Home Avisos Teorias macabras para o jogo LIMBO

Teorias macabras para o jogo LIMBO

Venha tentar adivinhar o significado do final de Limbo.

Compartilhe

Limbo é um jogo obscuro e misterioso produzido em 2D no ano de 2010, o jogo teve muita repercussão mundial e trouxe um estilo único para os jogos.

O jogo é todo em preto e branco e é um side-scrolling 2D que representa a história de um menino fugindo dos perigos de uma floresta que envolve várias ameaças, em Limbo aparenta que o garoto está em busca de uma menininha a qual ele tenta encontrar por um motivo desconhecido já que o jogo não tem introdução da história.

Por toda a internet quem já jogou Limbo tem suas próprias teorias do seu significado, até porque quando foi questionado diretamente aos criadores do game a resposta foi que não tem um significado definido, ou seja, está aberto a interpretações.

Nesta matéria vou apresentar as teorias e ideias mais interessantes sobre Limbo, descubra como algumas podem ser inocentes enquanto outras macabras e sob um ponto de vista cruel. Eu li diversas teorias de Limbo e dei minha própria interpretação em alguma delas.

Jogo Limbo

Teoria 1 – História feliz, final feliz

A irmãzinha do menino foi sair pra brincar na floresta e se perdeu, o pequeno irmão dela foi ao seu resgate a noite sozinho na floresta enfrentando todos os perigos que nela tem, no final ele a encontra e os dois vão para casa.

O menino de Limbo

Teoria 2 – As crianças que não eram inocentes

O menino e a menina estão mortos e foram para o Limbo, alguns religiosos entendem que o limbo é um lugar para onde as almas dos inocentes vão após a morte, porém o que não sabiam, o jogo mostra isso, é que para certas almas, o limbo também é um purgatório onde as almas passam por diversos desafios antes da purificação.

Mas porque então crianças deveriam ser purificadas se são tão puras? No caso do jogo, seria porque as crianças em questão cometeram em vida atos imperdoáveis e possuem o coração maldoso e não sentem remorso algum sobre eles.

Possíveis evidências: Durante o jogo vemos que o menino sempre morre de forma cruel e ele não reage nenhum pouco com emoções como medo e desespero, seu remorso não aparece após ser o causador da morte de outros garotos e de mutilar cruelmente animais da floresta.

A imagem do menu do jogo é a mesma do final do jogo só que no inicio o local onde o menino e a menina estão está coberto por moscas o que indica que os dois estão mortos.

Limbo Voorhees

Teoria 3 – Menino Voorhees

Na verdade, o menino é um psicopata, ele já vem ameaçando a pequena irmã faz tempo, o garotinho sempre teve tendências para fazer maldades, sua irmã percebeu e finalmente tomou a coragem para fugir, não adiantou nada seus amiguinhos tentar salva-la, pois todos foram mortos pelo garoto na floresta.

Toda tentativa dos amigos da irmã de matar o menino foram em vão, é como se o garoto fosse a encarnação de Jason Voorhees. No fim ele encontra a irmã e a mata cruelmente.

Questões internas em Limbo

Teoria 4 – Conflitos internos

O jogo é uma representação das emoções do garoto principal, ele recentemente perdeu a irmã e começa a cair em um mundo sombrio e depressivo, buscando incessantemente ter sua irmã de volta.

Em seu caminho ele encontra outras crianças e animais que são representações de seus medos. No percurso ele também encontra momentos onde seus pensamentos mudam de direção no sentido contrário quase o levando a desistir de seu objetivo (ao mudar de direção é a respeito da frutinha branca que cai na cabeça do menino no jogo).

Quando o garoto está bem perto de encontrar a irmã ele se vê coberto de dúvidas se este é o caminho que realmente ele quer e seu mundo começa mudar de sentido (referente aos ímãs que o deixa de cabeça para baixo).

No fim ele encontra a irmã que está indo para a luz após sua morte, neste momento ele entende que deve seguir em frente e não ficar mais preso ao passado, o menino finalmente segue em frente.

