Home Análises Minecraft Story Mode: Episódio 5

Minecraft Story Mode: Episódio 5

Compartilhe

O aguardado episódio 5 de Minecraft Story Mode chegou, inesperadamente ele não é o último da temporada, de fato a Telltale Games não dividiu os episódios em temporadas e agora foi confirmado que depois do 5 haverá o 6, 7 e 8.

Neste artigo você irá conferir um resumo do episódio 5 de Minecraft Story Mode feito a partir de minha gameplay.

Se você ainda não leu os resumos que fiz para os episódios passados, eu aconselho que você dê uma conferida, clique aqui, na verdade eu joguei com 2 personagens, um que é um menino mais bonzinho e outro uma menina um pouco mais malvada.

O misterioso isqueiro encantado

Jesse, Axel, Olivia e Petra agora fazem parte da Nova Ordem da Pedra e estão em mais uma de suas missões para encontrar tesouros escondidos, com armas poderosas o grupo facilmente derrota vários monstros antes de entrar em um misterioso templo. Quem deu a dica para este lugar foi Ivor.

Você precisará acionar algumas alavancas para abrir uma passagem secreta, abra primeiro a alavanca da direita, depois a do centro, acione novamente a alavanca da direita e finalmente acione a alavanca da esquerda.

puzzle alavancas do templo minecraft episódio 5
Alavanca para abrir a passagem no meio da sala do templo.

Uma passagem se abre no meio da sala, o grupo desce a escada, chegando no final dela há vários baús, o Jesse bonzinho encontrou um bolo em um dos baús e o deu para Axel, já a Jesse ficou com o bolo para ela.

Jesse também encontrou um isqueiro (Flint and Steel) com encantamento, eles tentaram acender ele, mas o seu comportamento foi estranho, as luzes se apagam e um monte de monstros cercam o time, eles lutam contra as criaturas e saem rapidamente do templo.

Na frente do templo eles decidem testar o isqueiro, o Jesse menino deixou que Axel acendesse o objeto, já a Jesse garota acendeu ela mesma. O tronco de árvore ficou em chamas azuis, todos ficam impressionados e neste momento alguém chega.

Aiden aparece em frente ao templo
O grupo Blaze Rods comandado por Aiden aparece.

Aiden, o garoto mais chato do antigo grupo de Lukas aparece como o líder do grupo que agora se chama Blaze Rods. Após algumas palavras nada amigáveis eles tentam roubar o isqueiro, mas Jesse e seus amigos apresentam suas armas para defender o tesouro, os Blaze Rods fugiram.

O Jesse ficou preocupado achando que Aiden pode estar tramando algo e pensa nas palavras dele a respeito da Nova Ordem da Pedra sempre pegar os melhores tesouros, já a Jesse não deu muita confiança e ainda disse que não tem culpa se o grupo deles é melhor que os outros.

Jesse se preocupa com as decisões do grupo
Jesse acha que Aiden não exagerou ao dizer que eles pegam todos tesouros.

Chegando em casa o pessoal da cidade ovaciona o grupo de heróis, mas algo está errado, um grupo de pessoas estão reclamando sobre algo. Jesse e os outros se aproximam e percebem uma casa com decoração de lava vulcânica.

Muitas pessoas reclamam que não pode construir algo tão perigoso assim na cidade, quem construiu foi Ivor, ele irritado protege seus direitos para construir o que quiser.

A Jesse deixa a casa de lava no lugar de sempre
Jesse irrita a população ao deixar a casa com decoração de lava no lugar.

Todos começam a exigir que a casa seja destruída, mas Ivor implora para que isso não aconteça e eles acabam deixando a decisão na mão de Jesse, a versão menino de Jesse concorda que é perigoso construir algo assim na cidade e pede que seja retirada, já a Jesse menina, que já tinha achado a casa muito legal, disse que todos têm o direito de construir o que quer e resolve deixar a casa intacta, isso deixa todos furiosos, eles começam a vaiar sua decisão e Ivor fica muito contente.

