A historia de Outlast

Outlast – A história do jogo com todos os detalhes

Aqui você encontra a história completa do jogo Outlast incluindo o Outlast: Whistleblower.

Infelizmente muitos fatos cruéis que ocorrem no jogo são baseados em fatos verídicos da história obscura de operações secretas da CIA.

A seguinte história é o antes, depois e durante dos acontecimentos de Outlast, tudo aqui foi resultado de pesquisas dos documentos que encontrei no jogo e DLC de Outlast, juntamente com a ajuda da wiki disponibilizada na web para Outlast.

Se você também já zerou Outlast, não perca o texto que trago logo abaixo, ele contém toda a história com spoiler, tentei ao máximo deixá-lo na ordem cronológica.

Entre também no grupo de fãs no Facebook para Outlast, clicando aqui.

Conheça também curiosidades e Easter Eggs de Outlast, clique aqui.

De onde veio a Corporação Murkoff?

A famosa corporação de Outlast que iniciou as pesquisas desumanas no hospício de Monte Massive foi possivelmente baseada na Fundação Rockefeller, uma fundação que assim como a fictícia Murkoff, se passava por instituição de caridade e por trás dos panos participava de experimentos ilegais em seres humanos.

O Monte Massive de Outlast existe

Manicomio Monte Massive de Outlast
Manicomio Monte Massive de Outlast

O Monte Massive é um monte localizado no Colorado nos Estados Unidos, não existe o hospício Monte Massive apresentado em Outlast, somente o lugar onde é localizado.

O edifício do hospício de Outlast é claramente baseado no Richardson Olmsted Complex localizado em Nova York.

O nascimento do projeto Walrider

Em 20 de outubro de 1918 nasce Rudolf Gustav Wernicke em Munique na Alemanha, Wernicke se tornou em pouco tempo um gênio na ciência, aos 20 anos já tinha um projeto relacionado com a nanotecnologia chamado de projeto Walrider que consiste em um motor morfogênico que prometia regeneração celular que poderia inclusive ajudar na cura do câncer.

Rudolf trabalhou com grandes figuras da ciência incluindo Alan Turing, porém sabe-se que eles tiveram uma breve e infeliz relação de trabalho. Com a chegada da segunda guerra mundial, Wernicke passou a realizar experimentos secretos e obscuros para o governo Alemão.

Em 1945 logo após o fim da guerra, o serviço secreto dos EUA lançou o projeto secreto Paperclip que tem como objetivo recrutar especialistas estrangeiros para que os mesmos não prestem mais serviços aos inimigos dos americanos. Wernicke foi recrutado em 1949 e passou a trabalhar em Los Alamos nos Estados Unidos até que em alguns anos ele se aposentou.

Wernicke agora poderia viver tranquilamente tirando fotos de paisagens e cuidando de seus gatos domésticos.

O uso do projeto de Wernicke

No início dos anos 50 já existia o projeto Mkultra criado pela CIA onde eram realizados experimentos ilegais em humanos e animais. Os experimentos em humanos normalmente eram feitos sem o consentimento ou percepção da vítima que era conduzida a altas doses de drogas alucinógenas, seções de tortura e hipnose.

O projeto Mkultra passou a usar anotações dos experimentos e pesquisas realizadas por Rudolf G. Wernicke com o projeto Walrider realizados na segunda guerra mundial.

Em 1967 foi inaugurado o manicômio Monte Massive para tratamento de criminosos doentes mentais, nele eram realizados experimentos secretos do Mkultra nos prisioneiros sem o consentimento deles ou de sua família. Sabe-se ainda, que antes de se tornar um centro de tratamento para prisioneiros, o Monte Massive era um hospício comum e já existiam as pesquisas ilegais.

Todas as operações secretas e o próprio manicômio foram suspensos depois que prisioneiros de identidade desconhecida assassinaram três cientistas, somente em 1971 que as portas do estabelecimento foram fechadas.

Importante: Antes de continuar a leitura, confira o resumo de um quadrinho lançado posteriormente ao lançamento do jogo contando acontecimentos de 2008 e adiante clicando aqui.

