Home Mobile Android Minecraft Pocket Edition: O guia absolutamente completo para instalar e jogar online...

Minecraft Pocket Edition: O guia absolutamente completo para instalar e jogar online (Android e PC)

Compartilhe

Confira de forma fácil como baixar o jogo Minecraft Pocket Edition e instalar no seu Android, veja também como faz para jogar essa versão no seu Windows e como acessar servidores online e criar o seu.

Como fazer o download do Minecraft PE

Clique aqui para acessar a loja oficial da Google para o download do Minecraft Pocket versão Android. Você vai encontrar um botão com o preço do game escrito ‘comprar’, não fique muito chateado(a) se você notar que o preço aumentou, o Minecraft Pocket Edition sempre está atualizando com novidades, portanto o preço vai se adequando a medida que o conteúdo fica melhor.

Para comprar na loja online Google Play, seja o Minecraft Pocket Edition (MCPE) ou qualquer outra coisa, você tem que estar registrado com sua conta Google, essa conta é a mesma usada para acessar o Gmail, Youtube, Google Plus e é gratuita, acesse esse link para criar uma.

Escolha a forma de pagamento para que você possa fazer o download do arquivo apk. Você pode usar por exemplo um cartão de crédito nacional/internacional, através de faturamento direto pela operadora ou aqueles cartões presentes que você adquire em lojas.

cartões google play
Cartões Google Play.

Depois de baixar clique em ‘Instalar’ e aguarde a instalação. Agora o Minecraft Pocket Edition está pronto para rodar no seu Android. O jogo foi testado no aparelho Samsung GT-S5312B com android 4.1.2 e inicializou rapidamente e sem travar.

Para baixar a nova versão do Minecraft Pocket Edition quando estiver disponível, acesse a mesma página na Google Play do jogo e clique para atualizar gratuitamente, você não precisa pagar pelas atualizações futuras.

Para jogar o Minecraft Pocket Edition no modo singleplayer você não precisa estar conectado na internet.

Como jogar Minecraft Pocket Edition no seu PC

O Minecraft Pocket Edition é uma versão do Minecraft lançada somente para plataformas móveis como celulares, tablets e consoles portáteis, mas tem uma forma de você jogar essa versão em seu PC. Você primeiro precisará baixar um programa chamado BlueStacks, através dele você pode simular um dispositivo Android, baixe o programa aqui (clique no botão ‘baixar’).

Para instalar abra o arquivo, clique em ‘Continuar’, escolha um lugar no seu computador com espaço no disco e clique em ‘Avançar’, deixe marcada as opções ‘Acesso à loja de aplicações’ e ‘Comunicações de Aplicação’, clique em ‘Instalar’, aguarde a instalação.

instalando o bluestacks no pc
Passos para instalar o Bluestacks.

Para acessar o simulador do Android, entre com a sua conta Google, a mesma que você usou ao comprar o Minecraft PE, para isso siga os passos: clique na grande lupa com o nome ‘Procurar’ e digite ‘Minecraft Pocket Edition’, agora clique em ‘Procurar no Play’, aparecerá uma tela nova, clique em ‘continuar’, na nova página clique em ‘Existente’, digite o email e a senha de sua conta.

Agora irá reaparecer uma das telas anteriores, clique em ‘Continuar’, será mostrado para você os comandos do teclado, feche a janela e escolha a sua conta do Google Play ao qual você efetuou a compra do Minecraft Pocket Edition. Mais uma vez irá retornar em uma das telas, clique em ‘Continuar’, clique em ‘Próximo’ e digite mais uma vez sua senha para acessar a conta Google, na tela de nome ‘Serviços do Google’ eu sempre desmarco a opção ‘BACKUP E RESTAURAÇÃO’, clique no botão do canto direito da tela e finalmente clique em ‘Vamos lá’.

passos para configurar bluestacks para jogar minecraft pe
Passos para configurar BlueStacks para jogar Minecraft PE

Agora você estará na Google Play, clique em ‘Jogos’ e busque por: ‘Minecraft Pocket Edition‘, após instalar ele já estará pronto para jogar, você pode usar as teclas AWSD do teclado para movimentar o personagem e pode clicar no botão de voltar, igual a aquele encontrado nos aparelhos de celulares, para acessar o menu de pausa do jogo ou voltar em menu anteriormente visitados.

minecraft pocket edition apk para instalar
Clique no botão ‘Instalar’ na página do Minecraft Pocket Edition

Testei a seguinte instalação com o Windows 8.1 e funcionou sem problemas, alguns jogos, no entanto, nem sequer rodam com o BlueStacks, a tela fica paralisada e nada acontece, é mesmo uma pena, tentei jogar o card game do Penny Dreadful e não obtive sucesso. 🙁

Com relação à versão do Windows o BlueStacks funcionará também com outras além do Windows 8.1, principalmente aquelas versões próximas e superiores a ela.

