Home Prévias Tudo o que você precisa saber sobre o jogo SOMA

Tudo o que você precisa saber sobre o jogo SOMA

Compartilhe

Em meio a um clima perverso e futurista, a mesma empresa criadora de Amnesia e Penumbra lançará em 2015 um sci-fi de terror chamado SOMA.

Uma imagem vale mais do que mil palavras, assista ao trailer do jogo e tire suas conclusões:

Este texto foi criado antes do lançamento do jogo, para ler a análise completa de SOMA acesse este artigo clicando aqui.

História

No que aparenta ser uma instalação de busca espacial (chamada de PATHOS-2), estranhos acontecimentos vem ocorrendo, como exemplo; máquinas com traços humanos e construções alienígenas bizarras.

A equipe da Frictional Games afirma que SOMA tentará envolver o jogador na história de uma forma bem realística, um monstro não vai simplesmente te atacar por conta da mecânica do jogo, ele terá que ter um motivo para isso, uma porta não deverá ser aberta simplesmente para continuarmos adiante com o jogo, sempre haverá um significado na história.

Tudo estará conectado com a trama, nada em Soma será por acaso ou somente para ocupar o vazio. No jogo não haverá setas indicando para onde o jogador deve ir e tudo tem que ser percebido como se você realmente estivesse na história.

Assim como em Amnesia, você não terá armamentos e ao avistar um inimigo terá que se esconder. O game SOMA não é pra qualquer um, você tem que prestar atenção na história e nos detalhes para poder fechar o jogo, tente se imaginar na mesma situação do personagem e não faça nada estúpido.

Mistério

Apesar de faltar pouco mais de um ano para o lançamento do jogo Soma, em seu website você encontrará algumas dicas sobre o mundo envolvendo este jogo, mistério e terror sempre foi uma combinação ótima.

No momento deste artigo é disponibilizado dois arquivos referentes à história no melhor estilo SCP, fique ligado, pois estarei atualizando este artigo conforme for aparecendo mais informações, portanto salve este post em seus favoritos.

As documentações encontradas possuem algumas palavras ocultas (Dados corrompidos), não se sabe por que exatamente foram censuradas.

Item #2656 – “Vivarium”

Este arquivo descreve a descoberta de uma máquina estranha em uma expedição (se trata de uma espécie de monitor bem grande com vários cabos em volta). Este grande monitor estava desligado e sua origem até então é desconhecida.

O item foi encaminhado para ser desmontado por uma engenheira: Imogen Reed, o vídeo registrando a análise do objeto pode ser visto logo abaixo (algo sinistro acontece no final do vídeo):

Item #4017 – “Mockingbird”

Neste arquivo mostra a investigação de um robô que aparentemente foi encontrado pela mesma tripulação do vídeo em Vivarium apresentado anteriormente neste artigo, a engenheira Reed inicia uma conversação com o robô para investigar porque ele se diz um dos integrantes de sua tripulação.

O robô informa que sua identidade é de Adam Golaski engenheiro chefe, ele está bem desorientado e não sabe ao certo nem dizer se está em pé ou no chão e ao constatar isso ele fica irritado igual ficaria um ser humano de verdade.

Então chega o verdadeiro Adam que inicia algumas perguntas para provar a falsidade do impostor, mas tudo deixa de fazer sentido para Adam quando ele pergunta ao robô algo que somente o próprio Adam saberia: quais foram as últimas palavras de seu pai, o rapaz depois de perceber que aquele robô sabia, ficou abalado e confuso.

O que será que está acontecendo? O que é este robô que tem uma mente humana? Qual deles é o verdadeiro Adam?

Confira o vídeo:

Mensagem em audio interceptada em XX/XX/XXXX

Foi divulgado um áudio(somente a transcrição) e conforme os arquivos encontrados no site, existem partes censuradas, eu traduzi a transcrição do áudio e o original pode ser visto neste link do blog da Frictional Games.

DESCONHECIDO: Olhe, esta é uma versão reduzida. –[DADOS CORROMPIDOS]– sumiu. Não temos certeza do que é capaz, mas parece que está brincando com o resgate. Vocês se machucaram, está todo mundo bem?

AMY: –[DADOS CORROMPIDOS]– estão virando para cá! Nós precisamos sair daqui.

DESCONHECIDO: Espera aí, não entre em pânico. Carl, peça à Amy para se acalmar. Vocês não poderão fazer nada antes da evacuação.

CARL: Acalme-se, Amy.

AMY: Acalme-se você!

Um alarme é escutado através do microfone do DESCONHECIDO.

DESCONHECIDO: Droga. Eu preciso ir. Mantenha o curso, ok? Mantenha o…

Explosão estática e perda do sinal.

Mensagens estranhas no site do jogo

No site do jogo que você pode acessar aqui, contém textos com partes da história do jogo, alguns deles se tratam dos vídeos apresentados acima, o restante eu traduzi logo abaixo. Algumas mensagens de texto contém caracteres irreconhecíveis que eu substituí pelos símbolos “???????”.

Item #1264 – “SURVEYOR”

DESCRIÇÃO:

As câmeras de segurança da Lambda veem agindo estranho ao seguir padrões diferentes. Câmeras dentro do depósito são as mais afetadas por esse fenômeno. Estudar o comportamento das câmeras não rendeu quase nada já que o foco delas nunca ????????? qualquer coisa que possa ser considerada uma informação perceptível. ??????????? que controla as câmeras de segurança parece estar mais preocupado com paredes e lugares sem importância alguma.

