Life is Strange Episódio 5 – Resumo, opiniões e dicas


Confira aqui um resumo com opiniões sobre o episódio final de Life is Strange, neste artigo vou resumir alguns acontecimentos, compartilhar opiniões e dicas para o quinto episódio do jogo.

Se você não quer spoilers, sugiro que jogue ou assista primeiro o episódio antes de continuar lendo, ele foi escrito logo após o lançamento do episódio.

Nesse artigo você também encontrará dicas para passar determinadas partes do Life is Strange. E sim, eu exagerei no tamanho do texto, mas dê um desconto é o último episódio afinal de contas. 🙂

Dark Jefferson

Se alguém ainda tinha dúvidas de que o professor Jefferson não vale nada agora não tem mais, o homem usou o Nathan aproveitando do estado mental do garoto para financiar seus atos doentes, depois ele matou o garoto e planejou colocar a culpa da morte de Chloe no menino.

Nas minhas escolhas a Victoria aparentemente não foi assassinada, já que eu não alertei ela apropriadamente sobre o Nathan no episódio 4, se você alertou ela, Victoria vai ao encontro de Jefferson que a captura e logo em seguida mata ela.

Como imaginado, Max tenta voltar no tempo usando fotos, agora chega uma parte um tanto quanto crítica na gameplay onde você tem que focalizar a imagem para que Max retorne ao tempo.

Dark Jefferson

Como focalizar as fotos

O objetivo é deixar a foto nítida, se você tiver na versão PC deverá usar as teclas A e D para mudar a nitidez, porém você também tem que usar o botão direito e esquerdo do mouse, quando eu tentei somente com as teclas era mais difícil, para facilitar você pode clicar nas teclas e quando perceber um feixe branco de luz na foto comece a usar os botões para encontrar o momento certo.

Foto que Jefferson tirou de Max life is strange
Foto que Jefferson tirou de Max em Life Is Strange.

As vezes você consegue somente usando as teclas A, D e botões do mouse para voltar no tempo, mas em outras você notará que poderá usar o foco automático segurando a tecla de espaço, você vai saber quando fazer isso se a mensagem aparecer logo acima da tela.

No meio do caminho havia um tornado

A atitude de Max quando retorna no primeiro episódio através da foto tirada na aula de Jefferson foi incrível, ela confortou Kate, jogou indiretas ao professor e disse umas verdades para a Victoria. Infelizmente, denunciar Nathan e Jefferson realmente fez com que Chloe permanecesse viva, porém não evitou que o tornado fosse criado, Max até mesmo chegou a ganhar o concurso de fotos, mas ela descobre que Chloe morre quando o tornado aparece na cidade.

Max na galeria de arte

Max imagina que pode salvar Chloe se ela estiver em Arcadia Bay e não em São Francisco no momento do tornado, ela então volta no tempo e rasga a foto que a fez ganhar a competição, mas isso não resolve já que Jefferson de alguma forma encontrou a foto e enviou para o concurso, agora Max está de novo no Dark Room (Sala escura) presa, o professor com raiva pelo fato dela não ter enviado a foto queima todas as fotos que Max havia tirado.

Como matar o professor Jefferson

Quando não havia mais esperanças, David aparece para salvar Max, ela o ajuda a capturar Jefferson usando seus poderes. Se você, assim como eu, ficou com muita raiva de Jefferson há uma forma de matá-lo pelo menos por um momento. Para ver o vilão morto, conte a verdade sobre o que aconteceu com a Chloe que o David vai matar o Jefferson.

Jefferson de life is strange morto

Max encontra uma última alternativa para voltar no tempo e reparar tudo isso e assim como muitos imaginavam ela pretende usar a foto que havia tirado com o Warren no episódio 4, no caminho ao encontro de Warren, Max encontra uma mensagem deixada por Nathan que pedia desculpa e tentava avisar sobre ela e Chloe estarem em perigo perto de Jefferson.

Realmente eu não me enganei a respeito de Nathan, ele pode sim ter feito muitas maldades, mas o Jefferson o manipulou até que ele chegasse a esse ponto.

