Home Games Wiki O que é um jogo de plataforma?

    O que é um jogo de plataforma?

    Compartilhe

    Aqui você vai entender de vez o que significa o termo jogo de plataforma, para qual tipo de jogo eletrônico ele deve ser usado e suas origens, confira também diversos exemplos de jogos do gênero.

    O que é um jogo de plataforma?

    Um jogo de plataforma é um gênero de jogos eletrônicos onde você controla um personagem que deve pular em plataformas e passar por diversos outros obstáculos para atingir um objetivo.

    Esse gênero está presente em vários tipos de jogos diferentes, sejam eles em 2D, 3D, com ou sem mecânicas de tiro e também com temáticas diversas.

    Um grande e popular exemplo de jogo de plataforma é o Mario Bros.

    Jogo de plataforma Mario Bros

    Um jogo de plataforma não é aquele necessariamente de consoles, ele também pode estar presente em máquinas de arcade, jogos mobile e jogos de PC.

    Origens dos jogos de plataforma

    Foi no início dos anos 80 que os jogos de plataforma começaram a invadir os videogames, existiu uma época onde esse gênero era o mais popular, especificamente nos anos 90.

    Partindo da definição de que é necessário “pular” plataformas em sua gameplay, o primeiro jogo no gênero plataforma foi o Donkey Kong lançado em 1981.

    O Donkey Kong é um jogo que fez história não só por ser o primeiro jogo de plataforma, mas ele foi o início da incrível saga do macaco mais famoso dos jogos e a primeira introdução de Mario ao mundo.

    Antes dele foi lançado um jogo chamado Space Panic que tinha plataformas no ambiente do game, mas não havia a função de pulo, o personagem subia escadas.

    Alguns acreditam que ele foi o primeiro jogo de plataforma, mas a grande maioria considera o Donkey Kong o primeiro.

    Space Panic imagem gameplay

    Exemplos e jogos de plataformas atuais

    Depois de Donkey Kong e Mario, surgiram muitos outros jogos como Sonic, Metroid, Mega Man, Duke Nukem, Castlevania e incontáveis outros títulos populares.

    Atualmente, com o estouro de jogos indie feitos por pequenas desenvolvedoras, o número de lançamentos de jogos de plataforma aumentou bastante e a grande maioria possui um visual que lembra os antigos, mas com um toque mais moderno.

    Um exemplo de jogo de plataforma da atualidade é o Super Meat Boy, o jogo tem características fortes do gênero com um visual retrô e com um tema bem violento e desafiador.

    LittleBigPlanet usa as mecânicas de um jogo de plataforma com um sistema moderno de física dos objetos e um visual muito fofo, o primeiro jogo da série foi lançado em 2008.

    Jogo de plataforma LittleBigPlanet 3

    Existem também jogos atuais que usam o pulo em plataforma como mecânica predominante na gameplay, é o caso de Mirror’s Edge.

    Em Mirror’s Edge você controla a protagonista do jogo que pula em vários telhados e plataformas tudo em visão primeira pessoa.

    Conclusão

    Se você tem alguma dúvida com relação ao tema ou gostaria de acrescentar alguma informação interessante, deixe um comentário logo abaixo.

    Deixe um comentário

    Please enter your comment!
    Please enter your name here