Home Análises Minecraft Story Mode: O quarto episódio

Minecraft Story Mode: O quarto episódio

Compartilhe

O episódio 4 de Minecraft Story Mode já saiu, confira nesse artigo um pequeno resumo dos acontecimentos e opiniões.

Se você estiver procurando sobre os episódios passados pode acessar essa página aqui com a lista de todos eles.

Esse quarto episódio da história de Minecraft Story Mode poe um ponto final na trama principal, se não tivesse o episódio 5 marcado, esse poderia sem problemas ser o último.

Se você acompanhou os resumos com opinião que fiz para os episódios passados, já deve saber que estou jogando com dois personagens, um feminino que é mais agressiva e um tanto quanto malvada e um masculino que é bonzinho além da conta.

Agora nesse episódio acredito que a Jesse malvada se redimiu um pouco de seus atos já que em certos momentos não tinha como escolher um lado mais ignorante e perverso, mas mesmo assim deu para fazer algumas escolhas não tão boazinhas.

A fuga

No episódio passado todos pensaram que a tempestade Wither finalmente havia sido derrotada, mas ela se ergue novamente, pelo menos agora as pessoas aprisionadas nela escaparam, inclusive Gabriel/Petra, porém esta pessoa perdeu a memória e não se lembra nem quem é.

A fuga da turma de Jesse em Minecraft SM

O grupo de Jesse consegue escapar e encontra um refúgio. Petra/Gabriel que havia voltado da tempestade, viram os amigos de Lukas, sim aqueles chatos que ficavam zoando com a cara da turma do(a) Jesse, agora o Lukas quer salvar os amigos, você pode escolher deixar ele ir ou não.

Com o Jesse garoto eu desenvolvi durante o jogo uma relação de amizade entre ele e Lukas, por isso eu insisti para que ele venha com o grupo e que ele estaria salvando os amigos ao ajudar a salvar o mundo de sua destruição, ele concorda e continua no grupo.

Já a Jesse menina realmente foi muito má com ele no passado, ele inclusive fala sobre isso e diz que o lugar dele é com os seus amigos de verdade, Lukas até mesmo esperou um pedido de desculpas, mas Jesse não lhe deu um e concordou que ele deve ir embora e assim o menino sai em busca dos amigos.

Após isso o porquinho Reuben tenta se aproximar de Petra/Gabriel, mas leva uma patada, ele sai pra fora e Jesse vai atrás, nesse momento ele(a) consola o porquinho e escuta uma discussão.

Ivor aparece para ajudar

Ivor e Soren estavam discutindo, Ivor os seguiu e agora quer oferecer sua ajuda para destruir a grande tempestade de Wither, primeiro Jesse suspeita, mas logo percebe que ele pode ajudar já que Ivor revela ter um livro de encantamento que pode destruir o que mantém vivo o Wither: o Bloco de Comando.

Ivor discutindo com Soren em Minecraft Story Mode

Ivor também explica que programou o Wither para seguir o amuleto de Gabriel, Jesse revela que está com ele e isso explica porque a criatura sempre está atrás deles.

Agora o grupo tem uma estratégia pronta, durante a fuga os Endermans começaram a recolher os blocos da tempestade, então o plano é usar todos os Endermans do esconderijo de Soren para abrir um buraco na criatura para que Jesse pudesse entrar nela e destruir o bloco com uma arma encantada pelo livro de Ivor.

Ato heroico 1

Agora a surpresa do episódio foi o fato do Axel ter se candidatado para se servir de isca para a tempestade Wither, o Jesse bonzinho tentou impedir o amigo alegando ser perigoso enquanto que a Jesse não tão boazinha aceitou a oferta sem problemas e agradeceu a bravura do amigo, em todo caso Axel levou o amuleto para o esconderijo de Soren onde estão os Endermans.

Na campanha da Jesse menina o Axel foi sozinho, mas na campanha do Jesse menino o Magnus foi junto já que ele está vivo.

Partiu para a Far Land

O grupo de Jesse seguirá Ivor em busca do livro de encantamento que está em seu esconderijo localizado no lugar mais distante possível do mundo de Minecraft Story Mode, a Far Land ou Terra Distante.

Depois de uma longa cavalgada, todos estão cansados e famintos, o grupo parou para recobrar energias.