Como entrar em um servidor online do Minecraft Pocket Edition

No Minecraft Pocket Edition é possível jogar multiplayer local através de uma conexão online, para isso basta estar perto do aparelho da outra pessoa para que o mesmo possa jogar com você, não se esqueça de deixar a opção ‘Multijogador em servidor local’ ligada no menu de configurações do jogo para ambos os aparelhos.

Mas e se não tiver ninguém por perto para jogar? Neste caso você pode acessar um servidor distante e existem vários deles espalhados no mundo, para facilitar sua vida, existe um site muito bom que lista esses servidores e inclusive mostra detalhes dele como tipo de jogo, quantidade de pessoas jogando e disponibilidade de acesso.

Clique aqui para acessar a site.

servidores de minecraft pocket edition listados
Lista dos servidores de Minecraft Pocket Edition no site.

Uma lista irá aparecer, agora você tem que escolher aquele servidor que será o melhor para você jogar, dê preferência para os primeiros, eles não estão no topo a toa, mas observe e escolha aquele onde a opção Uptime é a maior, isso quer dizer que para o lugar onde você está no momento, o servidor poderá ser acessado sem travar muito, quanto maior melhor.

Na opção tags você vai poder entender os temas e formas de jogo do servidor, observe se eles são os de seu interesse. Note que na coluna Players você encontrará o número máximo de jogadores que podem acessar e número de jogadores que estão jogando, você não conseguirá entrar em um servidor se ele já estiver cheio, mas isso pode mudar se alguém sair.

Agora o mais importante é que o servidor esteja online, você saberá ao notar o botão verde escrito ‘Online’ no canto esquerdo abaixo da imagem do servidor no site. Pode ser que ele esteja offline agora, mas isso não é para sempre já que ele pode ficar disponível em outro momento.

Para acessar você tem que anotar o texto localizado logo abaixo da imagem do servidor ou ao lado da bandeirinha do país. Você também pode clicar na imagem para ver mais detalhes do servidor e anotar o endereço e porta nessa página. Como pode ver na imagem abaixo, a parte antes do sinal ‘:’ corresponde ao endereço ou IP de acesso, enquanto que a porta do servidor são os números finais na frente do rótulo Address, as vezes o endereço vai estar somente em números ou será igual ao endereço de um site.

saber endereço e porta servidor do minecraft pocket edition
O endereço/IP e porta de um servidor do Minecraft Pocket Edition

O servidor mostrado acima está momentaneamente Offline, mas você pode salvá-lo no seu Minecraft Pocket Edition para jogar quando ele estiver online. Veja agora o passo a passo de como conectar em um servidor online no jogo.

Com o Minecraft Pocket Edition aberto, clique em ‘Jogar’, clique em ‘Novo’, agora clique no pequeno botão localizado ao lado esquerdo do botão ‘Avançado’.

botão para acessar ip e porta do servidor de minecraft pe
Botão para inserir ip e porta do servidor de Minecraft PE

Você agora acessará o menu para inserir o endereço e porta do servidor, para isso clique em cada caixa para inserir as informações, após isso clique no botão ‘Adicionar Servidor‘. Note que no campo ‘Nome’ você pode colocar qualquer nome que você quiser, recomendo que seja o nome do servidor para ficar mais fácil de identificar na lista mais tarde.

adicionar servidor externo no minecraft pocket edition
Adicionando as informações do servidor no MCPE.

Após isso clique no botão ‘Voltar’ e veja que o servidor será listado para você clicar e entrar, perceba se a pequena bolinha do lado direito está verde, isso quer dizer que o servidor está funcionando normalmente, logo acima você pode ver quantas pessoas estão logadas e o máximo permitido.

escolhendo o servidor online dentro do Minecraft Pocket Edition
Escolhendo o servidor online dentro do Minecraft Pocket Edition

Cada servidor tem suas regras e sempre há instruções de como fazer pra jogar assim que você o acessa. Infelizmente minhas tentativas de jogar em servidor online através do Windows não deram muito certo, fui expulsa depois de alguns segundos. 🙁

A seguinte mensagem apresenta: ‘kicked by admin. Reason: logged in from another location

Erro ao tentar logar usando o Windows em servidor do Minecraft PE
Erro ao tentar logar usando o Windows em servidor do Minecraft Pocket Edition.

Como criar um servidor no Minecraft Pocket Edition

Você também pode criar o seu servidor próprio e particular do Minecraft Pocket Edition grátis, dessa forma você pode jogar com um ou mais amigos que estão bem distante sem precisar entrar em servidores públicos cheios de regras e estranhos. Confira os passos.

