Tudo sobre o Five Nights at Freddy's 4
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Five Nights at Freddy’s 4 – O guia completo do FNAF 4

Five Nights at Freddy’s 4 é um jogo de terror muito divertido com vários jumpscares e segredos, nesse guia você encontra dicas, truques e informações do FNAF 4.

Se você não está conseguindo zerar o jogo, acredito que agora você conseguirá se seguir corretamente as dicas abaixo.

Como jogar Five Nights at Freddy’s 4

Se você ainda não tem o jogo, ele está disponível para PC, Android e iOS, a versão oficial completa é paga.

Link para baixar o jogo no Android.

Link para o jogo no PS4.

Link para baixar o jogo no PC com Windows.

A história do Five Nights at Freddy’s 4

Nunca jogou os games anteriores? Não se preocupe, você ainda vai conseguir jogar o quarto jogo sem problemas.

A história de Five Nights at Freddy’s não começa exatamente no primeiro jogo da série, tudo envolve um grande quebra cabeça que somente será entendido se você prestar atenção na história por completa.

Fredinho na cama em Five Nights at Freddy's 4
Fredinho na cama em Five Nights at Freddy’s 4-

Na época de seu lançamento, o criador do jogo afirmou que o Five Nights at Freddy’s 4 seria o último jogo da série, entretanto, novos jogos foram lançados, o FNAF 5, FNAF 6, FNAF World e UCN.

No Five Nights at Freddy’s 4 uma grande dúvida foi respondida sobre os acontecimentos do game, nesse artigo não comentarei sobre a história, acesse esse artigo aqui para conhecer a história do FNAF 1 ao FNAF 4.

Objetivo do FNAF 4

O objetivo de Five Nights at Freddy’s 4 é semelhante ao dos jogos passados, você tem que sobreviver 5 noites em um tempo entre 12:00 horas da noite e 06:00 horas da manhã.

Pessoalmente gosto de dizer que já zerei o jogo após sobreviver as 5 noites, mas existem outras noites depois dessas para você passar que são bem desafiantes.

As dicas a seguir foram escritas com base na versão 1.022 de Five Nights at Freddy’s 4 para PC, normalmente as táticas não mudam muito para a versão de celulares.

Antes de começar no Five Nights at Freddy’s 4

O cenário é o quarto de um garotinho, sendo ele o personagem que você controla.

Durante a gameplay do Five Nights at Freddy’s 4, você tem que clicar nos lugares que você deseja verificar, logo na sua frente você encontrará o guarda roupas, você pode fechar a porta e iluminá-lo, o mesmo pode ser feito para a porta da esquerda e da direita, você também pode olhar para trás apontando o mouse na parte de baixo da tela.

O quarto do garotinho em Five Nights at Freddy’s 4
O cenário do FNAF 4.

Em Five Nights at Freddy’s 4 não há gasto de energia, não existem câmeras de monitoramento e o fator mais importante são os sons do jogo, por isso é melhor que você jogue usando fones de ouvido com um volume alto, os sons possuem um volume bem baixo, principalmente na versão 1.00.

Se você tiver problemas com o volume do baixo ser muito baixo em alguns momentos e alto demais em outros (jumpscare), recomendo muito que você assista esse vídeo de como configurar melhor o som no seu Windows.

Garoto no quarto em minigame do Five Nights at Freddy's 4
Garoto no quarto em minigame do Five Nights at Freddy’s 4.

Antes de começar você terá que passar por uma pequena introdução da história em um formato de minigames com gráficos que lembram os primeiros jogos da Atari.

Ao final de cada noite do Five Nights at Freddy’s 4 você também jogará os minigames, porém passar por eles é muito simples, por isso não mencionarei nenhum deles.

Agora vamos para as dicas para passar todas as noites principais do Five Nights at Freddy’s 4.


 As dicas atualizadas no vídeo abaixo

Dicas para passar a noite 1 até a noite 4 do FNAF 4.

Noite 1

A primeira noite do Five Nights at Freddy’s 4 é mais para você se acostumar com a nova mecânica e cenário, ela é a mais fácil, porém não é impossível morrer nela.

