Home Dicas Como saber se um jogo roda no meu PC

Como saber se um jogo roda no meu PC

Compartilhe

Já aconteceu de você comprar um jogo para o seu PC e ele não funcionar? Você pode evitar que isso aconteça seguindo alguns passos simples. Aqui nesse artigo você vai conhecer alguns métodos para saber se um jogo roda no seu PC.

As instruções a seguir são para sistemas com Windows. Primeiramente vou mostrar a forma automática e depois uma opção manual de verificar isso.

A forma automática (nem sempre dá certo)

Existe uma forma automática de você saber se um jogo roda no seu PC, visite este site aqui, nele você pode escolher o jogo e verificar se o computador que você usa pode rodá-lo, mas ele tem alguns poréns, muitas vezes o site informa que seu PC não pode rodar, mas na prática ele roda e acontece também de você não encontrar o jogo listado nesse site.

Nem sempre o fabricante do jogo divulga os requerimentos mínimos certos e esses sites de verificação automática se baseiam nessas informações do fabricante.

Algo importante que você pode reparar no diagnóstico desse site é o seguinte:

Após a análise o site apresentará uma lista do que o seu computador falhou para não conseguir rodar o game, se o seu PC falhou em vários itens é provável que ele realmente não rode bem, pode até abrir o jogo, mas irá travar tanto que será impossível jogar.

Agora se o seu PC somente falhou em um requisito e a diferença não é tão grande, as chances do seu PC rodar esse jogo são maiores, é claro que você terá que reduzir os gráficos no mínimo e pode ser que trave um pouquinho, mas nada que não impeça que você o jogue.

diagnóstico se jogo roda no meu pc
Nesse exemplo o jogo claramente terá muita dificuldade para rodar.

Agora se o jogo não estiver listado nele, confira a forma manual.

Lembre-se: Alguns jogos dá pra jogar mesmo travando um pouco, um exemplo disso são aqueles de aventura, o Life is Strange é um bom exemplo, agora aqueles de ação que dependem de resposta rápida fica difícil jogar com o PC travando.

Depende do quê?

Afinal de contas o que faz um jogo rodar ou não no PC? São muitos os fatores para que isso aconteça, você tem que prestar atenção é nas peças que compõem o seu computador que normalmente é o fator que determina.

Confira as partes principais que fazem o computador rodar ou não um jogo.

Espaço no disco (HD)

Se você não tiver espaço no disco para armazenar os arquivos que fazem o jogo rodar, você não vai conseguir jogar o game. Quando você faz o download do instalador de um jogo, em alguns casos ele gasta mais espaço no seu computador após a sua instalação do que o tamanho do arquivo baixado.

Como eu verifico isso?: No Windows você pode acessar o menu ‘Meu Computador’, para isso aperte e segure a tecla da bandeirinha do windows do seu teclado, aquela localizada ao lado esquerdo perto do CTRL e Alt, e clique na tecla ‘E’, ou seja, bandeirinha + ‘E’.

como saber se meu jogo roda no pc

Uma janela se abrirá com as repartições de seu computador, pode ser que apareça somente o C:, ou talvez apareçam mais, isso depende de como ele foi formatado. Abaixo do Disco Local você verá o tamanho usado e o tamanho disponível, se por exemplo o jogo que você baixou tem uns 30 GB e o seu disco somente tem 20 GB livres de espaço, você terá que apagar alguns arquivos dessa unidade para liberar espaço pro jogo.

Memória RAM e processador

memórias de computador como ver qual tenho
Memórias RAM

A memória RAM e o processador são muito importantes para o funcionamento do jogo, se você não tiver o suficiente pode ser que o jogo demore muito para carregar e fique travando. Veja como você pode descobrir qual processador e memória o seu PC tem.

Como eu verifico isso? Acesse o Painel de Controle, clique em Sistema e Segurança e clique em Sistema, outra forma de acessar é usando o atalho bandeirinha do windows + ‘X’ e clicando em Sistema.

Uma tela vai abrir e ela te informará na seção Sistema qual processador você tem, a memória RAM e o tipo de sistema operacional.

informações do sistemaPlaca de vídeo

A placa de vídeo é outro fator importante, praticamente todos computadores possuem ela embutida junto com as peças do PC, mas existem computadores que além de ter essa, usa uma placa de vídeo externa, ou seja, ela é uma peça separada com uma memória dedicada, em jogos onde os gráficos são pesados ela é imprescindível.

