Rule Of Rose – A história COMPLETA do jogo
Rule of Rose já se tornou uma grande referência de jogos de horror principalmente por sua história muito bem elaborada e enigmática.
Neste artigo vou conta-la sobre meu ponto de vista com base em longas horas de gameplay e pesquisa relacionada ao game.
Como eu descobri sobre o Rule of Rose?
Se você jogou até o fim e não entendeu nada ou pouca coisa (isso aconteceu comigo), se você chegou a ler a respeito da história em algum lugar ou somente quer conhecer uma história fantástica e muito bem construída, continue lendo o artigo até o fim.
Antes de mais nada, aviso que o jogo abre muitas brechas para interpretações diferentes e que a seguinte é uma interpretação pessoal feita em cima de minha experiência ao jogar até o fim e das diversas evidências espalhadas em diários e qualquer forma de escrita encontrada no game.
Confesso que ao fechar o jogo eu entendi muito pouco do amplo universo da história, o que esclareceu tudo foi ler os arquivos espalhados no jogo, muitos deles possuem datas e ajudam bastante a entender a história de uma forma cronológica, mesmo assim, alguns fatos estão explícitos e outros não, deixando muitas lacunas para nossa imaginação preencher.
Encontrei algumas sinopses da história espalhadas na internet que não estão corretas devido ao que está escrito nos diários dos personagens e em alguns jornais, não culpo quem fez a sinopse, pois realmente acabamos entendendo diferente somente zerando o jogo e lendo alguns reviews.
O jogo Rule Of Roses é tão cativante que alguns fãs realmente cavaram fundo e transcreveram todos os diários e informações encontradas no game, ao escrever eu utilizei um site estrangeiro que não está mais online chamado Rule of Rose Mysteries.
A história de Rule of Rose
Era uma vez uma garotinha chamada Jennifer que vivia alegremente com seus pais na Inglaterra, certo dia seus pais resolvem fazer uma viagem muito interessante para a Índia em aquele que seria o maior de todos os dirigíveis já fabricados no mundo.
Em junho de 1929 o dirigível decolou da pequena vila de Cardington para seu destino, levando junto a família da menina, porém uma tempestade provocou um acidente terrível matando as pessoas da aeronave e deixando como sobrevivente somente a pequena Jennifer.
Após o acidente, um homem chamado Gregory M. Willson pegou Jennifer para cuidar, Gregory é um rapaz muito perturbado com a morte de seu filho Joshua e acaba tratando Jennifer pelo nome do falecido filho, vestindo ela como um menino e deixando ela trancada em sua casa.
Gregory gosta de criar histórias infantis e as ler para seu adorável filho.
Jennifer, no entanto, perdeu sua memória após o acidente de seus pais, ela não lembra nada além do seu nome e que perdeu seus pais num acidente.
Ela não sabe de onde veio e quem foi sua família, tudo que Jennifer tem é Gregory, desta forma a menina não liga de ficar presa com ele já que estará fazendo companhia ao pobre e bondoso homem que a salvou.
Tudo muda quando Jennifer passa a receber uma visita inesperada de uma garotinha, seu nome é Wendy, ela mora em um orfanato perto da casa de Gregory.
Wendy entra em contato com Jennifer a chamando de Joshua achando que é um menino, já que Gregory sempre a tratava como seu filho.
Jennifer esclarece que na verdade é uma menina e conta sobre o filho de Gregory.
Na vila todos habitantes, menos Jennifer, sabem dos rumores a respeito de desaparecimentos de crianças, dizem que um homem estaria sequestrando e se alimentando das vítimas.
Preocupada com isso, Wendy planeja resgatar Jennifer (Wendy chegou a dizer que Jennifer era um urso em perigo), em sua cabeça Wendy seria a princesa e Joshua seria o príncipe que ela salvaria a vida.
Wendy então propõe uma promessa onde as duas viveriam felizes para sempre, Jennifer concorda e faz a promessa.
Everlasting
True love
I am yours
“Eterno verdadeiro amor, eu sou sua.”
Wendy bravamente consegue pegar o revolver que Gregory possuía sem que ele percebesse e acaba libertando Jennifer de seu cativeiro.
Jennifer ficou cerca de 9 meses no cativeiro de Gregory, mas por bondade e inocência ela não denuncia o homem que a manteve presa.
Jennifer foi levada para o mesmo orfanato de Wendy, o orfanato Jardim de Rosas.
No início Jennifer ficou bastante assustada com o comportamento de algumas colegas do orfanato, elas se agrupavam em um clube chamado: Clube das Aristocratas e agiam de forma ofensiva em suas brincadeiras.
