Expedition 33: Como começar bem no jogo
Clair Obscur Expedition 33 é um jogo incrível e eu vou lhe dar dicas para começar bem nele, não haverá spoilers da história, só informações essenciais e recomendações que vai te ajudar muito no início.
Tudo bem não conseguir derrotar inimigos agora
No jogo tem muitos caminhos e lugares para explorar e vai ter inimigos para enfrentar que são extremamente difíceis, então relaxe, você não precisa derrotar eles de cara.
Você sempre pode voltar depois mais tarde quando tiver mais recursos para derrota-los de uma forma mais saudável, como por exemplo sem precisar gastar horas e horas para esquivar de todos os ataques deles enquanto causa pouco dano.
Acredite, não é para muitos conseguir se esquivar ou aparar todos os ataques do jogo e muitos inimigos que encontramos até mesmo no início te matam com um golpe, pelo menos na dificuldade normal que é a Expedicionário.
Então explore sim o mundo do jogo, mas se encontrou um inimigo muito difícil, escolha outro caminho e continue, lembre-se mais tarde de voltar para enfrenta-los.
Você também pode escolher correr, algumas não tem como escapar, mas você sempre pode voltar no último jogo salvo.
Um espaço e vários jogos salvos
O jogo automaticamente salva em certas partes e os mais recentes salvamentos ficam a seu dispor a qualquer momento, basta acionar o menu de pause e opções, na versão PC é o ESC.
Clica em “Carregar campanhas salvas” para acessar os jogos salvos recentemente. As de cima são as mais recentes e as de baixo as mais antigas.
Pontos de PA resetam
Sabe os pontos de ação ou PA que usamos para habilidades? Você pode usar eles a vontade, depois que uma batalha termina eles voltam para o mesmo número de PA ao iniciar outra batalha, então não fique com dó de gastar eles já que não vai acumular para a batalha seguinte.
Os itens, no entanto, podem acabar, mas você consegue recarregar eles ao descansar em qualquer uma das bandeiras que você encontra no cenário, ela restaura a vitalidade de todos personagens, restaura o elixir de Chroma e também restaura monstros do mapa.
O elixir de Chroma você pode usar para restaurar a vitalidade dos personagens, muito útil para quando você estiver longe de uma bandeira ou quando não queira restaurar os monstros que havia derrotado na região.
Atire no ponto fraco
Quando você tem ponto de PA você pode usar o ataque a distância pelo custo de 1 PA, alguns inimigos possuem um ponto fraco que pode ser destruído com tiros e te beneficiar nas batalhas.
Tem alguns monstros que possuem uma luz brilhante, você pode atirar nela para ganhar um bônus de ataque, outro exemplo é as bolas de espinhos dos inimigos lá da fase submersa, você também pode atacar e elas explodirem para causar dano de área e causar dano nos adversários, tem outros exemplos então fique de olho nisso e explore possibilidades.
Destruir ponto fraco evita que inimigos usem certas habilidades, te ajudando mais ainda na batalha.
O ponto fraco é normalmente uma esfera brilhante, algumas são mais evidentes enquanto que outras podem estar escondidas.
Nem todos adversários possuem um ponto fraco, mas saiba que atirar na cabeça deles causa mais dano do que em outras partes.
No caso de você ter esquecido do que é dito no tutorial do jogo, quando o inimigo é voador, é melhor só atirar nele porque ele vai esquivar da maioria dos seus ataques comuns ou habilidades.
Atirar também é bom quando você tem alguma Lumina que garante alguma vantagem após o tiro, como por exemplo provocar queimadura e entre outro.
Comece uma batalha na vantagem
Quando você se aproxima do inimigo a batalha começa, mas você pode usar o ataque para atingir o inimigo antes dele se aproximar para você iniciar o primeiro golpe, na versão PC é apertar o F.
Você talvez não percebeu, mas durante a exploração dá para atirar igual fazemos na batalha e dá para atirar em inimigos para tonteá-los por alguns segundos.
Atire para atordoar o inimigo antes mesmo de entrar numa luta, as vezes eles vão para cima da gente e não dá tempo de atacar primeiro para iniciar com vantagem, então só atire que ele vai ficar brevemente atordoado, aí você ataca.
Não se preocupe em melhorar suas armas
No inicio você tem acesso a um número limitado de armas, mas conforme vai jogando irá encontrar outras armas e talvez uma melhor do que a que você estiver usando, é melhor você evitar de aprimorar todas e só aprimorar aquelas que você mais usa.
Quando você luta e vence algumas batalhas, algumas armas recebem aprimoramento sem você precisar estar usando elas ou usando itens de aprimoração.
Mas se você resolver gastar seus recursos do início, tudo bem, eu particularmente joguei sem aprimorar armas no início, só fiz isso quando cheguei no ato 2, você só precisa economizar mais nos materiais quando estiver no final, não no início.
