O impressionante terceiro episódio de Life is Strange


Este artigo foi feito para você que já jogou os episódios 1 ao 3 de Life is Strange, nele você encontrará spoilers da trama e um espaço para discussões sobre a história do jogo até o lançamento do terceiro episódio.

Você pode encontrar também um texto com spoilers e comentários do segundo episódio aqui nesta página.

Life is Strange é um jogo “estranho”

Se você terminou o terceiro episódio e acompanhou a gameplay de outros jogadores percebeu que o jogo pode ter desfechos realmente diferente para cada um. Um exemplo é fato de que muitos não conseguiram salvar a Kate no segundo episódio, no meu caso eu a salvei.

Para o terceiro episódio tenho certeza de que alguns não conseguiram alcançar o mesmo desfecho que eu no final e francamente, essa é primeira vez que eu gostaria de voltar o jogo e mudar minhas ações, pra fazer isso eu teria que criar outro save game e começar tudo de novo, por isso deixei a ideia de lado e resolvi me responsabilizar pelas escolhas que fiz.

Life is Strange é um jogo estranho no bom sentido, qual outro jogo de viagem no tempo o portador dos poderes preservam sua memória, objetos que possui e posição no espaço? Normalmente ao viajar no tempo você volta no mesmo lugar que estava, a única diferença seriam as memórias preservadas do futuro.

Episódio 3 de Life is Strange
Episódio 3 de Life is Strange.

O mais estranho de tudo é a forma como a história te envolve aos poucos, no primeiro episódio eu achei o jogo legal e promissor, o segundo episódio despertou muito a minha curiosidade para saber o desfecho da história e o terceiro conquistou de vez o meu respeito pela série.

Pequena teoria: Acredito que o jogo possa ter vários finais diferentes.

Não posso deixar de mencionar o contraste da música com as cenas da história, em vários momentos você pode sentir uma certa paz e tranquilidade somente ao escutar a música de fundo e o cantar dos pássaros do ambiente.

Há momentos em que você pode simplesmente sentar em um banco ou continuar deitado na cama e pensar sobre os fatos da história, o mais interessante nisso tudo é que as frases dos personagens não são repetitivas e fora de contexto, pelo menos não como em muitos outros jogos.

Invadindo a escola

Não conseguiria sentir nada além de vergonha ao perceber que somente no terceiro episódio do jogo consegui entender completamente como realmente funcionam os podres da Max, por esse motivo eu fiquei um bom tempo presa nos primeiros minutos da gameplay tentando encontrar uma forma de passar pelo diretor da escola sem que ele me visse.

Max saindo sem o diretor ver
Max saindo sem o diretor ver.

Para passar pelo diretor simplesmente se posicione perto e volte no tempo, você continuará no mesmo lugar e o diretor ainda estaria tentando abrir a porta lhe dando tempo suficiente para passar por ele.

O diálogo entre Max e Chloe está mais engraçado e menos chato neste episódio, a cena em que as duas invadem a escola para descobrir mais sobre Kate e Rachel é muito divertida, foi muito interessante entrar dentro do escritório do diretor como num passe de mágica.

Max e Chloe arrombando a sala do diretor
Max e Chloe arrombando a sala do diretor.

Seria David somente um paranoico?

No segundo episódio eu desfiava que o padrasto de Chloe realmente tinha algo a ver com o desaparecimento de Rachel e estava envolvido nas sujeiras de Nathan, agora já não tenho tanta certeza.

Ele realmente não é inocente pelo fato de ficar monitorando a vida de todos, mas será que ele não faz isso por insegurança? Talvez ele somente queira que todos ande na linha e esta é forma dele garantir isso.

Ao invadir o computador do diretor, Max e Chloe percebem que David se uniu com Nathan para investigar o tráfico de drogas na escola. Porém esses arquivos também estavam incompletos e com algumas afirmações bem estranhas, pode ser que estavam encobrindo a verdade sobre o envolvimento dos dois com atividades criminosas.

David o padrasto de Chloe em Life is Strange
David o padrasto de Chloe em Life is Strange.

Surpresa… Rachel não é uma santa.

No final das contas Rachel tinha um envolvimento com Frank e mentiu para Chloe, ela também tinha planos para viajar, talvez ela tenha desaparecido por conta própria, o motivo de seu desaparecimento ainda é um mistério, pode ser que tenha a ver com os rumores de que ela participava do tráfico de drogas na escola.

Ao invadir as anotações de David, Max descobriu o envolvimento de Rachel com Frank e que medicamentos proibidos foram encontrados com a garota.

Rachel e Frank de Life is Strange
Rachel e Frank de Life is Strange.

Brincando de Deus

No final do episódio Max percebeu que seus poderes podem ir mais além do que ela imaginava, após ouvir Chloe dizendo como gostaria que o pai morto estivesse vivo, a garota percebe que pode voltar na época em que ele ainda estava vivo e de repente você tem em suas mãos a escolha de mudar tudo para sempre.

Tudo acontece quando Max está em seu quarto e percebe que a foto tirada no dia em que o pai de Chloe morreu estava tomando vida.

Na gameplay você tem que usar os botões A, D e o direito do mouse para deixar a imagem mais nítida, quando você perceber que ela está nítida não aperte mais nenhum botão e você será transportado para o corpo de Max quando tinha 13 anos, não parece mas, Max atualmente tem 18 anos.

Max volta no passado para evitar a morte de William em Life is Strange
Max volta no passado para evitar a morte de William em Life is Strange.

Usando os poderes de Max você pode salvar o pai de Chloe, infelizmente você não pode escolher deixar as coisas como estão, mas se eu tivesse que tomar essa decisão e ainda estivesse no primeiro episódio eu escolheria não mexer no passado, todo mundo sabe o que acontece quando você muda drasticamente o passado, o futuro se torna outro completamente diferente.

Como este é o terceiro episódio, você acaba levando suas decisões pelo lado pessoal, o meu primeiro pensamento foi o de salvar o pai de Chloe, para salvá-lo você tem que esconder a chave do carro dele para que ele não se acidente, para isso você deve pegar a chave e jogá-la na pia da cozinha, assim o aparelho localizador da chave irá falhar e ele acabará pegando o ônibus.

O lado bom é que você salvou mesmo a vida dele, porém bagunçou a vida de Max e deixou sequelas físicas ao invés de emocionais em Chloe.

Outro fato interessante é o constante impacto ambiental que o meio ambiente está sofrendo, parece que quando Max retorna ao presente o fim do mundo ou o da cidade fica cada vez mais próximo.

Chloe em uma cadeira de rodas em Life is Strange
Chloe em uma cadeira de rodas em Life is Strange.

O próximo episódio

Então toda a história foi resetada? Talvez Max encontre uma forma de reverter suas escolhas e voltar. O nome do episódio é “Dark Room”, lembra dos rabiscos de Nathan encontrados no computador do diretor que continha a frase: “Rachel in the Dark Room” escrita várias vezes? O que seria este quarto escuro e o que Rachel estaria fazendo nele? É bem provável que essas e outras perguntas serão respondidas no episódio quatro de Life is Strange.

Rachel in the Dark Room Life is Strange
Rachel in the Dark Room Life is Strange.

O Nathan é cheio de segredos obscuros, neste episódio quando ele estava na cafeteria ele continha marcas de aranhão no rosto, será que ele esteve recentemente em uma briga?

Quais foram as suas escolhas em Life Is Strange? Qual rumo tomou a sua história e o que você faria para mudá-la? Deixe sua resposta nos comentários abaixo.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

Recent Posts