17 Curiosidades do jogo FNAF 4
Conheça nesse artigo 17 curiosidades do jogo Five Nights At Freddy’s 4 ou FNAF 4.
Se você não puder ler esse artigo agora, existe uma versão em vídeo dele no meu canal sobre o jogo que você pode acessar abaixo.
1 – Imagens promocionais do FNAF 4
Antes do lançamento do Five Nights At Freddy’s 4, o autor do jogo lançou em seu website uma série de imagens com mensagens escondidas.
A primeira mostra o Nightmare Fredbear segurando um chapéu, se você aumentar a luminosidade da imagem, dá para notar a palavra nightmare escrita de vermelho na parte de baixo da ilustração.
Na segunda imagem quem aparece é o Nightmare Bonnie, ao lado está a frase “Was it me?” que significa “Será que fui eu?”. Iluminando a imagem dá para perceber a palavra Nightmare escrita bem grande na extensão de toda a foto.
Logo depois foi lançada a imagem da Nightmare Chica juntamente com o Nightmare Cupcake em seu ombro, abaixo tem a frase “Was it me?” que significa “foi eu?”. A palavra Nightmare também está escondida na escuridão e pode ser observada ao mudar o brilho da imagem.
Depois foi revelada a imagem do Nightmare Foxy curiosamente com uma língua que ele não apresenta no jogo em si, somente nessas imagens promocionais do jogo. Ao lado observa-se a frase “Or me?” que significa “Ou fui eu?”.
Ao aumentar o brilho da imagem dá para ver a palavra Nightmare escondida assim como na imagem do Nightmare Bonnie, além disso, nota-se o número 87 escrito dentro do olho esquerdo dele.
Claramente o autor Scott Cawton está transmitindo uma mensagem, se você sabe um pouco sobre a história do jogo, já sabe que se trata da mordida de 87, supostamente ele estaria perguntando qual dos animatrônicos deu a mordida.
Na próxima imagem divulgada, aparece um chapéu e uma gravata borboleta no chão, ao iluminar a imagem, dá para perceber no canto inferior direito uma frase incompleta que diz “Property off fr……er” a frase não está completa, mas provavelmente quer dizer que é a propriedade do restaurante do Fredbear.
A imagem lançada em sequencia mostra de perto a barriga do Fredbear, dentro dela está uma pequena cabeça do que parece ser daquele menino que sempre aparece nos minigames do FNAF 4, personagem esse conhecido como O Menino Chorão.
Ao aumentar a iluminação, percebe-se a frase “Or was it me?” que significa “Ou foi eu?”, perto do Menino Chorão nota-se agora a palavra “pro” que foi cortada e provavelmente seria “property” e um pouco mais para frente a palavra “me”, traduzindo a mensagem, suponha-se que seria algo como “Propriedade minha”.
Na próxima imagem mostra o Plushtrap sentado em uma cadeira e a seguinte frase acima dele “Terrible things come in small packages” que na tradução é “Coisas terríveis vêm em pacotes pequenos”.
Não há mensagens escondidas ao iluminar a imagem, mas dá para notar melhor o cenário ao redor dele, que se trata do corredor que o Plushtrap aparece no minigame do FNAF 4.
A última imagem promocional antes do lançamento somente tem uma frase dizendo que é o fim e agradecendo por jogar. Se você aumentar o brilho da imagem, dá para perceber um ponto de interrogação na frente da frase “O fim”, implicando que teria algo a mais e que esse não é o fim.
O FNAF 4 era para ser o último da série, mas esse teaser mostra que o autor já tinha outros planos em mente. O jogo era para ser lançado na data que apresenta nas imagens promocionais, no dia 31 de outubro de 2015, mas foi lançado bem antes e na data saiu um conteúdo extra do Helloween.
E para esse conteúdo teve também imagens promocionais. A primeira não tem nada escondido, mas o nome dado a imagem “inthedark” que traduzindo seria algo como “no escuro”.