  • não perca tempo verificando o guarda roupas ou armário do quarto;
  • ao clicar em uma das portas, você irá para a porta e poderá ligar a lanterna ou segurar a porta;
  • não tem como deixar a porta fechada se você não estiver segurando a maçaneta.

Lembre-se:  Não deixe de visitar as portas para ligar a lanterna e impedir a entrada dos animatrônicos.

Verificando portas

Ao clicar na porta, espere por 3 ou 4 segundos e escute, escute cuidadosamente o som do ambiente, se você escutar um barulho parecido com aquele de alguém assoprando em um microfone, não ligue a lanterna e feche a porta, mantenha a porta fechada até ouvir o barulho de algo parecido com pequenas batidas em um microfone, após abrir a porta, espere mais uns 3 segundos e tenha certeza de que não escuta mais o barulho dele, antes de sair dê um clique rápido para iluminar o corredor.

Se você somente escutar sons do ambiente ou nada, clique no botão para iluminar com a lanterna e saia de perto da porta.

  • No início você escutará diversos sons e poderá se confundir e ficar na dúvida, mas com o tempo você vai se acostumar com o som da “respiração” dos animatrônicos do Five Nights at Freddy’s 4.
Nightmare Bonnie aparecendo na porta esquerda
Nightmare Bonnie na porta esquerda.

Nightmare Bonnie irá aparecer na porta esquerda, se você não espantá-lo de vez enquanto a luz estiver ligada, ele entrará no seu quarto e te matará.

Nightmare Chica atacará pela porta direita, você deve usar a mesma dica citada acima para espantá-la e evitar o seu ataque. Se você deixar de iluminar o corredor direito, a Nightmare Chica irá soltar o Cupcake no quarto e ele te matará.

Na primeira noite de Five Nights at Freddy’s 4 você não precisa ter muita pressa em verificar as duas portas, quando chega as 5 horas eu paro de olhar as portas e espero o tempo acabar, fazer isso nunca deu errado pra mim.

Não se esqueça de verificar a cama do quarto que fica atrás de você, eles demoram para aparecer, mas se você deixar, vários “Fredinhos” se reunirão em cima de sua cama e eles se juntam para formar o Nightmare Freddy que irá te matar em instantes. Você precisa espantá-los com a luz da lanterna.

Não fique olhando por muito tempo somente a cama, se você fizer isso o Nightmare Foxy irá te atacar e seu fim será trágico.

Na primeira noite do Five Nights at Freddy’s 4 o Nightmare Foxy não é muito ativo, mas se você tiver muito azar ele pode aparecer também pelo armário, apesar disso eu nunca precisei olhar no armário, as chances são bem pequenas dele entrar durante a noite 1.

Lembre-se: O sinal do aparecimento dos Fredinhos é quando a luz começar a piscar, você também escutará um barulho de estática bem baixinho, então se isso acontecer você deve lembrar de verificar a cama e espantá-los.

Fun with Plushtrap

Após terminar as noites 1,2,3 e 4 do Five Nights at Freddy’s 4, você passará por uns minigames parecidos com os do início.

Logo após você terá a chance de começar a próxima noite com 2 horas a menos se conseguir pegar o Plustrap que é uma espécie de Springtrap de pelúcia.

Pegando o plushtrap
Plushtrap capturado em Five Nights at Freddy’s 4.
  1. para pegar o Plustrap você tem que escutar os sons que ele faz, é bem parecido com o de alguém sando ou mexendo em um microfone;
  2. ao escutar o barulho, segure a tecla para iluminar o ambiente, não deixe o ambiente sempre iluminado já que ele não se mexe dessa forma;
  3. o contador acima mede o tempo que você tem para pegar o Plushtrap enquanto ele estiver em cima do grande X marcado no chão.

Cada vez que você passar as noites este minigame irá aparecer, no entanto, ele vai ficando mais difícil já que o tempo diminui e o Plushtrap fica mais esperto.

Veja dicas atualizadas e com mais detalhes de como capturar o PlushTrap.