A reabertura do Mount Massive Asylum (Hospício Monte Massive)

Em 2009 o hospício Monte Massive voltou a funcionar através de uma fundação de caridade; a corporação Murkoff. A Murkoff tem fama de ser uma corporação de aparências, em outros países ela disfarça de instituição de caridade quando na verdade não é e acabam lucrando muito dinheiro com atividades ilegais.

Mais uma vez experiências ilegais voltam a ser realizadas no local, tudo é muito conveniente para a corporação Murkoff, apesar de várias mortes dos prisioneiros, o governo e as famílias não davam muita importância e isso favorecia as atividades ilegais do lugar.

Wernicke é chamado pela Murkoff para trabalharem juntos nos experimentos no Hospício Monte Massive antes mesmo de sua reinauguração, ele passa a conduzir as pesquisas usando uma versão tecnologicamente moderna do motor morfogênico construída pela Murkoff.

O Dr.Wernicke trata de alguns pacientes juntamente com outros doutores da Murkoff, um dos pacientes é Chris L. Walker, um ex-soldado da guerra do Vietnã admitido no Monte Massive em 2011. Walker apresentava crises de automutilação, ele arrancava a pele de sua testa e afirmava que ali ele tem um terceiro olho que o ajuda a ver melhor.

As pesquisas de Wernicke não estavam apresentando o resultado que ele queria, o objetivo dele é fazer com que a mente do ser humano seja muito mais poderosa do que o corpo, de forma que o ser não precise mais de um corpo humano para existir.

Nos tempos da segunda guerra mundial os resultados em pacientes eram mais eficazes, isso devido ao fato do próprio contexto em que eles viviam. Para Wernicke a pessoa que pode controlar o Walrider seria um humano que passou por terríveis horrores.

A falsa morte de Wernicke foi anunciada em fevereiro de 2009, para a sociedade o velho cientista estava morto, mas na verdade ele estava lá no hospício de Monte Massive conduzindo experimentos secretos que muitos funcionários do próprio hospício desconheciam.

The Whistleblower (O delator)

Waylon Park é engenheiro de software e trabalha na manutenção dos sistemas da corporação Murkoff em Monte Massive, indignado com as barbaridades feitas no laboratório com experimentos em humanos, Waylon decide delatar todas as irregularidades da corporação através de um jornalista investigativo freelancer.

No dia 17 de setembro de 2013, Waylon envia secretamente um email para Miles Upshur, denunciando as atividades ilegais do local. Waylon foi chamado para arrumar um problema de software do motor morfogênico, durante o reparo um dos pacientes: Eddie Gluskin escapa momentaneamente e grita pedindo a ajuda de Waylon Park que se vê impossibilitado de ajudar-lo.

No mesmo dia Jeremy Blaire o supervisor de Waylon o confronta sobre o seu recém descoberto ato de traição, Blaire já planejou o destino de Park forjando um diagnóstico de doença mental para o engenheiro e o aprisionando como uma cobaia do projeto Walrider.

Jeremy Blaire de Outlast
Jeremy Blaire de Outlast

A rebelião

Waylon foi então exposto a uma seção de experimentos, durante algum tempo ele ficou inconsciente até que quando ele acorda (provavelmente acorda no dia 19 de setembro ou depois deste dia), se vê ao redor de uma rebelião provocada pelos pacientes de Monte Massive.

Waylon entra em desespero e terror ao se encontrar em meio ao conflito entre as forças armadas dos seguranças da Murkoff e os pacientes completamente insanos do hospício, o que levou a situação fugir do controle dos altamente armados guardas foi a existência de uma entidade poderosa que é chamada de Walrider.

O Walrider

O Walrider de Billy em Outlast
O Walrider de Billy em Outlast

Sua aparência é de uma fumaça em formato de homem que facilmente aniquila suas vítimas, o Walrider é na verdade o fruto das pesquisas em um jovem paciente chamado William Billy Hope.