Bônus: Salvando Alyssa novamente

Antes de se encontrar com Warren você verá que o tornado está chegando na cidade, mas você tem a chance de salvar algumas vidas incluindo, claro, a vida de Alyssa, para salvá-la encontre o prédio onde ela está presa e use uma tábua de madeira para que ela consiga sair do prédio.

Um episódio de Life is Strange onde a Max não salva a Alyssa não é um episódio legítimo de Life is Strange.

Se você parar para refletir, Max irá nesse momento pegar a foto com Warren e voltar no tempo, então essa realidade que ela está vivendo deixaria de existir, será que importa salvar essas pessoas? Adianta matar ter matado o Jefferson? Max está prestes a encontrar as respostas para essas perguntas, mas neste momento eu achei estranho não salvar essas pessoas, mesmo sabendo que ela voltaria para mudar tudo.

Tragicamente a mendiga está morta na versão da minha história já que eu não a alertei do tornado no episódio 3. 🙁

salvando Alyssa pela última vez

Como salvar o homem preso na loja?

Após salvar outras pessoas, encontrei dentro de uma loja em chamas um homem em estado de choque que não conseguia se mexer, a única forma de Max chegar no seu destino é atravessar essa loja, mas para isso ela teria que ligar uma caixa de energia para apagar o fogo, mas fazer isso mata o pobre homem.

Para salvá-lo você deve matá-lo ao ligar a energia, apagar o fogo, entrar na sala onde ele está e voltar no tempo, agora que ele está vivo alerte-o e ligue a caixa de energia novamente.

max e warren

Se na sua jogada Frank também estiver vivo, você terá a chance de conversar com ele sobre Rachel que sem dúvidas já morreu. Você também pode falar com a mãe da Chloe a respeito do quanto se arrepende por ter desconfiado de David e como ele a salvou no final.

Inesperadamente Max conta a Warren sobre seus poderes, ele não duvida em nenhum momento e a deseja boa sorte, você pode escolher se ela vai ou não beijar o Warren antes de voltar no tempo.

De volta ao momento da festa, Max tem que convencer Chloe de desistir de procurar Nathan, a tarefa não é fácil, para convencê-la eu contei a verdade sobre o que aconteceu quando ela voltou no passado e tentou evitar a morte do pai da amiga e que nada deu certo no final.

chloe, max e o tornado

E finalmente Max consegue alertar Chloe sobre o tornado a tempo de salvá-la, mas o uso constante de seus poderes faz ela desmaiar e entrar em contato com seu subconsciente, é aí que o episódio fica interessante.

Tudo ao redor de Max parece ser de outro mundo, distorcido, em certo momento ela está em um lugar e logo depois está em outro.

Como sair do corredor estilo .P.T.

Não é que o corredor do escola tenha uma foto da Dilma do PT, mas sim que ele parece com o teaser jogável conhecido como .P.T. do jogo Silent Hills que foi cancelado nesse ano, onde você entra em uma porta e sai no mesmo lugar.

Para sair do corredor você tem que realizar algumas tarefas, primeiro pegue as chaves na mesa localizada na parte direita do corredor. Ela é a chave do quarto 218, abra este quarto, você agora estará com aquelas roupas da Rachel usada em outros episódios, olhe no mapa localizado na parede para saber onde é o quarto da Rachel e entre nele, após isso você será a Victoria, encontre o quarto dela no mapa e entre nele, por último você deve entrar no quarto da Max.

corredor episodio 5 life is strangeUma parte interessante é que ela retorna para a primeira cena do jogo, mas toda cena está ao contrário, como se a cena estivesse de trás pra frente, todas as palavras estão escritas ao contrário, inclusive todas as falas e até mesmo a música do ambiente.

Após Max passar despercebida pela versão malvada dos personagens principais da história e alcançar um farol, ela recebe algumas mensagens bem sinistras, para acessá-las vá até o menu (clique na tecla tab na versão PC) e clique em SMS.

delírios de max no último episódioDepois Max começa a receber ataques psicológicos de versões muito distorcidas de Chloe e outras pessoas.