Sua teoria

Espero que tenha gostado das teorias, qual é a sua teoria ou a favorita das listadas? Deixe suas opiniões ou dúvidas logo abaixo no campo dos comentários.

49 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

  1. Ei Bruna esse também só vou ler quando jogar ele pois parece muito interessante!Assim como The Cat Lady, não quero correr o risco de spoiler sabe? Mas eu ainda vou ler esse aí sim!

    PS: Indo ver de novo o Rule of Rose… aiaiai…

  2. eu tenho uma teoria melhor:

    o jogo limbo está representando uma teoria de um filosofo (Nietzsche) chamada ”o eterno retorno”

    a teoria é a seguinte, digamos que um ser divino chegasse para você e lhe falasse que não há vida após a morte, não há céu ou inferno e não há qualquer teoria religiosa quanto a pós-morte. a única coisa que acontece mesmo é que você volta toda a sua vida desdo 0 e estará condenado a revive-la toda (até o momento de sua morte) do jeitinho que ela foi atuada por você na primeira vez (ou seja, não poderá mudar nada). irá ter que passar por todos os momentos de sua vida, sejam eles tristes ou felizes, exatamente como ocorreram e tudo isso irá ocorrer infinitas vezes (nasceu > cresceu > morreu nasceu > cresceu > morreu… infinitamente). você estaria satisfeito com a afirmação desse ser divino?

    essa teoria nos deixa a pensar sobre o como estamos vivendo agora, fazendo com que questionemos se oque estamos fazendo agora é oque realmente gostaríamos de fazer infinitas vezes (aquela clássica pergunta: ”você esta vivendo o agora?”).

    o jogo limbo está todo baseado nessa teoria, pois é um garoto que percorre todo aquele caminho (percorre a vida), passando por toda aquele sofrimento (aranhas, armadilhas de ursos, quedas, laminas, cerras, esmagamento… que representam as dificuldades da vida) e tudo isso para chegar até aquela garota (no caso, a felicidade, já que todos nós passamos a vida toda sofrendo para que um dia alcancemos a felicidade). após achar a garota, o jogo volta ao inicio e mandando o garoto passar por todo aquele sofrimento de novo, para chegar até a felicidade (a garota), e assim ficando compatível a teoria do eterno retorno.

    bem essa é minha teoria 🙂

    • Olá Vaneßa, que teoria super interessante, não conhecia essa teoria desse filósofo, eu não consigo dizer se é verdade ou não, pq se isso acontece mesmo nós humanos não somos capazes de lembrar que já viveu o mesmo momento.

      E realmente ela se encaixa bem no jogo Limbo que é tão aberto para diversas interpretações. Muito bom obrigada por compartilhar sua teoria. 🙂

    • o eterno retorno não é uma teoria sobre o que acontece aós a morte e sim um modo de se questionar a maneira que a vida está sendo levada. para Nietzsche isso é como um um guia para que construamos nossos próprios valores do zero e aproveitamos nossa vida ao maximo de modo que não se arrependa se tivesse que fazer de novo

  3. Minha teoria é que a menina não seja a tal irmã do garoto anonimo, mas sim, que ela seja algum amor da vida do garoto (namorada). E que os dois possam ter sofrido algum tipo de acidente muito grave… ou simplesmente terem feito alguma coisa de muito grave. O fato de acordar na floresta totalmente sombria e escura é que eles estavam brincando por lá, até que então,sua amada tenha se perdido ou tivesse sido levada pelas pessoas que aparecem na floresta. Então ele entra a floresta passa por coisas assustadoras, enfrenta coisas estranhas e até mata. Tudo para poder salvar a sua querida namorada, em certa parte do jogo podemos ver borboletas, que tem alguns significados como: boas noticias, energia positivas, proteção espiritual, você pode encontrar borboletas inesperadamente no caminho, e sempre que aparece uma borboleta a garota está por perto ou algo bom vai acontecer para você. Por isso, então, acho que o garoto vai em uma busca totalmente aterrorizante para salvar a garota que ele tanto ama ou gosta, claro que eles podem estar mortos como disse acima por terem sofrido algum acidente, mas também podem estar sendo julgados no Limbo para que possam voltar ao caminho de luz, igual aos pensamentos do garoto quando aquele ser esquisito gruda em sua cabeça, mostrando que há um caminho mais fácil, ou que ele não precisa ir até o fim por alguém.