Ivor ajudando o grupo de Jesse

O Jesse garoto foi buscar algo para comer na floresta, ele encontra algumas coisas e guarda para levar para o grupo, mas ele avista uma misteriosa casa, na janela dela havia uma torta suculenta, antes mesmo de pensar em roubá-la, Ivor o avisa que não deve por os pés na casa de uma bruxa, Jesse escuta o conselho e se afasta do lugar, mas é tarde demais e as Bruxas já estão atacando o restante do grupo.

Jesse batalha com uma Bruxa, mas mais delas acompanhadas de Esqueletos aparecem, Ivor decide ficar para trás pra os enfrentar enquanto o grupo escapa.

Jesse enfrentando a bruxa no minecraft sm

A Jesse garota foi também buscar algo para comer, só que ela não recolheu para o grupo e já comeu na hora, ao avistar a torta da Bruxa, ela ignora o aviso de Ivor e invade a casa, dentro dela ela rouba uma poção do salto e antes de alcançar a torta, a Bruxa aparece, Ivor sai correndo e some, Jesse consegue escapar da Bruxa e descobre que um grupo delas e Esqueletos cercaram todo o grupo, eles então escapam da horda de monstros.

Opinião: Sou só eu que acho essa bruxa muito parecida com um homem narigudo?

Como passar pelo labirinto

Dentro do esconderijo de Ivor eles encontram um labirinto e o dono do lugar não está por perto para guiá-los.

O Jesse resolve procurar por outra forma de seguir sem entrar no labirinto, mas uma porção de zombies os atacam, todos agora escalam os muros, mas Jesse fica separado do grupo.

Fim do labirinto em Minecraft Story Mode

Nessa parte você tem que encontrar o caminho para fora do labirinto, a trilha não é muito pequena e tem muitas partes sem saída. Para passar pelo labirinto, você na maior parte das vezes, irá pelo caminho da esquerda, vá entrando até encontrar uma saída, mesmo parecendo que a trilha está fazendo você voltar, na verdade o fim dela é no lado esquerdo quando você encontra uns blocos verdes no chão.

Com a versão feminina da Jesse ela tinha uma poção do pulo, ao invés de escalar o muro eu a usei para alcançar o topo, ela também havia escolhido seguir pelo labirinto e mesmo assim apareceram os zombies.

A máquina de voar

Agora Jesse tentará reconstruir uma máquina de voar que Ivor havia começado a construir, nesse momento ele(a) convence Olivia de que ela poderia encontrar uma solução para o problema, para fazer a máquina funcionar basta pegar um item dentro do baú e seguir as instruções para criar os itens da máquina.

A turma escapa numa máquina voadora

O curioso é que se você salvou o Gabriel e está com o Lukas, o Soren ficará tremendo de medo de voar, já com a jogada da Jesse onde não tem o Lukas e a Petra está presente, esta cena não acontece e você ajuda a Petra com suas memórias perdidas.

A Petra até solta uma piadinha sem graça no final, acho que com a tradução alguns não entenderam, ela disse: “That was amazing” que significa “Isso foi incrível”, Maze em inglês é labirinto e ela fez um trocadilho com a palavra incrível (amazing) que tem maze no meio.

Passagem secreta

Após o grupo entrar na casa de Ivor, Jesse fabrica uma alavanca para abrir uma passagem secreta e eu tenho que concordar com Jesse, passagens secretas são legais e não precisam ter motivos para existir.

A passagem fecha imediatamente após Jesse e Soren entrarem nela, separando-os do grupo.

O puzzle da sala de tesouros

Para abrir a porta localizada na sala onde há um monte de tesouros da Ordem da Pedra, você terá que coletar todos os itens raros contidos nas mesas da sala.

Você deve prestar atenção ao que o Soren fala toda vez que você coleta um dos itens, isso será muito importante para resolver o puzzle.

Um funil aparece, nele você tem que por na ordem certa os itens, a ordem deles é de acordo com a ordem que o grupo da Ordem da Pedra conquistou cada um, por exemplo o ovo do dragão foi na última aventura então ele ficará no funil 5, veja a combinação certa:

Lágrimas de Ghast, Prismarinho, Lanterna do Mar, Gelo Compacto e Ovo de Dragão.

A combinação do funil episodio 4 minecraft story modeComo desvendar o puzzle dos 4 pilares

Ao abrir uma porta você chegará numa sala com 4 pilares, um da cor vermelha, verde, amarelo e azul, cada um deles tem um botão que você pode apertar para desligar a sua luz, você deve apertar o botão na ordem certa para abrir a porta.

