum dos fantasmas que vão eventualmente te fazer pular da cadeira.

O objetivo de Five Nights at Freddy’s 3 é o mesmo dos dois jogos anteriores, você tem que sobreviver em sua vigia durante toda a noite, das 12:00 horas até as 06:00 horas. Serão 5 noites principais e assim como aconteceu nos outros games há sempre uma ou mais noites extras onde o nível de dificuldade é enorme.

Cada hora no FNAF 3 corresponde a mais ou menos 58 segundos, cada noite inteira tem em torno de 5 minutos e 48 segundos, tanto na versão PC ou mobile, esse é o jogo com as horas mais curtas da série.

Use essa primeira noite para se acostumar com as novidades do jogo, confira agora as mais importantes.

Novidades de Five Nights at Freddy’s 3

O cenário é totalmente novo, não existem portas no lugar onde você fica, não existe bateria de lanterna e você não pode se esconder atrás de nenhuma roupa de animatrônico.

Só existe um animatrônico que pode te matar, o nome dele é Springtrap, o restante são somente fantasmas dos antigos e já conhecidos animatrônicos, eles servem para assustar e principalmente para atrapalhar as suas chances de viver.

Durante as noites existem lugares escondidos que você pode clicar, se você fizer tudo certo, irá acessar um minigame onde você controla um personagem, tudo em um visual retrô, esses minigames podem ser feitos corretamente e receber um final feliz ou não.

Se você completar todos com o final feliz e passar a quinta noite do game, você receberá o final feliz de Five Nights at Freddy’s 3, pelo contrário receberá o final ruim, há também um final neutro que você recebe ao passar pelo modo Nightmare mesmo não tendo realizado os minigames com o final feliz.

No final de cada noite você encontra também alguns minigames, eles mostram um pouco mais sobre a misteriosa e obscura história do jogo.

Os minigames de Five Nights at Freddy's 3
Os minigames de Five Nights at Freddy’s 3.

Como o parque foi realmente construído para parecer o mais antigo possível, até mesmo os sistemas responsáveis pela ventilação, monitoramento e sistema de áudio são ultrapassados e precisam de constantemente serem reiniciados.

No Five Nights at Freddy’s 3 você poderá fazer o reboot dos seguintes sistemas:

Audio Devices: Este sistema é o responsável pelo funcionamento do áudio, se ele estiver com erro você não vai mais conseguir tocar o áudio ao clicar em “Play Audio”. Toda vez que você tocar o áudio em alguma sala você estará aumentando as chances do sistema desligar com erro.

Camera System: Sistema responsável pelas imagens na tela de monitoramento, se ele estiver com erro você não poderá ver nada nas câmeras e nos dutos de ar. Quanto mais tempo você ficar com o menu de monitoramento aberto, mais são as chances do sistema desligar com erro.

Ventilation: É o sistema encarregado pela ventilação de sua sala, se ele estiver com erro você passa a ter alucinações e começa a piscar muito.

O monitor de reboot de Five Nights at Freddy's 3
O monitor de reboot de Five Nights at Freddy’s 3.

Todos os 3 componentes acima podem ser desativados se determinados fantasmas aparecem para você e te assustar. Esses componentes podem ser reiniciados através do menu que se encontra no canto inferior esquerdo da sala.

Além do sistema de reboot, você também pode acessar o menu de monitoramento que se encontra no canto lateral direito da sala, nele você pode ver o que está acontecendo nos cômodos do local.

Se você clicar em “Map Toggle” irá acessar as câmeras de dentro dos dutos de ar, você pode perceber que para cada região há um retângulo verde, se você der dois cliques no retângulo com a descrição da região poderá fechar a porta do duto de ar, ao fazer isso o retângulo verde fica vermelho e o animatronico não conseguirá acessar a sala se o duto estiver fechado.

Você somente pode fechar um duto de ar de cada vez.

As câmeras de vigilância e de dutos de Five Nights at Freddy's 3
As câmeras de vigilância e de dutos de Five Nights at Freddy’s 3.

Uma outra novidade é a função “Play Audio” no menu de monitoramento, ao clicar nele um áudio será tocado na sala que estiver selecionada no monitor, esse áudio parece com a gargalhada do Ballon Boy ou menino dos balões do Five Nights at Freddy’s 2. O que isso faz é atrair para a sala o único animatrônico do local: O Springtrap. Ele vai achar que há uma criança na sala e vai para o local.

Noite 2

A partir da segunda noite o nível de dificuldade é muito maior, agora o animatrônico Springtrap está em ação, assim como os fantasmas, eles estarão lá para te assustar e desativar os sistemas de câmera, áudio e ventilação.

