Dicas e truques para zerar Five Nights at Freddy’s


Five Nights at Freddy’s é mais do que um jogo de sustos e é exatamente por isso que ele está fazendo um sucesso além do imaginado.

Esse artigo é para você que está tentando zerar Five Nights at Freddy’s e não consegue, será que existe uma receita de bolo para fechar um jogo randomicamente gerado? Quais são os padrões? O que exatamente você tem que fazer? Encontre as respostas dessas e mais perguntas com as dicas logo abaixo.

Se na verdade você está procurando por dicas para outros jogos da série Five Nights at Freddy’s, você encontrará aqui no SeuGame dicas para o segundo, terceiro e quarto jogo. Se você somente quer saber de toda a história de todos os jogos da franquia, acesse este artigo aqui.

Download de Five Nights at Freddy’s

Você pode baixar a demonstração do jogo através dessa página no site Indiedb. Na versão de demonstração você poderá jogar até a 2ª noite.

Five Nights at Freddy’s é um jogo de apontar e clicar bem simples, você pode acessar o monitor de câmeras de segurança, acionar o interruptor de luz e fechar ou abrir portas e pode também rezar.

O objetivo do jogo

O objetivo do jogo Five Nights at Freddy’s é o de sobreviver 5 noites como guarda vigia de uma pizzaria que tem como atração principal vários bichos animatrônicos. Você no caso não irá sobreviver ao ataque de ladrões ou nada do gênero, mas sim dos bichanos robotizados, ultimamente eles vêm se comportando de maneira imprevisível na parte da noite.

Atenção: Se não quiser spoilers do jogo pare de ler por aqui.

Dicas básicas de sobrevivência em Five Nights at Freddy’s

Poupe energia: Não deixe as portas fechadas por muito tempo, elas são as que mais consomem energia, evite deixar as luzes da cabine acessa, quando for usá-las ligue e já desligue em seguida.

Não fique o tempo todo parado: Não adianta ficar a noite inteira fingindo estar morto, os bichos vão te matar se você não olhar nas câmeras de segurança.

Conheça seus inimigos: É importante entender como cada um dos 4 robôs se movimentam. Confira logo abaixo as características de cada um dos quatro.

Freddy Fazbear

Freddy Fazbear do jogo Five Nights at Freddy's
Freddy Fazbear.

Freddy é o urso principal da pizzaria, ele sempre irá te pegar depois que a energia acabar, durante a noite ele é um dos menos ativos do grupo, mas ele é o mais mortal já que ele pode te matar até mesmo se as portas estiverem fechadas. O Freddy se movimenta em todos os cômodos do local antes de chegar até a sua cabine.

Como evitar que o Freddy te ataque: você tem que olhar na câmera de vigilância e procurar onde ele está de tempos em tempos, quanto mais você olhar ele, mais lento ele vai se aproximar de você. É por esse e outros motivos que a tática de somente ligar as luzes ao seu redor e não olhar no monitor não funciona.

Se acontecer de você estiver sem saída e ele já estiver por perto, em alguns casos funciona você se fingir de morto e não clicar ou mexer o mouse, dessa forma ele não irá te atacar.

Truque: Energia 0% quando for 5 AM

Se a energia acabou e você está já está a algum tempo na última hora do turno, saiba que o fato do Freddy aparecer não significa necessariamente que você não tem chance de sobreviver, faça o seguinte: quando acabar a energia e as luzes se apagarem, não mexa o mouse e não clique em nada, somente espere e reze, reze muito, se acontecer do tempo acabar e chegar as 6 AM, você passará de fase.

Esse fato aconteceu comigo quando eu jogava na quinta noite, assista ao vídeo abaixo e aproveite para saber como eu evitei o ataque de todos os bichos.

Foxy

Foxy a raposa do jogo Five Nights at Freddy's
Foxy.

O mais rápido dos animatrônicos, Foxy se mantém atrás das cortinas do Pirate Cove localizado na CAM 1C, ele não sai da toca na primeira noite. Ele somente se movimenta da cova dos piratas até a sua cabine atravessando os corredores da esquerda.