Para facilitar existem aplicativos que você pode baixar, mas nem sempre todos funcionam, confira aqui o primeiro que testei e não deu certo e o segundo e que deu certo. Por que estou passando o exemplo dos dois? O que não funcionou no meu aparelho com a versão do meu Minecraft Pocket Edition talvez funcione para o seu, pode ter acontecido alguma instabilidade no momento que testei, por isso não desanime e teste novamente com os dois.

O primeiro aplicativo é gratuito e se chama PocketMine, foi com ele que não consegui criar o servidor, por isso procurei uma alternativa e achei o LEET Realms que funcionou. Em um outro dia tentei acessar os dois e ambos não acessaram, essas instabilidades acontecem por exemplo quando muitos usuários estão usando o mesmo serviço.

Baixando e configurando o PocketMine

Busque na loja Google Play pelo termo ‘PocketMine‘, encontre o app que tem o nome de PocketMine-MP e clique em ‘Instalar’, ele é totalmente gratuito.

PocketMine para servidor online do minecraft pocket edition apk
Baixe o PocketMine da empresa PocketMine para criar seu server do Minecraft Pocket Edition.

Abra o PocketMine, irá aparecer uma lista de versões para download, se quiser pode escolher uma versão mais estável ou a mais atual, clique em download.

A página de configuração do seu server irá aparecer, nela você pode escolher o nome, mensagem de apresentação, porta de acesso, modo de jogo e muito mais, após escolher as opções, clique em ‘Save’ para salvar e clique em ‘Start Server’, agora seu servidor estará rodando, anote o endereço IP que é uma sequência de números localizada ao lado do rótulo IP Address, entre no Minecraft Pocket Edition e use os passos informados logo acima para adicionar o servidor e conectar nele, a porta de acesso pode ser encontrada na página de configuração

Usando o LEET Realms para criar o servidor

Na loja Google Play busque pelo termo ‘LEET Realms‘, e instale aquele com o nome de LEET Minecraft Server / Realms.

Usando o LEET Realms para criar servidor do Minecraft Pocket Edition
Usando o LEET Realms para criar servidor do Minecraft Pocket Edition

Ao abrir o aplicativo você encontrará uma página onde há configurações do servidor, o Leet Realms funciona através de créditos que você pode usar por dia, você começa com 50, mas pode comprar mais assim que acabar.

Configurações do LEET Realm do Minecraft PE
Criando servidor Minecraft Pocket Edition com o LEET Realm.

Para iniciar o servidor é bem simples, clique no botão ‘Open in Minecraft’, perto desse botão você encontrará o endereço IP e porta do servidor. Dentro do Minecraft clique em jogar, veja que o servidor aparecerá na lista com o nome de LEET.CC, basta clicar nele para acessar, agora você pode convidar outra pessoa para entrar no mesmo mundo através do mesmo endereço e porta informado no menu anterior.

Pode ser que em alguns momentos não dê para entrar por conta de instabilidade momentânea, você perceberá se está tudo OK se a bolinha verde estiver aparecendo lá perto do nome do servidor no menu do jogo. O padrão é de que o servidor possa suportar 5 usuários, você pode modificar o número máximo de usuário se quiser, mas fazer isso irá aumentar o número de créditos usados por dia, para 5 usuários são gastos 10 de créditos.

Neste artigo você viu:

  • Como baixar e instalar o Minecraft PE no Android.
  • Como Jogar o Minecraft mobile em seu PC usando o programa BlueStacks.
  • Como entrar em um servidor online para jogar no modo multiplayer de Minecraft PE.
  • Como criar um servidor online para jogar com seus amigos pela internet.

Você pode baixar este artigo em PDF clicando aqui.

Gostou desse guia do Minecraft Pocket Edition? Ajude a deixá-lo mais completo escrevendo nos comentários abaixo dicas, opiniões ou correções que eu irei modificar o texto se necessário.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

4 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

    • Olá, pode ser problema com a placa de vídeo, talvez seu computador não consiga rodar o jogo, quais as configurações dele (processador, memória, placa de vídeo)? Quais jogos você já jogou nele e funcionam normalmente? Se antes você já jogava e agora não consegue mais, talvez seja porque não instalou o driver da placa de vídeo, para instalar você deve primeiro encontrar o modelo dela pelo gerenciador de dispositivos e buscar na internet o nome dela e driver download.

    • Olá Márcio, você ta jogando no Android né? Tente verificar se você está com a atualização mais recente do Android pra ver se para de dar erro, você já conseguiu rodar o Minecraft PE antes no seu aparelho? Qual versão do Minecraft é?

Deixe um comentário