O seu computador pode muito bem rodar um jogo mais leve e antigo usando somente a placa embutida, mas se você quiser rodar algo mais pesado, você precisará de uma placa externa.

Como descobrir o modelo da minha placa de vídeo? Para isso acesse o atalho bandeirinha do windows + ‘X’ e clique em ‘Gerenciador de dispositivos’. Uma nova janela irá se abrir, localize a opção ‘Adaptadores de vídeo’, clique nela e veja quais placas de vídeo você tem, se aparecer duas é porque uma é a embutida e outra é a externa:

vendo qual placa de vídeo tem no meu pcNo exemplo acima, a NVIDIA GeForce GT 525M é o modelo da placa mãe externa. Normalmente essas que tem o nome Intel(R) no início do nome são placas embutidas.

Algo muito importante é que você sempre mantenha atualizado os drivers da sua placa de vídeo, assim você não corre o risco de não aproveitar uma atualização que tenha melhorado a performance do seu jogo. Você pode atualizar os drivers utilizando o Gerenciador de dispositivos, simplesmente dê dois cliques no nome da placa, clique em ‘Driver’ e clique em ‘Atualizar Driver’.

placa de video
Uma placa de vídeo.

Outra forma de atualizar sua placa é procurando nos buscadores da internet usando o nome dela, dentro do site do fabricante terá uma seção para atualizar o driver dela.

Confira neste outro artigo aqui como configurei meu PC para usar a placa externa com os jogos quando na verdade estava usando a embutida que é muito mais lenta.

Como comparar os requerimentos?

Agora que você pegou todas as informações do seu sistema chegou a hora de compará-la com as configurações recomendadas pelo desenvolvedor do jogo.

Normalmente os requerimentos mínimos para rodar um jogo se encontram no site oficial ou na página por onde você comprou, se acaso você comprou mídia física como em DVD, essas especificações estarão na caixa ou no manual.

Vamos tomar como exemplo um dos maiores sites de venda de games para PC, a Steam. Na página de cada jogo você encontrará no final dela as informações.

requerimentos do sistema para gta v
Requerimentos para o jogo GTA V

Veja no exemplo acima os requerimentos para que o seu PC rode o GTA V, você tem que reparar na seção Minimum, perceba que no fim dela há um comunicado da produtora dizendo que o mínimo para rodar o game pode alterar dependendo das atualizações novas que o jogo possa receber, isso é outra coisa que você precisa prestar atenção.

Um componente que você não pode ignorar é a versão do DirectX, alguns computadores não suportam algumas versões, tenha certeza de que o seu suporta, para saber isso você pode buscar pelo modelo da sua placa de vídeo na internet e verificar essa informação no site do fabricante.

Ainda no exemplo acima, você pode notar que a placa de vídeo é a NVIDIA 9800 GT 1GB ou a AMD HD 4870 1GB, pelo nome delas já da pra saber que são placas de vídeo com 1 giga de memória dedicada, mas tem alguns modelos que não mostram isso no nome, quando isso acontecer, pesquise pelo modelo nos sites de busca e acesse o site oficial da placa, encontre nas especificações dela, se ela é de 500 MB, 1GB, 2GB e adiante.

Eu tenho um PC e quero melhorá-lo, como faço isso?

computador gamer antigo

Alguns aspectos importantes têm que ser avaliados com relação a essa questão. Veja alguns pontos que devem ser observados.

Desktop e Notebook

Os chamados Desktops são os computadores de mesa, aqueles que tem uma caixa grande ligada ao monitor separado do teclado e do mouse, se você tem um computador desses vai ficar mais fácil melhorá-lo para games, é muito fácil encontrar as principais peças separadas. Mas fique sabendo que nem sempre o modelo do seu computador vai aceitar algumas peças, quanto mais atual seu computador for melhor.

Já para os Notebooks ou Laptops essa tarefa é na maioria dos casos impossível, você não encontra fácil as peças separadas para comprar e o próprio sistema dele não foi criado para suportar esse tipo de alteração, no máximo você vai conseguir na maioria dos casos melhorar o tamanho do disco de armazenamento. Pode ser até possível adaptar uma placa de vídeo externa em um notebook, mas dá muito trabalho, custa muito dinheiro e ainda tem o risco de não funcionar muito bem, em muitos casos é melhor comprar um notebook novo ou um Desktop.