Nessa noite há a possibilidade de você passar por ela sem precisar fazer nada, mas diferente da primeira já há risco de sustos e morte, por isso sempre mantenha o sistema sem erros, veja onde o Springtrap está pelo monitor e toque o áudio em lugares próximos a ele para que o mesmo não vá para o seu escritório.

Dica para todas as outras noites

Toda vez que você escutar um barulho que parece o de alguém entrando em um duto de ventilação, quer dizer que o Springtrap entrou nos dutos, você pode rapidamente verificar nas câmeras do duto em qual ele está, mas seja rápido, o Springtrap não perde tempo.

Dica para todas as outras noites

 Nessa noite o Ballon Boy e outros fantasmas estarão ativos, eles aparece randomicamente nas salas monitoradas pelas câmeras de segurança, se você clicar em uma câmera e um deles estiver lá.

você tem alguns segundos para clicar em outra câmera ou mudar para a vigilância dos dutos, se você não fizer isso rapidamente, assim que você baixar o monitor eles irão te atacar com um susto e deixar alguns componentes do sistema com erro.

Essa dica vale para o Ballon Boy, Chica Fantasma, Foxy Fantasma e Mangle Fantasma que aparecem cada um em determinadas câmeras. Diferente dos outros fantasmas, com o Ballon Boy se você demorar muito para mudar de câmera e não abaixar o monitor ele abaixará o seu monitor e te atacará.

Foto de todos os animatrônicos de Five Nights at Freddy's 3
Foto de todos os animatrônicos de Five Nights at Freddy’s 3.

Noite 3 (Aqui começa o jogo)

Chega de moleza, na noite 3 de Five Nights at Freddy’s 3 tudo fica mais difícil. Tente tocar o áudio nas salas mais distantes do seu escritório, seu escritório fica no retângulo com o escrito “YOU”, tente tocar nas salas CAM 09, CAM 08 e CAM 10.

O Springtrap tende a não escutar o áudio se ele estiver em uma sala distante, por isso fique de olho no monitor onde o animatrônico possa estar e toque o áudio em uma sala perto.

Se por acaso um dos fantasmas te aplicou um susto fique calmo, acesse o monitor, toque o áudio se possível e dê o reboot nos sistemas com erro.

As dicas a seguir servem para todas as noites:

Dica 1

Quando somente um sistema está com erro clique na opção dele no menu para dar o reboot, se dois ou mais sistemas estão com erro, não clique em cada um para dar reboot a não ser que você realmente queira tocar o áudio em uma sala desesperadamente depressa.

Quando tiver com dois ou 3 sistemas com erro, clique na opção “Reboot All”, essa opção demora mais do que clicar uma vez no reboot, porém ela é um pouco mais rápida do que clicar em reboot duas vezes.

Dica 2

Se o Springtrap está dentro do corredor do seu escritório olhando para você ou está perto da porta esquerda, você pode atrasar o seu ataque ao tocar rapidamente o áudio em uma câmera próxima, se ele estiver no canto esquerdo toque na CAM 01, se ele estiver te olhando pelo vidro da sala no canto direito, toque na CAM 02.

Se ele sumir você pode tentar tocar em outra câmera perto da CAM 01 ou 02 para atrair ele pra mais longe ainda de seu escritório.

Dica 3

Se você estiver na hora 5 bem no final da noite e o Springtrap estiver te encarando e o truque de tocar o áudio não funcionar, a sua única esperança de sobrevivência é a de ficar pacientemente esperando a noite acabar, isso porque o Springtrap somente vai te atacar se você ficar muito tempo no menu de reboot.

Se você ficar no menu de monitoramento e se você começar a piscar, lembre-se que você começa a piscar depois que o sistema de ventilação dá erro. Então se nenhum fantasma aparecer para desativar o sistema você tem chances de viver e passar a noite.

Dica 4

Quando você está no menu de monitoramento e escutar um barulho de chiado quer dizer que Springtrap está mudando de sala, se ele estiver em uma sala ele irá para uma das mais próximas salas ou então entrar nos dutos de ar, porém o barulho dos dutos é diferente.

Toque o áudio uma vez e espere que o animatrônico se movimente para tocar o áudio novamente, lembre-se que quanto mais você tocar o áudio, mas rápido ele ficará com erro e precisará ser reiniciado, não perca tempo reiniciando o sistema toda hora, em uma dessas o Springtrap pode entrar no seu escritório e te matar.

Dica 5

Lembre-se sempre de tocar o áudio antes de ir no menu de reboot para reiniciar os outros sistemas com erros, mesmo se você não conseguir mais ver nada nos monitores escolha uma sala distante do seu escritório e toque o áudio antes de dar o reboot.