Jesse fala que achou algo no templo, Ivor pede para encontrá-lo na sala de tesouros para que ninguém escute a conversa. Se você pedir para destruir a casa, Axel e Olivia saem para buscar materiais para destruí-la, se você deixou a casa no lugar, os dois irão buscar materiais para tentar montar uma barreira para deixar a construção menos perigosa.

Chegando na sala dos tesouros da Nova Ordem da Pedra, eles encontram Lukas, ele comenta sobre a quantidade de novos tesouros que eles conseguiram e repara no mural que fizeram para o porquinho Reuben, ele fala também do comportamento de Aiden e de suas preocupações.

Ivor falando sobre o Eversource
Ivor conta sobre o Eversource.

Ivor chega todo entusiasmado, e fica mais contente ainda ao ver o isqueiro, ele diz que antes da Ordem da Pedra havia um grupo lendário que possuía o Eversource, um objeto que lhe dava a possibilidade de criar itens raros à vontade, ele diz que talvez aquele templo foi construído por essas pessoas e pede para que Jesse e Petra o acompanhe para buscar o Eversource.

Petra pede para que Lukas vá com eles. No caminho Petra diz que não gosta de estar perto de Ivor, o Jesse disse que Ivor é muito sábio e que pode ser útil, já a Jesse disse que Ivor é engraçado e que gosta da companhia dele.

Jesse e Ivor encontram um portal amarelo
O portal amarelo encontrado no templo.

Chegando no templo, Jesse encontra um portal secreto escondido na parede, ela usa o isqueiro para acioná-lo e o objeto ao acender provoca um impacto e voa para longe da mão de Jesse, neste momento chega Aiden e seu grupo, eles roubam o objeto e entram no portal.

Jesse, ivor, Petra e Lukas vão atrás dos Blaze Rods e também entram no misterioso portal, do outro lado eles estão em um pequeno pedaço de terra sobrevoando a uma altura impressionante, no horizonte eles encontram o que parece ser uma cidade flutuando ao lado das nuvens.

A cidade acima das nuvens
A cidade flutuante no outro lado do portal.

Todos acreditam que Aiden foi para a cidade e decidem construir uma ponte usando todos blocos da pequena ilha, na construção Ivor monta uma pequena versão da casa de lava, Petra se irrita.

Na cidade a primeira pessoa que eles encontram está extremamente assustada e alega que construir sem permissão é crime. O Jesse informou que eles não sabiam que era proibido, a versão feminina de Jesse se irritou e achou absurda essa lei.

O grupo não entende direito o que está acontecendo e antes de pedir mais explicações o homem sai correndo. Antes disso ele informou que um grupo de forasteiros havia ido em direção a uma pensão.

O grupo percebe o quão incrível é a arquitetura da cidade e ficam admirados.

Sky City

Todos concordam em procurar pela pensão da cidade, eles se dividem e começam a procurar, Jesse nota os avisos nas placas sobre como é proibido construir coisas sem permissão, ele percebe que há guardas controlando o uso de mesas de criação.

A Jesse garota procurou em outro lugar, ela achou o mesmo rapaz que os encontrou anteriormente, ele assustado responde às perguntas de Jesse a respeito da pensão e disse que o nome do dono é Milo.

No meio da cidade há um palácio, do lado dele há algumas pessoas, o Jesse garoto pergunta a um dos moradores onde fica a pensão, o estranho mostra a direção, mas alerta que o dono do lugar não é confiável.

Jesse pedindo informações
Jesse perguntando onde fica a pensão da cidade.

O Jesse bonzinho vê um homem agindo suspeito ao entregar algo para outra pessoa, ele se aproxima e pergunta se ele seria o dono da pensão e se ele viu Aiden e seu grupo. O homem de fato é o dono da pensão e se chama Milo, ele começa a agir de forma estranha e fala que não conhece ninguém, Jesse nota que ele provavelmente está mentindo.

