Episódio 4 de Life Is Strange e teorias


O esperado episódio 4 de Life Is Strange já está disponível, confira logo abaixo um resumo do que aconteceu no episódio juntamente com comentários, dicas e teorias para o final do jogo.

Antes de começar a analisar os acontecimentos do episódio 4, reserve o seu tempo para conferir minha teoria sobre ele aqui.

Sobre o trailer e episódio passado

Você reparou que no trailer não mostra Chloe em momento algum? Na verdade ninguém sabia o que iria acontecer e os desenvolvedores fizeram questão de esconder isso, no episódio passado Max foi levada para uma realidade diferente da que conhecemos e Chloe estava em uma cadeira de rodas.

A borboleta azul life is strange
A borboleta azul life is strange.

Efeito borboleta azul

O episódio mostrou como a decisão de Max provocou um efeito desagradável no futuro, Chloe está a beira da morte, os pais dela se matam de tanto trabalhar e mesmo assim se afundam nas dívidas provocadas pelo tratamento da filha.

Após entender toda a situação, Max resolve voltar novamente e não salvar o pai de Chloe, ao queimar a foto ela garante que nunca mais ela possa voltar naquela época.

Visitando Kate no hospital
Visitando Kate no hospital.

De volta para o presente

Aparentemente tudo voltou como era antes e todos os mistérios do presente ainda estão a espera para serem desvendados.

Algo interessante que pode-se notar na realidade sem a morte do pai de Chloe é que a Rachel ainda está desaparecida e os problemas ambientais ainda persistem.

Se você também conseguiu salvar a Kate, poderá visitá-la no hospital, mais uma vez eu me iludi com o trailer prévia do episódio e imaginava outras utilizações para o cenário do hospital.

O zelador Samuel e o tobanga
O zelador Samuel e o tobanga.

Max e Chloe voltam a investigar o desaparecimento de Rachel. Se você conversou com o Samuel no jardim, deve ter também tido uma prosa interessante sobre os acontecimentos, o zelador se mostrou ao longo dos episódios um verdadeiro sábio, as palavras dele confirmam mais ainda a inocência de David e que algo de bem sinistro está para vir.

Será que o Tobanga, aquele toten do jardim, terá algum papel importante no último episódio?

Quarto obscuro de Nathan
Quarto obscuro de Nathan.

No episódio 4 de Life Is Strange ficou confirmado que Nathan tem problemas mentais, por que será que não fiquei nenhum pouco espantada?

Como salvar Frank

O Frank é o personagem mais pavio curto do jogo, se você não usar as palavras certas com ele, uma tragédia irá acontecer, eu tive que voltar no tempo umas 3 vezes para evitar que a Chloe assassine Frank e o seu cachorro.

Salvando Frank em Life Is Strange
Salvando Frank em Life Is Strange.

Quer saber o que dizer para que Frank sobreviva e ainda apoie a sua investigação? Veja as escolhas que fiz durante o diálogo.

1- Peça para Chloe se livrar da arma: Get rid of gun.

2- Mostre a Frank que você não quer encrenca: No fight.

3- Não ameace ou seja rude com ele e peça desculpas: I’m sorry.

4- Sobre a vez que Max apontou uma arma pra ele, diga que ela ficou somente assutada: You scared me.

5- Demonstre simpatia pelo o que ele fez ao resgatar cachorros: Dog rescue.

6- Fale para Frank que ele conhece melhor do que todos a Rachel: You know Rachel.

Como juntar as pistas da investigação

O quadro de investigação de Life is Strange
O quadro de investigação de Life is Strange.

Em certo momento, Max reunirá em um mural todos pedaços de evidências encontradas durante a investigação e você terá que juntar cada pedaço. Para completar essa tarefa você deve usar a lógica e as dicas que a própria Max cita quando você demora um pouco para associar as provas.

Pistas do Frank: Primeiro selecione o Account Book (livro com capa escura) e a lista de clientes, aquela localizada no canto superior direito que tem o nome de algumas pessoas e um apelido relacionados à raças de cachorros.

Agora você tem que reparar no apelido dado ao Nathan e selecionar todos papéis onde o apelido dele é mencionado.

Pistas de Nathan: Primeiro você tem que desbloquear o celular de Nathan para pegar mais pistas, selecione o celular, o cartão Pin, o papel com números e rabiscos (localizado no meio) e o papel com os dados da ficha de Nathan (localizado no canto inferior esquerdo).

Agora você precisa encontrar uma forma de desbloquear o celular, na gameplay eu tentei alguns números contidos nas pistas, mas o número de tentativas erradas fez com que o celular pedisse um número maior (PUK), esse número está localizado no cartão Pin, é só digitá-lo e clicar em OK para acessar o celular.

Pistas de David: Primeiramente selecione a foto da camionete vermelha, o papel com as coordenadas e aquele papel onde mostra o encontro de Rachel e Frank (localizado na parte de baixo do meio).

Junte agora a foto da caminhonete vermelha com um remendo no farol, a foto de Nathan dirigindo a mesma caminhonete e o papel com a placa da mesma caminhonete destacado.

Juntando tudo: Agora você terá que ligar todas estas pistas e descobrir qual o lugar que Nathan visitou e possivelmente mantem escondido Rachel.

Casa do campo ou celeiro Life is strange
Casa do campo ou celeiro Life is strange.

