Home Artigos Especiais 5 Histórias reais semelhantes a Outlast 2

5 Histórias reais semelhantes a Outlast 2

Compartilhe

Outlast 2 foi lançado em 2017 e contou uma história bem diferente da do primeiro jogo, você já se perguntou se essa história foi também baseada em fatos reais?

Neste artigo vou listar alguns fatos que realmente aconteceram na vida real que se assemelham bastante com os acontecimentos de Outlast 2.

Se você ainda não zerou Outlast 2, continuar a lendo pode revelar alguns spoilers da história, se esse for o caso, leia então a análise de Outlast 2 que está livre de qualquer spoiler que possa estragar qualquer surpresa.

Suicídio em massa Heaven’s Gate

Fundado por Marshall Applewhite e Bonnie Nettes, Heaven’s Gate é um culto bem diferente, os seus integrantes acreditam fortemente que existem extraterrestres com discos voadores e tudo mais.

Os 2 fundadores pregavam que eram as duas testemunhas para o fim dos tempos do livro das revelações e que Marshall Applewhite era a reencarnação de Cristo em pessoa.

Histórias parecidas com Outlast 2 Heavens Gate

Em 1996, o culto começou a acreditar que o cometa Hale-Bopp seria o sinal para sua transcendência final, em 1997 agora somente com Appelwhite, já que o outro fundador morreu faz uns anos, acreditando que morrer seria a única forma de evacuar a terra e transcender como um ser superior a um humano, o líder de Heaven’s Gate e mais 38 seguidores foram encontrados mortos, fitas foram deixadas indicando que todos eles escolheram se suicidar.

Em Outlast 2 também há o que parece ser um culto onde o seu criador se considera algo além de um ser humano, apesar de não achar ser a reencarnação de Cristo, o Knoth de Outlast 2 alegava ser um Deus.

A grande tragédia de Jonestown

O culto People’s Temple é conhecido por um dos mais famosos casos de suicídio em massa, foram mais de 900 pessoas encontradas mortas na comunidade Jonestown isolada na Guiana em 1978. Apesar de ser classificado como suicídio, acredita-se também que foi assassinato em massa.

O fundador Jim Jones criou a Jonestown como uma cidade Utópica onde todos estariam livres do governo controlador dos Estados Unidos, mas na realidade as pessoas lá vivam completamente isoladas do mundo externo, sem direito a ler nem ao menos um jornal e Jones usava isso a seu favor criando mentiras para controlar a mente das pessoas através do medo.

Jim Jones de Jonestown Outlast 2 referencias

Ele até mesmo tinha alguns homens armados a sua disposição no caso de alguém resolver sair da comunidade, Jones mentia ter poderes divinos, testemunhas diziam que ele abusava sexualmente de membros da seita.

Muitos acreditam que Jones fez uma verdadeira lavagem cerebral nas pessoas, as isolando do mundo e contando mentiras, fazendo elas acreditarem que a única saída seria o suicídio, entre as pessoas haviam crianças e aqueles que não gostavam da ideia, mas que achavam que não tinha mais como voltar a viver normalmente na sociedade após ter se juntado ao People’s Temple.

As mortes foram provocadas pela ingestão de veneno, seja tomando uma substância ou a aplicando, porém, o Jim Jones foi encontrado morto com um tiro na cabeça e provavelmente muitos tomaram o veneno contra a vontade.

O deputado Leo Ryan junto com outras pessoas morreu também pouco antes da tragédia em Jonestown, eles foram visitar a comunidade para ter certeza de que os rumores eram ou não falsos e foram atacados pelos seguidores de Jones, isso aconteceu porque alguns membros queriam fugir da comunidade e o deputado iria levar eles.

Em Outlast 2 haviam também indícios de que Knoth havia abusado sexualmente de seus seguidores e que ele teria feito algo parecido com a lavagem cerebral em Jonestown, outra semelhança é a o fato da comunidade do jogo também ser isolada do mundo e os seus membros sem poder saber notícias do mundo externo.

Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Situado no mesmo estado da história de Outlast 2, a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias localizada no Arizona tem muitas características em comum com o jogo de terror da Red Barrels.

O seu líder Warren Jeffs por alguns anos comandou a comunidade inclusa, lá todas empresas e comércios dão toda a sua arrecadação para a igreja que usa todo esse dinheiro para manter a sua isolada cidade.

A cidade da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Arizona referencias a Outlast 2

A poligamia é liberada para os membros da igreja fundamentalista, Warren Jeffs teve mais de 80 esposas, inclusive se casou com jovens de apenas 15 anos. Muitos garotos foram expulsos da comunidade para que o número de mulheres fosse maior para o pequeno grupo de homens que tinha direito de ter várias esposas.