A Jesse malvada avista Milo agindo de forma suspeita, ela pergunta qual é a dele, Milo se recusa a responder, mas ao mesmo tempo fala que não está vendendo ilegalmente materiais proibidos pelo governo. Ao se desviar das perguntas ele menciona acidentalmente ter conversado com os outros estrangeiros.

Ivor e os outros chegam, Milo fica apavorado e ao ser questionado, alega que não nunca viu Aiden, Jesse pede para que ele se acalme e diz que pode confiar neles, já a Jesse malvada já diz saber que ele está mentindo, o dono da pensão diz que viu um grupo de forasteiros que perguntaram sobre o Eversource, ele disse que o objeto se encontra no palácio e que o grupo foi para lá.

A pensão de Milo em Minecraft Story Mode
Jesse não pergunta sobre as atividades suspeitas do dono da pensão.

Um pouco depois uma pessoa chama a atenção da população para um comunicado importante, todos foram ver o que estava acontecendo, na frente do palácio ao lado da governante está Aiden e seu grupo.

Aiden se alia aos governantes da cidade flutuante
Aiden ao lado da governante da cidade Sky City.

A governante diz que um grupo de forasteiros construiu ilegalmente uma ponte para entrar na cidade e que esse é um crime sério contra as leis. Milos pergunta se eles são os culpados, Jesse diz que não sabia que era ilegal.

Aiden sussurra no ouvido da governante e ela pede para que Jesse apareça. Ivor diz que a forma mais rápida de chegar ao Eversource é se deixar ser aprisionado no palácio, Milo propõe ao grupo que há uma outra forma de invadir o palácio.

Escolha 1: Jesse é preso

Jesse acredita que realmente não fez nada de errado e que pode convencer os governantes, então ele concorda com o plano de Ivor e se entrega, Petra decide fugir com Milo e achar uma forma de resgatá-los e Lukas também é junto.

Os guardas levam os três para conhecer a governante que é conhecida como a fundadora, claramente Aiden a influenciou com algumas mentiras. Dentro da sala do trono, a fundadora dá algumas recompensas para os Blaze Rods.

Aiden prende o grupo de Jesse e é recompensado
Aiden achando que tem tudo sob controle.

Jesse fala para Aiden que ele não precisa fazer isso e pede que ele se una ao grupo para todos voltar para casa. Aiden ignora o pedido, antes de sair ele erra o nome do guarda Reginald que o corrige, Jesse nota que o guarda não se simpatizou com os Blaze Rods.

O grupo informa a fundadora que não tinha conhecimento das leis da cidade quando construíram a ponte, a governante diz que Aiden contou sobre como eles roubam todos os tesouros para si mesmos e que quer roubar o Eversource.

A fundadora conversa com Jesse em particular e conta porque ela proíbe as construções, ela disse que não existe nada além do vazio abaixo desta ilha e que antes de encontrar o Eversource essa era somente uma ilha pobre flutuante.

Para que os recursos limitados não acabem, foram criadas as leis de proibição, Jesse diz que mesmo assim ela está sendo muito rígida, ele também oferece ajudar ela a encontrar uma solução para seu povo. A fundadora não aceita a ajuda e os manda para a prisão até que eles provem sua inocência.

O grupo de Minecraft Story Mode foi preso em Sky City
Jesse atrás das grades da prisão do palácio.

Na cela da prisão o guarda do outro lado está mexendo nos pertences dos prisioneiros, Jesse oferece um dos itens deles para que o guarda os solte, Reginald se recusa e alega que os itens deles já é dele.

O guarda encontra um bloco de areia e pergunta o que é, Ivor fica irritado dizendo que não vai explicar o que é areia para ele, Jesse diz que o bloco é de areia e tenta convencer o guarda a acreditar neles. Por fim Jesse convence o guarda de que Aiden é uma ameaça, o guarda abre a cela e os deixa escapar.