      • É dificil saber oque realmente é já que no jogo as coisas ficam muitas vezes sem respostas, eu quero muito que tenha uma continuação do game porque é algo original tanto a história como o cenário e o jeito de se jogar.

  4. Eu sei que esse post é um pouco antigo (2 anos atrás), mas vou deixar minha teoria:

    O garoto morreu em um acidente de carro enquanto conversava com a garota , o garoto estava sem a proteçao dentro do carro e ele foi arremessado pra fora da janela (coisa que vemos na penúltima fase do limbo); a garota não suportou a morte do garoto e se enforcou (vemos enforcamento varias vezes durante o inicio game); no final do game, o garoto percebe que está morto ao ver a garota o enterando-o antes de se enforcar, o garoto desmaia e perde a memoria, quando acorda, ele não se lembra de nada e tudo recomeça novamente. A escuridão e a floresta representa o lugar onde o carro bateu, na minha opinião o carro bateu em uma arvore e a visão dele foi escurecendo lentamente. Nós vemos apenas a silhueta do menino porque é uma referencia a escuridão que viu quando morreu.

    • Olá, gostei da sua teoria não tinha pensando dessa forma, e sobre o post ser antigo eu adoro quando fazem comentários em publicações antigas, eu ficava triste quando entrava em um forum e não podia ficar comentando postagens antigas porque era contra as regras, pra mim o assunto de um artigo ou postagem sempre poderá ser relevante mesmo que foi até mesmo escrito a 10 anos atrás por exemplo.

  5. Minha teoria é que ambos morreram brincando na casa da arvore, e o garoto tenta encontrar sua irmã desaparecida para que ambos voltem para sua casa, nesse trajeto, ele se depara com vários desafios que representam os seus medos. O porque de eu achar que eles estarem mortos é que na Divina Comédia, Limbo é o circulo do inferno onde os inocentes descanção, como crianças que não tem pecados, porem não foram batizadas. Ou seja, eles estão no inferno, em um tipo de purgatório.

  6. Ei acredito que seja a teoria 2 – As crianças que não eram inocentes,creio que o garotinho esteja realmente passando pelo purgatório antes da purificação. Enfim gostei de todas as suas teorias Parabéns. ^-^

  7. Gostei muito de todas as teorias, mas as que mais me convenceram foram as teorias 2 e 3. Você está de parabéns por todas essas teorias incríveis amei ler. ^-^

  8. Olá a minha teoria é que a irmã do menimo meio que está entre a vida e a morte o menino era solitario sem ela e acabou se suicidadando (ele teria ido pro in*** eu sei mas mesmo assim) ele taria procurando por ela e quando a encontra ela acaba tendo uma reação e fica consciente por um tempo e quando o jogo termina ela acaba acordando deixando o irmão preso no limbo

  9. ESSA PIZZARIA É DO MAL MAIS EU TENHO UMA FANTASIA QUE VAI CAIR BEM EM FALA EM ASSUSTADOR VOCêS SÃO MUITO LEGAIS EU ADORO SEUS VÍDEOS VOU FALAR QUAIS SÃO:NOTICED, JUST GOLD, E UM AI QUE O COELHO CANTA…..EU NEM ACREDITO QUE EU TO NO BATE PAPO DE VOCêS! 😀 😀 😀 \\;D

  10. Eu já joguei o jogo é achei legal as teorias a cima. E na minha opinião, acho que a menininha é a irmã dele mas não entendi o porquê aparece a sena do final dela parece que enterrando ele, é isso?

  11. a minha teoria é que o garoto estava morto, ele fica preocurando ela e ela tb fica atraz dele mas ela n ve ele pq e a alma dele que fica vagando . pq no final do jogo ela esta ajuelhada encima do corpo dele chorando, ela achou o carpo dele caido no chao.

