Se você, assim como eu, adora jogos eletrônicos, se preocupa também em ter equipamentos bons para melhorar ainda mais sua experiência nos games.
A seguir vou dividir com você o que eu uso ou já usei para jogar games, desde consoles até mesmo a qualquer acessório ou móvel que me ajude a jogar melhor e com mais conforto.
Notebook que uso
Atualmente jogo meus games de PC em um Notebook, já foi o tempo em que jogar assim era mais difícil e praticamente inacessível, agora você pode encontrar Laptops que rodam todos os jogos da atualidade sem precisar gastar rios de dinheiro.
Eu sei que essa não é necessariamente a escolha mais barata, você vai encontrar Desktops mais rápidos que vai rodar os games em qualidade gráfica melhor e pagar até mais barato do que em um Notebook.
Eu mesma já tive um Desktop, foi a muito tempo atrás, mas eu não pretendo mais ter um a não ser que eu não vá me desfazer de meu Notebook, gosto muito da praticidade de levar ele para onde vou e poder jogar ou usar a internet no conforto de minha cama.
Pessoalmente gosto e sempre usei os Notebooks da marca Dell, é mais pela confiança mesmo e pelo fato de que já uso eles faz anos, eu tive o meu primeiro que era o modelo XPS, mas com o tempo precisei trocar porque queria rodar jogar atuais e agora tenho o DELL Inspiron 15 7559, veja suas configurações:
- Placa de vídeo: GeForce GTX 960M – 4GB GDDR5
- Memória RAM: 8 GB RAM
- Tela: 15 polegadas, 1920×1080, 60Hz
- Processador: Intel(R) Core(TM) i7-6700HQ CPU @ 2.60GHz 2.60 GHz – 4 núcleos, 8 threads, 6 MB cache
- Sistema Operacional: Windows 10 Pro
É claro que não vou conseguir rodar todos os jogos atuais na melhor qualidade, mas estou satisfeita com ele, posso jogar os games sem travar e com uma qualidade com visual bonito.
Se você também está interessado em adquirir um Notebook da Dell, recomendo dar uma olhada nos da linha Inspiron Gaming de 15 polegadas (clique para conferir os preços).
É muito importante que você observe se o Notebook tem placa dedicada e se o processador é realmente bom, assim você vai conseguir rodar os jogos sem problemas.
Base para o Notebook
Usei meu notebook gamer por vários meses sem nenhum tipo de base ou suporte, mas o verão chegou e ele começou a esquentar tanto que começou a desligar, então eu adquiri uma base com cooler para deixar ele mais frio.
Depois que comprei a base o meu Notebook nunca mais desligou por superaquecimento, isso acontecia sempre que eu ficava jogando mais de 1 hora seguida no Far Cry 5, foi um alívio depois poder jogar sem me preocupar de ser interrompida.
Base que uso atualmente é a Base refrigerada para notebook NBC-50 da C3 tech, ela vem com 2 Coolers e possui luz Led azul (tem 1 ano de garantia), ela pode ser ligada no cabo USB e atrás dela há uma entrada USB extra que você pode usar, eu gosto de conectar o meu teclado USB nessa porta para usar os 2 com só uma entrada USB do meu Laptop (ele tem 3 entradas, 1 delas eu já uso com meu mouse).
A base que uso não é a mais cara ou sofisticada, mas resolvi comprar para saber se para mim era suficiente e deu certo, caso você jogue mais tempo e notou que seu Notebook continua esquentando mesmo com a base de cooler, considere adquirir um cooler externo.
Se um dia eu voltar a ter problemas de desligar por aquecimento, eu irei testar a Warrior Heat Extractor, ela não é uma base porque não vai levantar o seu Notebook, mas é como se fosse um equipamento que você prende na saída de ar para ele jogar ar e ajudar muito refrigeração interna, é como se fosse um ventilador externo, os comentários a respeito são ótimos e o preço não é tão mais caro assim do que a base que já tenho.
