Como diminuir o barulho do PS4


Já tive alguns consoles de videogame que faziam muito barulho e nesses dias estava pensando no que fazer caso o meu PS4 começar a fazer mais barulho do que o normal.

Em uma pesquisa rápida entendi que até mesmo um PS4 com pouco tempo de uso pode apresentar um barulho alto por conta de defeitos de fabricação, nesses casos é sempre melhor usar a garantia.

Há alguns cuidados que você pode tomar para evitar que o PS4 faça muito barulho e a seguir vou explicar o que provoca e como evitar ou arrumar o problema.

O que faz o PS4 ficar barulhento?

Para diminuir o barulho do PS4, você precisa primeiro entender a causa, normalmente o seu barulho está relacionado ao cooler, o ventilador que fica dentro dele, em muitos casos uma limpeza já resolve, você pode também desobstruir as saídas de ar ou usar uma base para ajudar a refrigerar.

É inevitável que o seu PS4 em algum ponto terá poeira acumulada em seus componentes internos e ela é responsável por dificultar a saída do ar forçando o cooler a girar mais rápido e fazer mais barulho.

Outro fator que atrapalha o ar de entrar e sair do console é o espaço onde ele está, evite colocar o seu PS4 em estantes estreitas, perto de aparelhos que esquentam e com uma boa distância da parede.

Um dos sinais de que você precisa fazer a limpeza é o ruído incomum quando ele está ligado, se você deixar assim, os riscos são altos de alguma peça ser danificada com o tempo devido ao esforço incomum para manter o aparelho refrigerado.

Nem sempre um barulho alto é problema, se você está jogando faz muito tempo e o clima está quente, é natural o PS4 acelerar o cooler, o mesmo vale para jogos com gráficos mais elaborados que exigem muito mais do processador do videogame.

Jogar com o disco faz mais barulho

Quando o PS4 usa o disco de mídia física para rodar um jogo, ele acaba fazendo mais barulho, uma boa forma de evitar esse barulho é preferindo adquirir jogos em mídia digitais.

Eu sei que às vezes o preço dos jogos na PlayStation Store não são os melhores, mas você pode muito bem usar cartões da loja com preços melhores ou então alguma promoção de uma loja que vende jogos digitais.

Como evitar que o PS4 acumule poeira mais rápido

Eventualmente o seu PS4 vai ficar cheio de poeira por dentro e isso é inevitável, mas você pode tomar uma simples medida para adiar esse acúmulo, isso vale para todos modelos do console, PS4, PS4 Slim e PS4 Pro.

Em torno do PS4 há uma faixa ou buraco onde as entradas de ar ficam e elas acumulam poeira facilmente, principalmente porque é difícil usar um pano para limpar por dentro.

Você pode de tempos em tempos usar algum objeto que caiba nessas entradas laterais para tirar a poeira, alguns gostam de usar uma escova dental.

Fazendo a remoção frequente da poeira, você evita que o aparelho acumule mais sujeira e adia a necessidade da limpeza interna.

Uma outra forma de impedir que o PS4 acumule poeira mais rápido é cobrindo ele com uma capa protetora contra poeira.

Você encontra algumas capas para vender na internet, elas protegem também de respingos de líquidos, uma boa para usar quando estiver rolando alguma festa na sua casa, se você tiver animais como gatos ou se você for ficar muito tempo sem usar o console.

Limpando o PS4 para diminuir o barulho

A sujeira em excesso faz com que o ventilador interno do PS4 trabalhe em uma velocidade maior por conta do calor provocado pela falta de ventilação gerada pelo acúmulo de poeira que impede a entrada e saída de ar.

Quando o ventilador funciona em uma velocidade maior, mais barulho pode ser ouvido, isso é bem comum até mesmo em aparelhos novos quando você fica muito tempo jogando nele e principalmente com jogos que consomem mais processamento do sistema.

O ruim é quando você começa a escutar o barulho pouco tempo depois de ligar, quanto mais o sistema do seu PS4 se esforça para manter a temperatura, mais ele irá se desgastar e ocasionar em um futuro mal funcionamento, por isso é uma boa ideia fazer uma limpeza quando necessário.

Uma forma fácil seria fazer a limpeza sem precisar desmontar o PS4,

Importante: Se seu PS4 estiver na garantia e está fazendo muito barulho, é melhor não remover o lacre da garantia e solicitar a manutenção pelo fabricante.

O que usar para abrir o PS4 e limpar ele:

  • Spray de ar comprimido para ajudar a retirar a poeira
  • Flanela comum
  • Chave de fenda para remover os parafusos comuns
  • Chave Torx T8 ou T9 para remover facilmente os parafusos de segurança do PS4
  • Um estilete para ajudar a retirar os adesivos da garantia

Para limpar o PS4, primeiro desligue-o totalmente retirando os cabos conectados a ele.

Depois comece a desmontar o aparelho aos poucos, removendo os parafusos e depois as tampas até o local da saída do ventilador (cooler) ser revelado.

Lembre-se sempre de limpar as tampas com a flanela e os lugares mais inacessíveis como as pequenas entradas do ventilador, você pode usar o spray de ar comprimido para remover toda a poeira acumulada.

Dica: Deixe o seu dedo em cima da ventoinha do cooler para que ele não gire livremente quando você usar o spray de ar comprimido para expulsar a poeira, alguns gostam de deixar uma haste flexível em cima para travar a hélice para ela não girar.

Leia a instrução de uso contida na embalagem do spray de ar comprimido, esse não é um produto que pode ser usado de qualquer forma e exige alguns cuidados como não mexer muito e não virar o frasco de cabeça para baixo.

Ao usar o spray de ar comprimido, não aperte e segure por muito tempo, aperte ele várias vezes em curtos intervalos.

