Home Artigos Especiais Explicando a teoria mais popular do jogo INSIDE

Explicando a teoria mais popular do jogo INSIDE

Compartilhe

Nesse artigo apresentarei a teoria mais famosa para explicar o que aconteceu no jogo INSIDE, um jogo que pode ser interpretado de diversas formas, as pessoas que o criaram não têm intenção de revelar o seu significado, o que resta para nós jogadores é somente imaginar.

Não conhece o jogo? Leia aqui uma análise completa dele sem spoilers, se você conhece os dois finais de INSIDE, continue lendo.

Se você somente conhece o final normal, leia logo abaixo como conseguir ele, mas mesmo que você saiba sobre ele, leia também para saber detalhes que talvez você não tenha notado.

Além de apresentar a teoria, eu farei algumas perguntas e tentarei justificar esse ponto de vista, mas saiba que essa teoria não é a que a autora desse artigo acredita ser a mais provável.

O segundo final de INSIDE

O segundo final de INSIDE pode ser obtido depois que você zera o jogo, para acessá-lo é necessário que durante a sua gameplay você tenha encontrado uns mecanismos em formatos de bolas e retirado a sua fonte de energia.

No início do jogo há uma parte onde o garoto passa por um campo de plantação de milho, nele haverá uma porta secreta no chão, ao entrar por ela você vai encontrar um pequeno abrigo subterrâneo, ele tem uma entrada no lado esquerdo e outra no lado direito.

o-abrigo-e-a-sala-de-investigacao-do-jogo-insideA entrada pela esquerda revela algo como uma sala de revelação de fotos que poderia ser uma sala de investigação, perto dela também há uma das bolas que devem ser desconectadas.

Na entrada da direita tem um dispositivo que você deve usar para inserir uma combinação, essa combinação foi feita através do som de uma música encontrada perto de algumas das bolas que foram desligadas, essa música é tocada sem parar e vai repetindo infinitamente, abaixo deixo a parte da música.

O código é: cima, cima, direita, esquerda, direita, direita, direita, cima, cima, cima, direita, esquerda, esquerda, esquerda.

O curioso é que você não necessariamente precisa começar pelas notas do código que passei, você pode começar por outras, desde que a ordem seja a mesma, exemplo: esquerda, esquerda, esquerda, cima, cima, direita, esquerda, direita, direita, direita, cima, cima, cima, direita.

Ao abrir a porta, o garoto acessa uma nova e extensa área subterrânea, no final dela você encontra um plug em uma parede, no fundo há um daqueles capacetes de controle mental, quando você desconecta o plug, a energia acaba, o capacete é desligado e o garoto caí imóvel assim como os humanos controlados por ele durante a gameplay quando eram desconectados.

cena-do-final-alternativo-do-jogo-inside

Teoria – A massa humana controla o garoto

Essa teoria é a mais aceitável entre os debates, não quer dizer que ela seja a definitiva, aliás, nenhuma teoria é a representação verdadeira da história.

Já que no final alternativo o garoto encontrou um plug que supostamente teria desligado o seu controle mental, alguém estaria controlando ele e muitos acham que quem faz isso é a enorme massa humana encontrada no final do jogo.

Na imagem a massa enorme de humanos.
Na imagem a massa enorme de humanos.

Antes do garoto ser absorvido pela enorme massa, note que ela tinha vários capacetes de controle mental conectados, indicando que ela estava controlando vários outros seres e provavelmente um deles é o garoto.

Por quê?

Você reparou que no final a massa saiu das instalações da empresa e parou de se mexer em um ponto iluminado perto do lago? De acordo com a teoria, os cientistas da empresa fizeram um experimento, não se sabe ao certo o que eles querem, mas pode-se perceber que foi planejada a chegada da massa no ponto perto do lago, isso pode ser visto em uma grande maquete no laboratório que mostra exatamente o lugar.

final-do-jogo-inside

Por que os funcionários fugiram em pânico?

Se foi realmente planejado, por que alguns funcionários fugiram em pânico e alguns chegaram a morrer?