Na primeira versão do Five Nights at Freddy’s 4, às vezes acontecia do áudio acabar, um jogador conseguiu capturar o Plushtrap mesmo sem o áudio, confira aqui.

Noite 2

Na noite 2 do Five Nights at Freddy’s 4 você deve seguir as mesmas dicas para evitar a Nightmare Chica e o Nightmare Bonnie, porém você tem que aumentar a frequência das verificações, olhe também mais na cama já que os Fredinhos irão se juntar mais rápido.

Cuidado com o Nightmare Foxy, nesta noite você escutará alguns passos dele, ele pode entrar tanto pela porta esquerda ou pela direita, depois que ele entra ele se esconde no guarda roupas ou armário do meio.

Para prevenir que o Nightmare Foxy lhe dê trabalho, você tem que evitar que ele entre no quarto ao iluminar o corredor esquerdo e direito, às vezes é inevitável e ele vai acabar entrando (é difícil acontecer na noite 2), você vai ouvir o barulho da porta do guarda roupa se fechar, a partir desse momento, não abra o armário regularmente para que ele não te ataque.

Diferente das portas, no armário você não precisa esperar os 3 ou 4 segundos pra ligar ou não a lanterna, ligar a lanterna no Foxy não faz com que ele te mate (somente que te assuste mesmo).

Você pode espantá-lo se fechar a porta do armário por um tempo, abra pra ver se ele se transformou em um gracioso e inofensivo ursinho de pelúcia, dessa forma você terá tempo de verificar as portas e a cama.

Noite 3

A noite 3 de Five Nights at Freddy’s 4 exige mais concentração, agilidade e calma, todos animatrônicos estarão mais ativos, principalmente o Nightmare Foxy, então siga as dicas apresentadas acima para evitar a entrada do Foxy no armário e para espantá-lo, os Fredinhos também aparecerão bem mais rápido.

Minigames entre as noites de Five Nights at Freddy’s 4
O minigame após a noite 3 do Five Nights at Freddy’s 4 é o maior de todos.

Nesta noite o Nightmare Foxy normalmente sempre entra no armário, o seu trabalho é adiar essa entrada o maior tempo que você conseguir, para isso você terá que escutar os passos dele, use um fone de ouvido, através dele você vai perceber se os passos vão em direção à porta da esquerda ou da direita, vá para a porta onde ele for e não se esqueça de esperar de 3 a 4 segundos para não ser atacado pelo Nightmare Bonnie ou pela Nightmare Chica.

Quando o Nightmare Foxy entrar no guarda roupas, faça o seguinte:

  1. olhe o guarda roupas, acenda a luz rapidamente pra ter certeza que ele está lá e feche a porta, conte 12 ou 15 segundos, abra a porta e ilumine, se ele estiver no formato pelúcia saia do guarda roupas, senão feche a porta por menos tempo e verifique novamente;
  2. se a luz estiver piscando muito, verifique primeiramente a cama, senão verifique cada uma das portas.

Se por acaso você perceber que gastou muito tempo fechando a porta para Bonnie ou Chica, você terá que ser bem mais rápido com o Foxy e a cama, prossiga da seguinte maneira nesta situação:

  • olhe a cama e espante somente 1 ou 2 Fredinhos;
  • olhe o guarda roupas pra ver como está o Foxy, normalmente ele estará pronto pra atacar já que você demorou pra checar ele, como o seu tempo é precioso, espere somente 8 segundos, você vai ver que ele não estará no formato pelúcia, mas sim levantando ou mais afastado da porta.

Se você for rápido com as portas e a cama, conseguirá voltar para segurar a porta por mais 8 segundos.

Nightmare Foxy atacando
Nightmare Foxy atacando.

Atenção: Nos passos acima, não espere 12 ou 15 segundos se você não verificou a cama ou as portas já faz um bom tempo, senão você será atacado pelos outros animatrônicos.

Esse último cenário descrito acima deixa o jogo bem tenso, você começa a hesitar enquanto está contando os 12 ou 15 segundos, as luzes começam a piscar e barulhos dos dois lados da porta aparecem, mas não entre em pânico e siga o plano com sangue frio.