A segunda imagem mostra o Nightmare Ballon Boy e se iluminarmos mostra a frase que ele sempre diz no jogo: “Hello?” que significa Olá.
A imagem que foi divulgada depois foi a de uma pelúcia do Freddy no escuro, ao iluminar nota-se que ela está em cima da mesma cama que aparece no FNAF 4 e que atrás dele está o Nightmarionne.
O nome dado para a imagem é “dontwakethebaby” que significa “Não acorde o bebê”.
A próxima imagem divulgada é uma tela escura com a mensagem “Come hang out” que na tradução livre seria algo como “Venha se divertir”, no português não dá para perceber, mas tem uma jogada de palavras nessa frase, a tradução literal e fora de contexto é “Venha pendurar-se” e por isso, quando iluminamos a imagem, dá para ver a Nightmare Mangle pendurada.
Na penúltima imagem promocional aparece a Jack-o-Chica e a frase “See you soon” que na tradução livre é “Te vejo em breve” e não tem nada escondido quando mudamos a iluminação.
A última imagem não tem nada, somente uma tela escura que mesmo iluminando continua escura, o nome dado a imagem é “dark” que significa escuridão em português.
O Nightmare nunca apareceu em nenhuma imagem promocional ou trailer do jogo.
2 – A origem do som do Jumpscare
Dizem que o Jumpscare ou aquele grito que os personagens dão antes de te derrotar no FNAF 4, é a junção do Jumpscare de todos os 3 jogos anteriores com algumas mínimas alterações, isso para a maioria dos animatrônicos, porque o Jumpscare do Nightmare é diferente.
Eu fiz a junção do áudio de todos Jumpscares e constatei que realmente lembra o som, porém com algumas alterações, não se esqueça de conferir no vídeo no início desse artigo, lá eu apresento meu experimento.
3 – O Nightmare emite um som de sirene
Já ouvi alguém falar que se você juntar o jumpscare do Nightmare mais lento, ele vai lembrar o som de uma sirene de ambulância? O que faria sentido já que o fnaf 4 tem todo o tema de hospital.
Eu fiz uma experiência e coloquei o Jumpscare dele no editor e diminui o máximo que pude, na minha opinião até que parece, não muito exato, lembra sim um pouco uma sirene.
Porém, não é exatamente o som de uma sirene de ambulância, o nome do arquivo de áudio dentro do jogo indica que o som originou de um chiado de computador, o autor deve ter pego o áudio e modificado, se fosse de sirene é bem provável que estaria escrito sirene de ambulância, assim como está escrito risada de menina para o áudio da risada do Nightmare Fredbear.
4 – Animatrônicos escondidos no menu principal do FNAF 4
No menu principal tem o que parece ser a casa onde o protagonista está, e clareando a imagem dá para perceber melhor o que parece ser o Nightmare Freddy, o Nightmare Bonnie e o Nightmare Foxy, e o Foxy aparece com a língua que não está no jogo e que aparece nas imagens promocionais antes do lançamento do jogo.
5 – O ataque surpresa do Foxy
Você sabia que o Nightmare Foxy te ataca toda vez que você fica com a lanterna ligada por 15 segundos na cama em qualquer uma das noites, inclusive na noite onde o Foxy nem aparece no mapa?
Algumas pessoas acreditavam que é preciso clicar no nariz do ursinho em cima da cama várias vezes para isso acontecer, mas a verdade é que isso não é realmente necessário.
6 – Risada antecipada
A risada do Nightmare Fredbear pode aparecer de vez enquanto antes dele chegar na noite.
7 – O Nightmare é transparente
O Nightmare é meio transparente, dá para ver por dentro dele, inclusive você pode observar até mesmo o seu cérebro.
