Compartilhe

Seja bem-vindo(a) ao manual de novatos para o DOTA 2 do site SeuGame, essa série de artigos trará para você que é iniciante no jogo DOTA 2 uma luz que vai iluminar o seu caminho.

Esse manual é diferente dos tutoriais de Dota 2 encontrados na internet, nele você vai poder seguir um passo a passo para evoluir no jogo. Antes de começar é interessante você saber um pouco sobre mim e por que eu resolvi escrever essa série de artigos.

Comecei a jogar DOTA 2 no início de 2015, antes desta data eu já tive contato com o primeiro DOTA, mas na realidade nem sabia jogar direito e sempre perdia. Ao jogar DOTA 2 eu percebi o quanto existe para aprender e senti falta de um tutorial com passo a passo do que fazer depois que começar a jogar, ao longo desses meses eu visitei ótimos tutoriais na internet e joguei bastante, quando notei que já estava evoluindo no jogo eu decidi criar esta série de manuais.

É importante lembrar que eu estou longe de ser especialista no jogo e tenho pouco tempo de estrada, mas pretendo passar para você o que eu já aprendi e acho relevante no início de sua jornada em DOTA 2.

Continue lendo esta matéria se:

  • Você nunca ouviu falar do jogo DOTA 2;
  • Você gostaria de jogar um ótimo game online de estratégia;
  • Já ouviu falar do DOTA 2, mas nunca jogou e gostaria de tentar.

O jogo DOTA 2

DOTA 2 é um jogo no estilo RTS ou jogo de estratégia em tempo real, nele você pode controlar um personagem e batalhar para proteger a sua base e derrotar a base inimiga. Esse jogo é principalmente formado por um time ou equipe de jogadores, apesar de ser possível jogar com a máquina, o foco é jogar Dota 2 online contra outras pessoas.

O DOTA 2 é um eSport, ou seja, existem campeonatos competitivos pelo mundo todo e jogadores profissionais de DOTA 2.

1 – Baixando e instando o DOTA 2

Para poder jogar Dota 2 é necessário que você primeiro faça uma conta gratuita na loja online Steam, acesse aqui e faça o cadastro caso você não tenha um.

Agora que você tem um cadastro na Steam você tem que instalar o programa da Steam localizado nesta página. Instale a Steam em seu computador, ao abrir clique na opção Store ou Loja e busque pelo jogo Dota 2, não é necessário gastar um centavo já que o game gratuito para jogar, clique em jogar.

É natural que o download de Dota 2 demore bastante já que o jogo é grande, após te-lo baixado instale e comece a jogar.

2 – Faça o tutorial de introdução do jogo

Logo no início você poderá informar ao jogo o quanto você sabe de Dota, se você é iniciante eu recomendo que você escolha treinar como um iniciante, assim o nível de dificuldade da máquina será menor e vai facilitar o seu treino.

Dota 2 estará em português do brasil se a linguagem do programa Steam na sua máquina estiver também em português brasileiro, se você não entende nada de inglês escolha jogar em português pelo menos no tutorial, mas se você sabe um pouco de inglês eu recomendo que você mude a linguagem na Steam e passe a jogar Dota 2 em inglês, por que isso? Como o jogo é massivamente jogado pelo mundo todo e a linguagem que mais prevalece é o inglês, é interessante que você já vá se familiarizando para poder jogar com jogadores do mundo todo e expandir seu leque de conhecimentos no jogo.

Agora você terá acesso aos tutoriais do jogo, você pode muito bem não fazer todos e já ir direto para a jogatina online, mas se você é novato eu recomendo que você não jogue online até terminar todo o tutorial.

  1. Dota 2 tutoriais do jogoPrimeiro assista ao vídeo de apresentação das principais mecânicas do jogo.
  2. Faça o tutorial 1 que apresenta um dos Heróis do jogo (personagem jogável) o Dragon Knight.
  3. Faça o tutorial 2 que apresenta um herói de estilo diferente; o Sniper com ataques a longa distância.
  4. Faça o tutorial sobre controle de lane; Sniper Vs Axe
  5. Faça os dois tutoriais de Last Hit.
  6. Por último complete o tutorial de lane do meio; Know Thine Enemy.

Perceba que para o último tutorial listado acima é necessário que você o faça 10 vezes para completar. Neste ponto você já passou bastante tempo praticando a mecânica do jogo, mas ainda não experienciou uma partida completa de Dota 2.

É importante que você comece jogando contra os Bots que são os heróis controlados pela máquina, por que isso? Dota 2 é acima de tudo um jogo de equipes, se um dos heróis do seu time não vai bem ele prejudica todo o desempenho do time, não atrapalhe o jogo dos outros, comece a jogar somente após ter jogado contra a máquina bom um tempo.

3 – Complete o tutorial de Dota 2

A partir deste momento você já pode começar a treinar contra os Bots acessando o tutorial: Training Skirmishes (Play Vs. Bots).

Acessando esse tutorial você poderá escolher uma gama limitada de heróis, Dota 2 tem mais de 100 heróis e neste tutorial você poderá escolher em uma lista de 20 heróis, o fato de ter heróis limitados ajuda você a se acostumar com os seus companheiros de equipe e inimigos.

Para completar o tutorial de bots é necessário vencer 5 partidas, recomendo que você escolha um personagem que você tenha gostado de jogar ou que achou mais fácil para jogar estas partidas.

Faça uma busca no youtube sobre o personagem que você escolheu e assista a alguns vídeos de partidas, assim você pode entender como os jogadores mais experientes ou profissionais jogam e aprender bastante.