Os tratamentos em Billy se iniciaram em 2009, a mãe de Hope tentou mover uma ação contra a instituição, mas foi em vão, sabendo disso a corporação Murkoff possivelmente tenha assassinado a mãe dele, em um documento da companhia, é informado que ela teve parada cardíaca induzida e a morte dela não foi revelada para Billy, desta forma eles usaram o argumento de que iriam ajudar financeiramente a mãe dele e a igreja dela, tudo para que Billy continuasse com o tratamento conscientemente.

Estranhamente o documento encontrado no jogo que afirmava a possível morte da mãe de Billy estava com informações erradas, talvez para encobrir o fato para funcionários da Murkoff ou talvez uma falha dos criadores do jogo.

Através de uma série de quadrinhos lançada pela desenvolvedora do jogo, foi revelada a verdade, a mãe de Billy está viva e mora perto do Monte Massive, ela na verdade recebeu dinheiro da Murkoff para entregar o filho para as pesquisas, Billy não sabe disso e acha que ela também é uma vítima da empresa.

Sabe-se que o próprio Wernicke junto ao Dr. Carl Houston tenham tratado de Billy Hope, ele foi enganado pelo cientista a ponto de considerar Wernicke como uma figura paterna.

Em 2013, Billy saiu do controle e provavelmente foi aquele que provocou o início de uma rebelião no hospício Monte Massive.

Walrider: Como é possível sua existência?

Billy de Outlast preso no motor morfogênico
Billy preso no motor morfogênico.

Através de uma câmara ligada ao motor morfogênico, o corpo de Billy ficava confinado enquanto que as máquinas do laboratório, usando a nanotecnologia fazia possível que a mente do paciente pudesse se locomover livremente sem precisar de um corpo humano, o resultado é uma fumaça em forma humana com extrema força e resistência.

Walrider: A lenda é real?

O poder dado para Billy Hope era muito grande e ele poderia muito bem se locomover por todo o prédio de Monte Massive. Para vários pacientes o Walrider é considerado uma divindade ou até mesmo um Deus ou um Demônio.

O Walrider é na verdade uma criatura maligna da mitologia Alemã que pode ser chamado também de Alp, Mara e Schrat que atormenta os sonhos das pessoas, diz a lenda que o demônio senta em cima do tórax da pessoa quando ela está dormindo e provoca pesadelos terríveis para a vítima que acaba acordando com falta de ar.

A fuga de Waylon

A fuga de Waylon em OUTLAST
A fuga de Waylon em OUTLAST.

Em um cenário de calamidade, Waylon tem que sobreviver e aproveitar a rebelião para escapar, a maioria dos prisioneiros sente muita raiva dos funcionários da Murkoff e acabam não tratando Park como inimigo, mas sempre existem as exceções.

Frank Antonio Manera é um paciente que iniciou seu tratamento no Monte Massive em 2010, ele dava muito trabalho na hora de tomar banho e não gostava de nenhum tipo de comida, durante o tratamento ele perdeu muito peso e após a rebelião ele passou a matar a fome comendo carne humana, Frank nunca sentiu tanta fome como agora.

Neste momento, Waylon encontra dentro de si as forças para passar por este pesadelo graças à sua esposa Liza e seus dois filhos ao qual ele constantemente lembra.

O jornalista entra em ação

Miles chegando no hospicio de Outlast
Miles chegando no hospício de Outlast.

Durante o tempo de fuga de Waylon, ele não imagina que o jornalista Miles Upshur invadiu o hospício e está neste momento tentando escapar do local.

Miles chega ao hospício e encontra vários soldados mortos e prisioneiros completamente insanos e perigosos, ao tentar fugir ele é abordado por Chris Walker e acaba sendo salvo por um prisioneiro que se diz Padre.

Martin Archimbaud é um dos prisioneiros que foi tratado pelo Dr. Wolfram, seu tratamento ia bem, mas tudo mudou quando o projeto de arte foi interrompido para corte de gastos da Murkoff, Martin gostava de pintar e agora nem mais isso pode fazer, ele enlouquece de vez e começa a delirar sobre um chamado superior.

Ao escapar de Chris, Miles tenta desativar a porta de segurança para fugir, mas é impedido pelo padre Martin que insiste que Upshur seja aquele que vai testemunhar os feitos de seu grande Deus Walrider. Achimbaud seda Upshur o deixando desacordado por um tempo.

