Análise completa de Shadow of the Tomb Raider
Aqui você descobre se vale ou não a pena jogar o Shadow of the Tomb Raider, a análise é para a versão PC, porém, sabe-se que pouco muda entre ela e as versões de consoles, só uma questão de gráficos e controles diferentes.
Fechando a trilogia
Da série de reboot de Tomb Raider, esse jogo será o terceiro e último da trilogia fechando uma fase na ascensão de Lara como caçadora de relíquias.
Muitas questões sobre o passado de nossa aventureira foram reveladas e ela passa por um momento emocional muito forte.
Até então não foi anunciado nenhum jogo novo, mas se tiver mais, provavelmente terá um ângulo um pouco diferente do que foi nessa trilogia, até porque Lara aprendeu uma lição importante no fim de Shadow of the Tomb Raider.
Adorável surpresa
Foi uma surpresa maravilhosa quando tive a oportunidade de jogar com a Lara mais jovem através de uma lembrança que veio em formato de sonho enquanto ela estava no acampamento.
Uma mudança muito interessante de cenário e motivações, até mesmo lembrei de Life is Strange, um jogo de aventura onde a protagonista é também uma adolescente, só que sem os diálogos e com mais ação.
Um ambiente melhor, mas não livre de problemas
O início do jogo é ambientado no México e depois grande parte é no Peru, na maravilhosa paisagem da Amazônia.
Gostei muito da sonorização, as músicas típicas foram bem empregadas para cada região, você pode escolher deixar o áudio com a língua nativa dos personagens e com legenda, o que recomendo.
Com certeza a cena marcante foi o encontro com o Jaguar na floresta, extremamente bonita paisagem e o animal ficou muito bem feito tanto no visual como em sua movimentação.
Não sei se foi a paisagem tropical ou animais e vegetações familiares, mas me senti mais inclinada a caçar em Shadow of the Tomb Raider do que quando joguei Raise of the Tomb Raider.
As cores estão muito mais vivas nesse jogo, mas na versão PC encontrei alguns problemas com gráficos, em alguns momentos parte da textura do chão não carregava corretamente e o áudio travando em algumas cenas, nada que fechar e abrir de novo o jogo não resolva.
Encontrei também muitos problemas com iluminação, às vezes entrava em um lugar fechado e ainda continuava claro, nota-se que apesar de Shadow exigir uma capacidade maior de processamento do computador, os gráficos não ficaram tão superiores com relação ao jogo passado.
Uma cidade maior e mais NPCs
Nesse jogo teve um aumento considerável de missões e espaço para explorar, alguns NPCs lhe dão essas missões e muitas delas são muito bem recompensadas.
Além de poder conhecer melhor a história da região ao conversar com os moradores, você também pode ganhar equipamentos ou revelar segredos no mapa.
Uma crítica que dou é para o visual desses personagens não jogáveis, mais especificamente aos NPCs que não fazem parte da história principal, eles não possuem uma modelagem tão bem-feita e há pouca variação em seu físico, ou seja, você vai encontrar muitas pessoas parecidas.
Nadar nunca foi tão bom
Com certeza as mudanças feitas na habilidade de nadar em Shadow of the Tomb Raider foram muito boas, você sente muito mais controle de baixo d’água e as seções criadas são bem interessantes.
Não sei você, mas sempre foi agonizante para mim mergulhar no jogo e eu sempre desejava que as partes que envolviam água fossem mais breves possíveis, mas isso não acontece em Shadow.
As maravilhosas tumbas
Assim como em Rise of the Tomb Raider, as tumbas do jogo estão excepcionais, você as encontra em vários locais e deve usar estratégicas diferentes para acessá-las.
É muito bom conseguir resolver os enigmas e articular seu caminho até o fim da tumba, não é só uma questão de ser premiado com uma habilidade nova, que normalmente são bem úteis, mas sim o fato de entrar em um lugar inexplorado e conhecer tudo que ele tem para oferecer.
Para quem gosta de desafios como é o meu caso, vai querer também completar todas elas, mesmo aquelas que dão mais trabalho, não há nada de mirabolante em seus quebra-cabeças, mas nem sempre sua solução está obviamente colocada a sua disposição.
Jogando de uma forma diferente
Os dois jogos anteriores da série sempre joguei com a habilidade de Lara para destacar objetos importantes no cenário, aquela que aciona com a tecla Q na versão PC, mas no Shadow escolhi não usar, o que percebi é que ela não foi crucial para as partes que fiquei presa por um tempo e não me arrependo de ter deixado de usá-la.
Nesse game você vai perceber que há várias formas de jogar.
Aconteceu várias vezes comigo, após terminar de limpar uma área de inimigos, percebi que o ambiente dava oportunidade para outros tipos de ataques e até mesmo usar habilidades que inclusive eu tinha adquirido recentemente.
O fato de que nunca tive oportunidade de usar as habilidades, me motivou a continuar jogando Shadow of the Tomb Raider até mesmo após zerar o jogo, só para testá-las, o que para mim não é muito comum.
Conclusão
Jogar Shadow of the Tomb Raider foi incrível e apesar de concordar que esse jogo teve alguns problemas e poderia ser melhor, eu ainda não arrependo de ter jogado ele até o fim e ainda continuar.
Recomendo-o para todos tipos de jogadores e realmente espero que mais jogos sejam feitos para a franquia, principalmente se eles resolverem apresentar mais inovações e histórias cativantes.
Se você também jogou Shadow of the Tomb Raider e gostaria de deixar sua opinião sobre o jogo, escreva um comentário abaixo.
Não se esqueça também de conferir a seção do guia para zerar o jogo aqui.