  12. Acabei de terminar o jogo e fiquei me questionando sobre diversos lances… e acho que é isso o ponto principal dele. Mas, como todos, tive uma teoria também (haha):
    – primeiro devemos saber que o Limbo vem do latim e tem significado de “fronteira”, e era definido como o destino das crianças que morrem sem adquirir consciência de seus pecados;

    – então já sabemos que ele pode ter morrido e que está no limbo (até pq ele é uma criança e o nome do jogo é Limbo);

    – com o desenrolar do jogo ele enfrenta diversos desafios e vê situações estranhas, com isso, julguei dizer que passa por uma espécie de teste para o propósito de algo superior (evolução espiritual), e como propósito pessoal: sua inocência (em relação ao local onde está) faz com que ele apenas enfrente tudo aquilo para apenas sair dali e buscar saber o que está acontecendo com ele;

    – no final do jogo, ele quebra uma espécie de vidro, nesse momento conclui que realmente ele estava no limbo e dali ele estava saindo (lembra que limbo significa “fronteira”?);

    – continua correndo desesperado (como sempre faz no jogo) e para de correr quando vê uma garota (pode ser ela sua na morada, irmã, mas eu preferi ver ela como um anjo/ser divino) e uma escada (que leva para algum andar superior, ou seja, evolução) e na sequência o jogo termina;

    conclusão:
    1º- ele estava morto e foi pro limbo, então lá passou pelos desafios e evolui espiritualmente conseguindo então despertar sua alma do lugar; e termiando com o anjo levando-o ao patamar superior (insinuando como céu)!
    PS1: ele continuou morto, mas não no limbo, e sim no céu.
    PS2: ou também, podemos dizer que a garota tbm estava morta (sendo então uma pessoa normal e não divina) mas já sabia sobre aquilo tudo (limbo, morte, desafios, evolução espiritual…), e assim, também dando a visão de que ele acabou tbm evoluindo e saindo com ela pra o céu.

  13. Acabei de zerar o jogo li todas as suas teorias e achei mt boas, mas criei uma aqui.

    Os dois são irmãos e estavam brincando no quintal da casa (que fica perto de uma floresta), então o irmão acabou sofrendo algum acidente e acabou morrendo todos ficaram muito tristes e sua irmã foi enterrar seu corpo na floresta (cena final do jogo), então quando o irmão “acorda” ele não percebe que esta morto, e também não encontra sua irma, então ele sai pela floresta procurando por ela, como ele esta tao preocupado procurando a irma ele não percebe as bizarrices que estão acontecendo na floresta, depois de todo o trajeto ele vê a irma enterrando o próprio corpo, nesse momento do jogo ele percebe que esta morto, então seu espirito fica em paz e ele vai para o céu.

    essa foi minha teoria espero que gostem 😉

  14. Nossa, eu nem imaginava que o jogo era tão aberto a teorias, achei que eu tinha perdido alguma parte da historia enquanto jogava e vim procurar depois haha

    Mas então, conheci o jogo Limbo depois de jogar Inside, fiquei tão fascinado que fui procurar sobre o jogo Inside e descobri que foi feito pelos mesmos desenvolvedores do Limbo, daí que conheci e fui jogar Limbo. Ambos jogos tem a mesma atmosfera sombria e são bem parecidos, recomendo quem gostou de Limbo jogar Inside (já aviso que o final é bizarro haha).

    Mas voltando as teorias… eu particularmente gostei bastante da “2”, achei que se encaixa perfeitamente, alias, todas se encaixam, mas como a ideia do jogo é imaginar o enredo, a “2” é a mais legal! 😀

    • Olá Rafael, nossa depois do seu comentário acho que vou dar uma conferida neste novo jogo, eu sabia dele, mas meio que não dei muita confiança, agora vou ver se jogo. Nossa a teoria 2, bem macabra, hauhauhauhua.

