|

Qual foi o primeiro console de videogame?

Você já parou para pensar em qual teria sido o primeiro console de videogame já criado? Talvez você até mesmo pense que seja o Atari, mas a verdade é que foi outro.

Nesta matéria vou mostrar um pouco sobre como foi o lançamento do Magnavox Odyssey, o primeiro console de videogame já criado.

Conheça também o console de videogame criado aqui no Brasil acessando essa matéria aqui.

O criador do primeiro console de videogame

O primeiro console de videogame foi criado pelo inventor alemão Ralph Baer que era naturalizado nos EUA, ele havia mudado para os Estados Unidos antes do início da Segunda Guerra Mundial, lá ele pegou cidadania e mudou de nome.

Ralph Baer o criador do primeiro console de videogame
Ralph Baer – O criador do primeiro console de videogame.

Ele seguiu carreira na eletrônica, quando foi trabalhar em construir televisores, ele apresentou a seu chefe a ideia de jogar games em uma televisão, mas o chefe rejeitou a ideia.

O protótipo

Em 1966, Ralph e seus colegas da empresa Sanders Associates, Inc começaram a trabalhar em uma nova máquina, primeiramente chamada de TV Game Unit #7 e depois como Brown Box, ela foi terminada em 1967, nasce o primeiro protótipo de um videogame.

Como pode ser observado nas imagens da Brown Box logo acima, o console tinha esse apelido por conta de sua caixa marrom.

Equipado com 2 controles e funções para jogar multiplayer local, o Brown Box usava cartões de programas para facilitar a mudança dos botões para escolher o jogo desejado, entre os jogos estava ping pong e alguns jogos de esportes variados.

Em 1972 a empresa licenciou o Brown Box e passou a criar para comercializar, mudando o seu nome para Magnavox Odyssey.

Magnavox Odyssey

Com uma cara nova, o Brown Box se tornou o Magnavox Odyssey, o primeiro console comercializado, ele é um console digital que vem com 2 controles retangulares e com películas coloridas para que você colocasse na tela da TV.

As películas demarcavam alguns detalhes como as linhas das quadras de jogos de esportes e outros detalhes, a decisão de não programar o próprio console para criar essas partes gráficas foi feita para economizar dinheiro na produção.

Para auxiliar na pontuação e em outras mecânicas que os jogos não tinham, o Odyssey vinha com cartões, dados e fixas para serem usados em alguns de seus jogos.

Componentes que vinham junto com o videogame Odyssey
Componentes que vinham junto com o console de videogame Odyssey.

O primeiro processo judicial dos videogames

No mesmo ano do lançamento do Magnavox Odyssey, o presidente da recém-criada Atari, visitou uma demonstração do console com o seu jogo de tênis, depois disso ele criou o Pong que virou febre mundial.

A Magnavox então moveu uma ação judicial contra a Atari por direitos autorais e ganhou parte dos lucros vindo do Pong, esse foi o primeiro processo judicial na indústria dos videogames e a Magnavox não parou por aí e também processou outras empresas, ao qual sempre ganhou os processos.

Posts Similares