A mesa que uso
Conseguir a mesa que tenho agora me custou algumas horas de pesquisa, eu queria uma mesa com um visual mais limpo e que não tem aquela parte de baixo para colocar o gabinete do PC, o que seria inútil para mim já que tenho é um Notebook.
A mesa que tenho é a Escrivaninha Lindoia Branco com 2 gavetas, achei um preço muito legal e atendia o que eu queria, ela me custou na época 268,39 já com o frete.
Nas lojas físicas de minha cidade (Guarujá – SP) eu não conseguia encontrar o modelo que queria, o visual não me agradava ou ela tinha um preço muito alto, então resolvi, pela primeira vez, comprar uma pela internet.
Não me arrependo, ela chegou bem rápido em casa e sem problemas, ela vem desmontada, mas com o manual é bem simples, na época estava mudando de casa e aproveitei para pagar uma pequena taxa ao montador do meu guarda-roupa para fazer a montagem, ele não demorou nem 30 minutos.
Essa é a foto dela após 1 ano de uso.
Se você também resolver comprar uma mesa pela internet, vá em frente, você vai poder escolher o modelo que quiser e com preços bons, mas faça antes uma boa pesquisa sobre a loja que você vai comprar, ela tem que ser uma loja confiável.
Eu comprei pela Mobly, da última vez que conferi, a mesma Escrivaninha ainda está lá no site da Mobly para venda, lá tem outros modelos também caso você queira comprar na mesma loja.
Cadeira
A cadeira que uso não é a melhor recomendação, até porque eu planejo comprar uma no futuro, ela não é tão confortável ou ergonômica, mas pelo menos eu consigo ficar com uma postura reta para não sofrer mais tarde com dores nas costas.
Por enquanto estou usando a seguinte cadeira da foto abaixo, eu não exatamente o nome dela porque comprei a muito tempo em uma loja de minha cidade, mas tenho certeza de que há um monte delas espalhadas ou ao menos algumas parecidas.
Esse tipo de cadeira é mais em conta e está me servindo bem como temporária antes de eu comprar uma cadeira Gamer, ela também tem um material bem resistente, apesar de que o que me incomoda é o barulho que ela faz quando eu mexo, algo que você se acostuma com o tempo.
Eu não quero te recomendar um modelo de cadeira Gamer aqui sem antes ter usado uma, mas eu posso te dizer em qual cadeira eu fico sonhando em ter, isso pelo que li nas análises dela e pelo preço dela que para mim é o máximo que eu conseguiria ter coragem de gastar (no momento) em uma cadeira.
A cadeira em questão é a Cougar Armor (preço dela pelo Buscapé), particularmente gosto do modelo com detalhes laranjados, confesso que ainda não comprei porque ela não é exatamente a mais barata e tenho outras prioridades no momento.
Teclado externo
Se você já jogou games em um teclado acoplado em um Notebook, já sabe que há um certo desconforto, o que mais atrapalha é que ele fica muito quente depois de um tempo, então, desde que lembro, sempre usei um teclado externo.
O meu primeiro teclado externo eu gastei um valor mediano porque eu queria a comodidade de um que não tem fio, eu tive o modelo da Microsoft Desktop 2000 (Confira o preço atual pelo Buscapé), um kit com teclado e mouse sem fio ligado a somente uma entrada USB.
Por muitos anos ele me serviu bem, é um teclado e mouse legal e sem fio, o problema dele é que seu conector USB era bem grande e eu tinha que tirar ele toda vez que precisava guardar o Notebook na mochila, ou seja, todo dia, e isso fez ele desgastar e falhar por conta de mal contato.
Se você quer comodidade e não quer gastar muito, eu até recomendo esse kit, apesar dele ter problemas de mal contato, a Microsoft me deu um novo quando contactei a assistência técnica, a garantia é de incríveis 3 anos, muito bom.
