7 Curiosidades sobre o Super Nintendo

Super Nintendo é um dos consoles mais queridos do planeta e tem uma grande porção de histórias e curiosidades.

Nesta matéria vou apresentar para você algumas das diversas curiosidades sobre o console Super Nintendo.

Você também pode conferir aqui algumas curiosidades da Nintendo de modo geral.

1 – Os diferentes nomes e formatos

Como muitos já devem saber, o Super Nintendo foi chamado de diversos nomes e teve mais de um formato.

Aqui no Brasil ele é conhecido como Super Nintendo, no Japão ele é o Super Famicom, nos EUA ele é o SNES ou Super NES e na Coréia do Sul é Super Comboy.

A aparência do Super Nintendo era também diferente dependendo da região, aquele lançado no EUA e aqui no Brasil são parecidos enquanto que o lançado na Ásia e na Europa já é um modelo diferente e os cartuchos não são originalmente compatíveis entre eles.

O Super Famicom Jr ou Super Nintendo Jr foi lançado depois como uma versão mais compacta do console. Ele também é conhecido como Super Nintendo Baby.

As diferentes versões do Super Nintendo

Em 2017 a Nintendo anunciou o lançamento limitado de versões em miniatura do Super Nintendo, chamado de Super NES Classic Edition, ele já vem com mais de 20 jogos e traz também o lançamento inédito de Star Fox 2.

O Super Nintendo já teve no passado uma versão arcade com um número muito limitado produzido.

Versão arcade do Super Nintendo o Nintendo Super System

2 – O lançamento conturbado

Quando foi lançado no Japão em 1990, o Super Nintendo causou tumulto nas vendas que foram em uma quinta-feira, isso aconteceu porque a Nintendo anunciou que iria vender 300 mil unidades e o preço também era muito bom, seria o equivalente a 210 dólares.

Com medo de que acabe rápido, a população se conglomerou nas lojas para garantir o seu console, o tumulto no lançamento dele foi tanto que até mesmo o governo Japonês pediu para que os fabricantes de videogames somente fizessem lançamentos no fim de semana.

O horário em que foi feita a distribuição dos consoles nas lojas foi alterado por conta de uma suspeita de que a Yakuza poderia roubar os Super Nintendos.

3 – O Mega Drive é um dos motivos da criação do Super Nintendo

Se não fosse pela chegada do Mega Drive para deixar o NES com gráficos antepassados, o Super Nintendo talvez nem teria sido criado.

A princípio a Nintendo não pretendia criar um outro console que substituísse o Nintendinho, para eles o formato de videogame em 8-bits seria usado durante vários anos, mas isso não aconteceu.

Com a chegada do Mega Drive, a Nintendo sentiu a ameaça que o mais moderno console da Sega traz para o seu império absoluto na indústria.

Ainda pensando em manter o NES no mercado, a Nintendo começou a criar o Super NES pensando em deixa-lo compatível com todos os cartuchos já lançados para o NES, mas eles colocaram no papel o projeto e viram que iria custar muito caro e desistiram da ideia.

4 – Um design planejado por um motivo

O design ou desenho do console Super Nintendo foi criado especialmente para as pessoas não deixar um copo com algum líquido em cima e acidentalmente derrubar nele.

Essa decisão foi feita após a Nintendo perceber alguns casos onde as pessoas deixavam alguns objetos, principalmente copos com bebidas, em cima do console Nintendo ou NES e eles acabavam derramando e danificando o aparelho.

O NES tinha uma superfície plana e era fácil deixar objetos em cima, já o SNES tem inclinações e obstáculos que impede isso. A Nintendo tem uma parcela de culpa nisso já que até mesmo os comerciais davam um certo incentivo:

Comercial do NES onde tem objetos em cima dele

Outra mudança no SNES com relação ao NES foi que a parte do contato do cartucho do Super Nintendo recebeu melhorias, quem tem o Nintendinho vai acabar precisando assoprar mais o cartucho do que aquele que tem o Super Nintendo.

Esse console veio também com o botão de ejetar cartuchos, mas na verdade ele não era exatamente necessário e foi adicionado porque a Nintendo queria agradar as crianças com a funcionalidade.

5 – SNES amarelo

Essa é uma das curiosidades mais populares sobre o Super Nintendo, com o passar do tempo ele fica com uma coloração amarelada.

Saiba que essa coloração não é resultado de falta de cuidado do dono do console, mas sim algo inevitável devido ao material de qual é feita a carcaça dele.

Isso acontece devido à exposição do Super Nintendo com o calor, quanto mais ele é exposto, mais amarelado fica e se você é acostumado a jogar sem parar, você já sabe que ele vai esquentar bastante e ficar amarelo.

6 – Sony e Nintendo

Você também já deve saber que o PlayStation só existiu porque a Nintendo não quis fazer parceria com a Sony, não é? Não sabia? Então saiba que isso começou na criação do Super Nintendo.

Tudo começou quando a Nintendo se uniu com a Sony para criar um periférico que dava suporte para rodar jogos em CD no Super Nintendo, a Sony também queria criar um console chamado Play Station (isso mesmo, com o espaço entre o Play e o Station) que já tinha esse periférico que permitia rodar os cartuchos e CDs do Super Nintendo, isso aconteceu antes mesmo do lançamento do console.

Veja algumas das imagens de versões do SNES CD:

Sony e o Super Nintendo

A parceria foi rompida quando a Nintendo percebeu que todos os lucros de jogos no formato de CD iriam para a Sony, pouco depois de anunciar a aliança com a Sony, a Nintendo desfez e assinou um contrato com a Philips.

Chateada com o ocorrido, a Sony retirou do console a função de ler cartuchos do Super Nintendo e lançou tempos depois o PlayStation com somente leitor para jogos em CD.

7 – Jogando na nuvem com o Super Famicom

O Super Famicom, versão japonesa do Super Nintendo, recebeu no Japão por um tempo um serviço de streaming de jogos por rede de satélite, chamado de Satellaview, a rede poderia ser usada pelo console para que ele servisse como uma espécie de televisão de videogames.

Em determinados horários, um jogo era transmitido para o Super Nintendo e era possível jogar ele durante esse tempo. O serviço começou em 1995 e foi até o ano de 2000, ele até mesmo teve jogos originais que nunca foram lançados no console como é o caso do remake em 16 bits de The Legend of Zelda.

Curiosidades do Super Nintendo – Conclusão

Ainda existem alguns outros fatos e curiosidades para o amado console Super Nintendo, se você as conhece, deixe nos comentários abaixo para outras pessoas também conhecer mais sobre ele.

Posts Similares