Dica 6

Quando o Phantom Freddy ou o Springtrap (em alguns momentos) estiver perto de seu escritório você começará a ouvir um barulho parecido com o de um apito meio chiado ou bem parecido com aquele barulho que submarinos e respiradores de mergulho fazem.

Se ouvir este barulho fique esperto, se você sabe que não é o Springtrap, não fique na sala sem deixar aberto o monitor ou o sistema de reboot senão o Freddy vai te atacar e desativar um dos sistemas.

Além dos fantasmas da noite 2 você encontrará o Fantasma Foxy, ele não aparece nas câmeras de monitoramento e já vai direto para a sua sala, não consegui encontrar uma pista ou dica para saber quando ele entra no escritório, ele aparece randomicamente e desativa o sistema de ventilação.

O comportamento do Fantasma Foxy continua o mesmo nas noites seguintes. Eu não comprovei, mas algumas pessoas alegam que se você perceber que o Fantasma Foxy está na sala, naquela caixa de brinquedos e levantar o monitor da direita rapidamente antes de olhar completamente para ele, vai evitar o seu ataque.

Prelúdio para o inferno: Noite 4

Nessa noite o Springtrap está muito mais rápido e os fantasmas estão muito mais ativos. Essa noite lhe apresenta o mais novo “amiguinho” fantasma: O Fantoche Fantasma (Phantom Puppet).

O fantasma Fantoche aparece somente em uma sala e pode ser visto pela CAM 08, para evitar seu ataque você usa a mesma estratégia usada pelo Ballon Boy: se ele estiver na CAM 08 clique bem rápido em outra câmera.

Se o Fantoche te pegar ele vai entrar na sua sala e ficar te encarando por mais ou menos 17 longos segundos o impedindo de fazer qualquer coisa, durante esse tempo você está a mercê do ataque de qualquer um dos outros fantasmas e do próprio Springtrap, depois que ele vai embora alguns dos seus sistemas ficarão com erro, se o áudio estiver ativado, rapidamente toque o áudio em uma sala e faça o reboot do restante.

Confira um vídeo que fiz durante o tempo em que passei pela noite quatro do jogo:

Como passar a noite 5 de Five Nights at Freddy’s 3

Depois de várias e várias tentativas para passar por essa noite eu finalmente consegui, a noite 5 foi a mais difícil, o Springtrap está rápido igual um relâmpago e os outros fantasmas estão mais irritantes do que nunca.

Não tente usar a mesma estratégia da noite 4, agora você tem que fazer de tudo para afastar o Springtrap e o conter o mais rápido possível.

A seguir eu vou descrever os passos que podem ter levado ao meu sucesso após algumas tentativas, é bom lembrar que o jogo é randômico e você tem que muita das vezes contar com a sorte.

Toda vez que você for tocar o som toque somente na CAM 09. Inicie o jogo e toque o som, baixe o monitor e comece a contar até 10 antes de levantar o monitor novamente e tocar o som mais uma vez, faça isso toda vez que você tocar o som pela primeira vez, ele começa a dar erro na segunda vez que você o usa.

A estratégia de baixar o monitor após tocar o som é para diminuir as chances de dar erro no sistema de câmera.

No início do jogo vá até o monitor de dutos e feche o duto CAM 11. A minha estratégia foi tentar enganar o Springtrap pra ficar perto da CAM 09 e com o duto da CAM 11 fechado, dessa forma quando ele entrar no duto ele não vai conseguir entrar na outra sala e quando eu tocar novamente na CAM 09 o áudio, ele vai estar perto para ouvir e ficará por lá.

No jogo todo eu repeti o mesmo processo, perceba que quando eu levanto o monitor das câmeras eu já fico atenta para o caso de um fantasma estar na CAM 09 para mudar rapidamente.

Um outro fato muito importante que eu tinha negligenciado nas minhas outras tentativas é o de evitar os ataques do Freddy.

Toda vez que eu estava na sala esperando o tempo para tocar o som eu reparava se havia aquele som que parece de um respirador ou submarino, se eu ouvir o som ou ver que o Freddy está andando pelo corredor da frente, eu levanto o monitor do reboot para que ele não me ataque.

Veja a gameplay completa com todas as estratégias citadas para passar a noite 5 de Five Nights at Freddy’s 3.

Como conseguir as estrelas de Five Nights at Freddy’s 3?

A primeira estrela você consegue quando passa a noite 5, a segunda quando passa a noite 6 e a terceira quando você consegue o final bom.

Para conseguir o final bom, você tem que realizar uma série etapas envolvendo os minigames que existem escondidos no jogo.

Conclusão

Gostou das dicas? Deixei de passar alguma dica importante ou gostaria de deixar uma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários abaixo.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

Recent Posts