Home Análises Análise de Resident Evil 4

Análise de Resident Evil 4

Compartilhe

Resident Evil 4 é um jogo incrível da série de zumbis que serviu de inspiração para vários outros jogos e aqui você encontra minha análise e opinião do game na versão HD lançada para PC em 2014 intitulada Resident Evil 4 Ultimate HD Edition.

Originalmente ele foi lançado em 2005 para o GameCube e logo em seguida recebeu várias versões para outros consoles.

Enredo

Agora com mais experiência enfrentando ataques biológicos, Leon Kennedy recebe uma missão muito importante, a de resgatar a filha do presidente, Ashley, que foi sequestrada por uma seita que atualmente tem sua base de operações em terras Espanholas.

Leon S Kennedy de Resident Evil 4 no carro

Mesmo longe de Raccoon City, Leon vai facilmente descobrir que os seus dias de batalhas contra humanos infectados não acabaram.

No pequeno vilarejo humilde, os seus moradores agem de forma estranha, eles estão infectados com uma variação de um vírus que os deixa extremamente violentos e sob o controle dos sequestradores.

Os aldeões infectados de Resident Evil 4

A história de Resident Evil 4 foi muito bem-feita, você encontrará aliados e inimigos interessantes e reviravoltas no seu caminho que nunca deixa sua experiência entediante.

Neste jogo você encontra uma ótima combinação de história e gameplay, se acaso você escolher assistir a outros jogarem, vai sentir que está vendo uma série ou filme, mas se você realmente for jogar, não vai de forma alguma sentir vontade de passar os clipes e partes da história para frente já que eles são tão interessantes e cativantes.

Leon e Luis Sera Resident Evil 4

Tudo é dividido em capítulos, no final de cada um é mostrado a sua pontuação e tempo de conclusão.

Gráficos e movimentação na versão HD

Diferente de alguns jogos atuais que são lançados simultaneamente para a plataforma PC e consoles, Resident Evil 4 foi criado especificamente para jogar com controle no console.

A versão analisada foi uma adaptação que a Capcom fez para ser possível jogar com teclado e mouse e está longe de ser perfeita, por isso é altamente recomendado jogar com controle, algo que não fiz.

Leon apontando arma na cabeça de zumbi

Se você está acostumado a ter a liberdade de mudar a posição da câmera de seu personagem com jogos de terceira pessoa no PC, em Resident Evil 4 Ultimate HD Edition vai sentir dificuldades.

Em compensação, os gráficos de Resident Evil 4 foram magicamente melhorados, considerando o ano em que ele foi originalmente criado e o tamanho das TVs da atualidade, o jogo deu um grande salto em sua beleza visual.

Faixas laterais Resident Evil 4

Sim, você pode jogar essa nova versão em uma tela bem ampla, quando você instala o jogo ele não tem a opção no menu para tirar as faixas escuras nos cantos que impedem de você esticar para o tamanho de sua tela, mas é possível alterar pelo arquivo de configuração localizado na pasta de instalação.

Basta alterar o parâmetro fullscreen para 0 no arquivo “config” que você conseguirá jogar na tela maior.

Mecânicas e interação com cenário

Na campanha de história principal de Resident Evil 4, você controla Leon, mas é possível, mais tarde, tomar o controle de Ashley, a garota irá acompanha-lo em alguns momentos e você pode a qualquer instante assumir o controle dela.

Diferente de Leon, Ashley não pode atacar com armas, mas você pode usá-la para resolver alguns puzzles, em situações de risco é possível fazê-la se esconder em algumas partes do cenário como, por exemplo, uma lixeira.

Ashley e Leon correndo em direção a uma porta em Resident Evil 4

Com o acionamento de um botão, você pode pedir para a Ashley esperar ou te acompanhar.

Após completar o jogo ao menos uma vez, leva em torno de 20 horas para sua primeira jogada se você não estiver com pressa, você pode jogar com Ada Wong em um outro modo de história extra, menor do que a campanha principal.

