Home Dicas Como contratar e escolher trabalhadores em Black Desert Online Brasil

Como contratar e escolher trabalhadores em Black Desert Online Brasil

Compartilhe

Este guia foi criado para você que está começando agora a jogar Black Desert Online e está no servidor da América Latina, aqui você vai conhecer sobre os trabalhadores do jogo e como usá-los.

Mais do que subir o nível de seu personagem, é muito importante você conhecer as vantagens em ter vários trabalhadores no Black Desert coletando recursos para você ficar rico no jogo.

Por que usar trabalhadores desde o início?

Se é a primeira vez que você cria um personagem em Black Desert Online é aconselhável que você faça as primeiras missões até chegar em Velia, depois disso você faz umas missões por lá e já começa a pensar em habilitar os nós ou bases e adicionar trabalhadores.

Funciona assim, você vai em uma cidade e compra um contrato de trabalhador, no caso ele faz residência na cidade e pode ser enviado para qualquer parte do mapa ao qual está conectada a cidade dele para ele coletar recursos.

Quanto mais cedo você começar a juntar recursos, mais rápido você pode enriquecer no Black Desert e com muitas moedas de prata você pode comprar itens melhores para seu personagem.

Os trabalhadores trabalham por conta própria, você não precisa estar presente para eles trabalharem, basta enviá-los para coletar um recurso que eles vão automaticamente coletar e guardar no armazém da cidade onde ele foi contratado.

Encontrando quem vende trabalhadores

Nas cidades é normal você encontrar um NPC que é um Supervisor de Trabalho, para ir até ele, clique no botão NPC do canto superior direito da tela e clique com o botão direito no botão “Operários”.

Obs: No Black Desert Online da América Latina, ainda não tem a opção para comprar trabalhadores de outros jogadores como existe em outros países.

Encontrar supervisor de trabalho no Black Desert Online Brasil

Clique em “Contratar Operário“, você irá gastar 5 de energia para ver um trabalhador disponível para contratação, você pode clicar no botão “Ver Outro” para gastar mais 5 de energia e ver outro trabalhador.

Para comprar, basta clicar em “Contratar”, você pode marcar a opção para usar moedas do armazém da cidade ou as que você carrega, é muito importante que você não inicie o processo sem ter uma boa quantia de moedas de prata.

Lista dos trabalhadores

Para ver seus trabalhadores e gerenciar, clique em “M” para abrir o mapa, clique no botão “Operários” localizado no canto inferior direito da tela para ver a lista de seus trabalhadores.

Se você já tiver clicado em algum nó ou cidade, serão apresentados somente os trabalhadores da região.

Na parte de cima da caixa de trabalhadores tem alguns filtros que você pode usar para achar o trabalhador de uma cidade específico ou pela qualidade, no caso a cor apresentada no nome dele.

Como escolher o trabalhador?

Para você escolher o melhor trabalhador, é necessário considerar alguns fatores, por isso vou explicar que tipos de trabalhadores existem e quais deles você deve evitar ou escolher.

Os trabalhadores podem ser: Humanos, Gigantes ou Goblins.

Os Gigantes são aconselhados para quem não acessa com muita frequência o jogo já que eles são mais lentos para coletar, porém eles coletam uma quantidade alta de recursos.

Os Goblins aconselho para quem é joga ativamente e pode dar manutenção constante neles, os Goblins são muito rápidos no trabalho, mas coletam menos.

Os Humanos são um meio termo entre os Gigantes e Goblins, não muito rápidos e nem muito lentos e pegam uma quantidade média de recursos, normalmente possuem mais sorte para pegar itens raros.

Todos trabalhadores à venda são do nível 1, mas eles aumentam de nível se você os contratar e usá-los.

Todos tipos de trabalhadores possuem o nome de uma cor e elas definem se ele tem status maiores na seguinte ordem: branco < verde < azul < amarelo < laranja.

