Home Dicas Dicas básicas para jogar no competitivo de Overwatch

Dicas básicas para jogar no competitivo de Overwatch

Compartilhe

Neste artigo você encontrará dicas básicas para você que quer jogar partidas no modo competitivo de Overwatch.

Saiba que não é necessário ser um profissional no jogo para poder se divertir no competitivo, mas é recomendado que você já esteja familiarizado com todos os personagens de Overwatch e já jogue ele faz um tempo.

Para lhe ajudar a entender cada um dos personagens do jogo, eu criei uma série de artigos para cada um deles explicando suas habilidades e algumas estratégias, confira aqui.

Fique calmo e jogue melhor

Se você não está bem emocionalmente, seja triste ou com raiva, não jogue no competitivo de Overwatch, jogue no modo Jogo Rápido ou Arcade.

Relaxe para ganhar no competitivo de Overwatch

Mesmo que você seja um ótimo jogador, tem momentos que as circunstâncias e até mesmo o time não ajuda e você pode explodir de raiva, se isso acontecer, simplesmente descanse um pouco ou passe a jogar em um modo que não seja o competitivo.

Dessa forma você terá mais chances de se concentrar na partida, tomar as decisões certas e consequentemente vencer mais.

Tente o seguinte: Quando você perder 2 vezes seguidas, pause um pouco, faça outras atividades e depois volte para o competitivo, no meu caso eu sempre anoto em uma folha ao lado quantas vitórias e derrotas eu tive para saber se devo parar e descansar.

Tenha certeza de ter tempo

Antes de começar uma partida no competitivo de Overwatch, tenha certeza de que você poderá jogar do início ao fim, além de atrapalhar o jogo dos outros, os jogadores que saem no meio de uma partida são punidos e podem ser suspensos do modo competitivo se sair muito.

No modo competitivo as partidas são normalmente maiores do que no modo Jogo Rápido, algumas de fato podem ser rápidas, mas nem sempre é assim, por isso esteja preparado.

Competitivo em equipe ou solo?

Existem as partidas de competitivo onde você sozinho joga contra outros jogadores que normalmente também estão sozinhos.

É mais raro você começar a jogar sozinho e batalhar com ou contra equipes formadas, portanto pode-se dizer que jogar competitivo solo e jogar competitivo em equipe tem suas pequenas diferenças.

Dicas Competitivo Overwatch

Portanto, é possível sim subir na classificação competitiva mesmo jogando sozinho, se você não tem uma equipe sólida que treina constantemente, talvez seja até melhor jogar sozinho pelo fato de que o adversário também estará jogando em mesmas condições na grande parte das vezes.

Seja versátil

Conhecer a fundo um personagem em Overwatch é muito útil, os famosos “Personagens Main” podem ser decisivos em uma partida, mas nem sempre a situação vai favorecer a escolha de somente um personagem.

Por isso, saber jogar bem com mais de um tipo de personagem é muito favorável no competitivo.

Existem pessoas que se identificam com somente um tipo de personagem, seja ele de ataque, de suporte, defensivo ou tanque, não tem problema você preferir somente um e tentar jogar somente com ele, o problema é você não saber jogar decentemente com nenhum outro.

Há determinadas partidas onde você terá que mudar para favorecer mais a sua vitória, por isso sempre pratique jogar com outros personagens, você vai se surpreender com a diferença que a mudança pode fazer em uma partida.

Habilidade Suprema (ULTI)

As Habilidades Supremas são muito importantes no Overwatch, principalmente no modo competitivo.

Se você percebe que está carregando sua Ulti até o fim várias vezes em uma partida, esse é um sinal de que você está jogando bem.

Algumas Habilidades Supremas devem ser usadas com cautela, mas o mesmo não se aplica para a grande maioria, por isso não hesite em usar sua Ulti assim que ela carregar, se você passar muito tempo planejando o momento perfeito para usá-la, você nunca vai usar.

Habilidade Suprema de Reinhardt de Overwatch

É melhor usar a sua Habilidade Suprema logo para voltar a carregar ela de novo do que ficar guardando, errar o momento de usá-la não é um crime, não seja tão duro consigo mesmo.

Não estou dizendo para você usar a Ulti desnecessariamente, mas não a guarde para sempre, encontre um meio termo, saber usar esse recurso da forma ideal é decisivo para o resultado da partida.

Reclamações e desentendimentos

Jogar multiplayer online nunca é fácil, você jogará com pessoas de personalidades e habilidades diferentes, cada partida é única.

