Easter Eggs e curiosidades do jogo FNAF 1
Confira nesse artigo várias curiosidades do jogo FNAF 1 ou então Easter Eggs, uma lista completa e até mesmo com as probabilidades de eventos raros acontecer no jogo.
Batidas na porta
Talvez você não tenha reparado, mas de vez enquanto é possível escutar um barulho de batida, como se alguém estivesse batendo numa porta durante as noites do FNAF 1. A cada 10 segundos que passa, existe 2% de chances desse som aparecer e é aleatório também o volume desse som, ele pode variar do nível 10 até o 50 de altura.
Pode acontecer a qualquer momento, estando com o monitor aberto ou não. Já perguntaram para o autor do jogo o que esse som significa, ele disse que pode ser qualquer coisa. Na minha interpretação é somente um som legal para deixar o clima mais aterrorizante.
Freddy te encarando
O Freddy, que antes estava sempre olhando para o lado na sala de palco, passa a olhar diretamente nos seus olhos através da câmera quando ele está sozinho, isso pode acontecer a toda hora que abrirmos o monitor, as chances são de 1%.
É interessante notar também que o Freddy não pode sair do palco enquanto a Chica e o Bonnie não sair primeiro.
Música de circo
A cada 3 segundos que passamos jogando qualquer uma das noites do Five Nights At Freddy’s 1, uma música de circo começa a tocar, as chances são de 3,3% desse evento acontecer.
Anomalias no corredor leste
No corredor leste que pode ser observado pela câmera 4A, a cada vez que abrimos o monitor e não tiver nenhum animatrônico aparecendo no corredor, há uma chance de 1% de aparecer a pixação com a frase “Its Me” que significa “Sou eu”, e com as mesmas chances pode também aparecer o desenho do que parecem ser crianças gritando e chorando.
O desenho da imagem a seguir foi claramente baseado no famoso quadro “O Grito” do Norueguês Edvard Munch.
Música de pirata
Piratas gostam de música e o Foxy não é diferente, a cada 5 segundos que passa, há 3,3% de chances de o Foxy cantar, quando clicamos na câmera 1C podemos ouvir mais alto a música dele, ele só canta quando não está se mexendo.
Na câmera 1C, na enseada do pirata, quando o Foxy sai da cortina e levantamos o monitor nesse momento, há uma chance de 1% da placa conter o escrito com a frase “It’s me”.
Alucinação no FNAF
Há cada segundo que passa, há 0,1% de chance de uma alucinação aparecer na tela, ela consiste na frase “IT’s ME” piscando na tela junto com a foto do Freddy e do Bonnie. Toda vez que o Golden Freddy aparece essa mesma alucinação sempre aparecerá também e ela pode aparecer mesmo se a energia acabar.
Há um bug ou erro de programação relativo a essa alucinação que provavelmente ocorre na noite 1 e 3 do FNAF 1, se a alucinação aparecer enquanto o Bonnie e ou a Chica estão no canto bem próximo de sua porta, a alucinação continua até que eles saiam da sua porta.
As alucinações e alguns Easter Eggs do jogo acontecem com uma certa porcentagem de chance, no vídeo a seguir eu explico quais são as chances de cada uma acontecer:
Aparições na câmera 5
Toda vez que você abre o monitor e olha na câmera 5 e o Bonnie não estiver lá, as chances são de 1% de todas as cabeças dos animatrônicos te encarar.
As chances são de 1% de você encontrar o Bonnie te encarando na câmera 5 quando você clicar nela.
Páginas de jornal
Sempre que você abrir o monitor e olhar na câmera 4B há uma chance de 1% de uma das 4 páginas de jornal aparecerem (imagem abaixo), elas relatam o desaparecimento de 5 crianças ocorridos no passado da pizzaria.
O pôster da câmera 2B
O pôster que pode ser observado pela câmera 2B pode mudar para uma versão distorcida do Freddy (ver imagem abaixo) com 1% de chance a cada vez em que abrimos o monitor.
A cada 1 segundo, as suas chances são de 0,001% do Golden Freddy aparecer, e se isso acontecer, quando você estiver olhando nessa câmera, um pôster dele irá tomar o lugar do pôster do Freddy e ao abaixar o monitor você encontrar o Golden Freddy na sua frente.
Bonnie sem olhos
Toda vez que você entrar na tela de título do FNAF 1, há 0,1% de chances de aparecer o rosto do Bonnie sem olhos, depois de um tempo os olhos aparecem e a imagem some. Toda vez que você chega na tela de game over, as chances são de 0,01% do jumpscare do Golden Freddy aparecer.
