Como saber se o ps4 queimou


A energia acabou, o seu PS4 desligou ou por algum outro motivo ele não liga mais? Como saber se ele realmente queimou ou não? Foi pensando nessa dúvida que fiz uma pesquisa profunda do assunto e abaixo vou te ajudar a encontrar a resposta para ela.

O primeiro passo para saber se o PS4 queimou ou não pode parecer óbvio, mas às vezes algo pode ter acontecido para que o cabo de energia tenha se desconectado, então verifique se está tudo ligado. Depois você pode começar a investigar mais, desconecte e conecte o PS4 na energia, garanta que o cabo de energia esteja encaixado completamente, tente ligar o aparelho com o botão PS do controle, ligue ele em outra tomada ou fonte de energia e tente também usar outro cabo.

Eu pessoalmente tenho um PS4, daquele do primeiro modelo e sempre liguei ele diretamente na tomada, já ouvi falar que problemas do PS4 não ligar estão relacionados a fontes ao qual eles são conectados e nem sempre isso quer dizer que ele não liga porque queimou.

Para mim que sempre tive videogames desde pequena é comum ligar ele em uma fonte antes de ligar na tomada, mas para o PS4 isso realmente não faz tanta diferença como fazia em consoles antigos.

A seguir vou explicar alguns problemas que acontecem e que possuem outras soluções e também te ajudar a descobrir se alguma parte do PS4 queimou, alguns consoles ligam, mas não funcionam corretamente porque somente uma peça dele está queimada e muitas vezes é fácil de consertar.

A energia caiu e o aparelho não liga mais

Quedas de energia são sempre uma ameaça para aparelhos eletrônicos ligados, em alguns casos pode até mesmo afetar aqueles que estão somente ligados na tomada e não necessariamente funcionando, então, quando a energia cair e você tiver problemas com o PS4, pode ser que alguma parte dele tenha danificado ou que ele tenha queimado.

Previna descargas elétricas no seu PS4:

É sempre bom prevenir esses tipos de acontecimentos, lembre-se sempre de desligar o seu PS4 da tomada quando você ficar muito tempo sem usar ou longe dele, assim que uma chuva com relâmpagos começar, desligue ele da tomada para evitar qualquer tipo de problemas com descargas elétricas.

A descarga elétrica pode até mesmo passar pelo cabo HDMI que estiver conectado e danificar a conexão que passa imagem para a tela de sua TV, então é bom desconectar ele também.

Se o PS4 parou de ligar após uma queda de energia, ligue ele pelo controle:

Verifique se os cabos estão ligados, desconecte eles, espere alguns minutos e conecte de novo, você pode pegar o cabo USB para ligar o controle no videogame e depois tentar ligar ele pelo botão do PS, é possível que o seu PS4 volte a ligar e que ele na verdade não queimou, esse problema foi constatado por algumas pessoas na internet e para alguns funciona.

O PS4 acende a luz, mas não liga

Em algumas ocasiões, pode ser que o PS4 ligue as luzes, mas a imagem não aparece e ele não funciona. Primeiramente, tente trocar o cabo, pegue um emprestado e teste, se ele ligar normalmente você está com sorte e só vai precisar comprar um cabo novo.

Se não resolver, pode ser outra coisa. Esse tipo de problema pode acontecer com videogames expostos a um clima muito frio e para ele ligar normalmente é preciso esquentá-lo.

Algumas pessoas usam um secador de cabelo para esquentar o PS4, deixe a parte de baixo do seu videogame exposta a uma distância segura do secador e deixe ele ligado no quente por uns 5 minutos. Depois disso, ligue o PS4 novamente agora que ele está quente.

Como saber se o HD do ps4 queimou

Se o seu PS4 está com problemas para ligar, pode ser que o HD (o disco de armazenamento) esteja queimado e não o seu PS4.

Para saber se o problema está ou não no HD do seu console, você pode removê-lo e ligar o aparelho sem ele, se funcionar você já sabe que tem algo de errado ou na conexão do seu HD ou no próprio HD, talvez ele tenha queimado.

Remover o HD do PS4 não é complicado e a maioria das pessoas conseguem fazer sem problemas, mas cada modelo é um processo diferente.

Para o PS4 Slim – O HD fica posicionado na parte de trás do console, ao lado dos conectores, aperte e puxe a tampa de acesso a ele para a direita, a tampa de plástico vai sair facilmente.

Na parte descoberta você vai poder notar um grande parafuso arredondado com os símbolos dos botões do controle do PS4, use uma chave de fenda comum para retirá-lo.

Do lado direito você deve puxar uma alça para retirar a caixinha que contém o HD do seu PS4 Slim.

Para o PS4 Pro – O HD também está posicionado na parte de trás, mas para abrir o compartimento basta puxar a tampa que ela irá sair sem precisar empurrar ela para o lado. Você vai ouvir um barulho quando a tampa sair, não se preocupe, é normal.

Agora, vire o PS4 Pro para acessar e desparafusar o parafuso (use uma chave de fenda comum) que está na parte descoberta pela tampa que você acabou de tirar.

No PS4 Pro não há a alça com no PS4 Slim, você vai notar 2 ganchos para você puxar, você pode fazer isso com o dedo, mas para facilitar, use algum objeto, alguns gostam de usar uma fita ou corda para puxar com mais facilidade.

Para o primeiro modelo do PS4 – Remova primeiro a tampa do lado esquerdo da parte de cima do console, para isso, basta posicionar os dedos na divisória e puxar para a esquerda até ela sair.

Você vai encontrar um grande parafuso arredondado com os símbolos da PlayStation, é esse o parafuso que você deve desparafusar, use uma chave de fenda comum nele.