Como abrir a porta do banheiro

Max estará presa em um banheiro e estranhamente há uma fechadura com combinação de números igual a aquela da Dark Room. Para achar a combinação você deve primeiramente tentar inserir a senha, após isso irá aparecer por todos os cantos um monte de números diferentes, olhe no espelho e procure pelo único número que é refletido, é só inverter e usá-lo como o código que desbloqueia a porta: 0311.

combinação porta banheiro life is strange

Várias dimensões

De repente Max está no restaurante onde a mãe de Chloe trabalha e os personagens do jogo estão lá, muitas das versões que Max deixou para trás após viajar no tempo. Imagine o seguinte: toda vez que Max volta no tempo e o altera, uma dimensão ou realidade é deixada de lado e uma nova é criada, agora se esforce um pouco mais para imaginar se todas essas realidades realmente tivesse existido e todos estão cientes do que Max havia feito.

Para a sorte de Max tudo isso não passou de um pesadelo terrível que teve após desmaiar, ela finalmente acorda e percebe que na verdade ela provocou todas os problemas ambientais e por último o tornado no momento em que ela resolveu usar os poderes dela pela primeira vez.

max no bar com todos os personagensÉ nesse momento que uma bomba é jogada em cima de mim quando uma pergunta é feita onde eu teria 2 escolhas: Deixar Chloe morrer ou deixar o tornado destruir a cidade.

Vamos analisar as opções, se Max escolher não salvar Chloe e deixar de usar seus poderes, o tornado e todas as consequências mostradas no jogo não aconteceriam, mas Chloe morreria, por outro lado eu tenho a chance de deixar as coisas como estão e salvar Chloe, porém várias pessoas morreriam devido ao tornado que a Max criou.

cena da ultima escolha de life is strange

Eu achei muito estranho a Max sacrificar a vida de centenas de pessoas para salvar Chloe, até a própria Chloe disse que este é destino dela, além de trair o desejo da amiga, Max estaria matando várias pessoas e quem sabe até mesmo os seus familiares e os da Chloe, como as duas poderiam viver com isso nas costas? Eu escolhi sacrificar a Chloe.

Os animais

O mais legal é que a foto da borboleta azul, acredito que foi a primeira a ser tirada no jogo, foi justamente a que possibilitou que Max reparasse essa tragédia do efeito borboleta causado pela alteração do tempo.

Muitos animais apareceram nesse episódio, o cervo, o esquilo, pássaros e entre outros. Algo bacana nesse jogo é que apesar do final não ter explicado a presença dos animais diretamente, indiretamente você meio que entende o papel deles e o que cada um representa na história, não há grande segredos, mexer com o tempo provoca uma reação direta na natureza e por sorte Max conseguiu uma forma de reverter tudo e aceitar a morte.

enterro de chloe em life is strangeE o terceiro final?

Eu vi como seria o final se Max escolhesse sacrificar a cidade, achei bem sem graça e com menas emoção do que o final ao sacrificar Chloe. Não mostrou exatamente quem morreu e foi muito curto.

Se eu fosse a autora da história eu incluiria um terceiro final, não porque eu gostaria de ter um final mais feliz, tudo mundo gosta de finais felizes, certo? Mas o terceiro final que imagino está longe de ser feliz e acredito que está bem ao alcance das possibilidades do jogo.

episódio final de life is strange opinioes

A terceira escolha seria Max se sacrificar, se ela voltar no tempo em que Chloe é atacada no banheiro e ela morresse no lugar de Chloe, ela iria salvar a amiga e todas as pessoas da cidade, se Max ama tanto a amiga e as pessoas da cidade será que essa possibilidade nunca iria passar pela cabeça dela? Cruel? Talvez, mas somente o fato de deixar os jogadores imaginando como devem se responsabilizar por seus atos já é bem interessante para incluir no jogo.

E você o que achou do episódio final do jogo? Qual seria a terceira opção para o final da história que você imaginou? Final feliz? Final UFO? O meu final cruel? Deixe nos comentários abaixo sua opinião.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

PS: Você também se aborreceu e ao mesmo tempo achou engraçado o fato de que os personagem começavam a frase: “Life is…” e terminavam com algo diferente de “Strange”?

Recent Posts