Jennifer nunca teve interesse em entrar para esse clube.
Wendy conforta Jennifer para que ela não se preocupe com as outras crianças e que somente as duas é que importa.
O clube das aristocratas é formado por uma hierarquia onde o mais poderoso comanda o mais fraco, segue a ordem dos participantes começando com quem está no absoluto topo da pirâmide até o nível menor.
Classe fina
- Princesa: Wendy.
- Duquesa: Diana.
- Condessa: Eleanor.
- Baronesa: Meg (Margareth).
Classe inferior
- Pobre: Amanda.
Wendy é a princesa do grupo e manda em todas, a sua palavra é sempre a última com relação ao que todas do clube irão fazer.
Diana é uma garota autoritária, prepotente e que não mede suas ações para fazer mal às pessoas sem sentir remorso algum.
Ela aparenta ser a mais adulta em sua forma física, na realidade ela sempre quis parecer assim, porém tem medo de crescer muito rápido.
Como é muito dissimulada, ela se faz de boazinha com os adultos e por isso tem uma boa reputação com o diretor do orfanato Hoffman.
Eleanor é conhecida por ser quieta e sem coração, ela não expressa seus sentimentos com ninguém, no entanto ela sempre participa das brincadeiras de mau gosto do clube sem nenhum problema.
Eleanor carrega em boa parte do tempo uma gaiola com um pássaro vermelho dentro.
O pássaro enjaulado representa para ela a felicidade eterna e a liberdade que ela tanto busca, este seria o seu único raio de esperança.
Meg aparenta ser a mais estudiosa devido a sua aparência e estar sempre carregando um diário, assim como uma secretária, Margareth é muito devota à Diana e sempre está disposta a orquestrar os mais perversos planos do clube das aristocratas.
Meg é muito apegada à Diana e até lhe enviou uma carta de amor, mas Diana não a suporta e somente finge ser amiga dela.
Amanda é considerada a menor do rank do clube, ela é intitulada pobre pelas outras meninas. Amanda tem um complexo de beleza e sempre gostou de costura, quando ela fica chateada começa a usar a máquina de costura mesmo não estando costurando nada.
Seu maior sonho é ser considerada bela pelas outras e subir no ranking do clube das aristocratas.
Assim que Jennifer chega ao orfanato ela fica com esperanças de que ela entrará no clube e agora não será mais a última na hierarquia.
No orfanato existem outras crianças que não participam frequentemente do clube das aristocratas ou fazem parte do rank da aristocracia.
Entre as crianças do orfanato existe um bem especial que se chama Thomas, ele adora ficar no quarto de brinquedos brincando sozinho com o seu trem de ferro, para ele a brincadeira do trenzinho não tem fim, Thomas sempre está desenhando, principalmente no chão e nas paredes do orfanato.
Outra órfã do casarão é Olivia, ela sempre está chorando, tudo é motivo para fazê-la chorar, já Susan é conhecida por ser fofoqueira e sempre tirar conclusões precipitadas.
Nicholas e Xavier sempre estão brincando juntos, normalmente com espadas de madeira, Nicholas é conhecido por ser muito desleixado e Xavier por comer bastante.
Jennifer um dia achou um cachorrinho abandonado perto do orfanato e passa a cuidar dele, feliz da vida com o novo animalzinho de estimação, Jennifer conta a boa notícia para Wendy, mas Wendy não gostou da ideia, para ela nada deveria ficar no caminho entre o amor eterno das duas e que um cão imundo só iria dividir a atenção de Jennifer com ela.
Jennifer, no entanto não desistiu, para ela um dia Wendy aceitará o cãozinho, Jennifer dá o nome de Brown para o animal e ignora quando Wendy diz para ela se desfazer do cão.
Wendy se sente só e perde parte da atenção para o cachorro novo de Jennifer causando muita revolta nela, para ela a grande princesa do clube dos aristocratas ser trocada por um mero cão era inadmissível.
O que Jennifer não sabe é que Wendy é planeja os planos horrendos do clube no orfanato e a partir deste momento seus atos cruéis ficam cada vez mais intensos devido à chegada de Brown.
Wendy orquestra um plano junto ao clube das aristocratas para convidar Jennifer ao clube e tornar a vida dela um inferno sem que ela saiba que está sendo punida diretamente por Wendy.
A perigosa princesa do clube arruma um animal de estimação para ela também, mas em pouco tempo acaba sacrificando o coelho Peter de que ela supostamente cuidava e coloca a culpa em Jennifer.
