Home Artigos Especiais A teoria sobre o jogo INSIDE e LIMBO que vai explodir sua...

A teoria sobre o jogo INSIDE e LIMBO que vai explodir sua mente

Compartilhe

Neste artigo vou apresentar uma teoria sobre o jogo INSIDE. Se você não conhece o jogo, clique aqui para ler uma análise sem spoilers dele.

Se você já zerou o jogo, mas não conhece a teoria mais popular de todas, acesse aqui pela. Agora se você já leu o artigo que recomendei, prepare-se para abrir sua mente para ler o que vem abaixo.

A teoria de que os dois jogos estão ligados já existia antes mesmo de eu zerar INSIDE, o que eu fiz foi raciocinar como essas ligações poderiam fazer sentido de vários pontos de vista e acabei bolando uma história que poderia justificar isso.

Atenção: As histórias abaixo não contam a verdadeira e definitiva história do jogo e são somente especulações da autora com base em acontecimentos.

Teoria: Dentro do LIMBO

LIMBO foi criado pelos mesmas pessoas que fizeram INSIDE, os dois jogos têm muitas similaridades, antes de continuar, tenha certeza de que já leu as macabras teorias para o jogo LIMBO clicando aqui.

Pronto? Já leu né? Então você já deve saber que em LIMBO havia um garoto, bem parecido com o de INSIDE que ia atrás de uma garotinha. No final ele a encontra, a tela fica escura e depois dos créditos mostra o mesmo lugar com um monte de moscas indicando que ambos estão mortos e que eles estavam no Limbo, um lugar para onde as almas vão para se purificar.

dentro-do-limbo-teoria-de-jogosRepare na imagem acima como a sombra do garoto de INSIDE se parece com a de LIMBO, observe que os nomes podem ser ligados pelo seu significado, traduzindo livremente do inglês para o português:

Inside = Dentro, no interior, adentro, interior.

Esse foi um dos motivos para eu nomear essa teoria como Dentro do Limbo, o outro motivo é a base da teoria: O jogo Inside conta uma história que antecede o jogo Limbo, o garoto de ambos os jogos é o mesmo.

O início

Tudo começa com um garoto de camisa vermelha em uma floresta fugindo de alguns homens, o garoto está tentando invadir o local de uma empresa que havia capturado sua irmã e a usado em experiências.

O garoto somente tinha ela como parente de sangue, os seguranças tentam capturar e matar o jovem, mas não conseguem.

os-homens-na-floresta-procuram-pelo-garoto-em-insideEsse menino teve muita sorte, quando foi capturado com sua irmã, ele escapou sozinho e foi tentar pedir ajuda, mas não conseguiu, então ele resolveu adentrar o lugar para seu resgate.

No caminho ele passou por uma fazenda ao qual a empresa usou incessantemente animais como cobaias, ele chegou a usar os dispositivos de experiências da companhia para prosseguir, no caso um capacete que lhe dava a habilidade de controlar humanos próximos.

Os humanos em questão não são normais, eles parecem fantoches ou brinquedos que poderiam ser usados por aqueles que os controlam à curta distância.

o-garoto-controlando-os-humanos-em-inside
O garoto usando o dispositivo de controle mental.

O menino estava indo muito bem, até que ele foi pego por uma das experiências do local, a figura de um garoto com cabelos longos afoga o jovem de camisa vermelha e o mata, mas nem tudo está perdido, porque a criatura cabeluda estava sendo controlada pela irmã do garoto.

o-garoto-cabeludo-afoga-o-principal-do-jogo-insideA irmã do garoto está dentro de um sistema maior criado pelas horripilantes experiências da empresa, um emaranhado de mentes e corpos em uma massa humana, de longe a irmã do menino teria a chance de reencontrá-lo e armou um plano.

As experiências da companhia estão relacionadas a diversas áreas, mutações nas leis da gravidade e controle mental são as principais, a grande massa humana controla grande parte dos objetos de experimentos.

A criatura cabeluda injetou no corpo do jovem um dos capacetes de controle, o menino é ressuscitado, mas agora ele ganhou poderes além das capacidades humanas, ele pode respirar dentro da água e é capaz de controlar os seres inanimados da empresa sem precisar usar os capacetes.

Agora o garoto está sob controle e segue para seu objetivo, se encontrar com a grande massa de humanos. O controle sob o garoto é alimentado por grandes orbes de energia localizados em lugares estratégicos por toda a propriedade da empresa, dessa forma o sinal do controle não fica fraco mesmo quando ele estiver bem longe de seu controlador.

orbe-de-energia-do-jogo-insideCom todas as novas habilidades, o garoto em fim chega perto de um tanque ao qual a massa estaria em observação. Os cientistas do local nem estranharam a presença do garoto quando tudo que percebiam eram alterações no principal objeto de estudos deles: a enorme massa humana.

o-garoto-procurando-formas-de-entrar-no-tanque-em-insideO garoto consegue entrar no tanque, desconecta alguns dos capacetes que a enorme massa tinha e é completamente engolido por ela. Todas habilidades que o menino havia adquirido passou para o emaranhado de partes humanas.

