Fluffy Horde é um jogo de estratégia muito engraçado e com desafios, daqueles que você pode jogar 15 minutos por dia para ser feliz.
Essa análise foi feita com base na versão PC pela Steam, aqui você acessa a página oficial do jogo.
Um enredo fora do sério
O jogo tem vários clichés de jogos medievais, os guerreiros, as torres, o reinado, a princesa e coelhos, muitos coelhos, ok, talvez coelhos não são tão comuns assim em histórias do tipo.
Na verdade, a história é uma paródia, a princesa é uma patricinha que precisa de escolta para ir nas festas, ela não larga o celular e o seu linguajar tira qualquer pessoa sã do sério.
O vilão, é um mago, que por algum motivo desconhecido, escolheu se vingar do reinado lançando uma praga de coelhos que destrói plantações e também a princesa já que ela é alérgica a eles.
As falas dos personagens, as instruções e dicas, a música e até mesmo os efeitos sonoros são cômicos.
Missões rápidas e divertidas
As missões do jogo são bem rápidas, você pode terminar em média de 5, 10 ou 15 minutos, dependendo do quanto você demora para resolver o quebra-cabeça.
No entanto, são muitas missões, esse definitivamente não é um jogo que você termina em 2 horas na primeira jogada.
Pode-se dizer que é desgastante jogar várias horas seguidas dele porque você tem sempre que pensar nas estratégias e descobrir como funciona a mecânica de cada fase para resolvê-las.
Mesmo sabendo disso, Fluffy Horde não é um jogo difícil, você eventualmente vai passar a missão, basta continuar repetindo e tentando outras maneiras.
Ele depende muito mais da sua estratégia do que da sua coordenação na maioria dos casos.
Simples e bonito
A arte pixelada de Fluffy Horde é maravilhosa, a escolha não poderia ser melhor, só ver a movimentação dos personagens deixa tudo mais engraçado.
E apesar da simplicidade do desenho, tudo é muito bonito e de bom gosto, não só o visual, mas também os efeitos sonoros e a música.
Toda vez que você mata um coelho um som é emitido, mas inesperadamente ele não irrita, mesmo sabendo que são muitos coelhos.
A música de fundo também é bem agradável e em momento algum senti a necessidade de desligar o som e efeitos, algo que faço em alguns jogos.
Os personagens possuem dublagem em inglês e as vozes são muito divertidas, há também balões de textos, tudo é em inglês, incluindo os menus.
Objetivos e jogabilidade de Fluffy Horde
Cada missão é um objetivo diferente, normalmente você tem que defender uma estrutura, destruir todos inimigos ou levar a princesa para a festa.
O interessante é que o jogo não fica estagnado em um objetivo único, há variações bem criativas com adição de novos instrumentos que mudam toda a dinâmica, como por exemplo, portais de teletransporte.
Independentemente de sua missão, você não pode deixar a população de coelhos chegar a uma marca determinada, muitas vezes você luta contra o tempo também.
Você pode selecionar e comandar vários personagens, clicando onde eles devem ir, todos atacam automaticamente, é possível criar novos soldados e melhorar suas habilidades gastando ouro com um clique.
Existem alguns que não lutam, mas servem só de chamariz, no caso é um homem com uma fantasia de cenoura, é meio assustador pensar que os fofinhos coelhos devoram tudo sem deixar nada.
Assim como no Warcraft, você pode invocar trabalhadores para minerar ouro que pode ser gasto em suas tropas e atualizações.
Para deixar mais divertido, cada fase tem desafios, você pode ganhar medalhas de honra ao completar a missão em menos tempo ou com alguma desvantagem prática.
Como foi jogar Fluffy Horde
É muito divertido quando você joga a fase pela primeira vez e pensa que é impossível completa-la e depois de várias tentativas percebe como passar e sente orgulho de si mesmo por ter descoberto.
Para minha própria diversão, escolhi jogar uns 15 a 30 minutos do jogo todo dia e foi muito bom, não tinha um dia onde eu não ria de algum detalhe novo em Fluffy Horde.
Detalhes como conseguir escoltar uma vaca que tem medo de coelhos para o seu amado leite e ver a câmera se mover lentamente juntamente com uma música diferente no momento em que ela se delicia com a bebida é hilário.

Apesar do jogo ter multiplayer online, somente joguei na campanha de um jogador, para jogar de 2 é necessário que você conheça outra pessoa que tenha o jogo para marcar uma partida, você cria uma seção com senha.
O modo multiplayer parece ter suas fases desbloqueáveis e próprios desafios, se você tiver oportunidade, recomendo jogar nele.
Conclusão
Fluffy Horde é um jogo brasileiro que une Defesa de Torres e RTS, foi lançado em novembro de 2018 para Windows, Linux, Mac e em breve será lançado para Nintendo Switch e plataformas móveis.
Se você já jogou o game ou tem alguma dúvida sobre ele, deixe um comentário abaixo que responderei assim que possível.
Confira também a análise de outros games aqui no blog.