Waylon foge e busca por socorro

Park encontra o radio em Outlast
Park encontra o radio.

Waylon consegue fugir do canibal e sai pelo pátio de esportes do Monte Massive, é uma noite cheia de neblina, agora ele tem que encontrar um caminho para achar o único rádio que pode ser usado para comunicar com o mundo exterior. Antes de achar a sala do rádio ele encontra dois prisioneiros gêmeos no pátio perto da quadra de basquete.

Na sala do rádio Waylon reencontra Jeremy Blaire que impede Park de ligar para a polícia, Waylon escapa da morte porque Chris Walker aparece furioso querendo matar a todos, fazendo com que Blaire fuja.

O noivo

O noivo de OUTLAST
O noivo de OUTLAST.

O engenheiro corre desesperadamente de Chris e agora buscará por uma nova saída, no caminho ele vê um prisioneiro disfarçado de padre escrevendo uma mensagem com sangue na parede.

Park descobre que ir para a sala de administração do prédio pode ser uma forma de sair, com muito esforço ele consegue desligar a cerca elétrica e entrar em outra parte do hospício, infelizmente ele encontrará novamente Eddie Gluskin, só que ele não é mais o mesmo quando tentava fugir do tratamento do motor morfogênico.

Eddie está completamente diferente, ele pega os prisioneiros e os mutila, em seu delírio fantasioso ele quer uma noiva, mas no hospício ele não consegue encontrar nenhuma mulher, ele então mutila os homens para que fique fisicamente igual às mulheres, tudo sem anestesia e utilizando equipamentos rústicos.

Gluskin cria uma obsessão por Waylon, ele o persegue insanamente enquanto canta alegremente fazendo juras para o casamento, ele já estava com roupa de noivo e tinha uma cerimônia toda pronta.

Na fuga Waylon cai e se machuca seriamente, agora ele está mancando e não consegue fugir de Gluskin que acaba o aprisionando. Eddie seda Waylon que fica inconsciente por 12 horas, ao acordar ele testemunha os atos de crueldade de Gluskin em outros homens.

Waylon Park mais uma vez está perto da morte, Eddie Gluskin resolve começar a mutilá-lo, mas é interrompido por um prisioneiro bravo, assim Waylon usa esta chance para fugir e no processo acaba matando Gluskin.

Durante as 12 horas

Solitaria em Outlast
Solitária em Outlast.

Miles havia sido sedado pelo padre Martin e agora ele acorda aprisionado em uma daquelas celas de solitária da prisão.

Ao sair ele encontra prisioneiros em suas celas e fora delas, sendo que um deles é aquela mesma dupla de gêmeos que Waylon encontrou no pátio, eles só não mataram Miles porque receberam ordens do padre Martin.

As paredes no caminho de Miles estão pintadas com sangue com o que parecem ser coordenadas pintadas pelo próprio padre Martin no momento em que Upshur ficar desacordado.

Upshur segue o caminho marcado e encontra novamente Chris Walker que o persegue, ao escapar ele entra no esgoto e vê o Walrider rapidamente, depois de muito trabalho para encontrar uma saída, Miles consegue sair dos esgotos entrando novamente no manicômio.

Richard Trager

Richard Trager de Outlast
Richard Trager de Outlast.

Miles é novamente perseguido por outros pacientes e acaba sendo enganado por Richard Trager que o captura.

Richard Trager é o executivo de pesquisa e desenvolvimento da Murkoff que está trabalhando como médico, Trager demonstra ter uma mente doentia, quando os projetos do motor morfogênico começaram a gastar bastante dinheiro, ele iniciou um massacre de funcionários da própria Murkoff somente para corte de gastos, Richard é amigo de Jeremy Blaire que concordava com as ideias insanas dele.

Trager aprisiona Miles e corta dois dedos do jornalista, porém, quando Trager deu uma saída, Miles aproveitou para escapar, furioso, Trager vai atrás de Miles, mas acaba sendo morto esmagado pela porta do elevador do hospício quando Miles o empurra em sua defesa.

