Home Games Wiki O que é um jogo Metroidvania?

    O que é um jogo Metroidvania?

    Compartilhe

    Se você está sempre ligado no mundo dos videogames já deve ter escutado o termo Metroidvania para classificar um estilo de jogo. Nesta matéria vou explicar o que isso realmente significa.

    Metroid + Castlevania

    Os jogos Metroid e Castlevania são com certeza um marco na história dos games, depois que eles chegaram muitos outros fizeram algo parecido e as pessoas começaram a classifica-los como jogos Metroidvania justamente por eles possuírem algumas características desses 2 jogos.

    Características do sub-gênero Metroidvania

    Os jogos de Metroidvania são do tipo ação e aventura e envolvem um amplo ambiente cheio de passagens secretas e acessos que a princípio estão fechados.

    A ideia é que o jogador explore o mapa em busca de formas de abrir lugares trancados, para isso ele tem que ir atrás de itens ou habilidades para desbloquear novos locais, em um jogo Metroidvania é comum você voltar em uma parte que já visitou.

    Metroid Prime gameplay

    Os 2 jogos que deram origem ao Metroidvania estavam na época dos jogos 2D, portanto a grande maioria de jogos Metroidvania são assim, mas existem jogos 3D que podem receber essa classificação.

    Pode-se dizer que jogos Metroidvania são em ambientes de mundo aberto já que eles não seguem uma linearidade comum em muitos outros jogos, você pode avançar pelo caminho que desejar.

    Speed Run

    Você já ouviu falar de Speed Run? Essa frase em Inglês é muito usada por jogadores de videogame, quando você tenta passar um jogo em um menor tempo possível, você está fazendo um Speed Run.

    Com os jogos Metroidvanias o termo ganhou destaque, antes os jogos eram todos divididos em fases e o que mais importava era a pontuação para registrar os recordes.

    Gameplay de Metroid do Super Nintendo

    Já que os jogos Metroidvania eliminaram as fases e ao invés disso ofereceram somente um grande mundo dividido em várias partes, para registrar os recordes as pessoas passaram a contar quanto tempo levava para zerar o jogo.

    Algumas adições de regras no Speed Run foram implementadas também, alguns tentavam passar o jogo com o menor tempo e usando o menos de recursos possíveis por exemplo.

    Outros termos do Metroidvania

    O termo Metroidvania se originou no Japão, por lá foram lançados os primeiros jogos no estilo, é o caso do Brain Breaker que lançou até mesmo antes do Metroid lá no Japão e já tinha o estilo.

    Ainda hoje o gosto de jogos no Japão é bem diferente do resto do mundo, alguns títulos fazem muito sucesso por lá e aqui nem tanto, Xanadu foi um dos grandes sucessos no Japão, por ser mais conhecido do que o Metroid por lá, alguns usavam o termo jogos Xanadu para jogos Metroidvania.

    Imagem do jogo Xanadu

    Os jogos Metroidvania também já foram chamados de Tansaku no Japão.

    Outro termo usado foi o Castleroid que seria o inverso da junção de Metroid e Castlevania, mas o Metroidvania foi o que ficou.

    Seus jogos Metroidvania preferidos

    Se você adora jogos Metroidvania, deve ter um deles ao qual você jogou mais tempo e tem preferência, deixe nos comentários quais são os seus 3 jogos de Metroidvania preferidos.

    Deixe um comentário

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.