Para descobrir a ordem certa converse com Soren e escute com atenção a história dele, nela ele vai contar como a Ordem derrotou o Dragão, a combinação dos pilares tem a ver com a ordem dos ataques que cada um deu no bichano, veja que cada pilar tem um símbolo diferente. Veja na foto abaixo a ordem correta:

Aperte na ordem: amarelo, verde, vermelho e depois azul.

puzzle dos quatro pilares minecraft story mode

Na imagem acima ainda mostra onde você deve ir após apertar os botões, você tem que apertar uma alavanca para abrir a segunda porta.

A verdade sobre a Ordem da Pedra

Após abrir a porta, Jesse e Soren encontram vários Cristais do Ender, ou seja, o dragão não morreu, Jesse confronta Soren e exige uma explicação.

Soren então diz que na verdade a história que ele havia contado foi uma mentira e que a Ordem da Pedra não é formada por heróis como todo mundo pensava, Soren havia usado o Bloco de Comando para as conquistas do grupo e inclusive para derrotar o dragão.

A princípio Soren escondeu dos integrantes da Ordem sobre o Bloco até ele o usar contra o dragão.

Nesse momento Ivor aparece junto com o restante do grupo, os dois esclarecem que todos do grupo da Ordem da Pedra concordaram em forjar uma história, Ivor resolveu sair do time, mas em troca do silêncio ele ficou com todos os tesouros conquistados pela ordem.

A arma encantada

Agora você tem a oportunidade de escolher que tipo de arma fará, com o Jesse garoto eu escolhi fazer um Machado de Diamante, em memória de Ellegard ele manteve a mesma armadura que ela havia deixado pra ele antes de morrer.

Com a Jesse eu escolhi a Espada de Diamante e sem pensar duas vezes troquei a armadura que Magnus deixou pra mim por uma nova, eu peguei aquela avermelhada.

Jesse com a armadura e espada de diamante

Depois disso a arma foi devidamente encantada.

Ato heroico 2

Chegando na porta do esconderijo de Soren, o grupo se encontra com Axel, se ele estivesse ido com o Magnus ele não estaria presente já que ele corajosamente foi ajudar a distrair o monstro.

Se o Gabriel está no grupo ele vai correr feito um louco para derrotar a tempestade e Ivor vai atrás para por juízo na cabeça dele, mais pra frente Soren foge de medo.

Se o Gabriel não está no grupo o Ivor continua com eles até o momento em que Soren foge de medo e ele vai atrás dele, achei que dessa forma o Ivor pareceu um covarde e usou isso como desculpa para fugir, diferente de quando ele vai atrás de Gabriel.

Levando os Endermans para a tempestade Wither

Agora sobrou para a turma do(a) Jesse a tarefa de fazer os Endermans atacarem a tempestade.

Ato heroico 3

Após conseguir abrir um buraco na tempestade, Jesse terá que entrar nela. Para a Jesse feminina eu escolhi algo mais radical: um carrinho foguete, para o Jesse masculino escolhi construir uma máquina voadora.

Se o Lukas está no grupo ele vai ajudar a distrair o Wither usando fogos, se ele não está no grupo ele irá aparecer de surpresa junto com seus amigos para também usar os fogos para distrair o monstro.

O porquinho Reuben no último momento pula junto com Jesse para dentro do monstro. Agora os dois trabalham juntos para destruir o bloco, Jesse foi capturado(a) e Reuben consegue salvá-la, mas ele acaba caindo.

Jesse consegue destruir o bloco, após isso ele(a) cai em um lago.

Reuben morrendo
Reuben sempre será lembrado.

A Jesse malvada ao cair somente mencionou sua vitória e não se preocupou com o porquinho antes de perceber que ele estava morrendo, diferente do Jesse do bem que perguntou pelo amigo desesperadamente no momento da queda.

Numa cena muito emocionante o porquinho morre, até mesmo a Jesse malvada deu um adeus digno para o amigo, achei que neste momento eu não devia deixar de dizer alguma coisa.

Após a destruição Petra/Gabriel recobrou todas as memórias e se curou da doença do Wither.

Uma semana depois

Confira agora como foi o final do capítulo para os dois personagens que criei:

O Jesse bonzinho: Ele fez um discurso emocionante, não deixou de citar os amigos que o ajudaram e no final mencionou o ato heroico de Reuben. Jesse tomou a decisão de pedir que Gabriel não conte a verdade sobre a fundação da Ordem da Pedra, ele acaba não contando.