Seguindo o padre Martin

No caminho, Miles encontra o padre Martin do outro lado de uma porta trancada, Martin avisa para encontrar ele do lado de fora do prédio. Martin terá que encontrar outro caminho para sair do manicômio.

Ao chegar à cafeteria o jornalista encontra o lugar em chamas, um dos pacientes cheio de ódio incendiou o local, Miles consegue escapar do incêndio, dos pacientes descontrolados e de Chris Walker que esta patrulhando um dos corredores.

Chegando ao pátio, Miles não encontra o padre Martin, mas sim o Walrider e logo após Chris Walker, o jornalista consegue fugir de todos inimigos e acaba entrando novamente no prédio através de uma pequena abertura no lado de fora para a ala feminina do manicômio.

Dentro da ala feminina ele encontra o padre Martin que avisa Upshur que em breve ele testemunhará algo, Miles segue atrás do padre Martin, no processo ele escapa de vários pacientes furiosos, acaba perdendo a câmera que lhe possibilitava visualizar no escuro, mas acaba a recuperando e seguindo em frente.

Depois de escapar mais uma vez das garras de Walker, Miles segue em frente e encontra um dos pacientes seguidor de padre Martin que revela onde pegar uma chave que dá acesso a um dos andares do prédio, Miles pega a chave na sala de vídeo e escuta uma entrevista sobre os métodos e experiências de Wernicke.

O sacrifício

O sacrifício - OUTLAST
O sacrifício – OUTLAST.

Finalmente Miles alcança o padre Martin, porém o padre está esperando que o jornalista filme a morte dele, Martin está crucificado na capela do prédio, dentro estão pacientes fiéis à causa do padre incluindo os gêmeos que apareceram anteriormente.

Martin pede para que filme o momento em que ele oferecerá sua vida ao Walrider, o padre arrumou o elevador que estava estragado e avisa para Miles fugir do hospício após terminar a filmagem.

O jornalista cumpre o pedido, filma o sacrifício e parte para o elevador, mas o elevador não o leva para fora do prédio, mas sim para o subterrâneo.

O laboratório secreto da Murkoff

O laboratório secreto da Murkoff - OUTLAST
O laboratório secreto da Murkoff – OUTLAST

Existe um laboratório secreto da Murkoff no prédio, é o mesmo em que Waylon Park estava antes de fugir para os andares superiores do prédio.

Dentro do laboratório é um verdadeiro cenário pós guerra, corpos mutilados e muito sangue, Miles encontra o Walrider, ele foge, mas encontra Chris Walker novamente, quando Chris estava prestes a matar Miles, o Walrider mata Walker e passa a perseguir Miles.

A morte e o renascimento

Cena Final de Outlast
Cena Final de Outlast.

Miles entra em uma sala e para sua surpresa encontra o Wernicke vivo em uma cadeira de rodas com um respirador de ar, Wernicke demonstra sua insatisfação com suas pesquisas que não levou ao controle completo da nanotecnologia e que foi um erro maior ainda ter realizado em pacientes com problemas mentais.

Wernicke afirma para Miles que a única forma de sair vivo do prédio é se ele liberar as portas (Wernicke está em uma sala isolada com controle de segurança do prédio) e somente o fará se Miles desligar os equipamentos ligados ao corpo de Billy Hope, dessa forma o Walrider deixará de existir.

Miles segue em busca de desligar os equipamentos e matar Billy, no processo ele é gravemente ferido, mas consegue finalmente matar Billy e aniquilar o controle de Hope ao Walrider, pelo menos isso era o que parecia, não dá para matar o Walrider simplesmente desligando os aparelhos, ele pode ter ficado um tempo sem aparecer, mas ele não morreu.

A equipe tática altamente armada da Murkoff invade o prédio do manicômio, e antes de Miles sair, Wernicke e seus subordinados disparam vários tiros no jornalista, na beira da morte, Miles se torna o Walrider e supostamente mata Wernicke e todos os guardas por perto. (a cena é o fim do primeiro Outlast e não mostra o que aconteceu, somente se escuta uma luta entre o Walrider e os guardas)

O jornalista agora em sua forma Walrider, vai de encontro aos subordinados da Murkoff, Upshur pretende matar todos eles.

