Home Artigos Especiais Golden Axe: Descubra e redescubra

Golden Axe: Descubra e redescubra

Compartilhe

Golden Axe é um clássico dos videogames, neste artigo você irá descobrir ou redescobrir esse jogo medieval japonês e conhecer algumas peculiaridades que talvez você nunca ouviu falar antes.

A história de Golden Axe

Death Adder de Golden Axe vilão
Death Adder de Golden Axe.

Em um determinado ano da era medieval na região de Yuria, o maléfico vilão Death Adder a mando de seu mentor mais maligno ainda Death Bringer, capturaram o rei e a princesa, com o objetivo de se tornar o novo governador, ele também roubou a arma mais preciosa do reino o Golden Axe, um machado dourado com poderes especiais.

O terror foi espalhado em Yuria, os soldados de Adder invadiram povoados, mataram inocentes e deixaram o povo na miséria.

Vítimas das maldades do invasor, 3 guerreiros partem em uma jornada em busca de vingança pelos familiares mortos pelas mãos dos bandidos.

personagens principais de golden axe
Gilius, Ax e Tyris de Golden Axe.

Cada um guerreiro tem seus pontos fortes e fracos, todos podem usar magia, você coleta potes de poção e quanto mais você tiver mais forte é o poder de destruição, algo muito legal é o fato de que a magia muda de formato de acordo com a quantidade de potes azuis de magia coletados.

Muitas outras versões do Golden Axe foram criadas para diferentes videogames desde o seu lançamento em 1989, em algumas delas você pode jogar multiplayer local. Uma das primeiras versões somente continha um personagem jogável, mas você poderia escolher que tipo de magia ele teria, seja ela baseada em terra, no trovão ou no fogo.

Jogadores incríveis

Golden Axe não é um dos jogos mais difíceis existentes, mas também não é fácil zerar ele sozinho, apesar de você ter muitas vidas e até mesmo continues, os inimigos te acertam sem dó e piedade, então aprender os truques e momentos certos para atacar é importante, mas alguns jogadores usam todos eles com maestria e deixam qualquer um de queixo caído, veja esse japonês jogando e tire suas conclusões.

Um truque usado bastante é o de ficar perto do precipício e desviar do ataque dos inimigos para que eles caiam no buraco, veja que ele também usou o pulo com ataque para derrubar os bandidos.

O tempo de ataque que ele usou com os dragões que cospem fogo, o moralzinho de pular e acertar os soldados de pedra e principalmente a manha de esperar os inimigos chegarem para atacar os pequenos elfos ladrões para deixar as poções no chão e pegá-las somente depois de usar o poder especial é incrível.

salvando o rei e a princesa de Yuria em golden axe
Salvando o rei e a princesa de Yuria após derrotar Death Adder.

O mais legal é também a parte mais ou menos nos 9 minutos onde ele somente pega uma poção no chão para usar o poder várias vezes, tudo isso desviando de todos os ataques.

Curiosidades e bizarrices de Golden Axe

O jogo é repleto de fatos curiosos, talvez você já conheça alguns deles ou talvez não, de toda forma, confira uma listinha dessas curiosidades, deixe nos comentários abaixo aqueles que não estão listados ou informe quais deles você não conhecia.

A logo

Já que o jogo é japonês, na logo você tem alguns escritos na língua nativa deles, mas algo que poucos reparam é que parte dele está no formato de uma espada, um martelo e um machado.

logo de golden axeOs sons da morte

O jogo consegue me tirar muitas risadas com os gritos dos personagens, me faz lembrar dos adoráveis filmes de terror trash também super divertidos.

Você sabia que em determinado tempo um boato foi espalhado na internet alegando que os gritos do jogo foram gravações de prisioneiros do corredor da morte?

Mas se você prestar bastante atenção vai notar a enorme semelhança dos sons com os de personagens de filmes como Conan estrelado por Arnold Swazenegger e Rambo.