A festa do clube Vortex aconteceu no dia 4 de outubro na parte da noite, selecione no painel de cima a conversa de Nathan na data (10/4) que seja na parte da noite (PM), selecione nas provas do meio o papel onde mostra o encontro no dia 10/4 bem tarde da noite (11:00 PM) e por último selecione a foto de uma casa no campo onde marca a presença de Nathan tarde da noite no dia 4 de outubro.

Como abrir a porta escondida no celeiro

No chão do celeiro você encontrará uma porta trancada por um cadeado, para abrir você terá que usar o gancho e a corda localizado no lado direito da porta, agora você precisa subir em uma plataforma de madeira, para isso puxe uma máquina e use-a para subir no lugar onde a corda está conectada.

Você terá que usar algo pesado para abrir o cadeado, enquanto você está em cima, volte no tempo quando você não tinha puxado a máquina, agora prenda a corda na máquina e chute-a pra baixo.

O motor velho para abrir o cadeado para o Dark Room
O motor velho para abrir o cadeado para o Dark Room.

Obs: Confesso que passei um bom tempo procurando pelo cenário algo pra quebrar o cadeado, mas depois que eu me afastei do jogo por alguns instantes eu comecei a pensar da última vez que fiquei tanto tempo procurando algo em Life is Strange e percebi que poderia de novo usar os poderes para voltar no tempo, aí me lembrei da máquina ou motor velho.

Como descobrir a combinação da porta

Dentro da porta há uma porta parecida com a de um cofre, para descobrir sua combinação você tem que reparar nos números que estão com um aspecto apagado no teclado da porta, esses 3 números são aqueles que você tem que tentar fazer a combinação de todas as possibilidades, na minha gameplay o código era: 542.

combinação da porta cofre de life is strange
Combinação da porta cofre de life is strange

Rachel está morta?

O lugar secreto não é somente um abrigo para o apocalipse, é nele onde o criminoso tira fotos de suas vítimas sem o seu consentimento, foram encontradas pastas para as garotas da faculdade de Blackwell, algumas estavam vazias, a pasta de Kate tinha fotos da garota durante o tempo em que ela foi drogada na festa e a de Rachel mostrava ela aparentemente morta.

O servo aparece novamente no episodio 4 de Life is Strange
O espírito animal de Max reaparece e está triste.

Quem jogou o episódio pode pensar que Rachel está morta, mas será que poderá dizer com certeza?

Quando as duas cavaram o local do corpo, elas somente sentiram o cheiro mal e viram parte das roupas de Rachel, mas elas olharam direito? A confirmação virá com o quinto e último episódio.

Luas, espíritos de animais e Professor Jefferson

Você reparou que antes de entrar na festa, Max percebeu que há no céu 2 luas? Antes de entrar, Max e Chloe não sabiam onde Nathan estava, Chloe somente quer matá-lo logo e Max quer impedir que sua melhor amiga apodreça na prisão. Depois de sair da festa, a segunda lua desapareceu e as duas sabiam onde Nathan estaria.

O curioso é que o espírito de Max (de acordo com Samuel no episódio 2 o servo é o espírito dela) reapareceu nesse episódio em um momento de tristeza de Max, talvez a segunda lua também seja uma espécie de ilusão que apareceu de acordo com a situação da história, o estranho é que todas as outras pessoas podiam ver essa “ilusão”.

No momento em que eu estava investigando a festa e vi o professor Jefferson eu comecei a suspeitar dele

Chloe sendo baleada na cabeça life is strange
Chloe sendo baleada na cabeça life is strange.

O professor Jefferson realmente estava envolvido no sumiço de Rachel e ele matou Chloe? Acredito que no próximo episódio Max conseguirá voltar no tempo e evitar isso, é claro se o Jefferson der mole e a deixar sóbria.

Teoria 1

Acredito que Max perderá os poderes e não poderá salvar Chloe (eu sei é cruel e realmente não quero isso), pode ser que o choque do momento provoque a perda dos poderes, o que salvará Max são os desastres naturais, ela conseguirá fugir com a ajuda do servo que sempre aparece pra ela. Agora Max tentará fazer algo para evitar a sua premonição onde a cidade é destruída.

Teoria 2

O Jefferson contará para Max porque ele tira essas fotos das garotas e que esse é o motivo dele dar aula nessa universidade, o professor usou o poder e influência dos Prescott para construir o abrigo de fachada para tirar as fotos, quem sabe das atividades dele é somente Nathan que é fascinado com este tipo de “arte”. Jefferson teve que matar Rachel porque ela acordou no meio do processo.

Max conseguirá voltar no tempo e salvar Chloe, as duas de alguma forma conseguem nocautear Jefferson. Nathan aparece para confrontá-las, mas Max volta no tempo e também consegue capturá-lo. Nathan diz coisas que faz Max e Chloe descobrirem que os problemas ambientais foram provocados pelas indústrias de Sean Prescott e que se elas o entregarem todos irão morrer no desastre.

Max e Chloe conseguem evitar a tragédia ao conseguir provas contra a família Prescott e interromper as instalações que comprometiam o meio ambiente da região.

Bônus: Salvando Alyssa

E mais uma vez eu pude salvar novamente a menina do cabelo roxo, Alyssa estava prestes a ser jogada na piscina durante a festa, mas Max conseguiu salvá-la.

Max salvando Alyssa novamente no episódio 4
Max salvando Alyssa novamente no episódio 4.

Sua Teoria

Escreva nos comentários abaixo sua teoria para o que acontecerá no último episódio de Life Is Strange ou .

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

Publicações Recentes