Home Artigos Especiais de Jogos Como se tornar um criador de jogos

Como se tornar um criador de jogos

Compartilhe

Sonha se tornar um criador de jogos? Então realize o primeiro passo agora, continue lendo para saber mais.

A produção de Games está a todo vapor, novos produtores ou grupos de desenvolvedores estão lançando games independentes que estão caindo no gosto dos gamers do mundo inteiro.

Neste artigo eu quero abordar de forma direta e definitiva tudo sobre a produção de jogos e como você pode se tornar um criador de jogos.

Como em qualquer outra tarefa ou projeto que necessita de planejamento, a primeira coisa que o novo programador de jogos deve focar intensamente é no aprendizado.

Os primeiros passos para ser um criador de jogos

Aprender programação é considerado por muitos uma tarefa difícil, mas não é, desde que o aluno tenha o desejo de aprender e colocar em prática, é assim que os grandes nomes do mundo dos games começaram.

Vamos começar falando dos primeiros passos para quem quer aprender como desenvolver games e posteriormente algumas características da profissão dos sonhos dos gamers.

Faça um curso

Para começar a dominar códigos fonte, JAVA Script, C++, por exemplo, é mais melhor e mais fácil através de um curso, seja ele online ou presencial.

Existem várias escolas físicas que conseguem dar uma boa base para os seus alunos, como também existem cursos digitais vendidos pela Udemy, Hotmart que cumprem o seu papel por um preço em conta.

Se tornar um criador de jogos com cursos online
Você pode se tornar um criador de jogos com cursos online como os da Udemy e do Hotmart.

Você pode também tentar aprender em canais de comunicação, como vídeos no Youtube e artigos em blogs.

Apenas tome cuidado no acúmulo de informações distintas, que podem acabar prejudicando o seu conhecimento.

Tenha o Hardware adequado

Não é necessário ter um ‘’computador do Batman’’ para rodar os programas que usamos para programar os jogos, mas também vale lembrar que você não irá conseguir reproduzi-los em um dual core e sem placa de vídeo, por exemplo.

Hoje em dia, com o avanço das peças de Hardware, fica fácil comprar e instalar as peças necessárias para a reprodução dos softwares.

Normalmente, esta seria uma configuração ideal para programadores de games:

  • Processador: Intel Quad-Core ou AMD, 2.5 GHz ou superior.
  • Memória RAM: 8GB
  • Placa de vídeo: Placa Gráfica compatível com DirectX 11
  • Sistema Operacional: Windows 7/8/10 ou Mac OS X 10.9.2 ou superior

Os principais softwares profissionais para criação de jogos são:

  • GameMaker: Studio
  • Unreal Engine
  • Construct 2
  • Unity
GameMaker Studio é usado por vários criadores de jogos
GameMaker Studio é usado por vários criadores de jogos indie.

Participe da Game Jam

A Game Jam é um evento em que equipes de programadores tentam criar um jogo em um período limitado de 24 a 72 horas. Mas você deve estar se perguntando se isto é possível, e a resposta é SIM.

Nesses eventos, pequenos grupos de programadores produzem milhares de games e protótipos de sucesso.

Não é regra participar da Game Jam, mas é o melhor evento para iniciantes e profissionais da programação de games.

Após ter aprendido todos os passos necessários para a criação de um jogo, isso inclui o aprendizado, domínio de ferramentas e código fonte, você pode expandir bastante o seu conhecimento e ter um primeiro contato com o desenvolvimento de um jogo.

A maior responsabilidade do Programador de jogos (ATENÇÃO)

Quando concluímos um game, publicamos ele normalmente em lojas e servidores online para que seja baixado e jogado. Quando um game possui jogadores ativos, é natural que o mesmo necessite de um suporte técnico.

Se você quer mesmo se tornar um criador de jogos, o trabalho constante não pode ser de forma alguma um problema para você, até porque é muito comum que games apresentem Bugs ou erros de código.

O criador do jogo é responsável por identificar problemas e Bugs e lançar atualizações sempre que necessário para manter os jogadores ativos e satisfeitos.  Mas como é possível identificar estes problemas?

  • Feedback dos Jogadores: Os jogadores são críticos, a melhor forma de identificar algum problema no seu game é ouvir o que eles têm a dizer, e caso ouça alguma crítica negativa, não se desespere, é aí que você sabe quando e onde melhorar os aspectos do game.

Dê início ao seu projeto

Depois de adquirir o conhecimento necessário, é hora de colocar as suas ideias na mesa e começar a desenvolver sua obra prima. Não crie ilusões de criar jogos gigantes que lhe custarão muito dinheiro, muito tempo e conhecimento muito avançado.

Tente não utilizar elementos de outros games, foque na sua imaginação e crie sua própria Engine se possível, seja original.

E você, já começou seu caminho para se tornar um criador de jogos?

Espero que o texto acima tenha lhe ajudado a pensar mais sobre o caminho de se tornar um criador de jogos.

Apesar de eu ter falado sobre programação, existem outras áreas na criação de jogos como a pessoa que faz o projeto, os desenhos, a sonorização, mas se você está começando agora e quer fazer um jogo por conta próprio, saber programação é muito importante.

Compartilhe este conteúdo para ajudar novas pessoas a começarem também a desenvolverem seus próprios games.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.