A galinha rosa

A Galinha rosa, Chicken Leg, Bicho esquisito ou seja lá qual nome você dá para aquele estranho animal de rabo esquisito que aparece no jogo, é encontrado em um game lançado antes de Golden Axe pelo mesmo desenvolvedor Makoto Uchida, o Altered Beast.

Cocatrice no Altered BeastApesar do nome Chicken Leg fazer muito sentido, se você reparar ele se parece com um pé de galinha ambulante, mas pode-se dizer que o animal seria a tentativa de reproduzir o ser místico Cocatrice.

Chicken Leg do Golden Axe
Cocatrice de Golden Axe.

Criadores do jogo

Neste ponto você já deve ter percebido as semelhanças entre o filme de Conan e Golden Axe, não é atoa que isso acontece, o criador do jogo adorava este filme e se inspirou nele, no final de uma das versões você pode ver um homem bem parecido com o ator do filme.

Arnold Swazenegger em golden axeOutro fato curioso está contido nos créditos do jogo, um dos envolvidos na criação do jogo inseriu o modelo de uma moto no lugar do nome, essa moto em questão foi lançada entre 79 e 82 sendo na época a mais potente.

A intro violenta japonesa

Na versão arcade japonesa a intro é bem mais violenta que normal, no jogo não há cabeças decepadas e sangue, mas nessa introdução sim.

Nunca pergunte o peso de uma mulher

No final do jogo quando está passando os créditos, uma ficha técnica de cada personagem aparece, para os heróis principais é listado o nome, sua especialidade, a altura e peso, porém para a personagem feminina Tyris Flare o peso misteriosamente não é revelado.

peso de Tyris FlareQuem é Deb?

Em uma das primeiras partes do jogo você encontrará uma casa com uma placa em cima da porta com o nome ‘DEB’, talvez você pode ter mergulhado em sua imaginação para entender o significado disso, mas o que se acredita é que seja uma falha na tradução e não sei se você sabe, mas no Japão os textos são normalmente lidos de trás pra frente, então fizeram confusão na hora de escrever BED que significa cama em inglês, portanto a casa é uma pensão.

DEB golden axeGilius em Alien Storm

No final do também clássico Alien Storm, o personagem Gilius aparece em uma mesa de jurados.

 

final do alien storm no arcade com gilliusGostou do artigo?

Nesse artigo você conheceu ou relembrou um dos clássicos da Sega e conheceu algumas curiosidades do jogo. Tem algo a dizer? Deixe nos comentários abaixo sua opinião e compartilhe este artigo com todo mundo.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

2 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

  1. Sem “dis you miss me” que erro tosco, isso que dá digitar no escuro, eu acho… Dessa vez! Já joguei um pouco mas não curti muito, eu amava jogar Streets of Rage no emulador onde tinha-o também. Essa série ainda teve uma continuação bem furada, hein? Foi muito bom saber mais a respeito. Pensar nesse lance bizarro do basilisco e do outro troço… A tia J.K já tinha escrito mesmo que o basilisco nasce de um ovo de galinha chocado por uma rã, que bizarro! Sobre o gameplay, nossa. O cara é um gênio, deve ter jogado muito. As atuações nos gritos são ótimas, hein?! Kkkkkkkkkkkkk. A abertura é sinistra, os japas amam exagerar mas acabam perdendo a verosimilhança. O zeramento é muito da hora, sensacional!

    Interessante ele escolher a Tyrys, geralmente as personagens femininas são minhas favoritas. E tem umas magias bem legais, também.

    • Eae Marcio como está? Então, eu lembro de jogar o Golden Axe 3 no Mega Drive eu também adoro Streets of Rage. A Tyris tem o poder de magia mais legal do jogo onde ela invoca um dragão, foi uma boa escolha, eu acho que para dano com magia ela é a que tira mais então deve ser por isso que ele escolheu ela já que pelo visto o foco dele era não levar hit ou dano. Nossa tem tantos jogos que lembro ter jogado naquela época talvez eu faça mais artigos sobre eles, ehehe.

Deixe um comentário