O que são Jogos de câmera isométrica?
Quer saber o que são jogos de câmera isométrica? Você provavelmente até já jogou um ou viu alguém jogar, essa técnica é usada em vários títulos desde os mais antigos até os mais modernos.
O que são jogos isométricos?
Os jogos isométricos são aqueles que usam predominantemente a câmera isométrica, você vai ver o cenário de longe pela parte de cima e com a impressão de que ele é 3D, mas na realidade ele é em 2D.
O efeito é simples, mas o resultado faz qualquer um acreditar que realmente há cenários em 3D por trás dos gráficos.
Então as características de um jogo isométrico são:
- Gráficos 2D que parecem ser 3D ou simulam o 3D.
- Visão por cima que simula o ângulo entre os eixos x,y e z de 120 graus.
Exemplo de jogos isométricos
Há vários exemplos de jogos isométricos, eles não se limitam a somente um estilo, você encontra jogos de gerenciamento, RPG, RTS, aventura, estratégia, de tiro e muito mais.
O primeiro jogo isométrico foi o Zaxxon, lançado para Arcades pela SEGA, ele é um game de nave espacial.
Movendo um pouco mais adiante na linha do tempo, tem jogos mais famosos que a princípio eram com câmera isométrica, é o caso do Fallout e Fallout 2.
Já a franquia Diablo manteve o estilo isométrico até mesmo com o Diablo III que é um jogo mais atual.
Os jogos de câmera isométrica também estão presentes com força no cenário de eSports com a série StarCraft.
Os jogos do tipo isométricos são bem comuns em RPGs, um mais atual é o Divinity: Original Sin, se preferir um título mais antigo tem o Wasteland e o jogo Baldur’s Gate.
Partindo para um caminho diferente, há o amplo leque de jogos de gerenciamento e construção que são isométricos, uma das mais famosas é a série de jogos Age of Empires.
O Fallout 4 não é mais em câmera isométrica, mas um fã criou imagens representando como ficaria o novo game da série se a desenvolvedora não tivesse abandonado a câmera isométrica.
Até mesmo as franquia de jogos que não tiveram games com câmera isométrica receberam também artes de fãs que imaginaram como ficaria no estilo.
Foi a desenvolvedora Stasis Labs, conhecida por criar o jogo de terror isométrico Stasis, que fez as imagens de Bioshock e Assassin’s Creed IV em visão isométrica.