Como evitar que o Foxy te ataque: O Foxy é mais ativo do que o Freddy para atacar, as vezes é inevitável que ele vá atrás de você, para não morrer você tem que fechar a porta esquerda, ele somente aparece nessa porta. Para evitar que ele sempre te ataque, você tem que de tempos em tempos olhar na câmera da cova dos piratas, se ele não estiver lá, não clique em outra câmera, imediatamente volte para a cabine e feche a porta esquerda. Tome muito cuidado, se você for olhar ele e ficar muito tempo, ele vai atacar com mais intensidade, então você tem que olhar ele por alguns segundos apenas.

Não dá pra ver se o Foxy está perto de sua cabine através das luzes.

Toda vez que Foxy ataca e bate na sua porta, você perde mais energia do que o normal.

Ao clicar na câmera 1C da cova do pirata, evite clicar em seguida na tela do corredor 2A, fazendo isso você verá o Foxy correndo para te pegar e você tem poucos segundos para fechar sua porta esquerda, se você sobreviver você perderá energia que lhe fará falta no final.

Bonnie

Bonnie coelho azul de Five Nights at Freddy's
Bonnie.

Bonnie é o coelho azul, ele é um dos robôs mais ativos, ele sempre aparecerá no lado esquerdo, ele se movimenta por quase todas as câmeras localizadas na esquerda.

Como evitar que o Bonnie te ataque: fique de olho nas câmeras da esquerda para saber se ele está em uma delas, se não estiver fique atento, ligue a luz do lado esquerdo, se ele estiver lá feche a porta imediatamente e só abra depois que ele for embora.

Enquanto a porta estiver fechada é possível ver a sombra de Bonnie quando liga a luz, se ela não estiver mais lá você pode abrir a porta.

Observe a seguinte imagem, confira a sombra de Bonnie no local marcado com um círculo vermelho.

A sombra de Bonnie de Five Nights at Freddy's

Esse terrível animatrônico tem o poder de se teletransportar, ele pode também desabilitar a visão das câmeras de segurança quando ele está se movendo pelo local.

Chica

Chica a galinha de Five Nights at Freddy's
Chica

A Chica é a galinha amarela de Five Nights at Freddy’s, ela se movimenta pelos cenários que estão do lado direito e sempre aparece na porta direita. Ela normalmente fica mais tempo ao lado do seu escritório e ela pode causar a falha do sistema da porta e da luz os deixando inoperáveis.

Como evitar que a Chica te ataque: Fique de olho no monitor onde ela está. A Chica, assim como o Bonnie, sempre te atacará, se ela estiver em um corredor próximo prepare-se na cabine e acenda as luzes do lado direito, se ela estiver no escritório feche a porta imediatamente e somente abra quando ela for embora, é muito fácil saber se ela foi embora ou não simplesmente ligando a luz direita.

As vezes acontece da porta e da luz direita ou esquerda parar de funcionar, se a porta da esquerda não fechar mais, você corre um enorme risco de morrer se o Foxy resolver te pagar uma visita, porém se a porta da direita falhar, quer dizer que a Chica está em seu escritório, ela somente irá te atacar quando você olhar no monitor, feche a porta direita para que o Foxy não entre e espere que a noite acabe logo.

Golden Freddy

Golden Freddy do FNAF
Golden Freddy

O Golden Freddy não é como os outros animatrônicos, ele nem sempre aparece com a mesma frequência dos outros. Para o Golden Freddy não há portas em seu caminho que o impeça de te atacar.

Se você olhar na câmera CAM 2B, encontrá-lo no poster da parede e voltar para o escritório, ele irá te atacar, antes de te matar ele vai ficar um tempo no escritório. Você pode impedir que ele te mate sendo bastante rápido e levantando ou acionando o monitor evitando o ataque. Sabendo disso você pode evitar o aparecimento do Golden Freddy ao simplesmente evitar de olhar na CAM 2B, mas não olhar essa câmera e monitorar o bonnie não é fácil.

Outros detalhes do jogo

Five Nights at Freddy’s contém 5 noites, se você passar a quinta irá receber um pagamento pelo trabalho e uma sexta noite será desbloqueada, essa sexta noite é muito mais difícil que todas as outras noites.