O que você acha ser certo é completamente errado para outros e em muitos casos você passará raiva, mas não deixe que esse sentimento lhe atrapalhe.

Tentar discutir ou partir para a ignorância não é a melhor escolha, alguém do seu time está lhe enfurecendo? Simplesmente passe a ignorá-lo e concentre-se na partida, dê o melhor de si e contente-se em fazer a sua parte.

Na versão PC de Overwatch você pode acionar a tecla “P” para acessar o menu de microfone, você pode clicar para sair do chat de voz ou simplesmente silenciar o chato da partida.

Se alguém estiver realmente passando dos limites, você sempre pode usar o botão de denúncia, mas lembre-se de usar somente se você tiver motivos, não denuncie alguém só porque, por exemplo, essa pessoa não quis escolher o personagem que você pediu.

Agora confira as dicas que abordam algo bem polêmico no competitivo de Overwatch: A composição de times.

Composição de times

Se você já jogou o competitivo de Overwatch, já deve ter escutado as seguintes expressões:

“Change *qualquer personagem” – Existem pessoas que até mesmo mudaram o seu Nickname para algo como “ChangeWidow”. A partida nem começou e já querem que você mude o personagem sem nenhuma razão.

Não estou dizendo para você ignorar a situação de seu time e nunca mudar seu personagem, mas tem que ter uma razão para isso. Se você sabe jogar muito bem com ele e está fazendo o seu papel, não há motivos para mudar.

Você pode escolher um personagem ocasional como Widowmaker ou Sombra, por exemplo, e avisar de antemão ao seu time como você joga bem com o personagem e que se não funcionar você troca.

Dessa forma você evita conflitos, tenta fazer o seu melhor e não atrapalha o time ao escolher um personagem que você não está indo bem.

“2-2-2” – Essa é a expressão usada para quando alguém quer que a composição do time seja de 2 tanques, 2 suportes e 2 atacantes. Mas nem sempre essa é a composição perfeita para os jogadores e para as situações do jogo.

Sim, é importante que seu time tenha um personagem para curar e também um tanque, um time só de atacantes ou suportes não vai ser muito eficiente, mas existem muitas equipes que conseguem funcionar muito bem com somente um suporte.

Algumas equipes conseguem fazer uma boa formação com 3 atacantes. Não leve à risca somente um tipo de formação, se não tiver funcionando você pode sugerir algo diferente, mas não tente mandar nos outros.

Tentar mandar nas outras pessoas ou simplesmente dizer o quão inútil elas são jogando com um certo personagem não é uma decisão inteligente. Você vai se espantar com o quanto a educação pode ser útil.

Competitivo de Overwatch como jogar melhor

Em uma certa partida tinha muitas pessoas discutindo em meu time, nós estávamos perdendo, outros membros do time estavam criticando fortemente a pessoa que tinha o Soldado 76 por não matar a Pharah, mas elas não fizeram nada além de criticar.

Na próxima rodada eu pedi educadamente para escolher o Soldado 76: “Can I please choose Soldier?”, para meu espanto ele deixou sem problemas, depois disso viramos a partida e vencemos.

Talvez ele aceitou porque eu não era do grupo que estava somente dizendo desaforos para ele ou porque eu pedi em vez de mandar, seja qual for o motivo, funcionou e no fim deu certo.

Em muitas ocasiões você pode estar usando um personagem ao qual outra pessoa do seu time joga muito bem e simplesmente por você não trocar pode influenciar nos resultados finais.

Dicas competitivo de Overwatch

Mais uma vez reforço a ideia; discutir com sua equipe de forma não construtiva, mandar em vez de pedir ou simplesmente emburrar, não vai fazer você crescer no jogo ou ganhar a partida.

Conclusão

Essas foram somente algumas dicas que posso lhe dar sobre como é jogar no competitivo de Overwatch, fiz ela com base na minha própria experiência no jogo, no momento que escrevi eu estou na temporada 4 do competitivo e tenho jogado desde a primeira temporada.

Existe muito mais a ser dito sobre o competitivo de Overwatch, como por exemplo, qual personagem escolher para combater efetivamente a formação do inimigo, posicionamento e estratégias.

Quem sabe em um futuro eu escreva mais dicas, mas isso vai depender de seus comentários, por isso não deixe de dizer logo abaixo o que você acha das dicas e se deseja mais conteúdo relacionado.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here