Sistema 32 Bits e 64 Bits

Se você tem um sistema com tecnologia de 32 bits você não vai conseguir fazê-lo usar mais do que 4 GB de Memória RAM e para alguns jogos você tem que ter mais do que isso. Por isso você estará com vantagem maior se tiver um computador de 64 Bits.

As vezes você pode até ter um computador que suporta 64 Bits, mas o sistema operacional que você está usando não suporta, se acaso você tem 4 GB ou mais de memória RAM é recomendado que você migre para um sistema operacional de 64 Bits.

E se o jogo até roda, mas trava muito?

O seu jogo abriu, rodou, mas fica travando? Tente diminuir as configurações de gráfico do jogo diretamente no menu dele, diminuir a resolução da tela pode aumentar consideravelmente o desempenho do game, como a maioria dos jogos é em inglês você vai encontrar um menu para escolher entre High, medium e Low, escolha Low para diminuir ao máximo a funcionalidade.

Antes de abrir o jogo feche todos os programas de sua máquina, se você preferir, existe um programa chamado Razer Cortex: Game Booster que você pode baixar gratuitamente aqui, com alguns cliques ele automaticamente fecha programas e serviços que o seu computador não precisará usar durante a jogatina, assim vai sobrar mais memória para o jogo e ele vai travar menos.

Dúvidas? Contribuições?

Alguma dúvida ou algo para acrescentar de sua experiência com PC para games? Deixe nos comentários abaixo, eu adoro responder comentários e sempre os analiso para melhorar o texto.

Não se esqueça também de curtir a Fã Page do site e se inscrever no canal do Youtube.

6 Comentários (Os comentários são aprovados manualmente pela admin do site e por isso não aparecem de imediato)

  1. por que quando eu ajusto a resolução de Outlast para 800×600 ela volta rapidamente para o normal que é 1280×720?? alguem pode me ajudar por favor..
    Model: HP Pavilion g4 Notebook
    Operating System: Windows 7 Ultimate (x64), SP 1.0
    Processor: Intel(R) Corporation, 2533 MHz
    Total Memory: 4096
    Directx: 11.0

    • Olá, é estranho isso, eu abri aqui o meu e mudei para 800×600 parece que a resolução alterou, mas quando vou no menu fica selecionada a 1280×720 e se eu clicar em aplicar ela muda para a 1280×720, não sei se aconteceu para o seu, mas no meu aparentemente ele muda para a 800×600, mas no menu fica parecendo que não mudou. Eu uso o Windows 10. Mas porque você quer diminuir tanto a resolução?

  2. Nesse link que você deixou para ver da forma automática, no meu disse que não roda em duas categorias: Video Card e CPU. No Videou Card diz o seguinte: ”Minimum: Nvidia GeForce GTX 460, ATI Radeon HD 4850, or Intel HD Graphics 4400 You Have: GeForce GT625M”. Só que eu tenho duas placas de vídeo (a outra é Intel(R) HD Graphics 4000) e nos ”atributos mínimos da minha placa de vídeo” deu tudo certinho (Pixel Shader version, Icon Vertex Shader version e Icon Dedicated Video RAM). E no tópico CPU diz o seguinte: ”Minimum: Intel Core i3 or AMD Phenom X3 8650
    You Have: Intel(R) Core(TM) i5-3337U CPU @ 1.80GHz”. Só que na minha teoria, e numas pesquisas que eu fiz, diz que o i3 é o básico e o i5 o intermediário (sendo ele maior que o i3) e eu to preocupado porque eu queria muito jogar esse jogo (Overwatch), mas estou com medo de comprar e não conseguir usar. Tem algo que eu possa fazer caso tenha algo errado ? Meu notebook é um Dell Inspiron 3421 (Windows 10 Professional (x64)).

    • Olá Vinícius, muitas vezes alguns jogos rodam em um certo PC e nesse site que passei ele fala que não, mas quando roda pode ser que trave um pouco. E agora eu também acho que vai rodar, mas não vai ficar sem travar, não sei dizer se vai ficar muito difícil de jogar por conta disso, mas já que o jogo é o Overwatch, você tem a chance de testar ele gratuitamente somente nesse fim de semana, http://www.conversadesofa.com/overwatch-de-graca-novembro/ vai ser entre os dias 18 e 21 de novembro de 2016, então já começa a baixar antes que acabe o prazo, aí você vai conseguir ter certeza se vale a pena comprar ele.

Deixe um comentário