O branco é o trabalhador Ingênuo, o verde é o Comum, o azul é o Hábil, o amarelo é o Profissional e o laranja é o Artesão, seguindo a ordem, o artesão é o melhor trabalhador, ele é extremamente mais eficiente.

Todos trabalhadores possuem status e habilidades, os status são apresentados na hora da compra, as habilidades só quando você os compra e elas são liberadas conforme o trabalhador vai aumentando o nível.

Tipos de trabalhadores Black Desert Online Brasil

Começando a comprar

Quando você não tem trabalhador nenhum, se acaso você tiver ganhando um trabalhador da cor branca, use-o temporariamente até você pegar mais Pontos de Contribuição (CP) e Energia para comprar um trabalhador melhor.

Se você já tem uma quantidade legal de CP, já pode começar a escolher um trabalhador no Supervisor de Trabalho, eu aconselho que você pegue pelo menos os da cor azul, eles não são muito difíceis de aparecer na listagem.

A listagem de trabalhadores é aleatória, mas as chances de aparecer um da cor amarela (Profissional) são baixas, mais baixas ainda são as chances de aparecer um da cor laranja (Artesão), se você tiver sorte tudo bem, mas com pouco CP e poucos trabalhadores ativos, escolha o azul por enquanto.

É até aceitável pegar um trabalhador da cor verde, mas o da cor branca não, já que ele não pode fazer o teste para subir para uma cor superior.

Alguns jogadores acreditam que fazer amizade (entre 500 e 1000 pontos) com o Supervisor de Trabalho é uma boa ideia e que isso aumenta as chances de ter melhores trabalhadores para comprar. Não sabe fazer amizade com um NPC? Descubra tudo sobre isso aqui.

Goblin artesão

Comprando depois que você já tem alguns trabalhadores

Quando você já tem uma boa porção de trabalhadores ativos e mais Energia, você pode passar a usar toda a sua Energia em busca de pelo menos um trabalhador da cor amarela, ou seja, um Profissional.

Eu aconselho que você use todos os espaços de personagens do Black Desert Online para criar outros personagens, mesmo que você não jogue com eles, assim você poderá usá-los somente para ir na cidade e gastar a Energia deles em busca do trabalhador.

Promovendo um trabalhador

Os trabalhadores que não são do tipo branco, podem a cada 10 níveis ter a chance de se qualificar para uma cor superior, ele tem chances de falhar no teste e não subir.

Por experiência de alguns jogadores, é dito que quanto maior é o nível do trabalhador, mais chances ele tem de ser promovido.

Você terá 3 chances para subir um trabalhador para uma cor superior, a partir do nível 10, 20 e 30, se você não usou nenhuma das chances, um número aparecerá mostrando quantas chances você tem.

Promovendo trabalhadores no Black Desert Online

Quando um trabalhador é promovido para uma cor superior, o seu nível volta para o primeiro e eles podem adquirir habilidades diferentes daquelas que ele já tinha.

Você não vai conseguir promover um trabalhador que está trabalhando, se você cancelar seu trabalho agora, vai demorar um pouco para ele ficar disponível para o teste de promoção.

Somente um trabalhador por vez pode fazer o teste de promoção e ele é feito durante 24 horas, neste tempo o trabalhador em questão não pode trabalhar.

Você receberá um aviso de quando o teste acabar, vai chegar uma carta para você dizendo se ele conseguiu ou falhou.

Dúvidas e sugestões

Este guia foi criado para iniciantes e eu usei tudo que aprendi e pesquisei sobre o assunto, mas muitas pessoas possuem mais tempo de jogo em Black Desert Online e podem ajudar com mais informações, se você for uma delas, deixe suas dicas nos comentários.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe também um comentário, sempre que possível eu respondo.

1 Comentário

  1. Ola, gostaria de saber se tenho como trocar de cidade um trabalhador antigo, dos bons. Quero q ao inves de largar em Velia onde foi contratado, largue os produtos em Heidel. Obrigado

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here