Home Artigos Especiais O que é um jogo CRPG

O que é um jogo CRPG

Compartilhe

Você já ouviu falar do termo CRPG? Ele é usado para definir alguns tipos de jogos e nesta matéria você vai conhece-lo.

O termo tem praticamente as definições de um jogo de RPG, mas ele está limitado a somente jogos eletrônicos, enquanto que RPG pode ser, por exemplo, jogado sem necessariamente ter algum eletrônico, só com livros, dados e tabuleiros.

Computer Role Playing Game

A sigla CRPG é uma união de RPG com computador, isso porque os jogos CRPG se originaram nos computadores. É um subgênero de jogos eletrônicos que possuem algumas características de jogos de tabuleiro.

Atualmente os jogos no estilo CRPG podem também ser jogados em consoles, muitas séries que antes eram só lançadas para PC também aparecerem nos mais famosos aparelhos de videogames.

Jogos de CRPG

Uns dos primeiros CRPG que fizeram mais sucesso foram games como o Ultima, Might and Magic, Wizardry e Wasteland, depois chegou o Diablo, Fallout, Dragon Age, Neverwinter Nights 2, The Witcher e muitos outros.

Jogo Diablo capa

O que define um jogo CRPG?

Esse é um assunto polêmico, é tudo uma questão de pontos de vista, mas existem sempre algumas características que estão na maioria dos jogos classificados como CRPG.

A verdade é que não existe uma regra geral para definir esse subgênero e um jogo que é CRPG pode ser de vários outros subgêneros também.

Abaixo vou listar algumas características que existem na maioria dos jogos de CRPG, mas lembre-se que nem necessariamente ela estará em todos, pode ser que uma ou duas delas são um fator muito forte no jogo de forma que ele não precisa mais do que isso para ser chamado de CRPG.

Exploração de cenários – Em um CRPG você pode explorar o cenário do jogo e escolher o que deseja fazer, se é interagir com algum NPC, fazer missões ou outras atividades específicas do jogo.

Desenvolvimento de personagem – Normalmente você pode escolher algumas ou várias características visuais, psicológicas ou de habilidades que seu personagem pode ter. Por exemplo, você pode escolher o nome do personagem, pode escolher qual caminho ele seguirá na história ou pode definir o seu estilo de luta.

Batalhas – Em um jogo de CRPG você normalmente encontra batalhas, seja elas de turno ou em tempo real, o que define sua vitória ou derrota não é 100% de suas habilidades mecânicas, o progresso de equipamentos e habilidades do seu personagem conta bastante para se sair bem nas batalhas.

Dragon Age Origins

Histórias e missões – Em um CRPG você encontra missões principais e missões extras, todas no contexto de uma história, pode ser uma história sem fim ou com fim.

Conclusão

O CRPG é um dos mais populares estilos de jogos eles existem em vários temas e em vários formatos. Qual jogo de CRPG você mais gosta? Deixe o nome do jogo nos comentários abaixo.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here