Origens do Need For Speed

A origem da franquia Need For Speed

Você já parou para pensar em quem foi o criador da série de jogos Need for Speed e o que ele está fazendo agora? Não? Então confira essa matéria que revela as origens de uma das melhores franquias de jogos de corrida existentes.

Um pouco sobre a franquia

Criada pela desenvolvedora EA, a franquia de jogos de carros sobreviveu a muitos anos e lançamentos e até mesmo mudou de desenvolvedora várias vezes, entre as empresas que criaram jogos para a série estão as outras filiais da EA, Ghost Games, Piranha Games e a Slightly Mad Studios.

Em 2015 um reboot da série foi feito, ou seja, foi criado um jogo chamado Need for Speed que seria uma diferente visão sobre ela com os gráficos modernos, por isso o jogo não tem um subtítulo ou número no seu título.

The Need for Speed

Em 1994 The Need for Speed foi lançado para o console 3DO, o jogo também é conhecido pelo título Road & Track Presents: The Need for Speed. Ele é o primeiro da série.

"Road

A desenvolvedora EA e a EA do Canadá se uniram com uma revista de automóveis chamada Road & Track que contribuiu para a adição de sons realistas no jogo, a produtora Pioneer Productions também participou na criação do jogo.

Mais tarde o The Need For Speed foi portado para o sistema de computadores MS-DOS e para os consoles PlayStation e Sega Saturn.

Alguns dos profissionais envolvidos

O produtor do primeiro Need For Speed se chama Hanno Lemke, mais tarde ele participou como produtor de outros jogos da franquia como o Need for Speed: Porsche Unleashed, Need for Speed: Underground, Need for Speed: Underground 2, Need for Speed: Most Wanted e Need for Speed: ProStreet.

Need for Speed Most Wanted
Capa do Most Wanted

Ele não se limitou a somente produzir jogos da série Need For Speed, mas também produziu para o Forza Motorsport 4, Forza Horizon e Fable: The Journey. Atualmente (2017) ele é gerente na Microsoft da Europa.

O programador chefe do The Need For Speed se chama Brad Gour, igual ao produtor ele também participou em diversos outros títulos da série incluindo o Porsche Unleashed, Most Wanted, Carbon, ProStreet e Undercover.

Ele permaneceu na EA até 2012 até que mudou para a empresa Sylvanor Enterprises ao qual atua até hoje (2017).

Para saber de mais nomes de profissionais envolvidos na criação do primeiro Need For Speed, confira essa página do site estrangeiro GameFaqs.

E não podemos esquecer do líder artístico do The Need For Speed, Markus Tessmann foi uma das cabeças que fizeram deste jogo uma grande franquia, foi ele que apresentou o projeto para que a EA fizesse o game com carros em 3D ao invés de carros em 2D.

Imagem do jogo The Need For Speed
Drift com Porsche na beira do mar.

Não tendo somente um criador, a franquia Need For Speed foi revolucionária e ditou tendências para jogos de carros e até hoje é uma das franquias mais queridas.

Qual jogo dessa série você prefere ou foi mais marcante para você? Deixe um comentário abaixo, e se você também gostou desse formato de matéria e gostaria de vê-lo para outros jogos deixe também a sua opinião.

Obs: O mais marcante para mim foi o Need For Speed Underground.

Posts Similares