Home Dicas Black Desert Online: Guia básico para cozinhar no jogo

Black Desert Online: Guia básico para cozinhar no jogo

Compartilhe

O Black Desert Online é um MMO bem amplo e repleto de opções diferentes, inclusive existem os sistemas de profissões e uma delas é a de cozinheiro.

Esse guia foi criado para você que começou o game recentemente e precisa saber o básico da culinária do Black Desert para saber que caminho seguir e o que fazer.

As dicas abaixo são baseadas no servidor da América do Sul que começou em 2017.

Devo fazer culinária no Black Desert?

Ninguém é obrigado a fazer culinária no jogo, há outras formas de conseguir as comidas necessárias para os seus trabalhadores e para o seu personagem, há também várias outras maneiras de você ganhar dinheiro no Black Desert.

Acredito que a culinária é uma boa oportunidade para conseguir dinheiro e conseguir uma boa quantidade de Pontos de Contribuição (CP) que são muito importantes.

A culinária é relativamente fácil e você pode aproveitar melhor o tempo que passa AFK no jogo.

Algumas opções

1 – Você pode fazer culinária só para conseguir os itens para consumo próprio, dessa forma você não vai precisar gastar dinheiro comprando no mercado algumas utilidades como cerveja para os trabalhadores e comidas para as node wars e não ficar na mão caso o item acabe e não dê para comprar.

2 – Outra opção é fazer comidas em massa para vender no mercado e também vender caixas de culinária imperial para conseguir uma boa grana.

3 – Você pode fazer só a cerveja para consumo de seus trabalhadores e escolher uma ou duas comidas para produzir bastante e vender no NPC de entrega imperial. As comidas de EXP e para as batalhas você compra no mercado.

4 – E por fim, escolher não fazer culinária de forma alguma, você então gastaria o seu tempo AFK em outras atividades e compraria tudo que necessitasse pelo mercado do jogo.

Cabe a você escolher o seu estilo de jogo, aquele que se adequa ao tempo que você tem para jogar, a sua vocação e paciência. Esse é o primeiro passo, após definir que caminho seguir, você já pode começar a colocar tudo em prática.

Como cozinhar no Black Desert?

Confira o que você precisa ter para cozinhar no Black Desert Online:

  1. Uma casa em qualquer uma cidade do jogo.
  2. Uma ferramenta de culinária.
  3. Ingredientes da receita.

O vídeo acima mostra como cozinhar no jogo, para criar a casa você precisa de Pontos de Contribuição que podem ser conquistados primeiramente por missões específicas que lhe garantem experiência para aumentar os seus Pontos de Contribuição.

Apertando a tecla “O” você acessa uma lista de missões, clique na aba “Repetíveis” que você encontrará uma série de missões para conseguir EXP para os Pontos de Contribuição.

Missões de pontos de contribuição do Black Desert Online SA

A ferramenta de culinária você pode comprar pelo mercado, fabricá-las ou então comprar de NPCs da cidade, para localizá-los, clique na lupa de NPC do canto superior direito e clique no botão “Culinária”.

Achando o NPC de culinária no Black Desert Online

Os ingredientes podem ser coletados por você em plantações, usando também ferramentas para coletar recursos de animais. Você pode comprar diretamente do mercado, dos NPCs ou então enviar trabalhadores para coletar para você.

As receitas você pode pesquisar em um site informativo como o BDDatabase ou então no jogo clicar na tecla F2 para saber os ingredientes e em qual nodes você pode encontra-los quando existir algum para ele.

Tipos e qualidades dos ingredientes

Normalmente os ingredientes estão divididos em tipos ou famílias, exemplo; quando uma receita pede por trigo, você pode substituir ele por outro grão da família que poderia ser: batata, batata doce, cevada ou milho.

Você também pode usar ingredientes do mesmo tipo na mesma receita, exemplo; para fazer cerveja você precisa de 5 ingredientes da família dos grãos, você então pode usar 3 batatas e 2 milhos para a produção de uma cerveja.

Alguns ingredientes possuem uma qualidade diferente e por conta dela você pode gastar um número diferente deles para o mesmo resultado.

Funciona assim, existe o item comum que usa o número dito pela receita, o item de Alta Qualidade que usa um pouco menos e o melhor que é o item Especial.

