5 Curiosidades sobre o PlayStation 1
O PlayStation 1 é um dos consoles mais queridos de todos os tempos, ele revolucionou a indústria com novos gráficos e com sua quantidade de jogos.
Nesta matéria você vai conferir 5 curiosidades que talvez você não conheça sobre o console PlayStation 1.
Um fato bem conhecido sobre o PlayStation 1 foi o motivo dele existir, mas eu já falei sobre isso nesta outra matéria de curiosidades sobre a Nintendo, então confira antes.
1 – Net Yaroze
O PlayStation 1 é famoso por possuir um alto número de jogos e a Sony deu bastante incentivo para novos criadores de jogos.
O Net Yaroze é um PlayStation 1 com uma cor escura criado para desenvolvedores independentes de jogos, ele é basicamente um kit de desenvolvimento para jogos do PS1, ele foi lançado em 1997 pelo valor médio de 750 dólares.
O PlayStation 1 ainda recebeu alguns modelos oficiais com a cor azul e verde que serviam para fazer debug ou varredura no sistema em busca de problemas, outro modelo é o PS1 branco que foi vendido exclusivamente em Hong Kong que permite a leitura de vídeos de CDs.
2 – 299
Antes do PlayStation One chegar a Nintendo comandava a indústria de games, o PS1 não foi o primeiro console de videogame a usar CD ao invés de cartuchos, mas fez tudo ficar mais fácil e barato para o consumidor.
Com gráficos incríveis para a época e um preço muito acessível, o PlayStation 1 passou a liderar as vendas e na E3 de 1995 o diretor da Sony resumiu toda a vantagem de ter o console em seu discurso ao qual ele somente diz “299”, que seria o preço em dólares do PS1.
Nesta mesma E3 o Sega Saturn foi anunciado com o preço de 399 dólares, o console também possuía jogos em CD, mas foi completamente massacrado pelo seu rival PS1 que vendeu muito mais.
Um pouco antes do anúncio do preço do PS1, a Atari tentando sobreviver com o seu console Jaguar estava se movimentando para impedir legalmente que a Sony lançasse um console de videogame abaixo do valor de 300 dólares, a resposta desafiadora da Sony veio com o anúncio do preço de 299 dólares.
3 – Os diversos modelos de periféricos
Todo console sempre tem aqueles controles ou equipamentos que são um tanto quanto esquisitos e que quase ninguém usa e com o PS1 não foi diferente, até mesmo antes de ser lançado ele apresentava designs de controles bem estranhos:
Durante a E3 de 1999 foram distribuídos como prêmios uma maleta de colecionador com o jogo, memory card e um controle no formato de arma do jogo Elemental Gearbolt, como pode ver na imagem abaixo, o conjunto é muito bonito, mas aparentemente o suor das mãos derretia a pintura dourada.
Para o PlayStation 1 Slim foi criado uma tela de LCD que poderia ser facilmente levada com o videogame para qualquer lugar.
Outro periférico curioso foi a luva do PS1, feita pela desenvolvedora Reality Quest, a luva é melhor usada em jogos de simulador de corrida, sendo jogos de esportes os mais difíceis de usar com ela.
Considerado um dos piores controles de videogame, o controle em formato de W do jogo Wu-Tang: Shaolin Style vinha junto com uma edição especial do jogo.
Ainda falando em periféricos, a última curiosidade desta seção seria o inverso, você sabia que muitos entusiastas de música preferiam tocar seus CDS de áudio em um PlayStation 1 do que em outros dispositivos?
Isso porque o PS1 tem a fama de ter um ótimo reprodutor de CDs bem mais barato do que os aparelhos com a mesma qualidade lançados na época.
Agora prepare-se para o mais estranho periférico de todos, lançado junto com o ZXE-D: Legend of Plasmalite feito pela Bandai em 1996, esse kit é composto com várias partes de robôs que você poderia montar, quando plugado nos slots de memory cards, o jogo iria reconhecer a parte em questão e a representava na tela do game.
4 – O primeiro jogo do PS1 não é o que você imagina
Se você acha que o primeiro jogo desenvolvido para o PlayStation 1 é o Gran Turismo ou Crash Bandicoot está enganado, o primeiro jogo se chama Motor Toon Grand Prix.
O engraçado é que o game é bem infantil, algo que o console da Sony queria se distanciar, eles queriam criar o PS1 mais para o público adulto e se distanciar um pouco dos ideais da concorrente Nintendo.
Outro fato bem curioso é que alguns dos integrantes do Motor Toon Grand Prix sairam e criaram o Gran Turismo.
5 – De cabeça para baixo
E por último, algo curioso sobre os primeiros modelos do PS1 é que muitos tinham problemas de ficarem paralisando e com muito lag, para resolver esse problema você pode jogar com o console virado para baixo.
No vídeo abaixo mostra como uma pessoa testou a dica e funcionou perfeitamente em um jogo que estava completamente travado.
A explicação seria pelo fato do leitor de CDs funcionar melhor quando está nessa posição. Esse foi o preço para criar um console mais acessível ao público, o PS1 foi criado com componentes baratos em sua estrutura externa e com isso teve também problemas por esquentar demais.
Essas foram somente 5 curiosidades deste querido console criado pela Sony, tenho certeza de que a vida de muitos gamers por aí mudaram depois da chegada do PS1.
Tentei adicionar 5 assuntos que acredito serem pouco conhecidos pelo público em geral, mas existe diversos outros fatos, desde mascotes esquisitos até mesmo ao significado dos botões do PlayStation.