Lukas fala que não seria legal roubar o Eversource dessa cidade, Jesse concorda, mas Ivor não gosta muito da ideia. O grupo sai em busca do Eversource na sala do trono que agora está vazia.

Sala do trone de Sky City
De volta ao trono de Sky City.

Eles são surpreendidos com a presença de Milo e Petra, os dois tinha entrado no palácio para o resgate e agora vão ajudar a encontrar o Eversource. Jesse acha uma parede com um lugar para uma alavanca, ele pega um galho em um vasinho de planta e um bloco no chão do quintal do palácio para construir uma alavanca na mesa de construção.

O grupo abre a passagem que contém alguns carrinhos de mineração que os levam para uma sala diferente, lá eles encontram um monte de baús e gavetas guardando ovos de monstros de várias espécies.

Escolha 2: A Jesse foge com a ajuda de Milo

A Jesse resolve fugir com Milo e Petra, Lukas distrai os guardas para que eles fujam e é preso junto com Ivor. Milo os leva para se esconder dentro da pensão, lá há uma passagem secreta que os leva para o Clube de Construção, um clube secreto onde as pessoas da cidade clandestinamente poderiam fazer construções.

Milo conta ao grupo como as leis são rígidas e como ele ficou preso por um bom tempo por ter deixado cair sem querer alguns blocos pelo vazio que fica abaixo da ilha voadora. O restante dos membros do clube aparece e desaprova a presença dos mais novos criminosos da cidade e eles exigem que Jesse prove saber construir.

O clube dos construtores de Sky City
Os membros do Clube dos Construtures de Sky City.

Jesse usa a mesa e o material dado a ela para criar uma bigorna, todos ficam impressionados e os aceita no grupo. Milo conta sobre o plano para invadir o palácio e Jesse constrói uma escada para facilitar. Os 3 conseguem entrar na sala do trono, lá eles encontram Lukas e Ivor que haviam escapado da prisão.

Jesse consegue fazer a alavanca para abrir a passagem secreta que leva a uma sala diferente.

Encontrando o Eversource

Na sala secreta eles encontram o Eversource que na verdade é uma galinha, ela bota os ovos que saem monstros e ao derrotar os monstros a fundadora consegue adquirir materiais para a cidade.

A galinha Eversource
O Eversource é uma galinha.

Ivor fala para Jesse pegar o Eversource, o Jesse bonzinho discorda e acha melhor deixar a galinha ali já que ela é vital para a cidade, já a Jesse malvada pega a galinha sem pensar duas vezes, Lukas fica indignado com a escolha dela e Ivor comemora.

De repente a fundadora aparece e captura Ivor, Petra e Milo, ela exige que Jesse solte a galinha, Jesse solta a galinha, Aiden diz que vai roubar o Eversource e atira um ovo com monstro no grupo.

Na confusão a fundadora fica pendurada com risco de cair no vazio, Lukas fala para Jesse ajudar a fundadora já que ele vai lutar com Aiden.

A fundadora de Sky City em perigo
A fundadora quase caindo no vazio.

O Jesse garoto escolhe salvar a fundadora, ele consegue ajudá-la, mas Lukas é arremessado pelo vazio, Aiden aproveita o momento de distração e derruba a fundadora e Jesse no buraco.

A Jesse garota não salva a fundadora e escolhe ajudar Lukas, ela dá um soco em Aiden, Lukas agradece a ajuda, neste momento a fundadora cai, Aiden aproveita o momento de distração e empurra Jesse que cai junto.

Jesse e a fundadora caem a uma grande altura, mas logo abaixo avistam um lago e conseguem escapar com vida da queda, na verdade existia terra e muitos recursos abaixo da ilha, algo que a fundadora nunca conseguiu imaginar.