Waylon ainda procura pela saída

Final de Outlast the Whistleblower
Final de Outlast The Whistleblower.

Após fugir do noivo, Waylon parte para a ala masculina do hospício, ele acaba encontrando alguns oficiais da organização Murkoff que chegaram para limpar as evidências do ocorrido, por todo o caminho ele encontra portas lacradas pelos oficiais, os agentes retiram o corpo de Richard Trager do elevador e o colocam no chão.

Waylon Park escuta muita movimentação, gritos e tiros, o Walrider está matando todos os agentes da Murkoff.

Já amanheceu e Waylon consegue chegar na porta de entrada, finalmente ele encontra uma forma de sair do hospício, porém, ele encontra Jeremy Blaire machucado implorando por ajuda, ao se aproximar Blaire ataca Waylon, neste momento em forma de Walrider, Miles Upshur aparece e assassina brutalmente Jeremy Blaire.

Waylon consegue sair do hospício usando o carro de Miles, na porta do prédio o Walrider somente observa Waylon fugir, afinal de contas Waylon poderá fazer aquilo que Miles não pôde, revelar a verdade sobre a Murkoff para o mundo.

Leia a parte 3 do quadrinho de Outlast aqui para acontecimentos depois da fuga de Waylon.

Em outro lugar Waylon aparece recuperado e prestes a fazer o upload das imagens filmadas no hospício Monte Massive, um homem misterioso chamado Julian aparece e avisa do perigo que é comprar briga com a Murkoff, mesmo sabendo dos riscos, Waylon faz o upload.

FIM

Conclusão

Essa foi o resumo completo da história do primeiro Outlast, espero que tenha gostado e entendido mais sobre o que aconteceu, você também pode ler o resumo de Outlast 2.

Se você ainda não jogou o Outlast, não deixe de conferir, é um jogo desafiante e assustador para muitos, ele pode ser jogado no Xbox One ou PS4 (confira o preço atual na loja) ou então no PC (link aqui) que foi a plataforma que escolhi para jogar.

Tem algo para discutir sobre a história do jogo? Deixe um comentário abaixo.

Posts Similares

63 Comentários

  1. Não ta meio errado o final ? Tipo a DLC conta os momentos antes do jogo principal ou não ? Que no começo da DLC mostra o Park escrevendo o email para o Miles, mas cara foi show adorei seu trabalho

    1. Olá, sim é um tanto confuso, mas começa mesmo antes do Outlast, o final dele já é depois do Outlast, então está correto, o início do DLC é antes do Outlast, mas o final do DLC é depois do Outlast, é como se o jogo principal acontecesse em algumas horas e o DLC abrange tudo, só que em outra parte do manicômio.

      1. No caso ele se passa antes, atual e vai para o após. Eles estavam lá mas nunca se encontraram e se houve encontro mesmo que de relance não teve mudanças na história, Park só queria fugir, Miles tinha que documentar sobre o lugar mas depois de tantas coisas mudou o objetivo e quis fugir, Park conseguiu fugir, Miles se tornou o novo anfitrião.

  2. O outlast 1 e bem mais melhor q o 2 (minha opinião) e obrigado pelo resumo ajudou bastante

    1. Olá Eduardo, de nada, eu gostei muito do Outlast 2, mas eu ainda tenho esperanças que um possível DLC possa dar mais sentido e ligação com o primeiro e fazer dele tão incrível quanto o primeiro, talvez eu esteja sonhando demais, não sei, hehe

  3. eu vi o outlast em setembro de 2014, fiquei impressionado, algo que não ocorria em um jogo FPS para mim desde os anos 1990 com o Doom, coisa que parecia de filme de terror, aquele que você fica relembrando dias e dias sem parar, não esqueci mais e virei fã, fico esperando continuações. Parabéns vc descreveu ele perfeitamente.

    1. Olá Luis, que legal, esse jogo é mesmo muito envolvente, foi ele que despertou em mim essa curiosidade em saber mais sobre a história dos jogos e escrever resumos com base nos arquivos, obrigada por ter lido e gostado.

Os Comentários estão Encerrados.