A massa humana se desprendeu de suas amarras, dentro de si haviam muitos sentimentos entrando em colisão: dor, solidão e desespero eram alguns deles, o organismo queria sair desse lugar, foram muitos anos presos controlando outros corpos para progredir com as pesquisas da empresa.

o-garoto-e-o-grande-organismo-em-inside
O menino encontrando a grande massa humana.

Os cientistas que antes estavam somente observando, entram em desespero quando o grande organismo quebra o vidro do tanque, muitos deles morrem somente com o impacto.

Os murmúrios de vários seres engolidos por essa massa ecoavam por onde ela passava, tudo que esse ser queria era sair dessa prisão. Apesar do menino estar dentro dessa grande massa, assim como sua irmã, eles não eram os únicos que desejavam a liberdade.

Os funcionários tentaram conter a criatura, mas não conseguiram, eles perceberam que o melhor é não entrar em seu caminho. Inesperadamente o grande organismo cai no chão e o impacto faz ele descer alguns andares do grande prédio.

Ele inclusive cai em cima de uma grande maquete do lugar que é fachada escondida da empresa, a companhia sempre operou em segredo e possui em seu estabelecimento o projeto de criação camuflado na floresta perto do lago.

o-emaranhado-de-humanos-cai-na-maquete-do-esconderijo-da-empresa-em-inside
A sala da grande maquete do local.

Todos funcionários e cientistas começaram a formular um plano de contingência, muitos se posicionavam nos lugares ao qual a massa humana poderia passar e começavam a ajudar ela a cair em uma armadilha: um tanque de água fechado.

Eles conseguiram, mas a enorme massa não desistiu e conseguiu arrancar partes da parede do novo tanque e escapar, finalmente ela saiu rolando barranco abaixo em rumo a sua liberdade, todas as almas das pessoas trancafiadas e unidas em um só ser sentiram um alívio e sentimento de dever cumprido enquanto rolavam ferozmente pela montanha.

Para o menino, foi diferente, ele não poderia ir em paz como os outros, em fações de segundo, enquanto rolava pela montanha, ele se vê em outra dimensão.

O garoto levanta, mas ele não está mais unido ao emaranhado de corpos humanos, ele está no início da floresta, no mesmo lugar que havia começado sua busca pela irmã, confuso, ele segue o caminho em busca dela.

o-menino-no-limboO garoto agora está no Limbo das crianças, ele e a irmã estariam vagando por lá, porém esse Limbo não é normal, ambos passaram por experiências devastadoras e elas ainda os assombram.

A irmã do garoto está muito confusa e se distancia dele, o menino a segue incessantemente, toda essa confusão de sentimentos o faz passar novamente por apuros que remetem a sua experiência na empresa.

larva-de-controle-mental-em-limbo-e-inside

O controle mental, as seções de mudanças na gravidade e a fuga dos seguranças que dessa vez está representada por outras crianças exatamente pelo Limbo ser de crianças.

Depois de confrontar todas as provas de horror de sua vida, ele finalmente encontra sua irmã e entra em paz, lentamente o garoto sente seu corpo voltar para a grama e sentir o raio de luz.

final-de-limbo
Note o raio de luz na cena final do jogo LIMBO.

O garoto está rolando novamente, mas ele misteriosamente aparece no início, mas ele sabe o que acontecerá, após passar pelo Limbo, sua mente está mais clara do que nunca.

O jovem parte para um esconderijo no campo de milharal, o primeiro ao qual ele havia encontrado uma misteriosa orbe de energia, durante seu tempo na empresa ele havia desligado elas e a energia principal, agora ele teria acesso a uma área antes restrita.

o-garoto-desconectando-a-gigante-orbe-de-energia-em-insideA energia principal que movia a massa humana foi desconectada, sim, naquele pequeno abrigo havia a última fonte de energia que fazia a misteriosa força de controle mental da grande massa funcionar.

E o garoto a desconectou, nesse momento, ele também foi desconectado e sua alma retornou à massa que ainda estava descendo pela montanha. O grande emaranhado humano chega perto da costa.

Os murmúrios cessaram, o grande organismo ficou imóvel, ele estava pronto para seu descanso final e sofreu morte cerebral, imóvel ele fica lá sob a luz solar perto do lago.

ultima-cena-do-jogo-inside

FIM

Suas opiniões

O que achou da teoria? Deixe nos comentários abaixo suas opiniões e também as suas teorias para o que realmente aconteceu nesse jogo. Essa foi uma teoria que criei, mas eu sei que tem várias outras por aí.

Em breve lançarei um artigo sobre as outras teorias mais famosas, criada por outras pessoas e deixarei o link dele aqui nessa página.

Como sempre, lembre-se que o número de curtidas na página me ajuda a apressar o processo de criação de novos artigos. 🙂

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here