Qualidades do item para culinária Black Desert Online

Como pode ser observado na imagem acima, o primeiro Trigo é o comum, repare que ele está escrito com a cor branca, o de Alta Qualidade com a cor verde e o Especial com a cor azul, esse é um padrão de coloração do item para você identifica-lo mais fácil.

Não é à toa que o Especial é mais caro, você não precisa usar muito dele para cozinhar, confira:

Você pode substituir 3 itens comuns (branco) por 1 item de Alta Qualidade (verde).

Você pode substituir 5 itens comuns (branco) por 1 item Especial (azul).

Como o exemplo acima mostrou, nem sempre é um bom negócio usar só ingredientes de Alta Qualidade ou Especial, já que eles podem ser bem mais caros no mercado.

É tudo uma questão de observação, o mercado muda e você deve estar atento a ele para não desperdiçar recursos e lucrar mais.

Cozinhar para vender no mercado

Se você pretende explorar o mercado para vender produtos de culinária no Black Desert, um conselho que dou é de sempre analisar como está a demanda de oferta e compra no momento e quais são as tendências com o passar do tempo.

De tempos em tempos ocorrem atualizações e eventos no Black Desert, tudo isso pode influenciar o mercado do jogo.

Quando um novo item acaba de chegar no jogo e ele é útil, vai ser difícil encontrar ele no mercado já que muitos vão comprar e provavelmente terão poucos vendendo, porém você tem que correr para aproveitar isso até que mais pessoas comecem a vender o produto, quando isso acontecer o preço vai cair.

Mercado de culinária do Black Desert Online

Se existem poucos produtos vendendo no mercado e a busca por eles está bem alta, o seu preço vai estar também alto e quem vende vai lucrar bem, mas normalmente isso dura só por um tempo.

O mesmo acontece em eventos, por exemplo, os eventos de coleta podem aumentar a demanda no mercado pela Refeição Balenos que dá habilidades de coleta, mas essa demanda era ainda maior no início do jogo quando não tinha o Vendedor Noturno para adquirir fragmentos duros e afiados.

Você tem que pensar no que os jogadores podem querer comprar de comida quando uma atualização ou evento chegar, para assim garantir esses pequenos intervalos de tempo de lucro alto.

Culinária imperial

Antes de prosseguir com algumas dicas para vender nos NPCs de entrega imperial, eu sugiro que você leia agora essa matéria que explica tudo sobre a Entrega Imperial de Black Desert Online.

Se você já leu a matéria, já sabe que a entrega se esgota facilmente já que todos jogadores do servidor podem entregar para o NPC um número limitado de caixas.

Para você garantir que vai conseguir vender as caixas imperiais, sugiro que você crie comidas que esgotam menos. Você pode reparar isso na aba do NPC de entrega imperial, sempre há aquelas que raramente são vendidas.

Muitas são dificilmente vendidas, não por serem mais complexas ou exigirem um nível de culinária maior, mas sim por ser derivada de um ingrediente ou outro que seja mais difícil de conseguir.

É o caso do leite, esse ingrediente da culinária pode ser usado em várias receitas, mas não há exatamente uma forma AFK de você coletá-lo.

Você pode comprar o leite pelo mercado, mas é muito difícil já que sempre vai para o leilão e quando alguém vende.

Se você decidiu que vai realmente fazer culinária para vender e ganhar dinheiro, considere coletar da vaca o leite, em Olvia, por exemplo, tem algumas vacas para você tirar o leite e também 2 missões diárias que dão como recompensa mais leite.

Toda vez que você cozinha algo, você ganha pratos adicionais, alguns deles podem ser trocados por leite, então não esqueça de trocá-los no NPC.

Tirar o leite da vaca requer tempo, paciência e gasta energia de seu personagem, por isso, fazer comidas com os derivados de leite ou quaisquer outros ingredientes mais difíceis de conseguir é uma boa para conseguir vender fácil pela entrega imperial nas cidades mais populares.

Dúvidas e sugestões

Ficou com alguma dúvida com relação ao sistema de culinária do Black Desert ou gostaria de acrescentar com alguma dica ou recomendação? Deixe um comentário abaixo.

Não se esqueça de deixar um like nesta publicação e compartilhá-la para todos os seus conhecidos que jogam Black Desert Online.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here