Muito importante: O uso de aspirador de pó não é recomendado para ser usado na limpeza do seu PS4, ao invés de ajudar, ele pode danificar o aparelho.

Trocando a pasta térmica do PS4

A pasta térmica é uma espécie de creme que é usado em cima do processador, ela é térmica porque precisa aguentar altas temperaturas e todo PS4 possui um processador com essa pasta.

Com o tempo e uso excessivo, a pasta acaba secando e o calor entre o processador e a placa aumenta, fazendo o seu cooler funcionar em velocidade maior e menos silencioso.

Você pode impedir que seu PS4 esquente demais e provoque uma possível falha no funcionamento ao trocar a pasta antiga.

Existem alguns kits com todos os materiais para remover pasta térmica e adicionar mais em uma placa eletrônica, você pode escolher um deles que vem com um removedor de pasta térmica que vai te ajudar a limpar e remover a pasta antiga da placa, ou só comprar a pasta nova.

A pasta térmica pode ser facilmente encontrada na internet, basta procurar na Loja Americanas que vai aparecer várias marcas, para praticidade, aconselho a escolher aquela que vem em uma seringa.

Você vai precisar de trabalho extra e um cuidado especial para trocar a pasta térmica do PS4, por isso não é recomendado para quem realmente nunca desmontou nenhum aparelho eletrônico e não se sente confortável em fazê-lo, mas saiba que não é tão complicado assim, basta seguir os passos em alguns vídeos no Youtube, existem vários deles que mostram claramente como prosseguir.

Limpando o PS4 sem abrir e perder a garantia

Se o seu PS4 está na garantia ou você está com medo de abrir e estragar ou não consegue tirar os parafusos por falta de ferramentas, você pode tentar fazer a limpeza só pela parte externa.

É bem difícil limpar somente com um pano, mas existe um produto que facilita muito, é o spray de ar comprimido, você simplesmente joga um ar que sopra e retira a poeira acumulada.

Com o PS4 desconectado de cabos de energia, use o ar comprimido nas entradas laterais e principalmente na parte de trás do console até tirar toda a poeira.

Caso você tenha um PS4 Slim, você vai poder abrir ele e ter acesso ao cooler sem precisar retirar os adesivos da garantia.

Primeiro remova a tampa da parte de cima do PS4 Slim e depois remova uma placa retirando os seus parafusos internos, na verdade, se você notar que o cooler não está tão sujo assim, você pode usar um spray de ar comprimido para retirar a poeira dele sem nem precisar remover a placa.

Nota: Os parafusos da placa do cooler precisam ser removidos com uma chave Torx T8 ou T9.

Se você tem um PS4 Pro fica mais fácil ainda limpar, você não vai precisar desparafusar nada, é só remover as tampas e acessar o cooler para efetuar a limpeza.

Após remover a tampa de cima simplesmente puxando ela, você já tem acesso ao cooler do PS4 Pro para tirar a poeira, porém, se quiser fazer uma limpeza mais completa, será um pouco mais trabalhoso fazer ela num PS4 Pro do que em um PS4 Slim.

Mudando a posição do PS4 para diminuir o barulho

Se você limpou o PS4, mas mesmo assim escuta muito barulho, pode ser que tenha a ver com a posição do seu videogame na sua mesa.

Repare se ele está a uma boa distância da parede, deixe ele em um lugar mais aberto que proporciona a entrada fácil de ar.

Evite deixar objetos em cima ou ao lado do seu PS4, você pode usar também algum objeto para deixar o console um pouco acima da superfície para evitar que o contato com ela gere mais calor.

Para o meu PS4 eu uso a base de uma TV que não uso já que ela está presa por um suporte na parede, ela deixa espaço para a parte de baixo do meu videogame e ajuda a não esquentar minha mesa que é de vidro.

Você pode improvisar várias bases diferentes, mas se quiser garantir mais eficiência, pode usar uma daquelas bases usadas para notebooks (confira algumas bases na Americanas), de preferência aquelas com ventiladores.

Se você já tem uma base dessas, melhor ainda, já que não precisará comprar outra e pode usá-la quando for jogar no PS4.

Outra alternativa é deixar o seu PlayStation 4 na posição vertical, apesar de que a base para deixar ele “em pé” não venha com ele, ela é vendida separadamente em muitas lojas.

Existem bases verticais para PS4 que até mesmo possuem ventiladores, suporte para capinhas de jogos e espaço para você recarregar 2 controles, confira algumas bases em lojas online.

Já tentou as opções anteriores e não funcionou?

Muitas pessoas reclamam dos modelos mais antigos do PS4, aqueles dos primeiros lotes, são vários problemas que envolvem o seu Wifi e também barulhos excessivos.

Se você tentou todas as alternativas para diminuir o barulho do PS4 e não adiantou, confira se você tem o modelo antigo, o modelo CUH-1001A é famoso por seus problemas de fábrica, alguns começam a apresentar depois de meses de uso.

Para solucionar, tente trocar o seu console por um outro, então fique de olho, se ele começar a fazer barulho excessivo sem justificativa, leve ele para a troca antes do final de sua garantia.

Em alguns casos mais extremos, pode ser que o cooler do PS4 tenha parado de funcionar como devia e deve ser trocado, mas quem vai poder diagnosticar isso melhor é um técnico experiente.

O barulho nem sempre está relacionado ao cooler, pode ser o leitor de disco ou o HD, alguns conseguem diminuir o barulho trocando o HD por um SSD que possui uma tecnologia de armazenamento mais atual e é mais silencioso.

O leitor de discos também reproduz barulhos, principalmente se ele estiver funcionando incorretamente, então trocá-lo pode ser uma opção que um técnico possa sugerir.

Recent Posts