Em segredo, Wendy se veste de Joshua e passa a manter contato com Gregory, o homem está muito perturbado e a beira de cometer suicídio, Wendy se aproveita da fragilidade emocional de Gregory e começa a domestica-lo como se fosse um cão, isso mesmo, ele fica de quatro e ela coloca uma coleira nele como se fosse um cachorro.
Martha Carol que é a cozinheira do orfanato percebe as mudanças bruscas nas ações de Wendy e acaba vendo a menina com o perigoso suspeito sequestrador de crianças e tenta avisar o policial local Anthony Doolittle, porém ela não foi levada a sério quando disse o que viu.
O diretor e professor Hoffman também notou algumas das atitudes duvidosas das crianças do orfanato e até mesmo em Diana que é uma de suas preferidas, Hoffman a princípio é visto como um bom e generoso professor, pelo menos é essa a imagem que ele tenta passar.
Hoffman adora falar pelo rádio comunicador do orfanato e dar ordens para a correta execução dos deveres dos órfãos, principalmente a limpeza do casarão.
Todos sabem que ele sempre recita o nome das crianças em ordem de preferência e muitas delas fazem o possível para receber a atenção que merece dele.
O professor chega a usar os rumores do sequestrador de crianças, o chamado cão vadio, para impulsionar as crianças a fazer a limpeza, de acordo com ele quem não fizesse a limpeza seria levado pela besta e voltaria como um monstro para completar a limpeza, o plano funcionou muito bem.
O diretor do colégio tem muitos segredos e há desconfiança de que ele abusa sexualmente de Clara uma das órfãs que possui um semblante triste e está sempre agindo de uma forma submissa e defensiva quando está perto do professor.
Mas o que se sabe mesmo é que ele tinha planos de deixar Clara no orfanato para sempre adotando ela.
O senhor Hoffman chegou até a atribuir a culpa de todos os problemas na chegada da nova órfã Jennifer, desta forma o nome de Jennifer nem sequer é citado pelo rádio comunicador que ele sempre usa, ela possivelmente chegou a descobrir alguns dos seus segredos e agora ele está numa situação delicada, tanto que ele planeja até fugir do orfanato.
Hoffman também tem uma coleção de pratos, ele os adora tanto que brinca com eles no sótão quando ninguém está por perto.
Wendy não parou com suas brincadeiras de mau gosto, ela persuadiu Diana a culpar Jennifer por ter rasgado uma carta de amor que Meg tenha escrito quando na verdade foi a própria Diana que rasgou por não suportar a Meg.
Jennifer também foi culpada por ter sequestrado o pássaro vermelho de Elenor que ficava sempre em sua gaiola, supostamente o pássaro seria somente um boneco de pano, mas para Elenor ele representava esperanças que ela perdeu friamente sem derramar uma lágrima.
Jennifer achou uma espécie de boneco formado com cabos de vassouras e um balde usado por Xavier e Nicholas, ela sempre imaginava que este seria um cavaleiro que iria salvá-la.
De forma misteriosa, Hoffman desaparece e muito pouco tempo depois, também somem Clara e Martha.
Entre as brincadeiras do clube das aristocratas sempre havia uma oferenda que era dada à Princesa, no incidente do pássaro, por exemplo, a oferenda era o pássaro vermelho e nesta semana a oferenda era a própria Jennifer.
Jennifer era o alvo de toda a turma e para poupar a sua vida que estava em risco, ela somente tinha uma escolha, dar como oferenda o seu amado amigo Brown.
Muito abalada e assustada Jennifer deixa que o clube leve o seu cachorro, mas ela nunca imaginou que de fato elas matariam Brown.
Wendy manipulou o grupo dizendo que Brown na verdade seria o cão vadio que matava crianças, então as crianças do orfanato mataram o cachorro.
Ao descobrir que Brown morreu pelas mãos do clube das aristocratas e que quem estava por trás disso tudo era sua melhor amiga Wendy, Jennifer desconta toda sua raiva e insatisfação em Wendy, enquanto ela distribui tapas em Wendy, Jennifer lamenta pela sua falta de coragem para lutar contra o bando e manifesta todo o seu desprezo contra todas elas.
Pela primeira vez Wendy se abala e saí correndo aos prantos, o mundo dela estava devastado, ela se sentia traída e humilhada.
Após o ocorrido, todas as meninas do clube passam tratar Jennifer como a atual Princesa, afinal de contas, Wendy não tinha mais condições de lhes governar.
Completamente desgovernada e furiosa com o ocorrido, Wendy leva Gregory ao orfanato.
