LIMBO -Teorias macabras para o jogo


Conheça teorias sobre o verdadeiro significado por trás do jogo Limbo, aproveite também para deixar sua teoria ou comentar as já

Limbo é um jogo obscuro e misterioso produzido em 2D no ano de 2010, o jogo teve muita repercussão mundial e trouxe um estilo único para os jogos.

O jogo é todo em preto e branco e é um side-scrolling 2D que representa a história de um menino fugindo dos perigos de uma floresta que envolve várias ameaças.

Existe um outro dos mesmos criadores de Limbo chamado Inside, inclusive, fiz uma análise completa dele.

Qual o enredo de Limbo?

Em Limbo aparentemente um garoto está em busca de uma menininha a qual ele tenta encontrar por um motivo desconhecido já que o jogo não tem introdução da história.

Por toda a internet quem já jogou Limbo tem suas próprias teorias do seu significado, até porque quando foi questionado diretamente aos criadores do game a resposta foi que não tem um significado definido, ou seja, está aberto a interpretações.

Nesta matéria vou apresentar as teorias e ideias mais interessantes sobre Limbo, descubra como algumas podem ser inocentes enquanto outras macabras e sob um ponto de vista cruel. Eu li diversas teorias de Limbo e dei minha própria interpretação em alguma delas.

Jogo Limbo
Jogo Limbo.

Teoria 1 – História feliz, final feliz

A irmãzinha do menino foi sair pra brincar na floresta e se perdeu, o pequeno irmão dela foi ao seu resgate a noite sozinho na floresta enfrentando todos os perigos que nela tem, no final ele a encontra e os dois vão para casa.

 

Teoria 2 – As crianças que não eram inocentes

O menino e a menina estão mortos e foram para o Limbo, alguns religiosos entendem que o limbo é um lugar para onde as almas dos inocentes vão após a morte, porém o que não sabiam, o jogo mostra isso, é que para certas almas, o limbo também é um purgatório onde as almas passam por diversos desafios antes da purificação.

Mas porque então crianças deveriam ser purificadas se são tão puras? No caso do jogo, seria porque as crianças em questão cometeram em vida atos imperdoáveis e possuem o coração maldoso e não sentem remorso algum sobre eles.

Possíveis evidências: Durante o jogo vemos que o menino sempre morre de forma cruel e ele não reage nenhum pouco com emoções como medo e desespero, seu remorso não aparece após ser o causador da morte de outros garotos e de mutilar cruelmente animais da floresta.

A imagem do menu do jogo é a mesma do final do jogo só que no inicio o local onde o menino e a menina estão está coberto por moscas o que indica que os dois estão mortos.

Limbo Voorhees
Limbo Voorhees.

Teoria 3 – Menino Voorhees

Na verdade, o menino é um psicopata, ele já vem ameaçando a pequena irmã faz tempo, o garotinho sempre teve tendências para fazer maldades, sua irmã percebeu e finalmente tomou a coragem para fugir, não adiantou nada seus amiguinhos tentar salva-la, pois todos foram mortos pelo garoto na floresta.

Toda tentativa dos amigos da irmã de matar o menino foram em vão, é como se o garoto fosse a encarnação de Jason Voorhees. No fim ele encontra a irmã e a mata cruelmente.

Questões internas em Limbo
Questões internas em Limbo.

Teoria 4 – Conflitos internos

O jogo é uma representação das emoções do garoto principal, ele recentemente perdeu a irmã e começa a cair em um mundo sombrio e depressivo, buscando incessantemente ter sua irmã de volta.

Em seu caminho ele encontra outras crianças e animais que são representações de seus medos.

No percurso ele também encontra momentos onde seus pensamentos mudam de direção no sentido contrário quase o levando a desistir de seu objetivo (ao mudar de direção é a respeito da frutinha branca que cai na cabeça do menino no jogo).

Quando o garoto está bem perto de encontrar a irmã ele se vê coberto de dúvidas se este é o caminho que realmente ele quer e seu mundo começa mudar de sentido (referente aos ímãs que o deixa de cabeça para baixo).

No fim ele encontra a irmã que está indo para a luz após sua morte, neste momento ele entende que deve seguir em frente e não ficar mais preso ao passado, o menino finalmente segue em frente.

Qual sua teoria?

Espero que tenha gostado das teorias, você pode conhecer 5 outros jogos parecidos com o limbo.

Conheça também minha teoria que envolve o jogo Limbo e o jogo Inside.

Qual é a sua teoria ou a favorita das listadas? Deixe suas opiniões ou dúvidas logo abaixo no campo dos comentários.

Recent Content