Mas o dia de atualizar o teclado chegou e francamente, após usar um teclado sem fio por tanto tempo, eu reparei que não usava muito ele fora da mesa, então comecei a procurar por um com fio, porque eles possuem uma tecnologia muito superior.
Fiz uma boa pesquisa para encontrar um dos melhores teclados para games e comprei o Teclado Gamer Corsair Mecânico Switch Cherry MX Red, RGB, ABNT2, Strafe CH-9000227-BR, eu sei, descrição grande né, na verdade existem vários modelos por isso eu copiei a descrição exata para você saber qual deles eu tenho.
Eu achei importante que o teclado tivesse o formato ABNT2, que ele esteja com a acentuação em Português do Brasil e já que eu iria mudar, estava em busca de um colorido, então por isso ele tem que ser RGB, não queria a versão que era só com iluminação de uma ou duas cores.
E por último, optei por um teclado mecânico, vários especialistas dizem que ele é o melhor que existe e eu acho extremamente charmoso o barulho que ele faz, como se fosse uma máquina de escrever, legal.
Eu uso esse teclado já faz um ano e não me arrependo, o único incômodo dele é o fio que é muito grosso, mas eu dei um jeito para ele caber na mesa, de restante ele é realmente incrível.
Na época que comprei, nas primeiras semanas ele apresentou problemas em uma das teclas, eu solicitei a assistência e eles me enviaram um teclado novo, o único inconveniente foi que eu precisei pagar pelo envio, mas de resto fiquei muito satisfeita e ele nunca apresentou erros.
Não sei se agora você vai encontrar o mesmo modelo, mas gostei bastante do teclado da marca Corsair, você pode dar uma olhada na sua linha de teclados gamers mecânicos (ver na loja) e ver aquele que te agradar mais.
Eu sei que esse teclado que uso não é exatamente o mais econômico, existem outros teclados mecânicos ABNT muito bons também com uma faixa de preço mais generosa, é o caso do KGM 1000BK que eu inclusive tive a oportunidade de testar por algum tempo, veja minha análise dele.
Mouse para jogar
Para mim, o mouse externo é um equipamento indispensável para jogar qualquer game no meu Notebook.
Eu já tive outros modelos de mouse externo, você pode conferir minha análise comparativa deles que fiz com todos os detalhes, mas saiba que eu não uso mais nenhum dos dois e essa foi a melhor decisão que tomei com relação a equipamentos.
Até que dá para usar o teclado do Notebook para jogar por algum tempo, pelo menos até ele não ficar insuportavelmente quente, mas o mouse eu tenho extrema dificuldades de usar aquele que vem abaixo do teclado do Notebook, até mesmo para atividades simples como navegar na internet.
Antes de escolher meu mouse, eu fiz uma pesquisa profunda sobre qual eu devo comprar, eu estava decidida a adquirir o melhor para mim, porque esse sim é um equipamento que faz diferença, então encontrei o G903 da Logitech (veja aqui o preço atual dele).
É eu sei, sou louca de gastar tanto em um mouse né? Será? Eu estou muito satisfeita com ele e com certeza acho que até mesmo jogo melhor.
Esse mouse é o melhor mouse sem fio na minha opinião, ele tem vários atalhos, é grande, pesado, tem iluminação RGB, tem velocidade DPI configurável a seu gosto, sua rodinha do meio tem uma função incrível para leitura rápida e seu clique é preciso.
Você não imagina o quanto faz diferença o fato de um mouse não ter fio, somente quem tem um sabe, é muito melhor, mas saiba quem nem todos mouses sem fio são tão precisos e rápidos, mas o G903 é, ele inclusive é indicado para quem gosta de jogos de tiro que exigem resposta rápida.
Mas, se você gosta do fio, o G903 tem um que você pode colocar e usar quando quiser, é através desse cabo USB que posso recarregar a bateria interna do mouse, foi maravilhoso dar adeus para as pilhas recarregáveis que não duravam nada e recarregadores problemáticos, o G903 dura muito tempo sem o fio e recarrega muito rápido.