Veja a gameplay abaixo que gravei passando a noite 3 do Five Nights at Freddy’s 4.

Noite 4

Para passar pela noite 4 de Five Nights at Freddy’s 4 você precisará usar as mesmas dicas da noite 3, fique ciente de que está mais difícil já que os animatrônicos estão mais ativos, por isso talvez não seja possível contar 15 segundos quando o Nightmare Foxy estiver no armário, conte somente uns 8 segundos e verifique mais rápido todas rotas dos animatrônicos.

Quando passei a noite 4 eu tive muita sorte e consegui impedir que o Nightmare Foxy entrasse no armário, confira no vídeo abaixo.

Dicas atualizadas/aperfeiçoadas para a noite 5 e 6.

Noite 5

Esqueça todas as dicas de Five Nights at Freddy’s 4 citadas para as noites 1, 2, 3 e 4. Aqui tudo muda, somente um animatrônico estará ativo e muito ativo.

O Nightmare Fredbear atacará pelas duas portas, pelo armário e pela cama.

Ele não irá te matar somente pelo fato de você iluminá-lo com a lanterna.

Não haverá mais a necessidade de esperar de 3 a 4 segundos na porta para ouvir a respiração.

Se você ficar muito tempo encarando ele na porta ou no armário você morre.

Você tem muito pouco tempo pra descobri-lo e agir antes que ele lhe pegue, algo em torno de 1 segundo.

Ao começar a noite, aguarde ele se movimentar e escute os seus passos em direção à uma das portas, vá para a porta e clique na lanterna, clique várias vezes até que ele apareça, se ele aparecer feche a porta bem rápido, esteja sempre preparado.

Se por acaso você perceber que os passos dele foram para a direção da outra porta, saia imediatamente e vá até a outra porta, lembre-se que isso pode acontecer bem rápido, o Nightmare Fredbear poderá se mover novamente enquanto você parte em direção à porta escolhida, fique atento.

Se você escutar uma risada, verifique imediatamente a cama ou o guarda roupas.

Se ele estiver no guarda roupas, segure a porta até que você escute o barulho dos passos dele.

Se ele aparecer na cama você deve manter a lanterna ligada até que ele desapareça.

Somente desista de olhar o guarda roupas e a cama se você escutar os passos dele indo pra uma das portas.

Lembre-se: Seja rápido para verificar todos os lugares onde ele aparece e de fechar as portas laterais, se você hesitar um pouco é o seu fim.

Veja no vídeo abaixo como eu passei da noite 5 de Five Nights at Freddy’s 4.

Repare que ele às vezes fica brincando com agente e anda de um lado pro outro, perceba também que se você ouvir os passos dele pra uma das portas e ele não aparecer, continue clicando na luz até que ele apareça para que você rapidamente possa fechar a porta.

Noite 6

A noite 6 fica disponível depois que você consegue passar a quinta noite do Five Nights at Freddy’s 4.

Essa noite é uma junção entre a noite 4 e a noite 5. Você começa o jogo como se estivesse na noite 4, quando o relógio muda para 4 AM você agora estará jogando contra o Nightmare Fredbear da noite 5.

No começo da noite 6 você vai precisar de todas as dicas para a noite 4 que deixei logo acima, dê uma lida nelas, além de seguir as dicas você tem que ficar de olho no relógio.

Se você não perceber que já são 4 AM e você, por exemplo, esperar os 3 segundos para ouvir a respiração na porta, pode ser que o Nightmare Fredbear te mate.

Confira o seguinte vídeo, nele eu passo pela noite 6 de Five Nights at Freddy’s 4.

Note que você tem muito pouco tempo para fazer tudo, é interessante manter o Foxy o mais longe possível do armário, porém você terá que contar com a sorte de sempre iluminá-lo quando for verificar pelo Bonnie e pela Chica.

Não dá tempo de ficar seguindo os passos do Foxy para iluminá-lo e evitar que ele ataque já que os Fredinhos na cama aparecem bem mais rápido, perceba que eu faço isso somente no início quando tenho mais tempo.