  15. eu acho que o menino que procura sua irma quando ela e seguestrada mas pela caminho encontra varios desafios pela sua frente principalmente pessoas querem mata lo entao tentase defender das pessoas. e assim que ele mata uma pessoa para si defender e se acha cupado pela vida enteira

    • Olá Luciana, interessante ponto de vista, qual momento você acha que ele matou realmente alguém e começou a sentir culpado? Seria no meio da aventura, no final ou no início?

  16. Eu acabei de finalizar esse game e achei ele muito foda e tenho uma visão mais simplória da história:
    Eu acredito que o menino entra no limbo a procura da irmã desaparecida. E só pelo fato de estar vivo ele já não seria bem vindo num plano espiritual. Tudo q está lá está morto ou pertence ao plano espiritual e por isso tenta matá-lo o tempo todo para que passe a pertencer ao limbo.
    Só tô meio dividido em relação ao final. Eu pensei em duas situações possíveis:
    1) A irmã tá viva (estava só perdida) e está fora do limbo, no mundo real. Ele só encontra ela quando atravessa todo o limbo e volta pro mundo real no momento q atravessa aquela “barreira” que seria o limite entre o mundo real e o limbo. Tanto é que ele tem um vislumbre do mundo real quando vê a irmã, mas o limbo engana ele pra ele continuar preso lá.
    2) A irmã está morta, mas ele nunca vai chegar até ela enquanto estiver vivo. E quando ele atravessa a “parede”, na verdade é justamente nesse momento que ele morre, aí não há mais razão pro limbo tentar matá-lo, então o caminho até a alma da irmã não tem mais perigos.
    Eu acho que nem tudo no jogo foi feito pra ter uma interpretação. Como o jogo te querer morto, mas não te deixar morrer. Meu Deus, praticamente TODO jogo te dá a opção de tentar de novo. Isso não tem nada a ver com o enredo do jogo, mas sim com a mecânica, a jogabilidade.

    • Olá Jean, muito legal suas teorias, sim eu sempre considero isso, o fato de eles poderem morrer e tentar de novo é só mecânica, bem pensado.

  17. Olá tópico antigo porém acabei de terminar o jogo é vik pro site pra ver sobre as teorias então entro no jogo denovo na última cena quando encontra a horta eu percebi que logo acima dela tem algo parecido com um carro todo velho e quebrado então acho que provável que as teorias de acidente de carro sejam as mais perto da verdade.

  18. hehe vc tem um site incrível….olha já que o jogo é aberto fica difícil vc ver todas as teorias e aceitar que so uma é verdadeira afinal o criador não te deu uma historia completa da situação eu não cheguei nem na metade do jogo mas já fiquei me questionando sera que não é um sonho? eu não tenho bases firmes para criar uma teoria completa sobre isso mas pra mim eu creio que seja isso ele esta num carro dormindo com a garota talvez que ele goste e cria desafios no sonho para alcança-la e no fim acorda mas claro não saberemos….esse jogo assim com fnaf tem vários segredos hahaha bjs bruna

  19. Minha teoria é que…
    Um casal namorava em sua casa na árvore e por algum motivo ele acaba caindo e morrendo, sua alma acorda no limbo sem entender oque esta acontecendo e começa uma jornada pra chegar até sua ultima lembrança que é da casa na árvore. passa por todo processo do jogo enfentrando desafios “que podem ser uma consequencia das coisas feitas em vida” e ao chegar perto da casa percebe que esta morto. sua namorada sente sua presença quando chega perto, deixando uma continuação possível.

  20. Gente eu descobri esse jogo ontem kkkk Não sou muito conectada com jogos, mas amei o estilo desse, ainda não comecei a jogar, mas não me contive e comecei a ler sobre!Já sabendo mais ou menos da historia do jogo,acho que,a que mais se encaixa seja a Teoria 2 – As crianças que não eram inocentes…. E queria indicar esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=OmMdmMo5fFo
    Acabei de assisti-lo achei super demais, ele ressalta alguns pontos do jogo e tudo mais!!! Adorei sua matéria e já vou procurar para jogar o Limbo!! Bjos

Deixe um comentário