A Jesse malvada: Ela iniciou o discurso e ficou calada no momento em que deveria dizer que recebeu ajuda dos amigos na conquista, todos ficaram meio sem graça com tudo isso e acharam que ela não vai muito bem com discursos. Jesse fez questão de convencer Gabriel de contar a verdade sobre a Ordem da Pedra, as pessoas reagiram de forma estranha à notícia.

O episódio final de Minecraft Story Mode

Agora os amigos de Jesse formam a nova Ordem da Pedra e no episódio 5, que será o último, haverá aventuras com eles.

Ps: OK, eu vou ter que dizer: Eu já sabia! Nos episódios passados de Minecraft Story Mode, eu previ que o Ivor na verdade não era esse vilão que parecia e mais na frente todos ficaram sabendo da verdade e que todos da ordem da pedra foram bem pilantras como ele.

O que achou desse final antecipado da história?

Deixe nos comentários o que você achou do desfecho da trama principal de Minecraft Story Mode e quais são suas previsões para o próximo episódio do jogo.

18 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

    • Olá Funky, eu também acho o mesmo, é bem estranho eles fecharem o assunto principal antes do último episódio, tô desconfiando que eles vão iniciar uma nova aventura e deixar agente esperando pra continuar ela na segunda temporada e é bem possível que acabe de uma forma que todos vão querer ver a continuação.

      • Segundo as informações que a Telltale passou,o episódio 5 parece que vai ser um prólogo para a segunda temporada.
        até mesmo no final do episódio 4,o narrador fala que ”ainda há muitos outros mundos a se explorar”
        Nesse site:

        https://www.telltalegames.com/blog/103056/minecraft-story-mode-s-wither-storm-finale-arrives-in-episode-4-on-december-22nd

        Aonde a Telltale publicou imagens sobre o episódio 4 antes de lançar,ela fala algumas coisas interessantes como:

        ”Descubra no épico episódio 4 o final da Whiterstorm,que vai virar a página de um capitulo,antes das aventuras poderem começar de novo”
        ”Se o episódio 4 terminará a história do Whiterstorm,o que isso significa para o episódio 5?Nós não queremos estragar isso pra você aqui,mas pode esperar pra ter uma melhor ideia do que está por vir para a Ordem da pedra quando jogar o episódio 4 e quando o quinto misterioso episódio lança no ínicio de 2016”

        Acredito que seja mesmo uma continuação.Eu me surpreendi muito com o jogo,gostei demais da história,dos personagens e tudo mais,então gostaria de uma nova temporada.E apesar de ser meio óbvio,é muito interessante começar de novo pra ver as outras escolhas,deveria ter feito isso pra aproveitar mais,apesar de que dói ter que ser meio do mal nessas escolhas.

        • Eae Igor, oh legal, eu desconfiava mesmo que teria outra temporada, bom saber que está praticamente confirmado. Eu gostei bastante de fazer duas jogadas de uma vez e recomendo bastante fazer uns dois com escolhas diferentes eu definitivamente vou fazer isso denovo na segunda temporada XD

  1. Gostei muito tb da história e do enredo do jogo. Mas queria saber uma coisa, não tem como falar o Rubens msm? O fim dele é a morte mesmo? Depois de tudo que passou no jogo, eles estragam o jogo com esse final. Cinceramente acho que o porquinho merecia um final muito melhor do que virar um mártir.
    O que vcs acham?

  2. Os comentários demoram pra serem postados. Mas reitero que sobre o final do jogo, acho que cinceramente o Rubens não deveria ter acabado, aliás, ele era um dos mais heróis do grupo né.
    Vcs concordam do Rubens ter morrido?

    • Por mim eles não matavam ele, mas não posso negar que a história ficou muito mais comovente e emocionante depois da morte dele, fez o final ficar inesquecível.

  3. A morte do rouben faz qualquer pessoas chorar, eu chorei muito, não concordei com a morte dele mas agora é esperar de que de alguma forma consigam ressuscitar ele.

    • Olá, hum, de certa forma eu imaginei que um personagem bonzinho iria querer ajudar seu ídolo que está em apuros e que ele iria pensar que seria desnecessário falar a verdade, por isso fiz a personagem malvada pedir para ele contar tudo para que ele não seja mais visto como o grande herói que parecia ser, mas se olhar por outro ângulo, acho que eu tomaria a decisão da minha personagem malvada, foi mais justa.

Deixe um comentário