As terras abaixo da cidade do céu
As terras abaixo da cidade do céu.

Se Jesse escolheu salvar a fundadora, Lukas estará lá também e ele escolherá ficar descansando. Um monte de monstros começa a cair da cidade do céu e Jesse e a fundadora voltam rapidamente ao montar uma escada de blocos de volta para o palácio.

Lá na cidade vários monstros atacam toda a população, os Blaze Rods estão fazendo isso para exigir depois o controle da cidade. Jesse se encontra com seus amigos e com a ajuda de uma poção de Ivor, Jesse consegue se infiltrar no palácio, lá Aiden está sentado no trono.

Os dois lutam e Aiden acaba perdendo a batalha, o líder dos Blaze Rods pede perdão e implora para que Jesse leve-o longe do perigo. Reginald está com a galinha e pergunta para Jesse o que ele (a) quer fazer com Aiden.

Jesse malvada pega Aiden e o joga em uma poça de água que cai lá na terra abaixo da cidade, achando que iria morrer, Aiden grita em desespero e cai.

Jesse bonzinho pega Aiden e o leva junto para que ele não fique desprotegido dos monstros.

Jesse despacha Aiden para o vazio
A Jesse dá um susto em Aiden.

Jesse avisa a todos para pularem no vazio, se você salvou a fundadora ela irá ajudar a comprovar que esta é a melhor opção, se você não escolheu salvá-la, Jesse irá simplesmente pular e convencer de que esta é a melhor opção para se salvar dos ataques.

As pessoas ficam espantadas ao saber que havia terra abaixo da cidade. Aiden é preso pelas autoridades do palácio. Para o Jesse bonzinho, Aiden pede desculpas pelo o que fez, para a Jesse malvada ele olha com ódio e não diz nada.

A fundadora e Milo discutem a respeito do que fazer agora, a fundadora alega que sem ordem não há segurança e Milo diz que os tempos de tirania dela devem acabar.

Os Blaze Rods são presos no final
Os Blaze Rods são presos pelos guardas do palácio.

Jesse bonzinho propõe que os dois trabalhem juntos e que a melhor escolha é unir a segurança com a liberdade, sem exageros e com equilíbrio, os dois concordam que essa opção é boa.

Jesse malvada diz que Milo tem razão e que a fundadora não devia mais impor regras nas pessoas e que todos deveriam ser livres para criar o que quiser, mesmo que isso os ponha em risco de vida, sem risco não há progresso e a mesma história se repetirá se eles não seguir este conselho. Milo agradece a oportunidade e a fundadora discorda da ideia.

Jesse avisa sobre um portal que ela encontrou quando foi coletar blocos para fazer a escada, antes deles irem para lá, Jesse se lembra do porquinho Reuben ao ver a relação de amizade entre a galinha e a fundadora. A fundadora tira a coroa da cabeça da galinha e dá de presente para Jesse como agradecimento.

Ivor imagina o que aconteceria se esta coroa fosse usada em outra galinha. O grupo de Jesse entra no portal, mas do outro lado eles não encontram o que esperavam, eles não voltaram para casa, mas sim foram para outra dimensão.

O que achei do episódio 5 de Minecraft Story Mode

Gostei bastante do episódio, adorei o fato do Ivor estar no grupo, ele teve as falas mais engraçadas, me surpreendi com a ausência de Axel e Olivia, adorei o fato da história iniciar e acabar no mesmo episódio.

Gostei da forma como o tema principal, liberdade para construir, foi abordada e como o personagem principal pôde influenciar na conclusão da história. Outra coisa legal foi eles terem lembrado de Reuben.

Não preciso dizer que jogar com a Jesse malvada é o melhor, então fiz um vídeo com algumas cenas dela.

O que você achou do episódio? Você acha que Axel e Olivia vão aparecer no próximo episódio? Quais são seus palpites?

Deixe um comentário