Quem é o criador do minecraft? Conheça aqui a história da fundação do jogo
Esse artigo foi trazido especialmente pela Combo Multi Net, se você ainda não começou a jogar Minecraft e gostaria de iniciar com o pé direito acesse esse guia para iniciantes.
Você já imaginou como seria o criador do Minecraft? Então continue lendo esse texto.
Pensado e desenvolvido em 2009, o Minecraft está entre os jogos independentes que mais alcançaram sucesso nos últimos tempos. O reconhecimento e a grandiosidade que o game conquistou podem ser explicados por diversos fatores, mas principalmente pela genialidade de seu criador.
Conheça o criador do Minecraft
Markus Persson é o nome dele ou, se preferir, Notch. Um homem sueco que desde a infância encontrou na programação de jogos sua verdadeira paixão e viu na empresa Mojang, a oportunidade de fazer o que mais gosta: criar jogos.

A Mojang, assim que percebeu o potencial do Minecraft criado por Notch, abraçou a causa. Contratou Notch e juntos levaram o game ao sucesso que é hoje. Em um único dia, em 2011, logo depois da versão Beta ter sido lançada, a companhia vendeu cerca de um milhão de cópias do Minecraft. O jogo, por sua vez, não tinha nada de muito extraordinário, mas era extremamente divertido e interativo.
Apelidado de “LEGO digital”, o game não tem objetivos claros e nem enredo que necessite ser seguido, mas, ao contrário de muitos outros jogos, depende apenas da criatividade do jogador.
O Minecraft, na verdade, é basicamente feito de blocos, onde paisagens podem ser criadas a partir de blocos de pedras ou madeira, por exemplo. Além da construção, os personagens ficam encarregados de captarem recursos para construção – cortar uma madeira ou minerar blocos de pedra do chão. Há uma mistura de sobrevivência com exploração.
O jogo em seus cinco anos de existência fez com que a Mojang passasse de seis amigos, em seu início, a 40 funcionários em um escritório com receita anual de US$ 290 milhões (2013) e vendesse mais de 54 milhões de unidades de Minecraft em todo o mundo. Entretanto, tal crescimento afastou Notch de sua verdadeira paixão.
A empresa do Windows compra o Minecraft
Em 2014, Carl Manneh, diretor da Mojang, e Notch, além do programador Jakob Porser, anunciaram que deixariam a empresa e a venderiam a Microsoft por US$ 2,5 bilhões. “Não sou empresário. Sou um programador de computador nerd que gosta de escrever suas opiniões no Twitter”, disse Notch em entrevista ao Estadão.
O império construído a partir do Minecraft só não valeu mais do que todo o conhecimento e a herança que o game deixou para outros programadores. “Minecraft foi criado por uma única pessoa e, mesmo assim, vendeu milhões e milhões de cópias. Esse simples fato mudou a cena de games indie para sempre”, diz Daniel Goldberg, jornalista sueco coautor do livro Minecraft: The unlikely tale of Markus ‘Notch’ Persson and the game that changed everything (Minecraft: A improvável história de Markus ‘Notch Persson e o jogo que mudou tudo) em entrevista ao Estadão.
Hoje, depois de algumas atualizações, o game ainda continua no mesmo formato: cheio de blocos, só esperando por um jogador criativo que transformará uma pilha de figuras geométricas em um novo mundo.