Os puzzles de Resident Evil 4

O grande charme dos jogos mais queridos da série Resident Evil são os puzzles ou quebra-cabeças, alguns mais fáceis, outros mais difíceis, mas sempre criativos e justos.

Justos porque você vai encontrar desafios que pessoas do mundo inteiro podem resolver por serem lógicos ou possuírem dicas espalhadas no cenário para sua conclusão, nada impossível e também nada ridiculamente fácil.

Puzzle do relógio Resident Evil 4

Seja ele um quebra-cabeça opcional ou crucial para o andamento do jogo, a garantia é de que será divertido desvendá-lo.

E se você, assim como eu, adora quebra-cabeças, não deixe de jogar Resident Evil 4, é muito bom conseguir resolver sozinho o desafio, é muito satisfatório.

Além de puzzles, em Resident Evil 4 possuem alguns momentos onde você realiza alguns minigames ao qual você tem que apertar o botão no momento certo, normalmente é acompanhado de um clipe de história.

Leon escapando da pedra Resident Evil 4

Armas e itens

A variedade de armas em Resident Evil 4 é parecida com a dos jogos passados, você vai usar desde a clássica faca e pistola automática até mesmo a lançadora de minas terrestres e o lança-mísseis.

Na gameplay não há abundancia de munições, você terá que pensar em racionamento e usar a criatividade para matar os inimigos usando partes do cenário, como exemplo, esperar um grupo se aproximar de um barril de combustível para explodir todos com um tiro.

Inventário Resident Evil 4

Procurar no ambiente mais munição, ouro e itens é um fator decisivo para seu progresso. Você pode vender joias e relíquias encontradas em troca de ouro para comprar armas e equipamentos vendidos pelo misterioso caixeiro viajante.

Não é possível comprar munição e o estoque de spray médico é muito pequeno.

Existem também alguns objetos azuis escondidos que você pode atirar, fazendo isso, o mercador lhe dá algumas regalias de acordo com o tanto que você conseguiu atingir.

Inimigos diferentes, estratégias diferentes

Primeiro você encontra os inimigos mais fracos, aqueles infectados que não apresentam muito risco, no decorrer do jogo, inimigos mais resistentes e inclusive armados vão aparecer para dificultar mais ainda.

Em Resident Evil 4 muitos adversários irão te atacar armados, algo não muito comum nos títulos anteriores da série, alguns possuem explosivos, uns atiram flechas enquanto que outros possuem corpos deformados e que podem ser destruídos somente ao atingir determinadas partes.

Leon em Resident Evil 4 enfrentando os seifadores

Para não desperdiçar munição e não machucar muito o seu personagem, é importante ter uma estratégia para cada tipo de monstro, atirar na cabeça, é na maioria dos casos, a melhor solução.

Os chefões também são muito variados, você enfrenta até mesmo uma criatura marinha, antes de cada um você tem acesso ao vendedor de itens ou uma quantidade legal de munição que pode ser encontrada no cenário próximo.

Sonorização

O som em um jogo de terror é um fator muito importante, o Resident Evil 7 usa ele com maestria, o de Resident Evil 4, apesar de não ser tão realista como o do 7 por motivos de tecnologia, é muito bom e ajuda no clima.

Existe uma parte do jogo que Leon está em um local fechado, nesta parte até mesmo os inimigos são diferentes e mais assustadores, um clima de apreensão é todo criado com a música e o barulho emitido pelos monstros.

Conclusão

Apesar de que eu tenha enfrentado alguns problemas técnicos com a versão para Windows, uma vez tive que voltar um capítulo inteiro porque travou e não salvou, Resident Evil 4 é um jogo imperdível e muito divertido de jogar.

Você também já jogou Resident Evil 4? Deixe nos comentários abaixo sua opinião sobre o jogo.28

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.