Análise Beholder: Blissful Sleep (Sono da Felicidade) – DLC
Esta é a análise do DLC pago do jogo distópico Beholder, se você ainda não conhece o jogo, pode conferir aqui a análise dele antes de prosseguir.
Na verdade, você pode jogar o DLC antes da história do jogo principal sem problemas, até porque você controla outro personagem e não há necessidade de saber a história anterior para entender essa.
Esse DLC pode ser jogado totalmente em português, o nome dele é Sono da Felicidade. Para jogar é necessário ter o jogo Beholder.
Tão trágico como o primeiro
A história do Sono da Felicidade é bem trágica e cruel assim como a história principal do jogo, mais uma vez você é o síndico do prédio e vive no porão, o governo é totalitário e todos devem seguir suas estranhas e injustas exigências.
Os fatos acontecem antes da história apresentada em Beholder, antes da chegada de Carl, você está agora na pele de Hector Medina que aparentemente é viúvo, ele possui um filho de 30 anos que vive longe e mora com o gato que é sua única companhia.
Sua tarefa é espionar todos os inquilinos e delatar ao governo tudo, mais uma vez são levantadas questões morais e de ética, para sobreviver, você percebe que é impossível manter sua alma intacta.
O tema é pesado, tudo gira em torno da obrigatoriedade da eutanásia para pessoas acima de 85 anos, apesar de seu personagem não ter a idade para morrer, alguém cometeu um erro e nos arquivos consta que você tem a idade, agora cabe a você encontrar uma forma de sair vivo dessa.
O mesmo desespero
Assim como em Beholder, o modo de jogo do Blissful Sleep consiste em espalhar câmeras de vigilância nos apartamentos, admitir e expulsar inquilinos, espionar e conversar com os personagens para descobrir informações para criar relatórios em troca de dinheiro e reputação.
O legal desse jogo é que você pode ter mais de um final diferente e diversas formas de chegar ao seu fim, apesar de que você pode finalizar o DLC rápido, será inevitável sua vontade de começar tudo de novo e fazer diferente.
Como a gameplay é com um relógio que corre em tempo real, você não pode parar e relaxar, algumas tarefas devem ser executadas antes que o tempo delas acabe, você precisa sempre ficar atento a tudo que acontece para não perder oportunidades.
Caso aconteça de dar errado, você tem que voltar e fazer de novo, felizmente, em Beholder Sono da Felicidade você também tem o mesmo sistema de salvamento automático, toda vez que você completa uma tarefa, é salvo em um espaço diferente, então é possível você escolher quando quer voltar ou não.
O legal de voltar é que você pode tentar possibilidades diferentes e tudo isso sem se preocupar em ficar salvando o jogo já que é tudo automatizado.
Ação que gera reação
E realmente esse é um jogo que lhe recompensa bem caso você mude seus atos, você conhecerá outros pontos de vista e reviravoltas, o que parecia impossível antes não será caso você siga um caminho diferente.
Esse é um dos poucos jogos onde tentar fazer as conquistas não é entediante, mas sim uma aventura de possibilidades e momentos únicos.
As suas escolhas ou falta de ação podem resultar até mesmo na morte do seu personagem ou de outros.
Não tão fácil, mas não tão difícil
Antes de começar, você pode escolher o modo Elite Governamental ou Praticante, no primeiro você terá mais dificuldades de conseguir dinheiro do que no segundo, é como se fosse o modo difícil e fácil respectivamente.
Apesar de que você começa com mais dinheiro e tudo é mais barato, no modo Praticante nada é muito fácil, você realmente tem que pensar para conseguir dinheiro e reputação, mas não tanto quanto no modo Elite Governamental.
Na realidade, Beholder é um jogo que exige sua atenção, você tem que ler os diálogos, entender e tirar suas conclusões, senão você não conseguirá sair do lugar e não entenderá o que fazer.
Se acontecer de você não conseguir realizar uma tarefa a tempo, o que provavelmente irá acontecer quando for sua primeira vez, você vai descobrir que existe sim uma forma de realizar todas as tarefas, tudo que você precisa é priorizar e ficar atento ao que acontece no jogo.
Recomendado
Com tudo que foi dito acima, recomendo com gosto que você jogue Beholder Sono da Felicidade, ele é um DLC pago que pode valer sim como um jogo ou spin-off a parte que compensa.
Você irá gastar boas horas tentando conquistar os finais, se emocionando e se espantando com o desfecho delas e se divertindo em voltar e fazer de novo só para saber o que muda.