Agora puxe a caixinha do HD para fora.

PS4 liga e logo depois desliga

Outro problema comum que pode te deixar na dúvida se algo queimou no seu PS4 é o fato dele ligar, apresentando rapidamente uma luz azul e um pouco depois desligar.

Isso pode estar diretamente ligado a algum problema da fonte do PS4, pode ser que ela tenha queimado, ou então algum componente dela tenha parado de funcionar ou até mesmo a conexão esteja com mau contato.

Evite que a fonte do seu PS4 estrague:

Melhor do que arrumar sua fonte, é evitar que ela venha a ter algum problema, para isso você pode evitar que ela se desgaste ao deixar menos tempo o seu PS4 no modo de espera e mantenha o seu PS4 em um lugar arejado.

Antes de mais nada, tenha certeza de que o cabo de energia esteja firmemente ligado, se ele não estiver completamente conectado, esse problema da luz azul pode acorrer.

Para trocar a fonte você precisa de uma chave de fenda especial (Chave Torx T8 ou T9) e da chave comum para abrir os parafusos do PS4 e retirá-la.

Se você trocou a fonte e o problema persiste, pode ser que algum componente da placa mãe do PS4 esteja com problema, nesse caso é melhor levar para um técnico confiável para verificar.

Na verdade, eu vou repetir, é muito importante que você leve o PS4 em algum técnico de confiança já que este tipo de problema pode ser solucionado de uma forma mais econômica.

Em alguns casos não é a fonte que queimou e somente alguns transistores ou outras peças dela e eles são mais baratos do que comprar uma fonte inteiramente nova.

Infelizmente, esse problema da luz azul que pisca e o PS4 não ligar pode ser ocasionado também pela oxidação do contato do chip de processamento do console e você terá que fazer uma limpeza nessa região, uma solução cara e que não garante por quanto tempo o seu videogame continuará funcionando, em alguns casos nem ela adianta.

Quando é assim, o seu PS4 não tem conserto, algumas pessoas chamam esse problema de luz azul da morte.

Entrada de seu HDMI pode estar queimada (luz branca no PS4)

Talvez você não saiba, mas a porta de HDMI do seu PS4 pode queimar e esses tipos de casos não são tão raros assim, principalmente se você tem o primeiro modelo do PS4, para o Slim e Pro é mais difícil de acontecer.

A porta HDMI é aquela que fica atrás do console e é usada para conectar o cabo HDMI e enviar a imagem para seu monitor ou TV.

Se o seu PS4 está ficando com a luz branca quando é ligado e a imagem não aparece, as chances de que possa ser problema com o HDMI são grandes, nesse caso teste com um cabo diferente, se o problema persistir, pode ser que sua porta HDMI esteja queimada ou no melhor das hipóteses, somente suja.

Normalmente irá aparecer na sua TV ou monitor uma mensagem do tipo: “No Display”.

Nota: Se o seu PS4 está ligando com as luzes normais e a imagem não aparece, talvez a TV não esteja sintonizada na porta HDMI que seu cabo esteja conectado, não se esqueça de verificar isso antes de mais nada.

Limpe a entrada HDMI

A sujeira acumulada na entrada pode impedir que o cabo receba o sinal para passar a imagem para a tela, então, antes de levar para arrumar, tente limpar a entrada HDMI do seu PS4.

Você pode usar um spray de ar comprimido (ver preço do spray na Loja Americanas), ou então usar um pano que não solta fiapos levemente molhado com álcool, você pode usar um objeto menor para permitir que o pano limpe por dentro, mas sempre com muito cuidado para não fazer força e danificar os contatos da porta HDMI.

Atenção: Sempre que for limpar a porta HDMI, sempre faça com o PS4 desligado, espere um pouco para qualquer resíduo de álcool secar antes de liga-lo novamente.

Se o HDMI queimou

Caso você tenha limpado a porta e já verificou o cabo e as conexões estão normais, pode ser algum problema no HDMI.

Note se a entrada HDMI do seu PS4 está quebrada ou torta, pode ser que para resolver basta trocar essa peça externa, mas se ela parece inalterada, pode ser que o chip controlador do HDMI esteja com problemas e precise ser trocado.

Tempestades podem sobrecarregar o sistema de cabeamento de energia de sua casa e uma carga elétrica pode danificar o chip que faz a porta funcionar.

Se após uma forte tempestade o seu console está ligando com a luz branca, é bem possível que o seu PS4 não tenha queimado, mas somente a porta HDMI.

De toda forma, é bom levar o seu PS4 para alguém de confiança que possa trocar para você a peça com defeito e não te cobrar mais quando a solução do problema é bem mais barata do que aparenta.

Se o seu PS4 apresenta Luz vermelha, faz barulho e desliga

Caso o seu PS4 esteja apresentando uma luz vermelha, seguida de bipes sonoros e logo depois desliga, pode ser que ele esteja aquecendo demais, isso não quer dizer que ele queimou, mas que o sistema de segurança dele está funcionando e evitando o pior.

Esse não é em si um problema, quer dizer que a temperatura está muito quente e você pode estar a muito tempo jogando um game mais pesado para o sistema, por segurança ele desliga para não danificar.

Nesses casos você deve procurar deixar o seu PS4 em lugar bem arejado, esperar que ele esfrie ou evitar de jogar por muitas horas seguidas.

Alguns consoles de PS4 fazem muito barulho quando estão ligados, isso acontece porque o cooler (pequeno ventilador) está ligado na velocidade máxima para evitar o aquecimento, se você suspeita que isso está fora do normal, eu recomendo que você leia esse guia que fiz aqui no blog sobre diminuir o barulho excessivo do PS4.

Publicações Recentes