Gregory está completamente desequilibrado, agindo como um cachorro e assassina as crianças do orfanato, durante o ataque Wendy percebe que fez uma grande besteira, mas é tarde demais, a única que sobreviveu ao trágico ataque foi Jennifer que estava escondida dentro do relógio no casarão, pois Gregory se mata com sua própria arma após o ataque.
O policial Doolittle encontra Jennifer na terrível cena de crime, por algum tempo muitos pensaram que ninguém tinha sobrevivido a esta tragédia.
Jennifer perdeu todas suas memórias a respeito do que aconteceu a ela após o acidente de dirigível resultando na morte de seus pais e talvez seja por isso que para ela nada foi revelado sobre o massacre, quem sabe ela sem lembranças poderia viver melhor.
Algum tempo depois quando Jennifer já tem 19 anos, ela começa a se lembrar de tudo o que aconteceu pouco a pouco.
Tudo em um sonho misturado com lembranças dos fatos que aconteceram nos tempos perdidos, histórias que ela não queria lembrar, mas acabou lembrado e as mais profundas e obscuras memórias que quando revelado foi um alívio para a sua alma, pois esquecer só irá aumentar o vazio que existia dentro de Jennifer, a impedindo de seguir em frente para um outro amanhã.
Pontos não esclarecidos em Rule of Rose
Por isso separei aquelas partes onde se tem certa dúvida do que realmente pode ter acontecido, você pode escolher a versão que achar melhor.
Jennifer sonhadora?
Nada é claramente comprovado com relação a Jennifer estar sonhando ou não, alguns acreditam que ela estaria se vendo como adulta, que ela seja um fantasma ou a versão de que ela esteja sonhando.
Preferi usar a versão do sonho, no fim da série existem citações de Jennifer com respeito a seguir em frente protegendo sua promessa até que ela morra e se ela estivesse no purgatório ou algo parecido ela pelo menos já saberia disso no final e quando ela e Brown seguem para a luz não quer dizer que ela fez a passagem para o outro mundo, quer dizer que ela despertou suas lembranças e agora poderá seguir em frente vivendo.
Jennifer com Gregory
Após o acidente de dirigível que matou os pais de Jennifer não seria mais apropriado ela ser levada pelas autoridades ao invés de ficar com Gregory, esta parte não foi esclarecida, mas acredito que Jennifer tenha sofrido o acidente e caminhado pela floresta se perdendo e Gregory a salvou quando achou ela.
Ok mas se fosse assim como os jornais saberiam que Jennifer é a única sobrevivente? (ver jornal encontrado no jogo sobre a tragédia e a sobrevivência de uma pessoa). Eu acredito que talvez tenha sobrevivido outra pessoa ou talvez Gregory realmente conseguiu a guarda de Jennifer na época.
A localidade
Como a história claramente foi baseada no acidente do dirigível R101 eu assumi que o local seria na Inglaterra e Jennifer embarcou no dirigível saindo de Cardington para a Índia.
O pássaro vermelho
Sobre a história do pássaro fica no ar se o pássaro estava vivo ou não já que estamos em um sonho cheio de memórias profundas do passado de Jennifer, pode ser que o pássaro era vivo e foi assassinado pelas outras meninas do grupo e o boneco de pano representa a censura que Jennifer constantemente faz ao bloqueio de coisas ruins que ela não gostaria de lembrar.
Os misteriosos desaparecimentos de Hoffman, Martha e Clara
Evidências achadas em anotações indicam que estes três personagens sumiram antes do incidente do cão vadio, na minha história eu não cheguei a tomar partido de nenhuma das teorias existentes e preferi deixar no ar o motivo.
Fato: Em seu diário, Hoffman informa de sua vontade de deixar o orfanato.
Algumas teorias que imaginei:
Teoria 1: Hoffman queria sair do orfanato para encobrir seus crimes, mas as crianças do clube acabam assassinando Hoffman e escondendo o corpo. Martha resolveu fugir e levou Clara junto.
Teoria 2: Hoffman fugiu do orfanato levando Martha e Clara para viverem longe.
Teoria 3: Clara decide punir Hoffman por todos abusos causados por ele, com a ajuda das integrantes do clube das aristocratas elas o matam, Clara enlouquece e é sacrificada pelo grupo de crianças. Martha foge.
Dica sobre os Itens
Alguns itens aparentemente não têm nenhuma utilidade, mas muitos podem ser usados como oferendas na caixinha da porta do clube das Aristocratas em troca de itens de cura.
Conclusão
Na seção de comentários abaixo abro espaço para discussões sobre minhas teorias e versão da história, se você tem dúvidas ou tem alguma versão para compartilhar, deixe seu comentário logo abaixo.
Não se esqueça também de se inscrever no canal do Youtube.