Nos momentos em que você levar mais tempo para segurar a porta, lembre-se de espantar somente alguns Fredinhos na cama e já verifique os outros locais, depois disso livre-se de todos os pequenos Freddys (ver 1 minuto e 50 segundos do vídeo acima).

Muito importante: não fique muito tempo segurando a porta, eu normalmente conto até 9 segundos e depois verifico, se o Foxy estiver levantado de forma que mostre o gancho de sua mão você pode sair e verificar a cama e as portas.

Talvez o maior desafio seja sobreviver a primeira parte e ainda preparar mentalmente para a transição.

Veja que a transição das noite acontece nos 4 minutos da minha gameplay logo acima, eu meio que entrei em pânico e não fechei a porta quando o Nightmare Freddy estava lá, a sorte é que ele estava longe, logo depois eu voltei e fechei, se fosse a noite 7 eu já teria morrido.

Noite 8 de Five Nights at Freddy's 4 no Hack
Guia atualizado para a noite 7 e noite 8 do FNAF 4.

Noite 7

A noite 7 do Five Nights at Freddy’s 4 é parecida com a noite 6, porém a primeira parte é mais intensa, principalmente o Foxy e os Fredinhos.

A segunda parte introduz um novo personagem o Nightmare, ele assim como o Nightmare Freddy irá te atacar quando o relógio marcar 4 AM, a diferença é que o Nightmare ataca bem mais rápido, se antes com o Nightmare Freddy você poderia dar o luxo de errar ou hesitar um pouco, com o Nightmare isso não acontece, ele já aparece bem próximo de sua porta toda vez.

Parte 1 da Noite 7 (Antes das 4 AM)

Objetivo inicial: A dica que eu dou para você passar a noite 7 é começar a ter como objetivo principal o de impedir que o Foxy entre no armário, eu somente consegui passar por essa noite depois que comecei a pensar dessa forma, se o Foxy não entra no armário você não vai ter que ficar verificando ele e te dará tempo para impedir os outros ataques.

Como impedir que o Foxy entre no armário?

Trate o Foxy como se fosse o Nightmare Freddy, você vai ter que escutar o barulho dos passos dele pra saber onde ele está indo e ir lá para tentar atrasa-lo, algo que eu percebi ao jogar é que em muitas das vezes que ele entrou no armário ocorreu porque eu escutei os passos dele indo em uma das portas, mas eu acabei verificando a outra porta.

Porém não se esqueça dos outros animatrônicos, agora você tem que olhar mais vezes na cama e espantar os Fredinhos, não perca a calma e ligue a lanterna na porta antes de contar os 3 segundos.

E se o Foxy entrar no armário, eu devo desistir?

Não desista, se ele entrar no armário o seu trabalho vai ficar mais difícil, porém não é impossível, eu vi alguns Youtubers conseguirem, a dica que posso passar para você nesses casos é a seguinte:

Ilumine o Foxy até que apareça somente o gancho dele no armário, dessa forma você terá tempo para se defender dos outros ataques, apesar de que eu não tive sorte quando isso aconteceu.

Parte 2 da Noite 7 (Depois das 4 AM)

O Nightmare tem o mesmo padrão do Nightmare Freddy, porém ele é mais rápido, perceba que o barulho dos passos dele são diferentes quando ele está indo de uma porta para outra, você tem que ficar atento ao padrão dos sons dele e lembre-se de sempre verificar a cama ou o armário toda vez que você escutar a rizada do mal.

Fique a tento, pode acontecer dele ir para uma porta (você escuta os passos no padrão 1) e antes mesmo de você chegar na porta você pode escutar os passos dele indo em direção à outra (agora você escutará os passos no padrão 2).

Após ouvir ele indo para a porta, ligue a lanterna e imediatamente feche a porta, ele sempre estará lá, aguarde ele ir para outra porta antes de abri-la.

Tela principal do jogo Five Nights at freddy's 4
Tela principal do jogo Five Nights at freddy’s 4.

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