Home Artigos Especiais 7 Curiosidades sobre o Super Nintendo

7 Curiosidades sobre o Super Nintendo

Compartilhe

Um dos consoles mais queridos do planeta tem a sua grande porção de histórias e curiosidades e nesta matéria vou apresentar para você algumas das diversas curiosidades sobre o console Super Nintendo.

Você também pode conferir aqui algumas curiosidades da Nintendo de modo geral.

1 – Os diferentes nomes e formatos

Como muitos já devem saber, o Super Nintendo foi chamado de diversos nomes e teve mais de um formato.

Aqui no Brasil ele é conhecido como Super Nintendo, no Japão ele é o Super Famicom, nos EUA ele é o SNES ou Super NES e na Coréia do Sul é Super Comboy.

A aparência do Super Nintendo era também diferente dependendo da região, aquele lançado no EUA e aqui no Brasil são parecidos enquanto que o lançado na Ásia e na Europa já é um modelo diferente e os cartuchos não são originalmente compatíveis entre eles.

O Super Famicom Jr ou Super Nintendo Jr foi lançado depois como uma versão mais compacta do console. Ele também é conhecido como Super Nintendo Baby.

As diferentes versões do Super Nintendo

Em 2017 a Nintendo anunciou o lançamento limitado de versões em miniatura do Super Nintendo, chamado de Super NES Classic Edition, ele já vem com mais de 20 jogos e traz também o lançamento inédito de Star Fox 2.

O Super Nintendo já teve no passado uma versão arcade com um número muito limitado produzido.

Versão arcade do Super Nintendo o Nintendo Super System

2 – O lançamento conturbado

Quando foi lançado no Japão em 1990, o Super Nintendo causou tumulto nas vendas que foram em uma quinta-feira, isso aconteceu porque a Nintendo anunciou que iria vender 300 mil unidades e o preço também era muito bom, seria o equivalente a 210 dólares.

Com medo de que acabe rápido, a população se conglomerou nas lojas para garantir o seu console, o tumulto no lançamento dele foi tanto que até mesmo o governo Japonês pediu para que os fabricantes de videogames somente fizessem lançamentos no fim de semana.

O horário em que foi feita a distribuição dos consoles nas lojas foi alterado por conta de uma suspeita de que a Yakuza poderia roubar os Super Nintendos.

3 – O Mega Drive é um dos motivos da criação do Super Nintendo

Se não fosse pela chegada do Mega Drive para deixar o NES com gráficos antepassados, o Super Nintendo talvez nem teria sido criado.

A princípio a Nintendo não pretendia criar um outro console que substituísse o Nintendinho, para eles o formato de videogame em 8-bits seria usado durante vários anos, mas isso não aconteceu.

Com a chegada do Mega Drive, a Nintendo sentiu a ameaça que o mais moderno console da Sega traz para o seu império absoluto na indústria.

Ainda pensando em manter o NES no mercado, a Nintendo começou a criar o Super NES pensando em deixa-lo compatível com todos os cartuchos já lançados para o NES, mas eles colocaram no papel o projeto e viram que iria custar muito caro e desistiram da ideia.

4 – Um design planejado por um motivo

O design ou desenho do console Super Nintendo foi criado especialmente para as pessoas não deixar um copo com algum líquido em cima e acidentalmente derrubar nele.

Essa decisão foi feita após a Nintendo perceber alguns casos onde as pessoas deixavam alguns objetos, principalmente copos com bebidas, em cima do console Nintendo ou NES e eles acabavam derramando e danificando o aparelho.

O NES tinha uma superfície plana e era fácil deixar objetos em cima, já o SNES tem inclinações e obstáculos que impede isso. A Nintendo tem uma parcela de culpa nisso já que até mesmo os comerciais davam um certo incentivo:

Comercial do NES onde tem objetos em cima dele

Outra mudança no SNES com relação ao NES foi que a parte do contato do cartucho do Super Nintendo recebeu melhorias, quem tem o Nintendinho vai acabar precisando assoprar mais o cartucho do que aquele que tem o Super Nintendo.

O Super Nintendo veio também com o botão de ejetar cartuchos, mas na verdade ele não era exatamente necessário e foi adicionado porque a Nintendo queria agradar as crianças com a funcionalidade.

5 – SNES amarelo

Essa é uma das curiosidades mais populares sobre o Super Nintendo, com o passar do tempo ele fica com uma coloração amarelada.

Saiba que essa coloração não é resultado de falta de cuidado do dono do console, mas sim algo inevitável devido ao material de qual é feita a carcaça dele.

Isso acontece devido à exposição do Super Nintendo com o calor, quanto mais ele é exposto, mais amarelado fica e se você é acostumado a jogar sem parar, você já sabe que ele vai esquentar bastante e ficar amarelo.

6 – Sony e Nintendo

Você também já deve saber que o PlayStation só existiu porque a Nintendo não quis fazer parceria com a Sony, não é? Não sabia? Então saiba que isso começou na criação do Super Nintendo.

Tudo começou quando a Nintendo se uniu com a Sony para criar um periférico que dava suporte para rodar jogos em CD no Super Nintendo, a Sony também queria criar um console chamado Play Station (isso mesmo, com o espaço entre o Play e o Station) que já tinha esse periférico que permitia rodar os cartuchos e CDs do Super Nintendo, isso aconteceu antes mesmo do lançamento do console.

Veja algumas das imagens de versões do SNES CD:

Sony e o Super Nintendo

A parceria foi rompida quando a Nintendo percebeu que todos os lucros de jogos no formato de CD iriam para a Sony, pouco depois de anunciar a aliança com a Sony, a Nintendo desfez e assinou um contrato com a Philips.

Chateada com o ocorrido, a Sony retirou do console a função de ler cartuchos do Super Nintendo e lançou tempos depois o PlayStation com somente leitor para jogos em CD.

7 – Jogando na nuvem com o Super Famicom

O Super Famicom, versão japonesa do Super Nintendo, recebeu no Japão por um tempo um serviço de streaming de jogos por rede de satélite, chamado de Satellaview, a rede poderia ser usada pelo console para que ele servisse como uma espécie de televisão de videogames.

Em determinados horários, um jogo era transmitido para o Super Nintendo e era possível jogar ele durante esse tempo. O serviço começou em 1995 e foi até o ano de 2000, ele até mesmo teve jogos originais que nunca foram lançados no console como é o caso do remake em 16 bits de The Legend of Zelda.

Conclusão

Ainda existem alguns outros fatos e curiosidades para o amado console Super Nintendo, se você as conhece, deixe nos comentários abaixo para outras pessoas também conhecer mais sobre ele.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here