Análise: curso de histórias e narrativas para jogos da EBG


Se assim como eu, você já pensou em um dia fazer um jogo ou então resolveu que seguirá uma carreira com criação de games, então essa análise será interessante para você.

Fiz o curso Técnicas de Storytelling e Narrativas em Games da Escola Brasileira de Games (EBG) e aqui conto sobre o que tem no curso, se ele serve para você e o que achei sobre ele.

Finalmente um curso sobre história para jogos

O mercado está lotado de cursos que ensinam a programar, desenhar e criar cenário de jogos, mas é raro encontrar um sobre o processo da criação da narrativa ou então da história de um jogo.

A Escola Brasileira de Games, conhecida por criar cursos de criação de jogos tomou a iniciativa de criar o curso Técnicas de Storytelling e Narrativas em Games.

Como eu já tenho pensado em criar um jogo, achei que seria uma boa oportunidade para adquirir mais conhecimento para implementar na história, principalmente porque quero fazer um jogo onde a história seja muito importante.

Esse curso é para você?

Para fazer o curso não é necessário ter nenhum tipo de conhecimento técnico ou teórico em nenhuma área de criação de jogos.

Caso você esteja querendo somente criar um jogo comercial sem nenhum fim artístico, pode ser que esse curso não agregue tanto assim.

Se você quer criar um jogo com uma história ou então que provoque um laço emocional com o jogador, o conteúdo do curso é indicado para você.

Só não espere que ele te dê técnicas práticas de como começar a implementar a narrativa ou histórias no seu jogo, nele você não vai encontrar uma receita ou modelo prático para seguir, ele serve mais para informação e conhecimento.

Imagine esse curso como um livro digital que você pode escutar e assistir com assuntos relacionados a história de um jogo com análises, definições e exemplos.

Ao final desse curso você terá uma visão melhor das técnicas que muitos criadores de jogos usaram para deixar o jogo mais interessante e como as pessoas se envolvem emocionalmente com eles.

Esse curso é também indicado para qualquer pessoa interessada em analisar jogos ou que ainda não definiu que tipo de jogo vai criar, mas se você já tem uma boa base sobre criar histórias para jogos, talvez esse curso seja muito básico para você.

O que tem dentro do curso?

Nesse curso você encontra 3 horas de vídeos que está dividido em módulos e temas, é como assistir a uma playlist do Youtube sobre um assunto só.

São 4 seções e ao final da série de vídeos de cada uma, há sempre um espaço para tirar dúvidas e para consultar materiais complementares, a seguir vou comentar sobre cada uma.

Módulo técnicas tradicionais em narrativas de jogos

Seção 1: Essa é a menor seção do curso e serve só como introdução, você vai ver alguns conceitos básicos e no final será apresentado um texto sobre alguns exemplos para você conhecer, inclusive ele recomenda uns jogos que irei conferir depois.

Seção 2: Nessa parte ele aprofunda mais sobre os conceitos básicos, você vai entender melhor a diferença de trama e narrativa, o que é um videogame e a relação e influência do cinema nos jogos, o mais legal são os vários exemplos sobre jogos conhecidos e o que foi feito para eles causarem o efeito que causam.

No final da seção 2 tem um texto exemplificando mais alguns jogos e até mesmo sobre filmes.

Seção 3: Nessa seção o instrutor explica a história de alguns jogos, a cada vídeo ele fala sobre a história de um e do impacto emocional que o jogo em questão conseguiu atingir, o legal é que você pode até mesmo já conhecer os jogos, mas talvez nunca tenha visto eles dessa forma.

No fim da seção é proposto explorar mais as capacidades de um videogame e não ficar muito preso a regras convencionais.

E no texto complementar ele reforça ainda mais seu ponto de vista, encorajando você a fazer um jogo mais experimental que não é somente mais uma cópia e que realmente tenha um impacto maior e que use a interatividade com criatividade.

Seção 4: Para mim, essa seção foi a melhor, ela fala sobre a moral em jogos, o instrutor apresenta exemplos de como é tratada essa questão em alguns jogos e propõe uma outra forma de lidar com ela.

Até então, tudo que vi já soava familiar e, apesar de ser informativo, não tinha me dado novas ideias para meu jogo, mas nessa seção foi diferente, eu finalmente consegui extrair algo que acredito que fará a diferença quando eu estiver pensando em implementar uma história num jogo e só essa pequena ajuda já valeu as mais de 3 horas do curso.

No final da seção são fornecidos para download alguns dos Slides apresentados nas videoaulas do curso.

Após terminar de assistir todas as aulas, você receberá um certificado que você pode imprimir se quiser.

certificado do curso storytelling e narrativas de games

Sobre a plataforma do curso

Esse curso está disponível na Udemy, uma plataforma de cursos, para iniciar você tem que criar uma conta gratuita no site deles, para isso é preciso cadastrar um email ao qual você tem acesso.

Todas as aulas você pode assistir online pelo navegador, eu particularmente fiz o curso pelo computador, achei o menu de fácil acesso e o player de vídeo muito rápido, todas aulas que você faz ficam salvas automaticamente e você pode revê-las a qualquer momento.

O interessante é que você pode baixar o App da Udemy para poder baixar os vídeos e assistir depois sem precisar estar conectado na internet, ótimo para quem quer assistir a qualquer momento.

Basta buscar por Udemy na loja de aplicativos de seu celular, instalar o App e entrar com seu usuário, ele é gratuito.

Só para os visitantes do SeuGame.com

Fiz uma parceria com a EBG para dar de graça o acesso para você que está visitando o blog SeuGame ao curso Técnicas de Engajamento para Games, Audiovisual e Design.

Para isso basta entrar na página promocional do curso exclusiva para visitantes do blog.

Para participar, crie uma conta gratuita no site da Udemy, entre com ela e acesse o link promocional, depois clique no botão “Inscreva-se agora”, pronto, agora você já tem o acesso ao curso.

É só isso, você não precisa fazer mais nada, só cadastrar e aproveitar um curso legal que pode te ajudar de alguma forma na sua carreira ou objetivos pessoais.

Se você quiser me agradecer, fale com seus amigos sobre o blog SeuGame.com e se inscreva no canal do blog no Youtube.

A EBG tem outros cursos de criação de jogos, inclusive uns bem legais sobre programação e desenho, alguns são até gratuitos, dá uma conferida lá depois.

Um outro presente para você (inscrições limitadas)

Agora, se você está pensando em fazer o curso de Técnicas de Storytelling e Narrativas em Games, eu consegui garantir alguns acessos gratuito limitados para visitantes do blog.

Basta acessar a página promocional do curso, mas corra, pois, o número de inscrições gratuitas por esse link é limitado. Esse não é um sorteio, mas existe um número limitado de cadastro gratuito, então pode ser que você não consiga garantir o seu após outras pessoas já terem cadastrado antes.

Conclusão

Fazer o curso foi legal, eu confesso que esperava algo mais prático onde seriam propostos exercícios para começar a criar uma história de um jogo, mas a proposta do curso é outra, dar informação, exemplos e apresentar algumas propostas, como em um livro.

Valeu a pena ter feito, achei o preço justo e acredito que vai me ajudar um pouco na criação de meu jogo e espero que a análise acima tenha lhe ajudado a saber como é o curso e que ajude na escolha de fazer ele ou não.

Então agora mãos à obra, buscar mais conhecimentos na área me motiva a fazer meu game se tornar realidade, pense em fazer o seu também.

Recent Posts