Os itens de aprimoração você vai poder usar assim que chegar numa certa parte da história, será na fase “Águas Flutuantes” na região “Choupana do Noco”, depois disso um personagem estará lá no seu acampamento para aprimorar suas armas.
Nesse link tem o meu guia sobre como aprimorar armas, confere lá.
Gaste os pontos de Lumina para um propósito
Os pontos de Lumina lhe possibilitam usar mais vantagens que estão disponíveis logo após você usar os Pictos mais de 4 vezes em uma batalha.
Não deixe de equipar assim que possível um Picto novo, no início é tanta coisa para processar que talvez você viu o tutorial e depois esqueceu ou não entendeu direito, mas abra o menu e vá na seção de Pictos e Luminas, clique naqueles que você achar interessante, você tem que fazer isso para cada personagem.
Toda vez que você aumenta o nível do personagem, ele recebe 1 Lumina, na frente da descrição da vantagem mostra quantas Lumina você precisa para equipá-la.
Ao longo do caminho você vai encontrar os Tons de Lumina que você pode gastar com o Curador, um personagem que vai estar no seu acampamento, ele é o mesmo que aprimora armas.
Mas eu recomendo que você não gaste os Tons de Lumina no início do jogo, faça isso quando você estiver ao menos no ato 2 da história porque assim você terá uma noção maior de quais personagens vai querer usar mais no seu time e quais vantagens vai precisar.
Depois disso você vai ter o seu estilo de jogo, então gaste os pontos de Lumina para equipar alguma das vantagens de Lumina para um personagem ou outro, porque se você distribuir os pontos igualmente para cada um, no futuro pode sentir falta dos pontos que usou em outros personagens que nem vão precisar desses pontos.
Sempre equipe novos Pictos para aprender Lumina
As Luminas são o que faz diferença na sua equipe, então, toda vez que você coletar um Picto novo, imediatamente equipe ele em um personagem que está na sua equipe.
Isso porque após ganhar 4 vezes com um Picto equipado com um personagem usado na batalha, a habilidade do Picto vai se transformar em uma Lumina.
Elas vão colorindo os cantos conforme você vai vencendo, até que ficam todas coloridas, aí basta ir para o menu de Lumina que a habilidade ou vantagem dela vai estar lá disponível para você equipar em todos os seus personagens ao mesmo tempo.
Qual atributo escolher?
Quando você sobe de nível, recebe os pontos de atributos e você deve estar se perguntando em qual deve colocar, ou resolveu não colocar nenhum com medo de gastar eles né?
Então, não deixe de gastar eles, na verdade, no início não importa muito, qualquer um que você por não vai ser tão decisivo e acredite, você vai receber um monte de itens para restaurar os atributos para você distribuir eles da forma que quiser, então não economize no uso desses itens.
Sabendo disso, mais tarde no jogo você vai precisar distribuir esses atributos de uma forma que lhe ajude e eu já vou adiantando que o da Velocidade é o melhor de todos, então se estiver na dúvida, coloca tudo na velocidade, eu joguei o Expedition 33 só colocando atributos na velocidade e não me arrependo disso.
É claro que o Poder de Ataque é bom no início do jogo, mas dá para jogar sem por nele facilmente, eu tenho nesse link um guia avançado explicando quais atributos escolher e o porquê disso, confere lá.
Esquivar ou aparar?
Algo muito divertido no jogo é o sistema para interagir na batalha para evitar os ataques dos inimigos, o aparar é realmente o melhor já que ele recupera PA e lhe dá a chance de contra atacar se você aparar toda a sequencia de golpes, mas ele é mais difícil porque você tem que ser preciso, a margem para erros é menor do que a da esquiva.
Então, no início, já que você está se acostumando com o tempo de ataque, use a esquiva, quando você perceber que está sempre aparecendo a palavra “Perfeito”, isso quer dizer que você está acertando o tempo correto para aparar, então você já pode começar a usar o aparar porque vai ser melhor.
Para garantir tente a esquiva e quando você se sentir confiante use o aparar.
Confira nesse link um guia meu sobre esquivar e aparar, eu explico com mais detalhes como saber o momento certo para apertar o botão.
Não ataque os Nevrons brancos
Em certos momentos você vai encontrar uns Nevrons da cor branca que não te atacam e você pode conversar com eles, eles lhe dão uma missão e você pode escolher atacar e matar eles, mas eu recomendo fortemente que você não faça isso.