A polícia passou a perseguir Warren Jeffs por acusações de abusos sexuais em menores de idade. Ele também chegou a fazer algumas declarações que indicavam um forte vínculo com o racismo.

O FBI chegou a colocar Warren Jeffs na lista dos mais procurados antes de prendê-lo em 2006, mas como a comunidade ainda existe, alguns acreditam que ele envia mensagens codificadas para as esposas com ordens.

No jogo Outlast 2 o padre Knoth também abusava de mulheres e bania aqueles que poderiam ser prejudiciais à comunidade, o local da comunidade também é no deserto do Arizona perto do Grand Canyon e assim como no caso da vida real, Knoth nomeava alguns apóstolos ou pessoas com autonomia para comandar parte da comunidade.

Ramo Davidiano

Os membros da seita Ramo Davidiano foram protagonistas de uma tragédia em Waco no ano de 1993.

Tudo iniciou em 1981 quando Vernon Howell conhecido como David Koresh saiu de sua igreja para se associar a igreja Adventistas Davidianos do Sétimo Dia, ele acabou virando o líder, hoje o Rancho Davidiano e os Adventistas Davidianos do Sétimo Dia são considerados 2 grupos diferentes, o Rancho Davidiano comandado por David Koresh tinha outras crenças.

Ramo Davidiano e suas semelhanças com Outlast 2

David acreditava que era o Cordeiro escolhido para decifrar os Sete Selos referentes ao Apocalipse 5:1, em 1989 ele fez as mulheres do grupo serem suas esposas espirituais ao qual ele teve vários filhos e planejava com cada um deles criar a linhagem perfeita que iria governar o mundo. Algumas mulheres tinham somente 12 anos.

Em 1993, a polícia chegou ao local onde David e seu grupo estaria para dar voz de prisão pela pose ilegal de armas pesadas, um inesperado tiroteio começa, alguns membros do grupo são feridos incluindo David e 4 agentes da ATF morreram.

David Koresh e todos os membros do grupo se recusaram a sair do prédio, o FBI passou a conduzir negociações e depois de 51 dias, as autoridades tomaram uma decisão lastimável, eles ordenaram um tanque de guerra jogar Gás lacrimogêneo dentro do prédio esperando que todos da seita saiam do prédio para que a prisão dos responsáveis seja feita.

Mas o pior aconteceu, gravações do grupo da polícia mostram indícios de que a seita religiosa começou um incêndio quando o gás chegou e poucos saíram do prédio, David Koresh foi encontrado com um tiro em sua cabeça e mais 82 membros foram mortos no local.

O envolvimento intenso que David tinha com a bíblia e a crença de que poderia escrever ou decifrar os Sete Selos, lembra bastante o fato de que Knoth tenha criado o seu próprio evangelho em Outlast 2.

A Ordem do Templo Solar

Talvez esse seja o fato real que tenha similaridades mais horrendas ao jogo Outlast 2, isso porque em 1994 uma criança de 3 meses foi golpeada violentamente com uma estaca de madeira porque o líder da seita secreta A Ordem do Templo Solar, Di Mambro, acreditava que a criança era o Anticristo descrito na bíblia.

Depois de alguns dias ao assassinato da criança, Di Mambro e mais 12 seguidores realizaram uma Última Ceia e em uns dias depois uma série de suicídios em massa apareceram em diferentes lugares.

Ordem do Templo Solar e suas semelhanças com Outlast 2

Isso tudo aconteceu na Suíça, 15 membros do culto se mataram com veneno, 30 foram mortos por tiros ou sufocamento e 8 morreram por outras causas, entre os mortos estava Di Mambro, as mortes ocorreram entre os anos de 1994 e 1997, eles estavam em uma posição como se tivessem feito algum ritual.

A Ordem do Templo Solar se iniciou em 1984 e era baseada na crença de que os Cavaleiros Templários ainda existam até os dias de hoje, aliás, a existência dos Cavaleiros Templários foi também explorada pelo jogo Assassin’s Creed e você pode conferir a análise completa da história aqui.

Em Outlast 2 também haviam crianças recém-nascidas mortas por conta das crenças de que elas seriam o anticristo e há também muitos suicidas no jogo.

Conclusão

É assustador saber que muito do que foi apresentado em Outlast 2 foi baseado em fatos reais e eu tenho certeza que essas não serão as únicas histórias reais existentes. Se você conhece outro fato que tem semelhanças com Outlast 2, deixe um comentário logo abaixo.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here