Nariz do Freddy
Você pode clicar no nariz do Freddy no cartaz para tocar um som.
Por incrível que pareça, é possível apertar o nariz do Freddy no pôster no FNAF 1 mesmo quando não estamos no escritório. Basta você clicar exatamente no local onde o nariz dele fica, porém as câmeras ficam mexendo e você precisa esperar a câmera parar no local correto.
Você vai precisar clicar no momento certo para escutar o som do nariz do Freddy ao clicar em qualquer uma das câmeras de vigilância, funciona para todas.
Essa descoberta levou a outra bem interessante, sabe a câmera 6 que mostra a cozinha e está sempre sem imagem?
Essa câmera fica se movendo de um lado para outro, mesmo sem ter imagem. A prova disso é que a única câmera que não se move é a câmera 3, aquela do armário de suprimentos e dá para somente encontrar um lugar para apertar o nariz do Freddy, mas o mesmo não acontece na câmera da cozinha, assim como nas outras você precisa esperar a câmera se posicionar no local correto para apertar o nariz do Freddy.
Isso me faz pensar que o criador do jogo tinha planos para mostrar em algum momento a cozinha, mas que por algum motivo não seguiu adiante com essa ideia.
Essas duas descobertas foram feitas pelo Youtuber Dj Sterf.
Jumpscare do Golden Freddy
Ao ir no menu da Custom Night e digitar a sequência de números 1987, para o nível dos animatrônicos, vai resultar no imediato jumpscare do Golden Freddy.
Bateria no máximo
Por uma fração de segundos você pode perceber a bateria de energia com cinco barras, basta fechas as portas, ligar a luz e abrir o monitor, é bem rápido, mas diminuindo a velocidade fica nítido o uso total da bateria nesse instante.
Ligação do cara do telefone é um som de dinossauros
A aterrorizante ligação do cara do telefone na noite 5 foi derivada de um som de dinossauros que o autor Scott Cawton comprou no site sound dogs e inseriu algumas alterações.
Reflexo nos monitores
Quando os animatrônicos atacam, os monitores em cima de sua mesa que sempre estiveram desligados, ligam, e dá para ver o reflexo do animatrônico nele.
Golden Freddy sempre está na sala
Ao analisar o código fonte do Five nights at freddy’s 1, foi constatado que o Golden Freddy sempre está na sua sala, ele está invisível e se torna visível quando for definido que ele vai aparecer.
A risada
A risada do Freddy e do Golden Freddy é a modificação de uma risada de uma garotinha. Analisando de perto, concluí que foi diminuída a velocidade da risada da garota e depois mudado o tom da voz para um som mais grave.
Halloween no FNAF 1
Em todo Halloween o cenário do jogo aparece decorado com uma abóbora e outros enfeites, você pode fazer isso acontecer a qualquer dia, basta mudar o horário do relógio do seu computador.
Atalhos e comandos do FNAF 1 (PC)
O FNAF 1 do PC tem atalhos de teclado, na tela de início você pode clicar na tecla Enter ou no botão esquerdo do mouse para ir mais rápido no menu principal.
Confira outros comandos para acessar melhor opções do jogo e até desbloquear algumas:
- Apagar todo o progresso do jogo – Segure a tecla DELETE.
- Você pode usar as setas do teclado para navegar nas opções do menu e apertar Enter para entrar em uma delas.
- Habilitar a noite 6 e a 1º Estrela – No menu principal, aperte e segure a tecla C e D simultaneamente e depois aperte no botão 1.
- Habilitar 2º Estrela e a Custom Night – segure simultaneamente a tecla C e D e aperte o botão 1, tem que ser o botão que fica acima do seu teclado e não aquele numérico que fica ao lado dele.
Esses comandos só dão acesso à noite 6 e para a Custom Night, não fica registrado que você passou as 5 noites, então segurar a tecla DELETE não vai adiantar em nada e ao reiniciar o jogo as opções somem e você tem que usar os atalhos novamente.
Se você entrou no menu da Custom Night, mas na verdade queria ter entrado em outro, não tem um botão de voltar para a tela anterior, mas você pode clicar na tecla F2, ela reinicia o jogo te levando para o menu principal, você pode usar ela em qualquer momento para fazer isso, já a tecla ESC fecha o jogo.
Passar a noite automaticamente: Dentro da noite, aperte e segure simultaneamente as teclas C e D e aperte o botão + ,mas tem que ser o + do teclado numérico, não aquele que você acessa segurando a tecla CTRL. Ao usar esse código, as noites ficam salvas mesmo se você reiniciar o jogo.
Outras curiosidades que nem eu mesmo sabia eu coloquei em um vídeo que você pode conferir a seguir.