Home Artigos Especiais O que é um jogo indie?

O que é um jogo indie?

Compartilhe

O que é um jogo indie? Será que você sabe o significado? Confira aqui o que isso quer dizer, saiba suas origens e veja alguns exemplos de jogos que são e que não são indies.

É tipo, um jogo indiano?

Apesar do nome ser indie, um jogo deste tipo nem sempre é feito na Índia ou certamente não tem a ver com a Fórmula Indy de automobilismo.

Um jogo indie é um jogo independente, ele também pode ser referido como indie game.

Jogo do IndieAna Jones
Indieana Jones?

A principal característica que define o gênero é pelo fato dele ser criado por uma pequena equipe de desenvolvedores e sem a ajuda de publicadoras grandes.

Então você já sabe porque ele é independente, estes tipos de jogos não recebem a ajuda no marketing e na criação por grandes empresas ou patrocinadoras, eles estão livres de interferências externas ao do que o criador tem em mente.

Exemplos de jogos indie

Os jogos indie ficaram muito populares nos últimos anos, alguns conseguiram revolucionar a indústria de jogos de forma extrema como foi o caso de Minecraft, um jogo criado por um homem visionário que criou algo único e aparentemente simples que as grandes corporações não pensaram em fazer, mas que era algo que ele queria jogar e fez.

minecraft steven e a turma

No início ele foi criado por um estúdio de criação de jogos indie, mas com o tempo o sucesso foi tão grande que ele não é mais um jogo totalmente independente, a Microsoft passou a colaborar com a criação de conteúdo do jogo com a compra da desenvolvedora original e Minecraft deixou de ser um título indie.

Existem vários outros jogos indie muito populares como: Super Meat Boy, Terraria, Stardew Valley, Spelunky, Five Nights At Freddy’s e entre outros.

Jogos que certamente não são indie

Talvez você já tenha ouvido falar sobre jogos AAA, se não, dê uma olhada aqui na definição, esses tipos de jogos são como o oposto de um jogo indie, eles são sempre feitos por empresas grandes e com muito dinheiro para investir.

Jogos como FIFA, Call Of Duty, Assassin’s Creed e GTA V são exemplos de jogos que não são indie.

Jogo que não é indie

Todos foram feitos com muito dinheiro para sua criação através de uma equipe bem grande de desenvolvedores e colaboradores.

Mas nem sempre um jogo AAA dá mais lucro do que um jogo indie, o Minecraft é um exemplo claro disso, antes mesmo dele deixar de ser um jogo indie ele já lucrava muito mais que várias franquias de jogos já bem consolidadas no mercado.

Origens?

A pergunta chave é a seguinte: Qual foi o primeiro jogo indie já criado? A resposta desta pergunta pode ser complicada ou bem simples.

Por um lado, pode-se dizer que os jogos indie começaram recentemente a aparecer, isso se deve ao fato de que novas ferramentas de criação de jogos e também a internet ajudou no crescimento destes tipos de jogos.

Mas se você usar a lógica do significado do termo, pode-se dizer que o primeiro jogo já produzido foi indie, até porque não havia grandes produtoras de jogos e muito menos um mercado para eles, portanto os primeiros jogos foram criados por poucas ou uma pessoa com pouco dinheiro e sem um alto apoio financeiro.

Imagem do primeiro jogo eletronico criado

Tente então ignorar o fato de que os jogos são originalmente indie e comece a imaginar quando os jogos independentes começaram a aparecer.

Na época dos primeiros jogos era complicado para qualquer um fazer um jogo, para ter acesso às ferramentas era necessário trabalhar nas empresas que faziam jogos e na época essas empresas não tinham interesse em aprovar a ideia de qualquer um.

Nos anos 70 e 80 com a chegada dos computadores pessoais, apareceu a oportunidade para desenvolvedores independentes criarem os seus jogos sem a ajuda de grandes corporações.

Um dos primeiros jogos criados é indie

Nos anos 90 era usado o termo shareware games para os pequenos jogos criados independente e distribuídos pela comunidade de jogadores da época.

O desenvolvimento independente ainda era na maioria das vezes para PC, para fazer jogos de consoles você teria que pagar pela licença que era muito cara.

Atualmente a licença para fazer jogos para console não é mais uma barreira, o desenvolvimento para PC também ficou mais barato e possível. Hoje há várias engines ou motores de criação que facilitam a concepção de jogos, há a Steam, o site de arrecadação Kickstarter e vários outros canais para marketing e distribuição dos jogos indie.

Logo do GameMaker

Conclusão

Os jogos começaram como indie, passaram por grandes transformações ao longo dos anos e agora os jogos independentes estão de volta com força total.

Assim como os jogos AAA, os jogos indie são muito importantes para o mercado de games e como a própria história mostra, sempre será.

Tem alguma dúvida com relação aos jogos indie ou gostaria de compartilhar algo legal sobre eles? Deixe um comentário logo abaixo.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here