Home Games Wiki O que é um jogo hack and slash?

    O que é um jogo hack and slash?

    Compartilhe

    Já ouviu falar sobre jogos hack and slash, mas nunca realmente entendeu o que é? Nesta matéria vou explicar o que é, citar exemplos e explicar as origens do gênero.

    Conhecido também como hack ‘n slash ou hack and slay, o hack and slash é um gênero de jogo digitais, muitas vezes ele também é incorporado dentro de jogos de outros gêneros.

    Outras formas ao qual o gênero é conhecido: H&S, HnS, corta e massacra e hack-and-slash.

    Significado nos videogames

    No mundo dos videogames, um jogo hack ‘n slash é uma forma de jogo onde na maior parte do tempo você estará em batalhas de tempo real e progredindo em um cenário através delas, essas batalhas são de curto alcance.

    É mais comum ver as armas brancas como o principal equipamento de jogos de hack and slash, podendo ter variações, por exemplo, quando o personagem usa espadas e algumas armas de fogo como acontece no Devil May Cry.

    God of War 3

    Diferente dos jogos de luta onde um luta contra o outro ou contra um pequeno grupo em um cenário só, em um jogo de hack and slash você pode enfrentar um ou centenas de adversários ao mesmo tempo e avançar no cenário.

    Nos jogos de hack and slash você precisa muitas vezes pensar em que tipo de habilidade você deve investir para melhorias e alguns lhe possibilitam usar magias, antes da batalha você pode se preparar para deixar o personagem mais forte e fazer uma estratégia do que melhorar.

    Em resumo, um jogo para ser chamado de hack and slash tem que ter todas as seguintes características:

    • Você joga em vários cenários diferentes para desenvolver a história e progredir.
    • O personagem jogável pode evoluir suas habilidades e você escolhe qual delas evoluir ou então adquirir habilidades ou poderes no caminho.
    • As armas principais são armas brancas, exemplo: Espadas, machados, martelos, adagas, lanças e chicotes.

    E os jogos beat-em-up?

    Bem parecido com o conceito de jogos hack and slash, os jogos beat-em-up são aqueles onde você normalmente luta somente com os próprios punhos, normalmente o personagem principal é algum artista marcial ou delinquente.

    Alguns exemplos de jogos bem famosos de beat-em-up é o Double Dragon, Streets of Rage e Final Fight, curiosamente o Golden Axe é considerado por alguns como um jogo beat-em-up, mesmo sabendo que ele poderia ser um jogo hack and slash por consistir principalmente de lutas com armas.

    Sabendo disso, mesmo que eu tenha mostrado algumas características que os jogos considerados hack and slash tenham, não leve a regra muito a sério, haverá algumas exceções e variações.

    Streets of Rage 2 capa japonesa

    Origens do hack and slash

    O termo começou a ser usado em jogos de tabuleiro, vários jogadores na época não gostavam de progredir a história do RPG de mesa e queriam somente partir para as batalhas.

    O registro do termo ficou em uma publicação em uma revista quando foi usada a frase hack and slash para os jogadores que só querem partir para as batalhas.

    Golden Axe

    Exemplo de jogos hack and slash

    Primeiramente os jogos hack and slash começaram a aparecer em formato 2D, depois surgiram os em 3D.

    Em 2D um bem famoso é o jogo Golden Axe, em 3D o gênero ficou ainda mais interessante com a chegada de jogos como God of War, Diablo, Devil May Cry e Bayonetta.

    Devil May Cry 4

    A grande maioria dos jogos considerados hack and slash são em terceira pessoa, não há muitos em primeira pessoa, no entanto pode-se dizer que o jogo HeXen: Beyond Heretic poderia ser considerado um jogo de hack and slash em primeira pessoa.

    Conclusão

    Ainda não entende o que é um jogo hack and slash, gostaria de fazer alguma correção ou mencionar algo que possa acrescentar o texto? Deixe um comentário logo abaixo, eu ficarei feliz em poder ler e responder se possível.

    Deixe um comentário

    Please enter your comment!
    Please enter your name here