SSE Wolchezk foi solicitado para analisar a exibição dos vídeos e concluiu que a única conexão entre as paredes filmadas é que todas elas contêm uma estrutura parecida com uma tubulação em gel – no formato de um cano curvo. ?????? parte que parece sempre quebrar durante mudanças drásticas de pressão.

O operador fantasma parou recentemente de controlar as câmeras.

Apêndice: Exibição da câmera de vigilância.

RecFeedCam 0126544 jogo SOMA

Item #3098 “AMALGAM”

DESCRIÇÃO:

Uma placa de controle da Upsilon Manufacturing (fábrica) ficou coberta por uma estrutura gelatinosa e atualmente está inoperável. O gel em questão caiu de uma rachadura do teto e cobriu a placa de controle e boa parte do chão. ?????????? está limpando a gosma gelatinosa, FST Azzaro notou que uma porção do gel coagulou e fundiu com a placa de controle. O sistema em si não foi afetado e a linha de fabricação ainda está operante ?????????

Olhando de perto foi determinado que o gel coagulado não pode ser removido ????????? danificou seriamente a mesa de controle e possivelmente o sistema. O chefe da fábrica Adams decidiu que enquanto tudo funcionar corretamente não há necessidades de iniciar nenhuma “cirurgia” no local.

Apêndice: Placa de controle danificada

Placa de controle danificada - Jogo SOMA

Item #5104 – “PSEUDOMEMORY”

DESCRIÇÃO:

A arquivista Andrea Suther reportou trechos de dados estranhos no sistema Omicron ????????? quatro semanas atrás. O sistema reconhece WAU como o dono e criador dos dados, deixando difícil de apagá-los. ??????????? não parece impactar o resto do sistema e portanto foi deixado de lado.

Cameron revelou que os dados consistem em uma série de intervalos de tempos – como se um momento estivesse sempre se repetindo. Os dados em si estão ligados a pequenos flashes de imagens que mostram os pés de uma pessoa andando sob pedras perto da costa ?????????? casualmente, porém pertinente.

Lansky imaginou que o WAU possa ter interpretado errado a sequência do vídeo como parte de suas próprias experiências – uma memória e que está desesperadamente tentando recordar quando ela aconteceu.

Apêndice: Vídeo da memória

pés andando em pedras no jogo SOMA

Item #7889– “DEATH OF SARANG”

DESCRIÇÃO:

Mark Sarang sofreu súbita parada cardíaca depois de completar o projeto ????????. Sarang foi levado às presas até a enfermaria, mas morreu logo em seguida. Doutor Chun, a única pessoa presente durante a morte, foi detido com suspeita de homicídio involuntário.

Testemunhas afirmaram que Sarang recentemente falava de suicídio como uma forma de saída. Muitos confirmaram que há uma certa lógica para seus atos ????????? nunca pensou que ele iria realmente fazê-lo. Sarang ?????????? nível proíbe qualquer investigação em seus arquivos ou vida pessoal, mas o grupo de segurança Theta informou que nenhum segredo da companhia ou conspirações deveriam ser consideradas importantes agora. Uma busca profunda em seu quarto revelou… ??????????????? …carta de suicídio detalhando os planos dele.

A análise toxicológica mostrou sinais de envenenamento por cianeto que é confirmada pela carta de suicídio.

Apêndice: Foto de identificação de Mark Sarang

Mark Sarang do jogo SOMA

Item #8682 “WARNING”

DESCRIÇÃO:

Uma mensagem encriptada anexada dentro de uma falha na transmissão de uma boia da LUMAR extraída pelo FST Evans ????????? a mensagem estava corrompida e somente uma reconstituição parcial foi possível. Pedaços corrompidos de uma imagem mostram de perto a engenheira AM Imogen Reed em um traje flexível tentando se comunicar. A mensagem supostamente veio da Upsilon e foi brevemente transmitida em múltiplas frequências.

O significado da mensagem é ainda desconhecido ???????? a considerou controversa já que Imogen Reed está desaparecida já faz algumas semanas e foi declarada como morta.

O grupo de segurança Theta desconsiderou a mensagem ??????????? argumentando que ela foi forjada ???????????? apontando como motivo a posição estranha da câmera e o comportamento contraditório do sujeito.

Apêndice: Mensagem propagada

Mensagem de Imoge Reed no jogo SOMA

Assuntos que envolvem valores existenciais são uma das premissas deste jogo que pretende causar muito impacto. Será que SOMA vai conseguir romper barreiras de conectividade entre o jogador e a história conforme prometido? Monstros que atacam somente se têm motivos para atacar… parece bem utópico.

Deixe nos comentários abaixo o que você espera do jogo. Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

2 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

    • Olá Matheus, pois é, quando escrevi esse artigo o jogo não tinha saído e realmente se parecia com uma expedição espacial, eu ia até mudar mas como ta escrito que aparenta ser eu resolvi deixar assim para que não dê spoilers para quem nunca jogo todo o jogo e realmente a história desse jogo é mais do que uma viagem ao espaço sideral, é algo além da imaginação, hehehe.

Deixe um comentário