Existe também a noite customizável, ela é desbloqueada quando você passa pela noite 6 do jogo, nela você pode escolher o nível de dificuldade de cada monstro.

Cada noite começa às 12 horas e termina às 6 horas da manhã, cada hora é formada por 1 minuto e 26 segundos. A cada noite que passa o consumo de energia aumenta mais ainda.

O mapa de câmeras de Five Nights at Freddy's

Durante a sua vigilância, não há necessidade de olhar a câmera 6, essa é a câmera da cozinha e sempre está com o vídeo desativado, não gaste energia olhando para ela.

Para saber se você está indo bem com a economia de energia repare se você chegou às 3 da manhã com 50% ou mais de energia, se for menos você terá bastante dificuldade para poupar. No início do jogo eu sempre espero um pouco antes de começar a gastar energia, até porque não dá tempo dos bichanos chegarem até você logo no início.

E lembre-se de jogar com um fone de ouvido, é muito útil escutar a movimentação das criaturas para evitar a sua morte.

Como passar a noite 6 de Five Nights at Freddy’s

A noite 6 é mais difícil do que as outras noites, mas não é impossível passar, vou explicar agora qual foi a estratégia que usei para passar ela.

Para economizar energia, você vai ter que clicar mais rápido nas câmeras e nas luzes, você somente visitará a câmera onde o Freddy está e a da Pirate Cove, para evitar o ataque de Chica e Bonnie você não vai olhar nas outras câmeras, mas sim nas luzes laterais constantemente, lembrando que se você não for rápido em fechar as portas, Chica ou Bonnie entrarão na sua sala e quando isso acontece as luzes e a porta começam a falhar, se você não estiver no fim da noite você não conseguirá sobreviver.

Confira no vídeo abaixo o processo na prática, veja que no final eu usei o truque de esperar o tempo acabar e não me mexer, assim como fiz na noite 5.

No começo da noite espere uns 2 segundos e comece de tempos em tempos olhar rapidamente na CAM 1A, você vai então reparando se a Chica e o Bonnie estão no local, se a Chica saiu comece a verificar a luz da porta direita, se o Bonnie saiu comece a olhar a luz esquerda, enquanto isso continue olhando a CAM 1A.

Depois que você já tiver gasto mais ou menos uns 95% da bateria, comece a clicar rapidamente na CAM 1A e também na CAM 1C (Pirate Cove). O restante do jogo se resume a:

1 – Olhar as luzes laterais: Se um dos dois animatrônicos estiverem por perto feche a porta e continue verificando o resto até que ele vá embora e você possa abrir novamente a porta.

2 – Olhar a Pirate Cove e o Freddy: O Freddy no início estará na CAM 1A, você conseguirá “prendê-lo” neste local por bastante tempo se constantemente olhar para a câmera, depois de um tempo ele vai normalmente para a CAM 1B e depois para a CAM 7.

É claro que você também tem que ter um pouco de sorte, mas em algumas tentativas você eventualmente conseguirá passar.

O que tem de diferente na versão mobile?

Existem pequenas alterações na gameplay de FNAF 1 na versão para tablets e celulares (mobile), primeiramente o relógio passa ligeiramente mais rápido do que na versão PC, cada noite tem aproximadamente 4 minutos e 30 segundos, porém a energia acaba mais rápido do que na versão para Windows.

Algumas alucinações no jogo deixam de aparecer, alguns efeitos de som são minimizados ou não existem, o Golden Freddy pode aparecer na versão mobile, porém isso acontece com menos frequência. De vez enquanto quando você fechar o app no meio da noite e abrir novamente, a alucinação do Bonnie aparece na tela.

Importante: Fingir de morto (não mexer) quando a energia acaba não adianta nada na versão mobile. Atualização (julho 2016): De acordo com um dos leitores do site (João Pedro), ele conseguiu passar na versão mobile usando a técnica de fingir de morto.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou dica para acrescentar? Deixe um comentário logo abaixo.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

Recent Posts