Home Análises Como escolher um mouse para games

Como escolher um mouse para games

Compartilhe

Você está procurando um mouse para jogar seus games favoritos, mas não sabe ao certo escolher aquele que vai atender às suas necessidades?

Nesta matéria eu apresento para você algumas informações que você pode analisar na escolha de um Mouse Gamer. Eu também apresento a análise e comparação de 2 mouses que eu usei durante um tempo para jogar games e usar o PC.

Confira alguns pontos interessantes sobre os mouses em geral.

Anatomia, peso e aparência do mouse

O tamanho do mouse pode influenciar bastante nas suas partidas, algumas pessoas gostam de mouses maiores para acomodar a mão, outros gostam dos menores, isso é realmente uma escolha pessoal que você deve fazer para adequar melhor ao seu estilo.

Deve ser considerado também se você é canhoto ou destro, alguns mouses dão prioridade para canhotos e outros para destros, se for necessário, você também pode adquirir um mouse para ambidestro.

Mouse Trust GXT 108 Rava

Se por acaso você está montando um set gamer com muitas cores, saiba que os mouses possuem também luzes de led e alguns modelos até mesmo permitem que você programe a intensidade, cor e efeito da iluminação.

O peso do mouse pode influenciar também, eu pessoalmente prefiro mouses mais pesados já que eles dão mais firmeza, porém outras pessoas gostam de mouses leves.

Os mouses wireless normalmente possuem 1 ou 2 pilhas e isso os tornam consequentemente mais pesados, se você realmente gosta deles mais leves, dê preferência a mouses com fio.

Existem alguns modelos que até mesmo podem ter o seu peso ajustável, isso dá uma comodidade a mais na escolha, principalmente para você que não sabe se quer o mais pesado ou mais leve.

DPI (Pontos por polegada)

Jogos de tiro requerem mais precisão e então mais DPI do seu mouse, quanto maior melhor, porém tem muitos jogadores que não jogam muito esses games que exigem reflexo e boa mira, se esse for o seu caso, não precisa se preocupar com o DPI.

Você irá economizar bastante se optar por um mouse de DPI baixo, por isso reflita muito bem se você precisa realmente pagar bem mais caro por algo que vai fazer a diferença ou não.

Normalmente os especialistas recomendam mouses de pelo menos 1600 DPI, mas por experiência própria, posso dizer que nem é necessário chegar a tanto.

Se na verdade você quer qualidade acima de preço, é altamente recomendável que você compre um mouse que tenha o ajuste do DPI, assim você pode mudar para o jogo que for jogar.

Óptico ou laser

Os mouses mais baratos são os ópticos, porém, normalmalmente eles possuem menos DPI e não são adaptáveis para todas superfícies como acontece com os de laser.

No entanto, os mouses ópticos estão a tanto tempo no mercado que a tecnologia dele é muito mais avançada e confiável e isso conta muito na qualidade dele, ou seja, você pode encontrar mouses bem caros que são ópticos e que são melhores que alguns a laser.

Comparação de 2 mouses ópticos

Vamos comparar 2 mouses ópticos wireless com formatos e preços diferentes? Então continue lendo, os 2 mouses listados eu usei e a análise não reflete somente especificações do fabricante.

Microsoft Mouse Wireless 2000

O mouse óptico wireless 2000 da Microsoft eu sempre usei com todos tipos de jogos, ele não é realmente o melhor que existe, mas eu sempre consegui jogar muito bem com ele.

No caso eu comprei ele pois ele vinha com o teclado e também por ambos serem sem fio e usarem só um USB, tudo por uma faixa de preço entre 250 e 300 reais.

Ele é um mouse com 1000 DPI e sem a opção de alterar para menor ou maior, com 140g de peso com as pilhas e mesmo assim foi muito bom usar ele.

Depois de vários meses de uso, a borracha da bolinha central do mouse Wireless 2000 pode começar a se desfazer devido ao uso e comprometer a suavidade dela quando usada, isso é muito ruim principalmente em jogos de tiro onde eu poderia usá-la para mudar as armas do personagem, mas por conta da sensibilidade dela é realmente um desafio usar o botão do meio para escolher algo facilmente em um jogo.

Um aspecto que recomendo ser observado na hora de comprar mouse e teclado é o tamanho do conector USB, o do mouse Wireless 2000 ele é do tamanho dos pendrives mais antigos então, para guardar um notebook você tem que retirá-lo.

Procure por mouses e teclados que possuam um conector menor, daqueles que não precisa ficar tirando toda hora, acredite, ter que tirar ele todo dia faz o seu tempo útil ficar menor e se ele estragar, o teclado e mouse param de funcionar, sem conserto.

Agora, se você tem um Desktop e não precisa ficar removendo o conector frequentemente, eu recomento comprar o Mouse Wireless 2000.

Comparativo mouse wireless microsoft 2000 e multilaser mo251

Multilaser Sem Fio MO251

Outro mouse que usei foi o sem fio da Multilaser do modelo MO251, ele é bem mais barato que o da Microsoft citado anteriormente e é vendido separado.

O ponto bom dele é o preço, na faixa de 25 e 35 reais, o fato de que o conector dele é minúsculo, então se você tem notebook nem precisa removê-lo para guardar. Ele tem 1200 DPI.

Já na prática, o seu material parece ser mais sensível, ele também é um pouco menor e não dá para descansar muito bem a mão como o outro e a minha preferência é de mouses pesados, o da Multilaser é mais leve porque ele usa 2 pilhas “palito”, seu peso é de mais ou menos 55g.

Outro detalhe que ele não tem é o indicador de que a bateria está acabando e também um interruptor para desligá-lo quando não for mais usar. Essa funcionalidade eu gosto bastante de usar com o Wireless 2000 para quando vou assistir filme na cama e não quero que o cursor do mouse apareça acidentalmente porque mexi ele, com o MO251 eu tenho que virá-lo de cabeça pra baixo para ele não interromper.

Após usar por uns dias, notei que o MO251 desliga automaticamente depois de alguns minutos sem usar e para você voltar a usá-lo é necessário acionar qualquer botão, não sei se tem algo relacionado a este sistema, mas mesmo quando estou usando esse mouse, em alguns momentos ele não responde meu comando.

A superfície do MO251 não é nada sofisticada, ele não desliza tão bem quanto o mouse 2000 da Microsoft.

São pequenos detalhes que fazem a diferença quando se quer um mouse mais barato ou mais caro, cabe a você analisá-los e escolher o produto certo para suas necessidades.

Conclusão

Em resumo, a escolha do mouse é bastante pessoal, principalmente por conta dos detalhes do seu formato e algumas opções dele, mas as informações técnicas e a questão da durabilidade e praticidade dele pode ser muito importante na escolha do melhor mouse para você.

Ficou com alguma dúvida? Quer deixar nos comentários alguma experiência que você teve com algum modelo de mouse que você usou para jogar? Deixe um comentário logo abaixo.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.