Fatores importantes

Lembre-se de usar as dicas dos primeiros tutoriais, eu sei que neste momento é muita informação para processar; last hit, deny, hérois, itens, lanes e etc, mas não se preocupe, quanto mais você jogar mais você vai se sentir familiarizado com tudo isso.

Sobre atacar creeps constantemente

Algo importante que você deve saber é que as dicas do tutorial oficial do jogo não devem ser levadas a risca, em momento algum o tutorial informa ao jogador que no início do jogo nem sempre é bom ficar atacando constantemente os creeps (aquelas criaturas que aparecem em cada lado do time e que não podemos controlar), isso porque se você acabar matando todos os creeps adversários, os seus creeps vão chegar mais perto da torre inimiga e você vai ficar mais vulnerável a ataques de inimigos, por isso no início não é bom você fazer isso e esperar o seu personagem ganhar mais nível e dinheiro antes de começar a avançar para destruir as torres adversárias.

Ao invés de sempre atacá-los, somente dê o golpe para conseguir o Last Hit, assim você estará ganhando mais ouro e não estará “puxando” seus creeps para perto da torre inimiga, você não precisa atacar num creep para conseguir experiência para subir de nível, somente ficar perto de creeps ou heróis inimigos que morrem já lhe garante experiência.

Não morra no jogo

Evite morrer em Dota 2, além de você ficar bastante tempo esperando seu herói renascer, tempo esse que poderia ser usado para subir de nível e ganhar dinheiro, você também perderá dinheiro e o pior de tudo é que dará uma grande quantidade de experiência ao herói adversário, deixando sua equipe em desvantagem.

Então tenha sempre em mente que é melhor viver do que matar um inimigo, pelo menos para os iniciantes ou na maioria dos casos, já que em determinados momentos morrer para salvar uma estratégia que possa levar sua equipe a vencer seja indicado.

Fique de olho no mapa

O mapa do jogo é uma das ferramentas mais importantes da partida, através dela você pode ver o que está acontecendo ao seu redor e com os seus companheiros, por isso comece a desenvolver o habito de olhar o mapa sempre que possível.

Use as guias de build

As build dos heróis em Dota 2 é o nome dado ao conjunto de dicas de itens e a ordem em que você adiciona as habilidades, dentro do jogo há um pequeno botão no canto superior esquerdo que contém algumas builds prontas para o herói que você escolheu.

Usando as builds automaticas de DOTA 2Na imagem acima você verá os passos para acessar o menu das builds, existem guias em várias linguagens, eles deixam algumas dicas sobre a estratégia, ao acessar a loja os itens recomendados serão também da build e o mais interessante é que toda vez que você subir o nível de seu herói é possível ver uma das habilidades contornada de amarelo, essas são as recomendações da build para qual habilidade você deve escolher.

Recomendo acessar esta página do blog oficial de Dota 2 no Brasil.

Comece a usar os atalhos do teclado

Em Dota 2 a agilidade nos dedos é importante para que você avance mais rapidamente no jogo, por isso é importante que você vá no menu de configurações do Dota 2 e selecione os comandos que você mais se sentir confortável.

Uma dica válida é a de manter os dedos da mão esquerda em cima das teclas de atalho das habilidades e usar a mão direita para movimentar a câmera com o mouse, acostume movimentar a câmera sempre no mouse para lhe poupar tempo, algumas pessoas usam a mão esquerda para clicar nas setas do teclado e mover a câmera, mas a mão esquerda tem que ficar pronta para clicar nas habilidades ou itens se necessário.

Menu de configurações de Dota 2

A imagem logo acima ilustra o menu de configurações de atalhos, essa é a configuração que achei mais agradável, mas é recomendável você escolher aquela que você achar mais fácil.

Não se esqueça de memorizar os atalhos para o Courier (o cavalinho) e também para a compra de itens. Saiba que você pode arrastar os itens que você quer comprar para uma pequena região no canto inferior direito da tela.

Itens para comprar em Dota 2

Na imagem acima você pode ver contornado de vermelho as duas regiões onde você pode arrastar os itens para comprar, a primeira lhe mostra quais itens você tem que comprar para formar o item desejado, na segunda é a mesma coisa, porém é uma região usada para facilitar a compra durante o jogo sem precisar abrir a loja.

A estratégia de sempre comprar itens é boa para que você não fique com muito ouro acumulado, se um herói inimigo te matar ele vai pegar uma porcentagem de seu ouro, quanto menos você tiver carregando melhor.

Eu sei que no início vai ser difícil lembrar de todos os atalhos, mas com a prática você vai se acostumando e por fim ficará natural.

4 – Se preparando para as partidas online

Neste momento você já está treinando bastante contra os bots, recomendo que você jogue umas 10 partidas antes de seguir este passo. Acesse o tutorial contra jogadores online, Play Vs Humans.

Tutorial heróis limitados online dota 2Para completar esse tutorial é necessário vencer 10 partidas contra adversários online, a partir deste momento você vai perceber que jogar contra outras pessoas é muito diferente de jogar contra a máquina.

Completando as 10 partidas do tutorial você já estará pronto para a próxima etapa deste guia que sairá em breve. Se você terminou ou não essa parte introdutória do guia deixe suas dúvidas, sugestões, comentários, correções ou dicas na área de comentários logo abaixo e deixe um like ou curtir do Facebook se o guia te ajudou.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

1 Comentário

Deixe um comentário