8 – Eletrocardiograma de hospital
Após vencer a noite 6, aparece um clipe e no momento que o Menino Chorão some, dá para escutar bem baixo o som de um eletrocardiograma quando ele deixa de apresentar as batidas do coração.
9 – O nome dos pequenos Freddys
Os Fredinhos são oficialmente chamados de Freddles, isso por influência dos jogadores, porque quando o jogo lançou, o autor não deu um nome para eles dentro do jogo, mas no código fonte ele deu o nome de Mini Freddys.
10 – Fotografias reais
As fotos nas paredes do jogo são fotos do criador do jogo Scott Cawthon e de sua família. Alguns fãs teorizavam que ele era o assassino do garoto na história do jogo, mas o próprio criador teria descartado essa hipótese.
11 – Ligação do Phone Guy no FNAF 4
No FNAF 4 você escuta um som estranho que se você inverter é a ligação do cara do telefone do FNAF 1, também conhecido como Phone Guy.
Muitos teorizam que o Phone Guy é o garotinho que usa a máscara do Foxy para importunar o Menino Chorão no FNAF 4, até porque o cara do telefone sempre menciona o tanto ele gosta do Foxy e isso daria um sentido maior para a gravação dele aparecer invertida durante a gameplay do FNAF 4.
12 Objetos perto da cama
De vez enquanto aparecem, flores, remédios e um porta soro hospitalar ao lado da cama.
13 – Fatos interessantes do Minigame de FNAF 4
Temos vários detalhes nos clipes ou minigames de FNAF 4 que remetem a personagens dos jogos da série e que explicam melhor o que está acontecendo na história.
Tem esse menino segurando um balão, que lembra bastante o Ballon Boy do FNAF 2.
No quarto do garoto mostra um dos bonecos sem cabeça e é o do Foxy, até parece que o outro menino pegou a cabeça do Foxy para assustar o protagonista, o Menino Chorão.
Os animatrônicos Toys do FNAF 2 são representados por bonecos, note o seguinte, o bico do boneco da Chica está no chão e a Toy Chica não tem bico no segundo jogo.
Há também, no que parece ser o quarto de uma menina, um brinquedo da Mangle quebrado no chão.
O garoto na imagem abaixo está segurando um boneco do Spring Bonnie.
Essa menina que aparece no FNAF 4 (Imagem a seguir) se parece com a Circus Baby.
E o menino de camisa verde e calça azul dando risada, se parece com aquele garoto com a máscara do Freddy que ajuda a importunar o Menino Chorão.
Se você voltar na sala anterior, na parte do minigame ao qual o Menino Chorão está fugindo do homem fantasiado, vai ver o Purple Guy ajudando a caracterizar outra pessoa com o que parece ser a roupa do Spring Bonnie.
14 – A televisão revela a data 83
Tem um clipe do restaurante com a data de 83 que passa no televisor da casa do Menino Chorão no minigame do FNAF 4.
Esse clipe gerou uma grande dúvida na cabeça dos fãs do jogo, a respeito da mordida, se ela foi feita no ano de 87 ou 83.
15 – Nariz do Freddy
Dá para apertar o nariz do ursinho e sair o mesmo barulho que faz ao apertar o nariz do Freddy no poster da sala do FNAF 1.
16 Como acessar a noite 8 do FNAF 4
Para acessar a noite 8 do jogo você precisar ir no menu de extras e digitar 20 20 20 20 para a opção aparecer, mas tem que ser os números que ficam nas teclas acima das letras do teclado e não as do teclado numérico.
É necessário ter passado a noite 7 antes para que o código funcione no menu.
17 A misteriosa caixa
Ao passar a noite 7 aparece uma caixa trancada, a intenção do criador do jogo era abrir ela ainda no FNAF 4 com alguma atualização, mas a caixa se tornou alvo de tantas especulações que ele preferiu deixar ela trancada, aparentemente tudo que ele pensou em liberar dela não seria grandioso o suficiente para satisfazer as expectativas de todos.