O Headset que uso
Eu já tive vários tipos de fone de ouvido, mas no dia que decidi comprar um fone com microfone, resolvi logo escolher um que tenha um bom som e que tenha um microfone decente para minhas narrações no canal do Youtube.
Depois de uma pesquisa, encontrei e comprei o Headset Kraken Pro White 2015 da Razer, tenho ele desde 2017 e não me arrependo da compra.
Abaixo você pode conferir uma foto real dele com 2 anos de uso, ele está com o visual desgastado e as almofadas dele se desprenderam (nada que várias fitas isolantes não resolva), mas o som ainda continua fantástico como no primeiro dia.
O desgaste visual/físico dele é o único problema que tenho com o modelo, além do fato que você precisa acostumar a sua orelha para a pressão do fone nela.
Fatores que influenciaram na minha escolha foi o modelo, eu queria um Headset que tampa toda a orelha, sem precisar isolar, mas que tenha um bom volume, eu tive um fone da Sennheiser, o HD201, ele era bom, mas não tinha um volume alto e não ficava muito grudado na orelha, além de não ter um microfone.
Se você tiver interesse em adquirir um Headset Kraken Pro, pode olhar o modelo e preço atual no Buscapé, existem alguns que são mais caros e portanto possuem uma qualidade superior, mas para mim o modelo que tenho é perfeito.
É difícil encontrar um Headset com um microfone bom, de uma marca confiável, com uma boa transmissão de áudio e ainda sem precisar usar mais uma entrada USB já que ele tem entrada e saída em um conector P2, daqueles que você pode conectar em todos lugares, até mesmo no seu celular e o Kraken Pro é um deles.
E para quem quer jogar no console, o Kraken da Razer vem com uma extensão de cabo já com o conector de áudio e microfone separado, quando vou jogar um game de terror no PS4, eu coloco a extensão e ligo o Headset na televisão para jogar no conforto de meu sofá.
Outros equipamentos para jogar no PC
Se você não é visitante novo desse blog, já deve saber que tenho um canal no Youtube e eu explico exatamente qual software e setup uso para gravar minhas gameplays.
Um outro item que ajudou muito a melhorar a performance do meu Notebook com jogos, foi a adição de um dispositivo de armazenamento SSD.
Ele funciona como um HD, só que bem mais rápido, ou seja, você vai ficar menos tempo esperando aquela chata tela de carregamento do jogo. Tem uma matéria aqui no blog que explico como é ter um SSD e qual modelo comprei e como saber qual modelo de SSD seu Notebook aceita.
Esse sim foi o melhor investimento que fiz no meu setup Gamer para deixar os jogos mais rápidos no Notebook.
Consoles de videogame
Além de jogar no Notebook, eu também jogo no PS4 e no PSP, nesse último eu quase não jogo, depois do PS Vita, não sai novos jogos e ele está meio que esquecido na prateleira.
De acessórios, posso dizer que só tenho é uma capa para proteger o PSP (ver preço), foi muito bom ter comprado ela e recomendo, ela protege ele quando preciso carregar comigo, ela tem uma alça legal e ainda tem espaço para levar cartões de memória e um ou dois daqueles discos de jogos do PSP.
A escolha do PS4, ao invés do Xbox One, não foi muito planejada, foi uma espécie de resultado dos meus longos anos só com consoles da Sony, sempre tive todas as versões do PlayStation, não que eu só aceite jogar games dos consoles da Sony, é mais por costume mesmo.
Outro fator foi minha adoração por God of War, a ideia de não poder jogar ele ou o Gran Turismo me fez adquirir um PS4 sem pensar muito.
Mas, depois de um tempo pesquisando ou pensando a respeito, se atualmente eu não tivesse nenhum console, eu com certeza iria pensar em adquirir um Xbox One, ele tem alguns pontos e vantagens que fazem meus olhos brilharem de admiração.