Eles esperavam que a massa gigante iria de fato tentar alcançar o destino, mas eles não sabiam que iria ser naquele momento, por isso o pânico.

Foi tudo planejado

Eles queriam saber se o objeto de experiência iria conseguir atingir o objetivo e se iria usar a inteligência para isso, por isso eles construíram obstáculos para a saída da massa, mas tudo ocorreu mais rápido do que eles imaginavam e por isso eles tiveram que ajudar um pouco.

os-cientistas-observando-a-massa-humana-no-jogo-inside

Durante o caminho alguns funcionários ajudaram a massa a entrar em um grande tanque que leva até a saída. Note que a massa precisa arrancar as paredes do tanque para sair, se os funcionários quisessem realmente trancar ela, eles teriam reforçado mais o tanque ou enviado ela para longe da saída.

o-monstro-de-inside
Pânico! Em um ato de desespero, um homem tenta trancar a massa.

Uma evidência de que as pessoas estavam de fato observando friamente a grande massa, foi o fato de haver uma porção de pessoas assistindo quando ela era jogada no tanque que leva até a saída.

as-pessoas-trancando-a-massa-no-tanque-de-insideSe as pessoas queriam trancar ela por medo, se elas queriam evitar mais mortes, você acha que teriam tantas pessoas assim tão perto dela assistindo? Eu acho que não, isso mostra que eles confiam em sua experiência e sabem que ela não foi programada para machucar ninguém, mas sim, somente usar a inteligência para sair da empresa.

E o final alternativo?

Se a massa controla o garoto, por que é possível que ele chegue a se desligar antes mesmo de chegar até ela e libera-la para seu objetivo?

Pode ser que a enorme massa humana estava de certa forma indecisa, por um lado ela queria continuar com a experiência ao qual foi programada, mas por outro ela desejava o fim de sua existência antes de terminar os experimentos.

Por que o garoto?

Se a massa queria escapar, por que ela não controlou um daqueles humanos zumbificados para liberá-la?

Nenhum dos zombies tinha capacidade para completar essa missão, nem mesmo o garoto ou garota com cabelo grande que ficava naquele tanque de água, afinal de contas ele (a) não podia nem sair da água.

garoto-ou-garota-de-cabelo-grande-do-jogo-insideO garoto seria um ser mais evoluído que ficou mais capacitado ainda quando o (a) cabeludo(a) inseriu o dispositivo de controle mental a mando da grande massa humana.

Por que tentam impedir o garoto?

Tudo bem, então a massa estava controlando o garoto para poder escapar da empresa porque foi para isso que ela foi programada, então por que os mesmos cientistas ou funcionários tentaram impedir o garoto de prosseguir?

Motivos possíveis:

1 – Eles não sabiam que o garoto estava sendo controlado pela massa.

2 – Eles queriam impor obstáculos para saber se a massa seria inteligente o bastante para se libertar passando pela segurança da empresa.

Pessoalmente, acredito que faz sentido mais o motivo 1 do que o 2, afinal de contas os cientistas ou funcionários nem olhavam direito para o garoto quando ele chegou perto do vidro da massa humana.

o-garoto-do-jogo-inside-perto-do-tanque-da-massa

Se eles soubessem, iriam ao menos olhar o garoto procurar uma forma de acessar a massa e ajudá-la em sua fuga, eles somente olharam ele com dúvidas e continuaram observando a massa.

Conclusão e suas opiniões

Na minha opinião essa teoria tem muitos furos, a começar pelo seu princípio, o de que a massa está controlando o garoto desde o início. Quer defender essa teoria? Quer conversar sobre ela? Quer atacar a teoria? Deixe suas opiniões na seção de comentários logo abaixo.

Certamente irei fazer um novo artigo com outras teorias, essa não é a única, quando fizer deixarei o link dela aqui.

Para eu saber que o assunto é interessante e para que eu apresse a postagem das novas teorias, curta essa página.

Deixe um comentário