Simplesmente saia da conversa e não ataque eles, isso porque lá perto do final do jogo você pode receber uma recompensa de 100 Tons de Luminas por não ter atacado eles, se você já atacou e matou um deles, nem tudo está perdido, se for só um ou dependendo de quais foram, ainda sim vai dar para conseguir a recompensa, eu consegui a minha tendo matado só um deles, foi um Nevron que pede para você escolher uma arma, você vai saber qual é assim que o encontrar lá perto do final do jogo, matei ele e mesmo assim deu certo.
Preste atenção nos elementos
Muitos inimigos possuem uma resistência ou fraqueza contra alguns elementos, repare se no ataque vai escrever “Fraqueza” ou “Resistência”, quando o inimigo é fraco contra um elemento, ele vai receber muito mais dano quando usamos habilidades ou ataques básicos com uma arma desse elemento.
Quando o inimigo tem resistência, ele vai receber menos dano e tem uns que são raros, mas que ao invés de receber dano eles vão absorver o dano e se curar e outros mais raros ainda que vão tratar com indiferença o ataque, ele não vai receber dano, mas também não vai curar.
Repare na descrição das habilidades do seu personagem que tipo de dano elemental ele causa, se você usar o dano físico não vai ter problema quanto a isso, nem todos personagens possuem habilidades de todos elementos.
E troque sua arma para uma com o elemento do inimigo quando você estiver numa região que só tem esses tipos de adversários, não precisa se preocupar se essa arma é de nível menor ou se tiver menos poder, o que mais interessa numa arma é o elemento, os atributos aqui nessa região e depois as habilidades dela.
É melhor escolher uma arma do atributo que os inimigos possuem uma fraqueza, do que usar uma arma de nível maior com o elemento que eles possuem resistência.
Explore a queimadura no início
Algumas habilidades provocam queimadura no inimigo e elas acumulam, no início do jogo é bem vantajoso usar muitas queimaduras, elas provocam dano nos inimigos toda vez que eles realizarem uma ação ou no início do turno deles.
É ótimo para derrotar inimigos com muita vitalidade, mais para frente do jogo você vai começar a encontrar inimigos com resistência a queimadura ou realmente vai encontrar outras formas melhores de dano, mas por enquanto, no início use e abuse das queimaduras.
Conheça a Quebra
O inimigo está muito difícil? Existe um sistema que pode ter passado despercebido por você, para mim passou no início, se trata da quebra.
Sabe a barra que fica amarela que está em baixo da vitalidade do inimigo? Essa é a barra de quebra.
Conforme você vai acertando pancada no inimigo, essa barra vai preenchendo, algumas habilidades causam dano de resiliência, quanto maior o dano de resiliência, mais rápido essa barra de quebra vai preencher.
Ela preenche quando aparece a estrela logo a frente dela, mas para quebrar o inimigo você precisa usar uma habilidade de quebra, ela é identificada por um símbolo e também está escrito que pode causar quebra na descrição.
Quebrar o inimigo faz ele ficar tonteado, ele vai passar um turno assim e não vai fazer nada nesse turno, o mais importante que a quebra faz, é desabilitar alguma habilidade do inimigo.
Alguns inimigos perdem algo importante quando são quebrados, por exemplo, os mímicos, já tentou enfrentar ele e ficou frustrado porque não arranca nada de dano deles?
Pois é, se você quebrar eles, a barreira que eles montam no início da batalha quebra e agora você pode causar mais dano neles.
Esse é só um exemplo, então sempre procure quebrar quando você perceber que um inimigo tem uma habilidade especial que está te dando alguma desvantagem.
Converse com os personagens
Eu não quero dar spoiler, mas é muito importante que você saiba o seguinte, em um certo momento da história você vai poder acessar o acampamento e lá ficam os personagens e você pode conversar com eles.
A grande dica é: sempre converse com eles, depois vai pedir para escolher passar um tempo com eles, não só as conversas são super interessantes e esclarecedoras, mas você vai acumular pontos de nível com cada personagem que no futuro habilita novas habilidades.
E outra, não é todos, mas alguns NPCs ou personagens do mundo que você conversa, vão fornecer diálogos diferentes e até mesmo recompensas se você mudar para um personagem diferente ao interagir com eles.
Eu não vou mostrar quais são para não dar spoiler, mas fique ligado no que eles falam, esses NPCs em questão dão uma dica de que vão conversar diferente se for com outro personagem, eu vi isso bem mais adiante no jogo, não foi no início, mas é bom você já saber para não ter que ficar voltando para conversar com eles.
Está perdido no cenário?
O mundo de Clair Obscur: Expedition 33 é extenso e cheio de caminhos alternativos, muitos cenários são parecidos e faz agente se perder fácil, se você está perdido sem saber para onde ir, siga as luzes.
Repare que no cenário sempre vai ter uma lâmpada ou algo luminoso em alguns lugares, eles indicam o lugar para o objetivo principal, os caminhos escuros são normalmente os opcionais. Então siga as luzes para ir no caminho correto.
